Google+ Estórias Do Mundo: Onde Está o Amor? ou Get Over It!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Onde Está o Amor? ou Get Over It!

, em Natal - RN, Brasil


Um grande problema meu não é haver ou não haver pessoas que me amam. Elas existem! O problema é o meu coração, tão machucado e maltratado, que tornou-se muitas vezes incapaz de reconhecer o amor quando ele não está óbvio, pintado de vermelho, sustentando um cartaz imenso dizendo: Estou aqui e te amo! Este é o problema que agora tenho tentado resolver. Por exemplo: preciso reconhecer que agora, após sair do armário, o esforço que meus pais tem feito para manter tudo embaixo do tapete e ignorar tudo que foi dito é a forma deles de me amar. Não é a melhor forma, obviamente. Eu com certeza preferia que eles dissessem que têm orgulho de mim, mas o que eu esperava é que eles me expulsassem de casa. E isso não aconteceu. E não aconteceu por causa do amor. 
Preciso também entender que tudo que eles fizeram comigo, todas as surras, humilhações, etc, em resumo, tudo o que me tornou carente como sou agora, foi a forma torta e errada deles me amarem. Infelizmente este é um fato. Não foi por falta de amor que sofri o que sofri com meus pais, foi porque eles aprenderam que amar um filho é torná-lo o melhor e ser gay não estaria nesta lista. Além disso, durante os anos que morei em Belo Horizonte, tudo o que eles fizeram (neste caso) por mim, sem dúvida, demonstram o seu amor. Meus pais me apoiaram em tudo (sobretudo financeiramente) durante meu doutoramento e se isso não é amor, o que mais seria, não é?
Outro exemplo são meus amigos. Todos eles. Os que moram longe e os que moram perto. Neste último ano, que voltei para Natal, foi o ano em que mais me apoiei nos meus amigos que moram longe. Conversei mais com o Cara Comum e o Rajeik (de BH), o Gato de Cheshire e o BrunoEtílico (do RJ) e o Bernardo (que mora na Alemanha) do que com qualquer amigo meu de Natal. E, todavia, eu era sempre muito injusto quando reclamava da falta de amigos que eu sentia. Tudo culpa deste coração machucado que precisava de amigos perto para não se sentir sozinho. A distância não impede a amizade, graças a tecnologia (internet e telefones), a Alemanha é bem ali.
Sobre meus amigos de Natal, eu realmente os perdi. Morando cinco anos em Belo Horizonte, eu perdi com eles o hábito de nos encontrarmos, coisa que só comecei a recuperar agora. Notem: o que perdemos foi o hábito, não o vínculo. Eles perderam o hábito de me incluir nos programas que eles organizam, cabia a mim, e só a mim, ligar e perguntar o que eles estavam fazendo, e eles sempre estavam já em algum lugar e, simplesmente, não tinham lembrado de me convidar. Demorou para que eu voltasse a figurar na lista de convidados. Sem lembrar que como eles estão todos namorando, e eu sou o único solteiro, os programas em que eu sozinho podia participar eram menores, o que fez com que a situação demorasse ainda mais. 
No entanto, o vínculo nunca se perdera. O carinho deles por mim não deixara de existir. Ainda sou o futuro padrinho de casamento do Andarilho e do namorado, ainda figuro na lista de melhores amigos do Peter e do Miguel.
A ausência de amor, então, nunca fora um problema externo. Eu estava cercado de amor o tempo todo, mas a dor no meu coração era tão grande, tão imensa, tão sufocante, que ela não deixava passar as delicadas demonstrações de amor que eu recebia todos os dias. Era uma barreira interna. Tudo culpa da solidão. Não, minto, tudo culpa do meu medo da solidão. De fato, o fracasso definitivo da minha vida amorosa na capital mineira me deixou exposto ao meu verdadeiro medo de ficar para sempre sozinho e não poder ter uma família (já que nunca a tive quando criança/adolescente), este pavor me fez construir um mundo para mim no qual eu já estava sozinho para que quando eu me sentisse realmente sozinho não sofresse tanto. Por isso eu repetia obsessivamente que ninguém é capaz de me amar, para me convencer e com isso me preparar melhor para o futuro negro que eu vislumbrava e temia. Eu me dei doses homeopáticas de solidão, no entanto, convenhamos, o quão isto é idiota?
Eu não preciso temer nunca ser amado por aquilo que eu sou. Tudo bem, ninguém quer me namorar, isso é um fato que não podemos mudar, ninguém entre todas as pessoas que eu conheço e conheci foram capazes de se interessar por mim para algo além do que uma noite de sexo, mas eu digo para mim mesmo: Get over it! Supere, Foxx! Isso não quer dizer que não posso ser amado. Eu tenho uma família que me ama do jeito torto deles, mas me ama. Meus amigos distantes só estão distantes porque moram longe de mim, mas me amam do mesmo jeito. Meus amigos próximos estavam distantes porque eu morei longe por tempo demais, com esforço, graças ao amor que ainda existe, eu pude recuperá-los. Agora meu trabalho, meu desafio, é curar meu coração para que ele seja capaz de sentir o amor deles e, com isso, afastar o fantasma da solidão que me persegue porque como todo fantasma ele ganha força por causa da minha crença nele.

40 comentários:

  1. Que bom, vc ta se olhando de uma forma melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe
      as pessoas insistem em que o problema é como eu me vejo... o problema é como eu vejo os outros, isso sim, eu sempre me vejo muito bem, bem até demais.

      Excluir
  2. Bom dia
    Gostei de ler e perceber a tua forma de viver.
    Parabéns pelo modo como sabes desculpar e entender os teus pais e amigos.

    O Sol nasce todas as manhãs e em cada uma reaprendemos a amar com um olhar mais seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, desculpar e entender os outros é uma das tarefas mais importantes de nossa vida, de fato.

      Excluir
  3. Supimpa!
    E depois de curar o coração, talvez consiga parar de alimentar a crença de que ninguém quer te namorar. Quando a barreira da auto-imposta solidão cair de verdade, a companhia talvez apareça, pois até os fatos históricos dependem do ângulo de observação (taí a Terra que não é plana nem o centro do Universo pra não me deixar mentir...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, Edu, eu realmente admito que existia uma barreira auto-imposta, realmente ela existiu, mas daí isso influenciar alguém querer me namorar eu não concordo. Tudo bem que você está certíssimo que os fatos dependem do ângulo de observação, como historiador eu só posso concordar com você, mas nenhum ângulo que você procurar vai mostrar alguém interessado em me namorar, haverá sempre gente interessada em sexo, mas não em namoro comigo, isto não é uma crença que eu alimento, eu simplesmente não conheci ninguém interessado a ficar comigo. Obviamente, amanhã na padaria eu posso encontrar alguém, mas não posso contar com isso, não mais...

      Excluir
  4. Olá.
    Gostei muito desse seu espaço de leitura e entretenimento, parabéns.
    Estarei passando por aqui sempre que puder.
    Até mais e um ótimo fim de semana pra você.

    ResponderExcluir
  5. Legal sua auto-análise! O coment do Edu foi SUPIMPA mesmo ... perfeito ...

    bjão

    ResponderExcluir
  6. Que reflexão madura e libertadora. Assino embaixo do comentário do Edu! Bj e força aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, você acha mesmo que eu não estou namorando porque eu criei uma barreira para as pessoas se aproximarem de mim? sério que vc acha isso?

      Excluir
  7. Acho que vc conseguiu espantar alguns dos milhares de dementadores que vivem a sua volta e apagam por completo tudo que há de positivo a sua volta...

    Vc e seus pais são vítimas de uma cultura malditamente homofóbica... Ambos vítimas, mas como te disse antes, talvez a melhor alternativa dentro do que eles dispõe é ignorar e isso já é muita sacrifício de fato...

    O que acho interessante no seu caso é que, embora reconheça o peso de parte das demandas que vc toma pra si, tenho sempre a sensação que vc joga muita tinta nesse quadro... Ainda bem que fez esse post lúcido onde compreende a naturalidade do fato, por exemplo, dos seus amigos não costumarem te ligar pra vc simplesmente por ter perdido o hábito... Nada mais natural o que não é natural vc esperar pra ser feliz uma família que se orgulhe de vc mesmo sendo gay, uma relação estável e um emprego público pra ganhar 7000 reais...

    Só faltou esperar da vida com copo geladinho de coca em todos os dias de calor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre um excelente comentário, como eu já falei.
      E sim, vc tem toda razão: não posso exigir que minha felicidade só exista se eu conseguir o amor/orgulho dos meus pais, uma relação estável e um bom emprego, preciso entender que nenhum desses três está no meu caminho e ser feliz assim mesmo. Tenho que lutar por essa felicidade a partir do ponto que me encontro. É o que dá pra fazer hoje né?

      Excluir
  8. Maravilha! Instante doloroso, mas que anuncia uma libertação nunca antes experimentada!
    Edu, Rafa, Gato, foram precisos nos comentários, com os quais concordo.
    O amor existe, Foxx. O grande problema é a gente conseguir se sentir amado. Por algum parafuso perdido na estrada, eu também tenho essa dificuldade.
    Mas você está no caminho certo. Go on!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Alex, eu nunca duvidei que o amor existia, mas eu estava preso dentro de um sonho em que eu exigia encontrar o meu tripé da felicidade (Família-Namoro-Dinheiro), o problema foi exigir tanto ter os três que quando me vi sem nenhum eu me vi sem vida. Agora é perceber que se a gente não tem o que sonhou ainda dá pra sorrir um bocado. A batalha agora é encontrar este sorriso.

      Excluir
  9. Pois.... de alguma forma me identifico com esse post.

    Talvez eu seja mais otimista que vc e, mesmo tendo construído barreiras e me auto-sabotar o tempo todo, ainda acredito no amor.

    Percebe como é cruel? Eu acredito no amor, mesmo sabendo que, de alguma forma, pra mim ele é impossível. Tem algo de auto-punição nesse meu pensamento tbm... Vai saber....

    Não sei o que vc pretende fazer após esses pensamentos acima... só espero que vc não seja igual a mim...que, mesmo acreditando, não acredita....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse foi o comentário mais confuso EVER!!!

      Excluir
    2. Max, eu sempre acreditei no amor, eu só não achava q eu era digno de recebê-lo, agora percebo que eu sempre o tive, mas eu o havia idealizado de tal forma que não conseguia senti-lo. O que pretendo, agora, é ser feliz com o que tenho, não com o que eu sonhei.

      Excluir
  10. Só digo uma coisa: bicha complicada essa! Gostei da tua reflexão, claro e desejo - muito mesmo - que cures esse coração logo! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. eu nunca tive medo de ficar sozinho, meu objetivo maior é minha profissão meus estudos, amores vem em outro plano, atualmente mais distante, por hora prefiro mais sexo do que amor. To bem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que vc esteja bem assim, tentarei agora arranjar um jeito de eu ficar bem. =)

      Excluir
  12. Deste um passo importante na tua vida e os teus pais estão lá. Tens que lhes dar tempo e de habituarem à ideia e de aprenderem tb a viver com isso, como tu tiveste que aprender.
    Por vezes esquecemos que precisámos de muito tempo para nos entendermos e nos aceitarmos, pelo que não podemos esperar que os outros nos aceitem e nos entendam mais depressa ainda.
    E há tantas formas de dizer "amo-te"...
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Foxx, muitas vezes leio o seu blog e gosto muito da forma que escreve... muitas vezes enxergo tristeza e desilusão nos seus posts, mas após ler esse tive uma sensação que lembrou um momento na minha vida há quase 7 anos... eu com 32 anos e sem nunca ter namorado antes, apenas rápidos rápidos envolvimentos, uma noite jantando com uma amiga falei que tinha cansado de procurar alguém e que daquele momento em diante eu não ia mais me preocupar com isso e ia viver a vida de uma forma mais leve e me permitir conhecer pessoas sem me preocupar se iria dar certo ou não... pode parecer clichê mas naquela noite saimos para dançar e eu conheci o meu atual companheiro, 6 meses depois estavamos morando juntos, hoje estamos casados e constuindo uma vida juntos... eu quis dizer isso porque tive a sensação que em breve algo vai acontecer na sua vida pois me parece que você está soltando as amarras que estavam te prendendo e impedindo de alcançar o que deseja... boa sorte e sucesso..
      Alfredo

      Excluir
    2. SAD EYES: Vc tem razão é necessário dar-lhes tempo, com certeza, e também existem muitas formas de demonstrar amor. Vc só tem razão.

      ALFREDO: Primeiro, obrigado por frequentar meu blog, agradeço de verdade suas visitas. Segundo, eu acho muito bonitinho como vocês tem esperança de eu conhecer alguém que seja capaz de gostar de mim... muito bonitinho mesmo. =)

      Excluir
  13. Parabéns Foxx...fico feliz por ler um texto como esse!
    Tb assino embaixo sobre os comentários do Edu, Rafa e Gato .

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa! que bom ver você por aqui. obrigado mesmo por aparecer.

      Excluir
  14. Oi Foxx, tudo bem?
    Fico cheio de esperanças que vc consiga. Estou esperando aquele e-mail.
    Bjo menino

    ResponderExcluir
  15. O amor torto se direciona para seu conforto e se torna tão reto e puro, com amigos o amor em volta confirma ser puro e presente. Parece que com isso vc está melhor, com isso pode mudar tanta coisa na vida.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Acho que a partir do momento que nos amamos pelo que somos , pelos defeitos que temos , pelo que somos em si ... as chances que alguém nos olhar de outra forma , de outro jeito , com maiores chances de nos amar , é bem maior ... enquanto isso ... ficamos chupando dedo e esperando ... esperando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa, Cleber, mas eu sempre me amei, mesmo quando criança, e nem meus pais me amaram de verdade, então não... isso é papo pra vender livro de auto-ajuda e arrastar gente para a academia. Amar a si com certeza faz bem mas não interfere em absolutamente nada sobre outra pessoa vir a te amar ou não. Simplesmente não influencia.

      Excluir
  17. pela primeira vez em suas postagens, senti que você está com esperança. o final então foi show e te dou a maior força.
    isso aí, foxx, ano novo, vida nova, novos horizontes e um trabalho de limpeza bacana pra deixar tudo pronto no seu coração pra quando for habitá-lo.
    abraços, querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperança significaria que eu espero que as coisas melhorem? então não, Railer, não existe nenhuma esperança. Mas, apesar de não acreditar que as coisas possam melhorar, de fato, seria injustiça se eu não notasse que existem coisas boas na minha vida, coisas pequenas, quase nada, que obviamente poderia melhorar, mas nunca irão e eu tenho que aceitar exatamente essas poucas migalhas e ser muito feliz, como se fossem um imenso banquete.

      Excluir
  18. E quem sabe qndo vc curar seu coração muitos outros vão te amar. Amar alguém que se ama, se respeita e irradia esta felicidade de viver é muito mais fácil. E hoje o mundo é assim, a gente não tem tempo pra gente complicada, queremos todos um companheiro, lindo, bem sucedido, educado, bem humorado, feliz e tudo mais. Então qndo vc curar este coração com certeza vai ser mais fácil até arrumar um namorado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, eu não quero namorar uma pessoa assim, que só quer alguém que esteja feliz e tal, prefiro ficar sozinho do que ter que conviver com pessoas que só estarão comigo se eu tiver a obrigação de vender felicidade do lado delas, eu quero namorar alguém que esteja do meu lado para o que der e vier porque eu estarei ao lado dessa pessoa para o que der e vier.

      Excluir
  19. Olá.
    Gostei muito do seu blog, parabéns.
    Sempre que possível estarei passando por aqui.
    Até mais

    ResponderExcluir
  20. Com certeza, Foxxito... fazer permanente nos cabelos... nada mais 80's... hehehehe! Bjs!

    ResponderExcluir
  21. que atípico, mas curtido por mim, esse post!

    sempre estarei aqui (e aí, qdo der) por vc, amigo

    ps: achei que só eu era exclusivo na lista de reclamações por aparentar estar ausente em suas necessidades. isso me fazia pensar tanto em como eu era mau... agora vi que não, né?

    bjo e bjo e bjo e te amo

    ResponderExcluir
  22. concordo PLENAMENTE com o que vc escreveu no meu blog!
    há o problema de com quem vc quer conversar em determinado momento

    ResponderExcluir
  23. Achei fantástico essa percepção e análise das "coisas"... No mais é isso mesmo GET IT OVER. Só não deixe de ser você no processo, só tente melhorar as coisas...

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho medo também, de me conformar a não ser amado, no sentido de antecipar o sofrimento da solidão no futuro. Sempre me identificando com esses posts, saudades daqui.

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway