Google+ Estórias Do Mundo: Work, Bitch!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Work, Bitch!

, em Natal - RN, Brasil



Nesta semana Britney Spears lançou sua nova música, nada de surpreendente eu posso dizer-lhes. Os mesmos samplers que já ouvimos em diversas outras músicas pop, a mesma Britney com seu vocal sexualizado entupido de efeitos eletrônicos e sem saber dançar nada que envolva uma coordenação motora que exigisse mover braços, pernas e respirar ao mesmo tempo. Para dizer a verdade uma única coisa me surpreendeu: o obviedade como a dublê da Britney aparece nas poucas cenas que ela está dançando, o truque mais velho do mundo de fazer o cabelo da dublê cobrir-lhe o rosto para que ninguém notasse que é outra pessoa foi como observar um episódio da Turma do Didi numa cena em que o dublê do Didi aparece.
Contudo eu, infelizmente, reparei na letra. A letra diz isso:

You wanna hot body
You wanna Bugatti
You wanna Maseratti
You better work bitch

You wanna Lamborghini
Sip martinis
Look hot in a bikini
You better work bitch

You wanna live fancy
Live in a big a mansion
Party in France
You better work bitch
You better work bitch
You better work bitch
You better work bitch


Não é surpreendente para mim ver que Britney vende o discurso do american way of life, o discurso máximo do capitalismo do século XX, de que basta você trabalhar bastante, fazer por merecer, que é possível conseguir tudo aquilo que você deseja, ela cita carros caros (Bugatti, Maseratti, Lamborghini), ela cita um estilo de vida caro (sip martinis, fancy big mansions, party in France), e a surpresa não existe porque este discurso está infiltrado em todos os aspectos de nossa sociedade ocidental. Britney foi contaminada por ele, você talvez também tenha sido e se engane achando que só precisa trabalhar mais e mais, "work out, bitch", que um dia você vai poder comer queijo brie e tomar champange num apartamento com vista para a Torre Eiffel.. Ai você pode estar pensando: lá vem o Foxx dizendo que o mundo está errado de novo, mas todo mundo sabe que é assim mesmo que se consegue algo, trabalhando muito.  
Sim, trabalhar muito pode trazer muitas coisas, mas não basta somente isso. Imagine a situação: uma menina nasce no bairro do Bom Pastor em Natal, cresce brincando aos pés da linha férrea, molhando os pés no esgoto ao céu aberto, ela terá as mesmas oportunidades para trabalhar como estilista na indústria da moda que uma garota que nasceu e se criou na ilha de Manhathan? Ao meu ver não! O trabalho, lutar por aquilo que vc deseja, é sem dúvida um elemento importantíssimo para "vencer na vida", todos aqui responderiam afirmativamente se eu perguntasse se é preciso trabalhar muito para vencer na vida, não é? Mas a resposta se manteria positiva se fizermos a pergunta de outra maneira: todo mundo que trabalha muito com certeza vence na vida? Britney vende uma filosofia do século passado que não via que os problemas sociais interferem na felicidade das pessoas, em poucas palavras: Britney é uma liberal. Ah, e eu eu nem mencionei que o clipe vende o perfume que leva o nome da cantora e um dos sons mais caros do mercado, não é?
A praga do Liberalismo surgiu no século XVI para competir com as políticas econômicas mercantilistas em que o Estado interferia diretamente na economia para atender os desejos de um monarca, era a cura esperada para o poder totalitário das monarquias nacionais. Mas hoje,  rebatizado de neo-liberalismo, ele defende que o Estado também não pode interferir na economia, porque ela se regula sozinha, e ao se auto regular ela com certeza vai levar em consideração que existem pessoas mais pobres e outras mais ricas e, naturalmente (deve ser pela vontade de Deus), a economia equilibraria a situação permitindo que os mais pobres ficassem cada vez mais ricos.
Mas, além disso, uma coisa mais me preocupou no que essa música vende, duas frases exatamente: "you wanna a hot body" e "Look hot in a bikini". Não obstante vender um Liberalismo político quando o Estado de Bem Estar Social já se provou o melhor modelo (veja a Inglaterra de Blair, não a cagada de Tatcher), numa época em que reconhecemos o bullying como uma agressão, em que outras cantoras como Christina Aguilera (Beautiful), Katy Perry (Fireworks) e Lady Gaga (Born this way) gravam hinos defendendo que beleza é algo diverso, que, roubando a frase da Gaga, Deus não comete erros, a Srta. Spears resolve afirmar que a culpa de alguém não ter um hot body é de sua falta de insistência. Que quem work out alcança os padrões de estética imposto por ela ou pela Anna Wintour (que por caso foi quem inventou que um vão entre as coxas das mulheres é algo bonito e fez com que a Marie Claire chame o corpo de refugiada da Somália da Izabel Goulart de perfeito). 
Olha, na minha opinião (que de humilde não tem nada, nós sabemos), quem é que define o que é look hot in a bikini não é  o fato de alguém ter suado pencas numa academia, mas os olhos do outro. Existem pessoas que não acham homens musculosos bonitos, que preferem uma barriga ou alguém magrinho, existem homens que preferem mulheres gordas e outros que preferem bundas enormes. Acho que vocês entenderam os exemplos, mas o que quero dizer é que existem milhões de padrões físicos para o que alguém pode considerar hot (lembrem que os dentes separados da Madonna e da Georgia Jagger são considerados charmosos por uns, enquanto japonesas arrancam os próprios dentes saudáveis para implantar próteses para manter o sorriso infantil com dentes proporcionalmente maiores, como o sorriso da Xuxa), em um mundo diverso, que é o que estamos aprendendo, finalmente, que é o planeta em que habitamos, padrões de beleza não podem ser impostos por alguém como uma meta para encontrar a felicidade e ninguém deve se render a um padrão imposto por uma revista, uma modelo em uma passarela ou na música de uma péssima cantora pop, afinal, não adianta, a beleza sempre estará nos olhos de quem vê. 

24 comentários:

  1. Bom o som da miss Spears não veio para passar uma imagem politicamente correta como de suas 'amigas' citadas no texto e não se cabe comparação pois trata-se de um foco diferente a pista de dança , quanto ao duble de corpo achei a citação super Perez Hilton em seu blog censacionalista e os problemas não iriam ser resolvidos se ela cantasse musicas de auto ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não cabe comparação pois trata-se de um foco diferente a pista de dança? oi? claro que cabe comparação, tanto Katy Perry, como a Gaga, como a Xstina Aguilera também tocam nas pistas de danças, são feitas exatamente pelo mesmo tipo de produtores com o mesmo objetivo: ganhar dinheiro! Porém, estas outras tem a consciência de seu papel social, tem consciência que a música delas pode sim alterar a cabeça de uma pessoa ou ajudar alguém que passa por dificuldades, é só vê o que a Gaga faz com seus little monsters, é um trabalho social de grande valor sim que resgata a auto-estima de crianças que sofrem bullying e muda suas vidas para melhor. Se a Miss Spears se dedicasse a algo mais do que o próprio umbigo faria uma diferença imensa para muitas pessoas sim.
      Quanto ao dublê de corpo, ser comparado ao Perez Hilton é uma honra, queria que meu blog me rendesse tanto quanto o dele rende, e acrescento eu nunca vi uma coisa tão feia na vida quanto aquela dublê com o rosto tapado pelo cabelo, queria muito saber quanto ela recebeu para ficar de bico calado e não jogar no ventilador que é ela dançando e não a Neide-pés-enraizados-na-terra.

      Excluir
    2. Okay fox vc ganhou , amo a Britney e vc tmbm ponto final.

      Excluir
    3. Sim, sabemos que vc ama. Mas eu só gosto. ;)

      Excluir
    4. Quis dizer que amo a Britney e amo vc tmbm... =)

      Excluir
    5. Ah, brigado então...

      Excluir
  2. Mas espere aí...

    ... você teria tudo isso trabalhando?!

    Duvido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Bom ver que tem gente nesta blogosfera que consegue ver além do Liberalismo.

      Excluir
  3. Não queira ser comparado com Perez Hilton, ele com certeza não é um modelo de blogueiro. Ele destrói carreiras e um exemplo disso é o Bionic, não é? Que é um álbum muito bom, até melhor que o Lótus.

    Eu havia pensado nisso do Hot Body.

    Eu prefiro achar que ela não está usando dublê de corpo, que vai voltar a fazer coreografias e voltar a dançar.

    Tenho estudado este estilo de vida americana na faculdade. Eu acho que, superficialmente, ele faz as pessoas viverem com um objetivo e faz sonhar. E sonhar, no fundo, é o que mantêm a gente vivo. E, talvez, sonhando com desfiles na semana da moda, essa menina consiga suportar a própria vida em Natal. As vezes a gente faz isso, sabe? Sonha pra sobreviver.

    Mas… mudando de saco pra mala… vai deixar de bater cabelo na balada ao som de Work Bitch? Ou já está treinando a coreografia pra arrasar no carão?

    Vou até escutar a música em sua homenagem agora, já que estou em casa em dia de open bar.

    Abraço, ^^

    {http://www.duasgotas.com.br/}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta coisa pra responder, vamos por partes.
      1) acho Bionic o pior CD da Aguilera.
      2) não sei o que houve com a Britney já que ela sabia dançar em Hit Me baby... Mas convenhamos, desde lá, ela não tem feito grandes coreografias, não é nada que exija muito dela, como I'm slave 4 u e Me Against The music, são coreografias que ela sempre está parada, posando de sexy, e muita gente ao redor dançando que da a impressão que ela também está fazendo algo além de ser linda, bem na vibe Victoria Beckham.
      3) não caia nessa de que o Liberalismo te permite sonhar, faz parte do programa dele te iludir desse jeito. Sonhos que nunca serão realizados não são sonhos, são ilusões.
      4) o fato de eu ter uma visão política inclusive sobre a música pop não me torna um chato incapaz de separar uma coisa da outra e de tudo levantar uma bandeira. Sei separar e me divertir numa boate ao som da Noite sem problemas. Não sou esse chato que querem me pintar.

      Excluir
    2. Você é chato, cara.

      Muito, mas muito chato.

      Nem eu consigo ser tão chato assim.

      Nem eu.

      Excluir
    3. Oi Lucas, posso perguntar porque eu sou um chato? O que me torna chato?

      Excluir
  4. Mas sabe o que é pior nisso tudo? é que ela é cultuada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela é cultuada porque é vendida como objeto de cultura, afinal de contas Britney é apenas mais um produto a ser consumido.

      Excluir
  5. Concordo com você no ponto que nem sempre trabalho gere as recompensas sonhadas. Acredito que as pessoas estão condicionadas a vivenciar oportunidades diferentes e desiguais: alguns tem muitas oportunidades e outros pouquíssimas.
    Em tese seria possível uma pessoa paupérrima conseguir ascender socialmente? claro que sim. Isso acontece com a mesma frequência que acontece com pessoas de classes mais altas? claro que não.
    Quando você já nasce rico, você já tem um "nome" que abre muitas portas para oportunidades que outras pessoas sequer sonham em ter.
    Isso é um fato difícil de ser mudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a grande questão aqui é que o Liberalismo não entende que as questões sociais também influenciam a economia, está última não existe isenta da sociedade.

      Excluir
  6. Engraçado, enquanto você faz essa leitura. Penso a mesma coisa sobre o capitalismo, mas ao contrário de "trabalhar" duro, para mim, a música passa um ar de "vender o corpo" - se você quer tudo isso, vc tem que ter um corpo belo para vende-lo e conseguir chegar lá. O mesmo clássico hino de mulheres que gostam de viver do passado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é uma interpretação possível, querido

      Excluir
  7. No fundo, trabalharemos a nossa vida inteira,sabendo direitinho até onde poderemos chegar com nossas parcas conquistas, é natural que o mundo das super estrelas seja deturpado pelos holofotes, pela ganância e pela necessidade cada vez maior de adquirir sucesso a qualquer custo.Elas vivem no desejo da humildade para os fracos, mas se esquecem que poucos podem se dar ao luxo de viver plenamente o Glamour da arrogância.

    ResponderExcluir
  8. Foxx escuta(ou) Britney?!? #meumundocaiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas claro que eu escuto, gatão, escuto e danço até o chão.

      Excluir
  9. Se o clipe fosse outro, talvez eu pensasse se tratar de ironia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se fosse ironia, seria ótimo, mas é óbvio que não é.

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway