Sinto que é tarde para mim. Que estou atrasado. Que a vida que eu vivi é tão pouca. Que eu não fiz nada do que já deveria ter feito. Não que as conquistas sejam mínimas: bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado; convites para palestras em universidades pelo Brasil; publicações de livros e artigos no Brasil e exterior, mas ficou ou não claro, é inegável, todas as conquistas, vitórias, alegrias, que tenho, pertencem ao mesmo campo. Todas se enquadram dentro do que podemos aqui chamar do Homo Academus que sou. Um acadêmico, um literato, um historiador. Nessa área, tenho vitórias inegáveis, dia após dia. Mas o que posso dizer sobre os outros aspectos de minha vida?
Semanas atrás, no Twitter, fui criticado porque eu era apenas um "talzinho que só sabe jogar o seu discurso acadêmico para cima da gente"; no grupo do Babalu Neon do Facebook fui considerado apenas um "chato pseudo-intelectual". Mas é verdade, é só isso, e apenas isso, que eu sou. O único discurso, a única experiência de vida que possuo, é acadêmico. É oriunda dos livros, dos artigos, dos blogs que li. Qual a experiência que eu tenho com relacionamentos humanos? Meus amigos sempre foram personagens de livros e eu era um dos Novos Mutantes; meus amores, atores em comédias românticas e o Alexandros em Termópílas; e minha família só surgiu dentro de explicações sociológicas, antropológicas e históricas sobre a pequena burguesia. Nunca fui nada mais do que isso, sou apenas um acadêmico, e não tem quem me convença de que eu estou perdendo muitas experiências não vivendo nada mais do que isso, porém, por mais que eu tente eu nunca consigo ser nada mais do que o Homo academus.
e qtos não gostariam de ter um pouco disto q vc tem? é usar da mesma garra e perseverança nos outros campos ...
ResponderExcluirgosto pacas de vc ...
Também acho que rola uma inveja desse pessoal. Mas claro que experiência de fato é importante. Então só me resta sugerir o conselho de quem tem mais dela do que nós dois: siga o Bracciola!
ResponderExcluir"Qual a experiência que eu tenho com relacionamentos humanos? Meus amigos sempre foram personagens de livros e eu era um dos Novos Mutantes; meus amores, atores em comédias românticas e o Alexandros em Termópílas; e minha família só surgiu dentro de explicações sociológicas, antropológicas e históricas sobre a pequena burguesia. Nunca fui nada mais do que isso, sou apenas um acadêmico, e não tem quem me convença de que eu estou perdendo muitas experiências não vivendo nada mais do que isso, porém, por mais que eu tente eu nunca consigo ser nada mais do que o Homo Academus. "
ResponderExcluirRESUMO: Autocomiseração mode ON!
(Se logo após vier mais um relato de flerte frustrado, pois "sou gostoso e querem apenas abusar de meu lindo corpinho", será novamente "mais do mesmo". Ainda mais se vier com uma foto de cueca, em preto e branco, sem rosto...)
eu nem sabia disso e já gostava de vc. como pode ser só isso?
ResponderExcluirai ai ai hein Foxx?!
quisera eu (e quero, vou) ter essa bagagem academica!
ResponderExcluirnão acho prudente falar muito posto que só conheço essa sua faceta virtual, tenho pra mim que o pessoal muda, sempre é diferente ainda que por aqui coloquemos muito do que somos, não é?
não acho que você tenha tão pouca experiência, digamos, 'de campo', ao menos não entendo assim considerando alguns de seus posts..
de qualquer forma,virtualmente gosto de ti.
roubaram meu coment mas ele deve voltar ...
ResponderExcluirespero ...
A conclusão era: Eu gosto do Fox! #fato
pois é, o Blogger roubou 5 comentários aqui, mais um do post de baixo, e devem ter sumido mais... agora eu não sei é se sumiram algumas postagens!
ResponderExcluirFoxx, bem vindo ao grupo da crise dos 30 anos...
ResponderExcluirA gente que segue a carreira acadêmica se sente assim mesmo, pois compara com outras profissões mais "utilitárias". Eu sou cabeça mesmo, sem problemas com isso... No meu caso tem o lado bom do maridão ser um cara culto, com o qual dá pra discutir qualquer assunto por horas, mas no geral, o pessoal é realmente mais limitado e não dá para levar qualquer discussão num nível que não seja de superfície.
Ninguém é perfeito.
ResponderExcluirBjão
sei que eu não sou o certo pra falar nada em relação a isso... a aceitação e coisas desse tipo.
ResponderExcluirmas você é quem você é.
e viveu o que viveu.
ainda há tempo pra viver mais, pra ser mais.
não há?
"vamos viver tudo o que há pra viver, vamos nos permitir"
ResponderExcluirtenho a sensação de que caminho pela 'mesma' estrada. eu tbm gosto de vc, como o menino lá de cima!
ResponderExcluirAh foxx eu adoro você também. Intelectual do jeitinho que é.. haha. Mas acho que se você não está contente com isso, dê um jeito de mudar logo. Ao menos pra mim funciona fácil assim!
ResponderExcluir~Até a próxima.
*DB*
Fiquei um tempo fora, mas uma coisa q n mudou eh sua constante tentativa de auto-depreciação. Cara, das duas, uma: a) se estás mto insatisfeito, mude o q tem q ser mudado; 2) se n há como mudar o q tem q ser mudado, aceite, pois o q n tem remédio, remediado está.
ResponderExcluirMais fácil falar do q fazer? Talvez. Só q eh mais produtivo tb.
A vida tá aí, acontecendo. Qdo n estamos satisfeitos, eh hora de um "turning point", sob pena de nos lamentarmos constantemente e pensarmos sempre no q poderia ter sido.
Em tempo, n estou dando bronca - sou só um cara q lê seu blog de qdo em vez e dá uns "pitacos" às vezes -, mas me parece, pelo q leio de suas postagens, q vc eh bem mais do q essa nulidade sem graça q vc insiste em se considerar.
we love FOX
ResponderExcluirVc é um amigo meu e não te avalio pela sua bagagem académica! :)
ResponderExcluirDavidoff
achei tudo tão triste por aqui. =S
ResponderExcluirtem aquela coisa: voce tinha tudo pra dar a volta por cima em relaçao a essa frustraçao. Isso voce pode fazer, mas voce escreve de um jeito que parece que voce pode fazer algo pra mudar, mas acha mais comodo permanecer assim. vou te dar um conselho. Meio hipocrita da minha parte, mas enfim. As pessoas sempre pensam o pior de quem se lamenta demais. pare de se lamentar. E se isso tem a ver com mentir, ou sufocar sentimentos, admito, tem sim, mas eu percebi que as pessoas se afastam de voce, à medida q seus lamentos aumentam. Elas tentam dar conselhos e ajudar e voce continua se enfiando nessa depressao, as pessoas se sentem meio inuteis e impotentes. Mostre outros lados de vc pra pessoas e veja o que vai acontecer. Pq na verdade, tem coisas q vc pode falar, e coisas q vc precisa falar. digo isso por experiencia propria.
ResponderExcluirquase pensei q leria alguma tirada do homem "academia", rsrs.
ResponderExcluirpode contar um amigo de verdade para a sua lista: eu. assim te considero.
ResponderExcluirSo qrazy..
ResponderExcluirmMm..
After
não. relaxa, cara. você não é nada disso que disse.
ResponderExcluir:)
é só um chorão.
Concordo com o Antônio e com o @camaleaopardo.
ResponderExcluirOlhar pra trás e perceber o quanto você deixou de viver não é nada senão um impulso pra olhar frente e ver quanto você ainda tem pra viver.
Lembre-se, nós sempre fazemos escolhas que nos definem. Talvez, as escolhas que você fez até agora, tenham te tornado um Homo Academus. As escolhas que você pode fazer agora, podem te tornem um homem feliz.
Simples, sem itálico, sem latim.
Beijo
Gente, você tem só 30 anos. Relaxa - parafraseando você no blog do DPNN. Aliás, rio muito com o teu humor cáustico, demonstrado fora do "Estórias do Mundo". Bj.s :)
ResponderExcluirBah, fazia tempo mesmo que não passava por aki. Senti falta, mas a correria da academia, rs me tolhe pequenos prazeres da vida. Eu acho que Kant estava certo ao dizer que o propósito do homem é buscar a felicidade. E a vida é isto; busca! Vá atrás! Refletir sobre nosso percurso é fundamental, no entanto, o homem é o 'ser lançado'. O homem é do tamanho dos seus sonhos! Abraços!
ResponderExcluirSe vc se der valor apenas pelas conquistas que valem algo aos olhos dos outros, vc nunca terá o valor das suas verdadeiras conquistas... Aquelas q só vc entende e só vc sabe o quanto valem...
ResponderExcluirQue tal pensar nisso tb??
Abraços!!!
ser um homo academus acabou por ser uma solução viável perante a falha da vida amorosa para muitos de nós. Sinto a sua dor e a sua angústia, Foxx... passo pela mesma coisa. Vivo esperando pelo dia em que tudo isso vai mudar e e eu vou enfim deixar essa monotonia. Ser sozinho é ruim demais.
ResponderExcluir