Google+ Estórias Do Mundo: Get Better

domingo, 24 de outubro de 2010

Get Better

Quando adolescente, eu tinha medo de sair de casa. Tinha medo de ouvir aonde eu passava: "viadinho", "bichinha". Eu já ouvia isso na escola, ouvia entre meus vizinhos, ouvia em casa dos meus pais e irmãos, então eu preferia ficar em frente a tv. A tv não me dizia que eu estava errado, que eu era alguém que ia queimar no inferno, que eu era criminoso. Na verdade ela dizia, mas não dizia para mim, era para qualquer outro personagem efeminado que aparecia na tela, um costureiro, um cabeleireiro, alguém num programa de humor, eram eles e eu podia fingir que nada daquilo era comigo. Eu podia.
Mas um dia eu cresci, e eu vi que eu não podia mais me esconder atrás da tela daquele aparelho e evitar viver a minha vida. Eu não podia simplesmente ignorar que aquele mal estava sendo feito, a mim, a outros, fiz faculdade, cresci, beijei vários e muitos e fiz sexo com outro tanto, e vivi plena e feliz a sexualidade que os outros acham que é errada. Mas não é! É a minha e nada que eu faça em minha vida é errado porque é minha vida, meus caminhos e minhas escolhas, e cada caminho que eu tome será sempre o correto porque eu aprendei com ele, pelos erros e pelos acertos. Não cabe a ninguém, absolutamente ninguém, nem meu pai ou minha mãe, nem o padre ou a Bíblia, nem o próprio Deus dizer como eu devo viver a minha vida. 
Crescido, me tornei professor, e sim eu vi acontecer de novo e de novo tudo aquilo que eu vi acontecer comigo. Mas não, não fiquei parado, não fiquei quieto, nem fiquei em silêncio. Defendi alunas minhas que foram vistas aos beijos no banheiro da escola, denunciei um pai que espancava o filho dizendo q ele era "viadinho", falei em alto e bom som que condenar um menino que havia se suicidado ao descobrir que era soro positivo aos quinze anos era, para dizer o mínimo, antiético da parte de profissionais que deveriam estar lá para ensinar. Também ajudei meninos que estavam em momentos de transformação, assumindo sua identidade sexual, deixando de ser meninos para se tornarem meninas. Às vezes o que eles precisam é apenas de um bom modelo a seguir. Também xinguei a Globo Minas em alto e bom som (via e-mail) quando eles criticaram crianças dizendo que meninos brincam com brincadeiras de meninos, e continuo repetindo aqui: cadê a porra de sua responsabilidade social, Rede Globo?, hoje, estou terminando e me formando no curso que a Universidade Federal de Minas Gerais oferece de Educação Sem Homofobia. Aqui o site.
Mas porque disso tudo? Porque todos os meninos têm o direito de sonhar que um dia serão felizes, amados, que poderão amar e ser amados em retorno. Todos os meninos têm esse direito. Têm o direito de sonhar. E principalmente porque ser gay não é só se interessar por homens, é ter atitude política, atitude de protesto e de descontrução de todas essas formas heteronormativas que balizam nossa sociedade. Bichas, uni-vos! E sim, isso vai melhorar, tudo vai melhorar, se cada um fizer a sua parte.


26 comentários:

  1. Foxx, você acaba de entrar com tudo na minha lista de Merecedores de Ganhar Notebook! Assino embaixo! E sim, nada do que você fizer na sua vida é errado e muito menos pasível de julgamento por outra pessoa! Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. e parabéns por isso... vc é um exemplo a ser seguido!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, é admirivável sua atitude frente ao preconceito que sofremos em todo lugar que passamos. Sim, devemos nos proteger um ao outro. Quem dita o certo e o errado, o normal e o anormal? São ninguém mais ninguém menos que nós mesmos, a sociedade. E está mais do que na hora comparar gays com presidiários, assassinos.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Por incrível que pareça, nunca tive esse tipo de problema, e minha família era super humilde, gente muito simples mesmo. Mas eu acho que boa parte disso se deve ao modo como eu conduzi minha história, acabei conquistando respeito e minha sexualidade realmente não faz diferença.

    Na rua, a primeira vez que alguém gritou "veado" pra mim foi aquela que eu descrevi no blog... ou seja, semana passada...

    ResponderExcluir
  5. No It gets better, o Jake Shears comenta que os professores falavam que a culpa era dele, que ele deveria ser mais discreto.

    Às vezes penso que meus pais foram essenciais pra que eu não tivesse problemas na minha cabeça quando percebi que era diferente. Nunca pra mim eu estava errado: sempre foi claro que qualquer pessoa que tivesse problemas comigo é que estava errada.

    ResponderExcluir
  6. perfeito o texto. uma bela historia a sua q serve como exemplo p mta gente ai!
    e concordo tb q 'a uniao faz a força!' nao da é pra ficar parado vendo tdo acontecer e ter medo de agir!!!

    abraços
    voy

    ResponderExcluir
  7. Porr**,gostei demais.
    Não estar em silêncio é o mais importante,é fazer parte.Mesmo que te odeiem, te xinguem, você fala, faz toda a diferença sobre o problema.Principalmente relacionado as pessoas em desenvolvimento.
    O que tu diz aqui, é o que eu toscamente dizia ao povo enquanto eles comemoravam a participação gays no BBB.
    Visibilidade,e mudança na sociedade ,se faz com a contribuição diária daqueles que dão a cara ao tapa, que falam, que trabalham, que estão todo o dia ali, mostrando seu valor humano, na caixa do banco,na direção da escola, na sala de aula, no consultório médico, no dia a dia.
    Pelo texto, te ví corajoso, humano e amoroso.Amei,.
    Ah, e quanto á pergunta lá no blog, te digo, com esse passaporte que nós temos,só a Costa Rica,republica dominicana e olha lá! Acho que é melhor ficar ai mesmo,e fazer diferença,grão a grão, pois se não tem ajuda desse governo, sempre tem um ponto onde ele não atrapalha.E é lá que podemos viver em paz, e trabalhar pelo futuro.Quem sabe?Eu estou planejando voltar com tudo.
    O que eu vou fazer ai?São planos ainda...
    bjos

    ResponderExcluir
  8. as pessoas na rua não entendem.

    eu fiquei realmente surpreso com algumas histórias q vc contou aqui, meninos de 15 anos com HIV, pai espancando filho por ser gay... não sei se eu tenho estômago pra conviver e saber lidar com esse tipo de coisa não.

    às vezes eu acho q minha vida é uma merda porque eu sou gay. outras eu acho q sou gay porque minha vida é uma merda.

    a verdade é q podia ser bem pior. as pessoas não entendem.

    ResponderExcluir
  9. Hey,raposinha,vou seguir seu exemplo!
    Também somos parte do mundo e esse mundo fará parte de nós!

    ResponderExcluir
  10. Um post revestido da mais alta dignidade, ainda mais q foi escrito com amor e sentimento ... Parabéns ... Adoro este lado do Fox ...

    bjux querido

    ;-)

    ResponderExcluir
  11. Definitivamente super vai melhorar. Hoje, somos pessoas melhores justamente pela nossa orientação sexual. Passamos por coisas que só nos faz sermos melhores com os outros.

    bjão

    ResponderExcluir
  12. concordo com o Wans! Acho que só sendo gay vivemos algumas coisas e, por isso, evoluimos.
    Não que sejamos melhores que os outros... mas só por isso ninguem tem o direito de nos tratar assim.
    Que a força esteja sempre com a gente!
    :)

    ResponderExcluir
  13. Eu fico com a minha vidinha, que parece tão mais fácil.
    Mas cada um fazendo sua parte, já tá de bom tamanho, né?

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse tipo de atitude enaltece tanto alguém. Acho, sinceramente, louvável.

    Parabéns, Foxx.

    ResponderExcluir
  15. Putz.. que post lindo! Vi ontem no youtube alguns vídeos da campanha.. não imagino como é além das questões todas da maldita adolescência ainda aguentar o fardo de saber-se gay. eu nem suspeitava nessa época. Bj

    ResponderExcluir
  16. Olhando pra tras, já melhorou muito, mas aluta ainda é grande...mas com certeza, ainda vai melhorar...

    ResponderExcluir
  17. Nós somos pessoas a frente do nosso tempo. Quando levamos o namorado como namorado pra almoçar com o chefe e o pessoal do (e não como amigo). Quando andamos de mãos dadas no shopping ou numa avenida da Savassi. Quando almoçamos na casa dos pais do namorado no domingo, novamente como namorado e não como amigo. Nós somos felizes porque fazemos o que queremos fazer. E se nos olharem de forma torta, nós sabemos que o problema não está em nós.

    Assim, nós, pessoas a frente do nosso tempo, vamos levando o nosso tempo para esse momento a frente. Vamos mostrando o quanto isso é normal e é bom.

    Eu sou gay, tenho orgulho de ser gay, e se pudesse nascer outra vez eu nasceria mil vezes gay.

    ResponderExcluir
  18. Cara, eu tive um professor gay. E sabe o que ele fazia? Cantava os meninos e maltratava as meninas. Ele não deixava as meninas irem ao banheiro, e os meninos podiam entrar e sair da sala de aula a hora que quisessem. Era um cú.

    Ser gay não é selo de qualidade não. Mas cada vez que eu leio um post como o seu, tenho esperança no amanhã. esperança de que amanhã teremos mais pessoas como você, que venham ao mundo para educar, orientar, e não discriminar (nem hetero e nem GLBT e nem nada, poha).

    Eu não sou gay. Porque se eu tiver que ser algo para defender este algo... eu teria que ser um X-man. porque seria ao mesmo tempo negra, gay, deficiente, árvore, imigrante, classe baixa, muçulmana, judia, macumbeira e etc.

    Dá prá imaginar como eu seria?

    Eu só queria que o mundo fosse diferente. Mas vai melhorar...

    ResponderExcluir
  19. Cada vez que leio um texto em defesa do social de maneira abrangente como este... pautado na ética... respeito ao próximo... e ensinando basicamente o amor... eu fico sem palavras...

    Como o senhÖr mesmo diz nos comentários por aí:::

    flap... flap...

    E eu o aplaudo de pé!!!

    Sejamos guerreiros...

    Sejamos responsáveis...

    Sejamos humanos...

    Sejamos Gays... com muita dignidade!

    ***

    umBeijo!

    ;D

    ResponderExcluir
  20. Querido! qto à questão do "adaptado" é q na maioria das vezes os textos dizem de uma relação hétero ... como eles dizem de experiências similares às minhas, faço a adaptação para uma relação homoafetiva ...

    só isto

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  21. MARAVILHOSO!!!
    É exatamente isso mesmo, onde está o erro em ser gay??
    E é isso: não tem erro algum!
    Abraçooo e parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  22. Pronto! Aqui vamos nós nessa luta interminável de fazer pequenas coisas em nosso dia-a-dia! E de conquistar as grandes tb! Tava doido pra fazer esse curso, mas fica pra quando minha vida deixar...

    ResponderExcluir
  23. A cada dia eu tenho mais certeza de que ter adicionado seu blog a meus favoritos no navegador foi a coisa certa.
    Expressar o sentimento de milhões de nós é uma atitude muito digna e rara de se ver hoje em dia.
    Parabéns, meu caro, e keep it up!
    beijo!
    @dangarbages

    ResponderExcluir
  24. ótimo, ótimo, muito ótimo. por inteiro.
    adorei a parte "vivi plena e feliz a sexualidade que os outros acham que é errada. Mas não é! É a minha e nada que eu faça em minha vida é errado porque é minha vida", acho que ainda nao tinha parado pra enxergar minha mao no volante desta maneira tão categórica.
    brigado, tinha que ouvir isso!

    [j]

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway