Google+ Estórias Do Mundo: PASSADO: Primeira Vez ou As coxas do Gato.

domingo, 1 de outubro de 2006

PASSADO: Primeira Vez ou As coxas do Gato.

Entre brincadeiras infantis, um vizinho me mostrou algo novo. Fábio. Um toque em partes nunca antes tocadas. Uma sensação nunca antes sentida. Entre brincadeiras. No escuro. No quintal de uma casa abandonada. Dois meninos se descobriram. Inebriados. Envolvidos. Perdidos. E hoje adulto, foi numa aula de Prática de Ensino, que numa frase da professora, entendi que naquela época eu não era mais do que um dos meninos do trapiche de Capitães da Areia, de Jorge Amado. Já leram?
Capitães da Areia conta a história de um grupo de meninos de rua, que vivem entre o porto e a praia de Salvador, na Bahia. Meninos sem lar. Sem pais. Sem carinho. Sem amor. Estes meninos se amavam. E mesmo quando o padre ou os homens adultos disseram ou q era pecado ou que diminuía a honra de um homem, os meninos não conseguiram parar de se amar. Porque aquele amor supria uma carência. Supria. Alimentava. Ocupava um espaço vazio que as familias deveriam ocupar. Aqueles meninos estavam tão sós que precisavam do calor um dos outros. E este calor estava nas coxas um dos outros.
Fui criado, então, numa familia que não se toca. Fui criado entre irmãos que não se abraçam. Por Freud! Eu me entreguei sim ao primeiro que me ensinou o que era carinho. As mãos infantis dele que cuidavam de mim. O desejo infantil dele que precisava de mim. O amor infantil dele que só tinha a mim. Entreguei-me a ele de corpo e alma. Aprendi com ele, durante anos, como o carinho era bom. E fui castigado por isso, brutalmente.
Mas como afastar um menino viciado em carinho de seu vício, brutalmente? Efeito oposto, claro! Mas agora o segredo, sabia-se, era necessário. Não poderia mais ser ali. Não poderia mais acontecer sem uma desculpa. Então resolvemos brincar. Éramos crianças não? Somos crianças. Meninos. Meninos bricam. Tantas brincadeiras. Tantas aventuras. Não há melhor desculpa!

Um comentário:

  1. Menino.. tocaram em cada lugar meu.. que as coxas perderam a graça.. hahahahahaha..
    |
    Enfim, acho que Li capitães de Areia..
    |
    vizinho safdo, todos temos, lembra do douglas? filho da baba? me pegava de jeito na edícula.. No Fundo da casa Hahaha...

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway