Google+ Estórias Do Mundo: Índia: O Filho de Duas Rainhas

terça-feira, 27 de março de 2012

Índia: O Filho de Duas Rainhas

, em Natal - RN, Brasil

Em algumas versões do Krittivasa Ramayana, o mais popular texto bengali, escrito pelo Lorde Ramachandra, uma encarnação de Vishnu, e no Padma Purana, existe uma narrativa interessante sobre duas rainhas que conceberam uma criança juntas, sem a presença masculina. Quando o famoso rei da Dinastia do Sol, Maharaja Dilipa, morreu, os demi perceberam que ele havia morrido sem um filho para continuar sua linhagem. Lorde Shiva então apareceu diante das duas rainhas viúvas e falou que elas teriam um filho. As rainhas então perguntaram: "Como seria possível se somos víuvas?". O deus então ordenou: "Vocês duas façam amor juntas e pela minha benção você terão um belo filho". As duas esposas do rei, com grande afeição uma pela outra, executaram a ordem de Shiva até uma delas conceber uma criança. Infelizmente, a criança nasceu sem os ossos por causa da ausência da potência masculina no corpo da criança. Uma das rainhas então chorou, gritando: "Porque Shiva nos abençou com tal criança?". As rainhas então decidiram abandonar a criança nos bancos de areia do rio Sarayu, onde foi encontrada pelo sábio Astavakra. O sábio abençoou a criança restaurando sua saúde, dando-lhe também força e beleza digna de Madana, o deus do amor, e este continuou a dinastia. Astavakra foi quem batizou a criança como Bhagiratha, aquele que nasceu de duas vulvas. 
Bhagiratha tornou-se rei e é creditado a ele trazer à Terra o rio Ganges das estrelas. Esta estória do Sri Bhagiratha Maharaja é contada no poema épico Bhagavata Purana (9.9). Três dos seus antepassados já haviam tentado e falhado em trazer o Ganges para a terra. Ele só conseguiu, no entanto, após severas austeridades pelos quais passou e que satisfizeram o Ganga-devi, deus do rio Ganges. Bhagiratha conseguiu também a resistência necessária para suportar a grande força da descida do rio sobre sua cabeça. O rio Ganges é considerado puro porque toca as flores de lótus plantadas por Vishnu e até o hoje o rio flui pelo subcontinente honrando os milhões de hindus.



26 comentários:

  1. Pois é, meu amigo, nada é impossível nessa vida. Até nascer de duas rainhas viúvas, até renascer após ser abandonado em um rio e, por tabela, trazer um rio, das estrelas pra terra. Quer exemplo maior de que tudo é possível? Eu tenho cá pra mim que a grande desgraça do mundo é desistir. Os que desistem é porque não tinham forças nem pra começar. Se liga, meu!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauahauhaua, sério que não existe nenhum momento q vc DEVE parar? perceber que foi por um caminho errado que não funciona e voltar?

      Excluir
    2. Desculpe... eu achei que desse caminho você tivesse visto apenas a placa indicativa (rsrs). Não vi você caminhando nele, pela estrada real.

      Excluir
    3. ah não, Lucas, eu fui, caminhei, caminhei, caminhei, e por esse caminho eu simplesmente não encontrei nada pra mim, ai eu tinha duas possibilidades, ficar parado aonde eu estava ou voltar, eu voltei, por isso estou em Natal, só não vou tentar de novo pq hoje eu sei que não vai dar mais certo. simples assim.

      Excluir
    4. ave como escreve bosta esse rapaz.

      Excluir
    5. quem, Anônimo, eu ou o Lucas?

      Excluir
  2. Interessante, tenho aprendido muito aqui.

    ResponderExcluir
  3. não sei pq mas adorei o "conselho" do Lucas:

    "grande desgraça do mundo é desistir. Os que desistem é porque não tinham forças nem pra começar. se liga, meu!" rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Paulo, vc criou essa imagem de mim da qual vc não gosta e por causa disso sempre me trata com essa condescendência toda. uma pena vc não ter se dado ao trabalho de me conhecer melhor.

      Excluir
  4. Concordo com Lucas E Bratz. E para aqueles que se atrevem a começar que tenham em mente também que "fracassar é diferente de perder". Se você perdeu, você pelo menos tentou ganhar e se fracassou é porque desistiu antes do tempo. Ab.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc está me dizendo que o resultado das coisas é sempre a vitória, se vc ainda não venceu é pq tem que continuar mais?

      Excluir
    2. Não Foxx, estou dizendo que precisamos sempre tentar, mesmo que percamos. ganhar e perder são fatos da vida que todos nós experimentamos, vez ou outra. Quanto ao fracasso, é no mínimo a não tentativa de começar. Continuar tentando, sendo vitorioso ou não, é prerrogativa sua e de cada um de nós.

      Excluir
    3. mas neste caso, vc não acha que há um momento q vc percebe que fracassou, não é? ai vc deve ficar forçando nessa coisa q vc fracassou ou deve simplesmente desistir?

      Excluir
    4. Neste caso, como eu disse a prerrogativa também é do indivíduo. Eu, prefiro pensar que tentei e perdi do que chegar a conclusão de que não tentei o bastante, e aí, fracassei. Mas, encare a coisa com uma certa relatividade. Cada pessoa faz a opção que melhor lhe cabe. Abraços e até mais.

      Excluir
  5. Amei essa história! Veio de encontro com meu desejo de ser pai à flor da pele...

    Vou chamar o Maridão pra tentar receber a benção de Shiva e depois conto se deu certo, ok? Huahuahuahaua

    Beijos, meu queridão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, faz uma oração a Shiva, mas segundo os médicos hindus o filho de dois homens não receberiam a potência feminina e seriam estéreis.

      Excluir
    2. Ótimo! Quando eu estiver velho, seria péssimo ter netos correndo pela casa... E sou do partido da adoção sempre!! rs

      Excluir
  6. Depois não tinha nada, não!
    Eram só os homens "lindos" mesmo!
    Não tinha nada mais que isso!
    Fazer o quê se sou assim... superficial!
    E ponto!

    Boa quarta, querido!

    ResponderExcluir
  7. Primeiro uma devolutiva: legal a gravura (kkkkkkk)

    Agora o comentário: gostei da parte que você fala que Bhagiratha só conseguiu trazer o Ganges das estrelas pra terra após severas austeridades (existem austeridades que não são severas?). E gostei mais ainda da outra parte (kkkkk) quando você fala que ele conseguiu isso graças à resistência necessária (ah, então foi necessária!) para suportar a grande força da descida do rio sobre sua cabeça. Porreta esse Bhagiratha!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. severas está no sentido de intensas, César.
      e sim, foi a resistência necessária, aquela q era necessária para...

      Excluir
  8. O Lontra não fez minha cabeça, não! Que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  9. O que não te mata, te fortalece!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway