Google+ Estórias Do Mundo: Vênus Em Conjunção Com Mercúrio Natal

terça-feira, 30 de julho de 2013

Vênus Em Conjunção Com Mercúrio Natal

, em Natal - RN, Brasil


Foxx: Eu sou um lixo, né?
BrunoEtílico: Não, porquê?
Foxx: Por que devo ser e é por isso que os homens me tratam como me tratam.
BrunoEtílico: Você deixa ser tratado assim. Já devia ter cortado tudo com esse garoto feio que você insiste em chamar de Menino Bonito. Devia ter cortado bem antes...
Foxx: Não falo dele especificamente. Já terminamos, ele escolheu outro, mas ele só fez o que todos fazem e sempre fizeram: nenhum homem, nenhuma pessoa com um gene masculino, seria capaz de gostar de mim.
BrunoEtílico: Ele fez isso porque você deixou, mesmo sabendo que o cara não ia querer nada.
Foxx: Posso te fazer uma lista de nomes aqui de pessoas que agiram como ele. Ninguém nunca quer. Minha burrice é me envolver com algum homem ainda nesta vida.
BrunoEtílico: Eu não posso nem falar p'ra você tentar mais, porque você acaba encontrando esses homens podres, feios, interesseiros, não sei, de verdade, como você consegue arranjar tantos deles. Gente que suga e você acaba se deixando ser sugado porque as possibilidades que se apresentam pra você acabam sendo essas.
Foxx: Sim, é exatamente isso que acontece. E este tipo de pessoa aparece na minha vida porque, na verdade, apesar do que eu acredito, eu não tenho nada de bom para oferecer a ninguém.
BrunoEtílico: Tem, claro que tem! Um exemplo: sua amizade. E amizade é a base de um relacionamento amoroso, junto ao sexo. Mas existem outras coisas que impedem, por exemplo, em como se processa o amor hoje em dia, no jogo de conquista do próximo, a vulnerabilidade não é atraente.
Foxx: Então está bem difícil de eu ter algo atraente, porque como essa vulnerabilidade existe porque eu estou sozinho, e, de fato, eu sou um lixo de pessoa que não traz nada para ninguém, continuarei sozinho e cada vez mais vulnerável, então, cada vez menos atraente... como sou uma merda que só merece a morte mesmo, então... por que não me mato agora né?
BrunoEtílico: O que quero dizer sobre vulnerabilidade é que, no seu caso, você não vê como é um bom amigo e não se aproveita disso como qualidade para alguém interessante, acaba tendo como oportunidade apenas esses homens sujos que você topa e se deixa ferir. Até mesmo se algum michê te oferece programa, bem, o trabalho deles é arranjar clientes em potencial, sua vulnerabilidade é atrativa, então eles acabam se valendo disso. Aí você se afeta com isso, se afeta com investidas de gente que está trabalhando,  e fica mais vulnerável, é um círculo vicioso.
Acerca dos não-michês: você tem se entregado muito fácil, talvez por conta também dessa fragilidade que te maltratou durante tanto tempo, aí, vem um otário e se faz em cima de você, usa pra sexo e depois dá tchau: mau caratismo deles, mau julgamento seu! E essa cadeia vai se alimentando.
Por isso, você está num ponto que só vê o suicídio como saída, porque está se deixando afetar com tudo, mas não vejo o suicídio como a melhor saída porque "cortar um problema pela raiz" é mais do que eliminá-lo, é contorná-lo, ou seja trazê-lo a seu favor na essência. A partir do momento em que você entender isso, compreenderá que essa raiz dos seus problemas não é você estar vivo. Porém, a fragilidade lhe afeta a ponto de fornecer medo e optar pela atitude simples, que é a morte. Ou seja, preferirá o lamento ao invés de parar para refletir, raciocinar e agir à favor de uma saída menos simplista como essa que a dor te possibilita.
Eu espero, de verdade, que um dia você entenda isso...
Foxx: Eu entendo.
BrunoEtílico: E mais: entenda que se bastar é a melhor coisa de todas. Porque você estar tão frágil é muito ruim, porque você terá medo de tudo, pensará no simples (a morte) como solução. Você é inteligente demais pra preferir o fácil. 
Foxx: Eu só acho, às vezes, que você não entende o que eu passo, como dói, acha que é simples, porque você nunca se sentiu uma solidão assim.
BrunoEtílico: Olha, eu entendo, mas você está certo, eu nunca senti nada parecido. Sendo assim, você está meio certo.
Foxx: E eu não discordo de nada do que você falou, nada mesmo! Eu só acho que nunca haverá diferença, Bruno, porque nunca vai existir um homem, um ser humano, que me trate diferente.
BrunoEtílico: É engraçado! Como o mundo é tão grande e a gente generaliza a infinitude de possibilidades de acordo com o nosso microcosmo. As certezas que traçamos a partir do que deveriam ser só experiências.
Foxx: Meu amigo, você sabe que não foram "experiências", ninguém nunca foi simplesmente capaz de gostar de mim.
BrunoEtílico: Experiências, de qualquer forma!
Foxx: O que é muito engraçado é eu acreditar que sou um príncipe, mas, na verdade, eu sou desprezível, uma pessoa nojenta.
BrunoEtílico: Não é, não.
Foxx: Sou, Bruno. É por isso que ninguém pode gostar de mim, porque sou nojento!
BrunoEtílico: Eu acho que você busca pessoas nojentas.
Foxx: Como você pode ter certeza que são eles? De que eu não sou o culpado por tudo isso?
BrunoEtílico: Realmente, eu não posso. Pode ser que você também seja culpado, mas pelas experiências que você me relata, você só tem se envolvido com pessoas podres e se deixado afetar por gente pequena, por gente pequena ou/e gente que tá trabalhando (os michês, no caso).
Foxx: Mas você sabe que nunca tive outra opção, não é?
BrunoEtílico: Não sei, o que eu sei é que as opções que você tem se apegado eram, na maioria, ruins, pra não falar todos.

27 comentários:

  1. Muitas coisas acontecendo ... e eu caçando algo pra dizer embora já tenha falado. Mais os dias maus sempre vem é bíblico ... e é o mal talvez dos jovens adultos se sentirem sozinhos e não terem parceiros porém quem disse que eles são realmente SUJOS? E se estão SUJOS porque não podem ser limpos? É muito relativo essas coisas e a questão é delicada demais se voce pudesse ler ou tivesse um interesse indicaria um livro chamado "A terrível intimidade de Maxwell Sim do Jonathan Coe que aborda questões parecidas com essa situação do texto... Em contra partida fico pensando e se tudo tivesse dando certo com os caras "sujos" como seriam seus pot's aqui? De um cara apaixonado ou contando os estresses de um relacionamento ? Não sei apenas torço pra dias melhores na questão relacionamento afetivo que a primavera (parece meio gay mais é) chegue logo porque Eu particularmente não gosto de ver essa situação de "infelicidade". Thomas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, Thomas, nem consigo imaginar o que eu escreveria aqui se eu tivesse um lindo relacionamento, nem consigo imaginar como seria se minha vida fosse feliz.

      vou tentar me dar como presente de aniversário o livro que vc me indicou.

      Excluir
  2. Bem, vamos lá: nem vou me deter nesse lance de suicídio! Não é apenas uma solução fácil demais, mas, primordialmente, muito covarde. Implica em desistir, na pior acepção da palavra. Pelo que você conhece da minha vida, acredito que saiba o que eu penso sobre desistir, né?! E que catzo de leonino é você?!

    Queria chamar a sua atenção para um fato, que considero importantíssimo: a vida, os fatos que compõe a vida, não obedecem nunca a um processo de caráter indutivo! E você insiste, emperra, diante do raciocínio mais indutivo que eu conheço. Você tem a experiência “a”, quem não deu certo... a “b”, “c”, “n”... e chega à brilhante conclusão que nenhuma experiência nesse mundo irá dar certo. Entende isso? Você quer estabelecer uma “verdade universal” com base apenas no conhecimento de certas experiências. Aí você pode dizer que foram muitas, foram todas até o momento da sua vida. E eu digo que são ínfimas diante do universo de experiências que ainda existem por aí. Percebe a diferença de pontos de vista?

    Mais uma coisa, que o Gato já comentou por aqui (por falar em Gato, tem notícia dele?): pensando “cartesianamente” (rsrsrs), todo grande fato é sempre composto de pequenos fatos. Eu penso (só penso, pois não te conheço suficientemente) que você não dá muito valor aos pequenos fatos, às coisas simples. Concordo que encontrar o “amor da nossa vida” é algo muito importante. Mas, a nossa vida é apenas isso? Eu sempre quis encontrar o amor, mas não vivia procurando, não tornei esse desejo no objetivo central da minha vida. E ele apareceu, de uma maneira bem simples, fora que eu não era mais um jovenzinho (tinha 28 anos), em um ambiente onde não é suposto, a priori, se encontrar o amor.

    Eu teria que comentar também sobre essa questão dos “ambientes”, mas já fiz isso em um outro post seu. Continuo achando que suas “amostras ambientais” são por demais “viciadas”, estatisticamente falando, tá!

    Espero não ter sido muito rude com você. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, querido, vc não foi em nada rude. definitivamente o que vc fez foi não ser rude.

      agora respondendo:
      eu acho que desistir é um opção bastante válida sim. não acho o suicídio uma tentativa covarde, acho extremamente corajosa, eu não a tomo por pura covardia, porque tenho medo do que pode me acontecer (espiritualmente falando). e, de fato, eu sou leonino com ascendente em touro, deveria ser a pessoa mais obstinada e teimosa do mundo (no segundo ponto acho que todo mundo aqui vai dizer que estou no caminho), porém também os leoninos-taurinos precisam de um chão seguro para pisar, e é isso que me falta, como posso caminhar a frente se não existe mais estrada? se só existe um lamaçal que eu afundo a cada passo que dou para frente?

      de fato, meu ponto de vista é exatamente este de caráter indutivo que vc descreveu, Adriano. Eu realmente estabeleci uma verdade, não digo universal porque eu não acho que ela sirva pra vc ou pra qualquer outra pessoa, ela só serve pra mim, ela explica a minha vida. talvez seja culpa do meu pensamento historiográfico, mas eu não consigo imaginar um mundo futuro que não reflita características presentes no passado, como eu posso simplesmente imaginar um mundo em que eu fui amado se eu nunca experienciei nada assim? eu não duvido que existam inúmeras outras experiências de vida por ai, vc encontrou o amor, o Gato encontrou o amor, TODOS os meus amigos, sem exceção, estão namorando, então é óbvio que o amor exista, contudo eu não posso, eu não consigo imaginar que eu possa tê-lo em minha vida porque nunca o tive antes.

      em terceiro lugar, quem disse a vc que tem algo na minha vida, Adriano? minha vida é vazia, amigo, totalmente vazia; eu não tenho sonhos ou objetivos, nada. absolutamente nada. eu levanto todos os dias como um zumbi, vou trabalhar, faço as tarefas que eu tenho que fazer no dia e volto para dormir de novo. vc fala que eu deveria aproveitar as coisas pequenas da vida enquanto não encontro o amor, mas não existem, querido, estas coisas pequenas. eu apenas acordo sozinho, como sozinho, vou para o trabalho sozinho, trabalho sozinho, faço cursos sozinho (invento cursos para entupir meu tempo e eu não ficar pensando coisas como me matar), essa é minha vida. existem segundos de luz quando meus amigos têm tempo para sair comigo que eu tenho um alívio, mas isso é raro já que eles todos têm seus namoros e casamentos para dar conta. quando havia algo pelo quê batalhar, era realmente mais fácil, mas agora não existe mais nada, meus sonhos morreram todos, não há pelo que lutar.

      Excluir
    2. Foxx, meu amigo, quando eu falo em verdade universal, estou me referindo à “sua verdade”, ou seja, dentro do seu universo de possibilidades você já “marcou” como definitiva essa verdade. Que é indutiva e, portanto, não faz o menor sentido! Mas, não vou mais repisar esse item, você já entendeu. Embora não aceite.

      Só mais uma coisinha (rs) que esqueci de escrever anteriormente: você havia dito que não consegue se relacionar com pessoas mais velhas que você. Até deu uma “explicação” (que, de fato, não explicada nada!) sobre isso ser influencia da educação que você recebeu. Logo, dentro do seu “universo de possibilidades”, você já excluiu, a priori (de novo essa palavra!) todas as pessoas mais velhas. Entende onde eu quero chegar? Um exemplo simples: eu, por ser mais velho que você, não faço parte desse seu universo... certo?

      Excluir
    3. Oi Adriano...
      Não é uma questão de eu não aceitar, eu aceito, inclusive aceito que ela não faz o menor sentido, mas eu não consigo pensar diferente sabe? me sinto um idiota se ficar pensando que é possível de repente alguém olhar pra mim e se interessar, por ex; me sinto um idiota em planejar fazer um concurso e mudar de cidade, todas estas coisas que envolvem algum tipo de sonho... de verdade, me sinto um idiota em ficar sonhando porque sei que vou apenas me frustrar novamente. então não é o caso de eu não aceitar, eu não consigo agir de outra maneira, não consigo.

      sobre as pessoas mais velhas, eu não excluo as pessoas, eu não excluo ninguém, mas eu normalmente não me relaciono com pessoas mais velhas do que eu. normalmente. até porque como tenho amigos mais jovens acabo frequentando lugares onde sempre tem pessoas mais jovens do que eu... é um circulo vicioso, eu sei.
      como também sei que minha explicação foi muito rasa, mas é a única que faz sentido sobre como fico sem jeito, inseguro e tímido quando estou cercado por pessoas mais velhas do que eu que sempre representaram figuras de autoridade, sempre foram professores, tios, pais, meus irmãos mais velhos, eu não tenho nenhum amigo (íntimo) mais velho do que eu.
      fiquei algum tempo tentando entender o que vc está falando quando se refere a "universo de possibilidades", fico pensando aqui: "possibilidades de que?", será que vc está dizendo que eu excluo estas pessoas mais velhas do meu universo de possibilidades de encontrar alguém para um relacionamento? se for o caso, esses homens precisariam aparecer na minha vida para que eu dissesse não a eles, não é? tudo bem que o fato de eu frequentar lugares mais jovens me faz não encontrar este público facilmente, porém eu tb frequento (normalmente sozinho) outros ambientes, kd então esses homens se apresentando a mim no lugar de garotos de programa me oferecendo programa dentro de livrarias?

      Excluir
  3. Fundamental é ser feliz sozinho (conselho de alguém que não consegue, mas...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não acredito que alguém possa ser feliz sozinho, Edu, mas eu espero aceitar a solidão algum dia e viver bem. pra mim isso basta.

      Excluir
  4. "E mais: entenda que se bastar é a melhor coisa de todas. "

    Essa frase do Bruno foi super acertada Foxx. Parece que vc está tendo uma recaída. Tem estado tão bem nos ultimos meses, teve tantas conquistas boas. Pense nisso!
    Palavras como desprezível e nojento não se encaixam em voce de maneira nenhuma. Essa fragilidade de que o Bruno fala, pode ser a causa de voce se ver de maneira tão negativa. Fortaleça-se rapaz. lembre-se das ultimas conquistas profissionais e pessoais. Siga em frente e esqueça-se dessas pessoas que nada te acrescentam.
    Abraços lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conquistas profissionais e pessoais? quais conquistas? onde? kd? isso nunca aconteceu, Margot, eu tive imensas perdas profissionais e pessoais e sobrevivi a elas, cai e me levantei, mas se levantar depois de uma queda não é uma conquista, é apenas voltar para o lugar onde estava. um bom ex: eu hoje recebo o mesmo salário que eu recebia há 7 anos atrás, antes do doutorado, não é uma conquista depois de ter estudado tanto conseguir voltar ao lugar exato que eu estava, profissionalmente, 7 anos atrás, é uma recuperação de fato para quem estava pior, mas não enxergo como "conquista". e, pessoalmente, ainda mais: voltar a morar sozinho é novamente voltar a situação que eu estava quando vivia em BH, não é uma conquista, eu apenas voltei ao lugar que eu estava antes. Podemos dizer que eu deixei o fundo do poço, não estou mais com água até o pescoço, mas ainda não estou na luz. Isso é um fato.

      Excluir
  5. É, a frase foi:
    "E mais: entenda que se bastar é a melhor coisa de todas. "
    Não tem como fugir meu amigo, é vc !
    E só pelo fato de vc se achar tanto, vc não é !
    Vamos que vamo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe, Marcos, mas eu não entendi.
      "e só pelo fato de vc se achar tanto, vc não é!", me achar nojento, desprezível, um lixo?

      Excluir
  6. Todos já disseram tudo que eu poderia dizer.
    Bjux

    ResponderExcluir
  7. Foxx acredito que você, a partir do momento que diz que não tem sonhos, que não tem objetivos e se chama de lixo, passa a ser lixo. Eu não acredito nesta sua afirmação. Concordo com o pensamento do Adriano de que você esta sendo um indutivista ingênuo. Acho que você ta tendo uma crise pessimista muito grande baseado em coisas que você tem vivido. Mas só porque até o presente momento você não conheceu alguém que se interesse verdadeiramente por você não quer dizer que você não vá encontrá-lo nunca.
    Olha se você continuar nesse jogo de pessimismo é bem capaz da pessoa "certa" passar por você, e você de cabeça baixa lamentando pelas coisas que ainda não aconteceram não vai sequer percebê-lo.
    Cara eu também nunca namorei. Estou em meus 26 anos, não assumido, fingindo ser algo que não sou etc...
    Mas não deixo de sonhar nunca. A cada dia que passa eu traço mais e mais objetivos pra minha vida.
    Se não está dando certo aonde você está então tenta em outro lugar, sei lá. Faz um concurso pra outra cidade, muda de vida, frequente outros tipos de locais ... tem que continuar vivendo rpz!
    Espero que você passe por mais essa fase e se permita ser feliz.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. demorei bastante para achar uma resposta para você, Cocada, mas acho que o que posso dizer é te perguntar: e se fosse vc?
      eu sou exatamente 6 anos mais velho que vc, se daqui há 6 anos vc tivesse cada sonho seu arrancado do seu coração e transformado em pó na sua frente? quando eu tinha 26 anos eu estava exatamente no seu lugar, cheio de projetos, chegando em Belo Horizonte, conhecendo pessoas novas, sonhando com novas oportunidades, nada disso aconteceu, e eu voltei, agora com 32 anos para o exato lugar que eu estava com 26, emocionalmente e profissionalmente, eu queria que vc fizesse esse exercício: vc estaria feliz se daqui a 6 anos estivesse no exato mesmo lugar que está agora?

      se vc responder sim, nem continue lendo isso, se a resposta for não, então talvez vc entenda a situação que eu estou agora. eu parei de sonhar, eu não traço mais objetivos na minha vida, e tenha certeza que eu não estou dizendo que vc deve fazer o mesmo na sua vida, só quero que vc entenda que eu não consigo mais fazer isso, não consigo, por exemplo, ter coragem para tentar um concurso para outra cidade, soube de dois agora, inclusive, mas eu não tenho coragem de tentar, não tenho coragem de largar minha família aqui e meus poucos amigos para tentar de novo em uma cidade estranha e continuar lá sozinho, vivendo a exata existência que eu vivo aqui, pra quê? pra quê tanto esforço se no fim vou terminar no exato lugar que estou agora?
      espero que vc me entenda...

      Excluir
    2. É Foxx pelo que você passou é realmente repressor pra qualquer ser humano. Nem me sinto no direito de comparar sua situação com a minha pois como você mesmo deixou claro, são momentos diferentes.
      Quando me formei achei que finalmente eu iria começar a viver minha vida sendo independente. Isso não aconteceu e tive que retornar para minha cidade no interior onde não tinha amigos e muito menos pessoas que pudessem confortar. Eu estou aqui, nessa cidade, literalmente só. Não saio para lugar algum, até mesmo porque não tem para onde sair, a não ser para bares ou lanchonetes locais.
      Não bancar o superior e dizer que isso não me afetou no começo, pois de fato me causou uma depressão terrível.
      Bicho, chegou uma hora que ou eu me matava ou tomava alguma atitude. Então decidi fazer alguma coisa, e te digo que foi a melhor decisão que tomei. Em breve vou sair dessa cidade, dessa situação pra começar a viver.
      Se eu vou encontrar alguém ou não? quer saber foda-se. Acho que ficar pensando nisso é perda de tempo enquanto tantas outras coisas importam mais na vida, como por exemplo o lado profissional.
      Vou batalhar agora por outros sonhos que sempre tive: casa, carro, amigos, viagens, cursos etc...
      Parece que você da tanta importância pra essa coisa de "ser/estar/morrer sozinho" que se esquece que a vida não é só isso e que você é uma pessoa super inteligente, que pode conquistar e construir tanta coisa... basta se liberar dessa perseguição desenfreada de projetar sua felicidade sobre a estadia de outro ser humano em sua vida.
      Bicho, por enquanto minha mão com meus cinco dedos basta. E essa eu sei que nunca vai me abandonar!

      Excluir
    3. Pois é, meu querido, são momentos diferentes mesmo. Vc está no exato ponto que eu estava aos meus 26 anos quando terminei o meu mestrado e fiz meus planos para Belo Horizonte, pensava exatamente como vc está falando aqui.
      Agora, primeiro, acho muito feio vc falar que eu devia não dar importância ao fato de estar sozinho e sim e tratar de outros pontos de minha vida... primeiro porque isso é de uma arrogância imensa afinal não cabe a ninguém definir o que deve ser prioridade na vida de outra pessoa, não acha?
      Segundo, porque, na minha vida, se vc voltar um ano atrás aqui nesse blog, exato um ano atrás, verá que o meu tema é basicamente trabalho porque eu estava preocupado com isso, e agora não estou mais. Estou num trabalho que não é o meu sonho, aquilo que eu planejei com 26 anos, porém eu estou bem onde estou. E como todos os meus sonhos morreram, não tenho mais a expectativa de conseguir nada mais do que isso que tenho hoje. Sendo assim, não é que eu dê muita importância para o fato de "ser/estar/morrer sozinho", é porque as outras coisas que vc fala que eu poderia conquistar ou construir eu já larguei mão, obviamente é uma opção minha, eu que decidi não fazer concursos fora de Natal e, com isso, só me resta esperar uma oportunidade aqui. Esperar o dia que haja um concurso aqui e ir levando até lá com o pouco que tenho.
      Então não é que eu dê importância somente a estar sozinho, é que este é meu único problema DE FATO. Não há nada além de esperar no setor profissional, não há nada além de cozinhar meus pais em fogo baixo a minha aceitação, quando não existe nada o que fazer, não existe problema. Meu único problema é esta situação porque eu não sei como me comportar, se luto, se desisto, se viro puta, se gasto todo meu dinheiro sustentando garoto de programa, eu simplesmente não sei o que fazer, e por isso este é um problema, porque eu não sei o que fazer...
      Mais um ponto que vc tocou. Quando vc falou que os seus cinco dedos te bastam. Cocada, meu problema não é sexo, eu posso ter alguém para dar pra mim ou me comer em cinco minutos, meu problema é que nenhum desses caras quer algo além de sexo, eu posso sair para qualquer balada de Natal e beijar 3, 4 caras em uma noite e levar o mais bonito para minha cama no final, eu posso fazer isso, sou bonito o bastante para isso; meu problema, repito, é que nenhum desses homens quer nada mais que sexo comigo. Então, infelizmente, minha mão não me basta porque meu problema não é sexo, é falta de companhia. O que me falta é alguém para ir ao cinema domingo a tarde e dormir de conchinha, não é sexo.

      Excluir
  8. Oi... Caro Fox acompanho seus relatos apesar de comentá-los muito pouco mas recaída agora não.
    Você estava tão animado com tudo o que estava se passando, tanto do lado profissional quanto pessoal, e agora porque uma relação não deu certo você aponta como unico culpado você mesmo?
    Fica se xingando como se fosse a pior criatura do mundo? Voltou a falar em suicídio... Pare com isso.
    Todo mundo quer um amor mas se não se amar... Não atrai ninguém.
    Abraços !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai ai, odeio quando falam que eu não me amo.
      gente, entendam, quando penso em morrer é porque quero me proteger, eu me amo, posso não amar minha vida que é uma merda, porque ela é uma merda, ora, quem ama uma vida de merda?, mas a mim eu amo sim, tanto que tento me proteger de todas as formas possíveis. pense em mim como as mães dos escravos que matavam os filhos para evitar que eles se tornassem escravos, faziam por amor, é também por amor a mim mesmo que eu penso.

      Excluir
  9. Dizer mais o que né? o Bruno foi sábio ... eu acho!!!

    ResponderExcluir
  10. Bruninho mandando ver, hein... deve ser a porção "etílica", nzé? Hehehe!

    ResponderExcluir
  11. Bem, todos já disseram muito mais do que eu saberia dizer, especialmente o Adriano e o Cocada, mas pensando bem, mesmo que eu tivesse a capacidade argumentativa e a capacidade reativa referidas, respectivamente pelo Adriano e pelo Cocada, acho que de nada adiantaria neste momento.

    Muito já foi dito, tudo muito certo, então eu só posso acrescentar mesmo um pouco da minha experiência pessoal com esse véu negro que nos atinge. Então, meu caro Foxx, vou dividir com você minha pequena experiência, e talvez possa servir pra você começar a sair dessa.

    Obviamente não tenho a pretensão de ensinar nada, até porque minha vida, se a maioria conhecesse, e você conhece um pouquinho, o suficiente, ia achar que é uma merda total, mas vou dizer-lhe apenas o que acho, em poucas palavras. (nem tão poucas pq não consigo)

    O nome do que você tem, no momento -- e provavelmente em boa parte de sua vida, pois essa coisa vai se desenvolvendo, se instalando aos poucos, e história, motivos, pra isso você tem de sobra -- tem nome. Um nome científico e hoje em dia perfeitamente, na grande maioria dos casos, tratável, curável, se preferir esse termo. Chama-se depressão.

    Quando a gente está assim, não enxerga nada, vai ficando de um jeito que não consegue mais ver graça nem na comida que come, vai ficando difícil respirar. Você ainda não chegou a esse ponto, e espero que reaja antes. Só pensamos na morte como solução (pra minha sorte, eu sempre fui covarde para fazer isso; se não me matei, se não me joguei do décimo terceiro andar onde trabalhava foi simplesmente por medo). Agora, nada que falarem pra você agora vai entrar. Você tem que reagir e buscar ajuda.

    E no seu caso há um complicômetro maior ainda. Sua inteligência, neste momento, trabalha contra você, porque pra todo argumento você terá um contra-argumento inteligente. Mas prejudicado: não posso chamar de verdadeiro, meu eu verdadeiro, ou aquele que eu quero que seja e luto para que seja o eu verdadeiro, nada que crio, penso, imagino, quando estou deprimido, quando estão faltando alguns receptores, neurotranmissores etc, etc... A gente simplesmente vê tudo preto! O pessimismo toma conta! E nos parece uma verdade imutável.

    CONTINUA

    ResponderExcluir
  12. Gostaria muito que você entendesse que existe um processo químico aí, que se estabelece na nossa vida pela nossa maneira de ir regindo às barbaridades que vão aparecendo. Mas tem tratamento, sim. Se eu não acreditasse, não estaria mais aqui, e nem ia gastar teu tempo falando essas coisas aqui. Ok, não precisa acreditar em mim, mas você pode consultar gente bem mais inteligente e experiente a respeito.

    E você sabe, bem, que além da depressão eu tenho outros medos sempre me rondando. Mas eu aprendi que a gente não tem o direito de desistir. Essa vida é um grande mistério. Não sei porque nem quem me deu a vida (embora tenha minhas crenças, não quero nem tenho a pretensão de imaginar que estou certo), então vou lutar até o fim! Já que paguei o ingresso, fico até o final da apresentação. E sofrendo o mínimo possível. (sofrimento é inevitável na condição humana, mas não só de sofrimento é feita a vida)

    Então, meu caro, eu procuraria um(a) médico(a). Bom. Psiquiatra mesmo. Não é fácil, nem é rápido, porque esse tipo de terapia quase sempre exige um período de teste e adaptação à medicação. As vezes dá certo logo de cara, as vezes o nosso organismo não reage bem com um, é preciso ir tentando.

    Mas jeito tem pra tudo. E um homem como você sabe disso. Apenas, nesse estado, isso não é possível. Eu tenho a pretensão de dizer que entendo um tiquinho como você se sente, posso imaginar (ok, a partir de meu universo limitado, mas é só o que tenho pra tentar imaginar). Gostaria muito que você acreditasse. Muito mais gente do que você imagina passa por situações assim, e às vezes não dá mesmo pra sair do buraco sem ajuda, química inclusive.

    É o que eu penso. É minha experiência. Desejo que você encontre seu caminho, o quanto antes.

    Ok, tratar com remédio e depois quando tira? O remédio seria como colocar óculos. Nos permite ler o que tem que ser lido, e não ficar imaginando coisas a partir de um texto que nem estamos enxergando direito. Aí a gente vai ver que o texto não era em chinês ou javanês, como pensávamos. Aí a gente consegue ir lendo, e saindo do buraco. Claro que não é pra ficar dependendo do remédio a vida toda. Mas chega a um ponto em que é o melhor a se fazer. Depois você supera e aprende a andar sozinho.

    Você pode jogar no lixo tudo isso que todo mundo falou, especialmente o que eu falei, mas eu não ia conseguir me olhar no espelho se tivesse deixado de dividir isso com você neste dia.

    Grande abraço e muita força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu querido, Alex, eu não jogaria suas palavras no lixo de forma alguma. sua opinião tem muito valor para mim, mas eu já procurei psicólogos que me garantiram que eu não tenho depressão, eu estou infeliz; se eu for a um psiquiatra ele COM CERTEZA vai me empurrar remédios, meu medo é eu simplesmente me dopar e ficar amortecido. eu, sinceramente, não acredito que eu tenha alguma doença, alguma falta de neurotransmissores, eu tenho momentos que me sinto bem, inclusive há pouco tempo eu estava falando somente sobre coisas boas, mas minha vida é sim vazia, sem caminhos, sem sonhos, sem coisas novas a se desenvolver... não é por causa de neurotransmissores é pq os meus sonhos morreram e não nasceram novos...

      mas retornarei, farei uma nova avaliação, quem sabe estou enganado...

      Excluir
  13. "E mais: entenda que se bastar é a melhor coisa de todas."
    - Isto na minha opinião é a base de tudo!!!

    E vou falar mais, eu sei pelo que você passa, nós passamos pelas mesmas coisas, só lidamos de forma diferente, eu me fecho, finjo que sou forte, transo loucamente e quem sabe num destes erros vou encontrar o certo.. ou não.. enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, lidamos de forma completamente diferente... vc se fecha, eu me abro, aceito as coisas como elas são, vc se protege, eu não me importo de ser atingido, leve em consideração que eu continuo conhecendo pessoas, não tanto quanto vc, realmente, mas eu continuo, mas ao contrário de vc eu me permito conhecê-las de verdade e me envolver com elas, quando isso acontece com vc, vc corre como o diabo da cruz...
      vc disse bem: você finge que é forte. FINGE! eu não finjo nada, eu sou claro, direto e sincero, eu não quero, nem vou fingir algo que não sou. eu me recuso, porque sinceramente seria muito fácil, pense bem... eu não poderia mentir? eu não poderia só contar coisas boas quando acontece comigo? contar somente as vitórias, as transas, as noites em boates, as piadas em mesas de bar? podia, mas não é como eu lido com meus sentimentos, jogando eles para debaixo de um tapete e esperando que eles se dissolvam por lá, longe dos olhos das pessoas, fazer isso me faz mal, como para vc deve fazer mal expor-se como eu faço.
      E me desculpe, Otávio, mas se sua opinião é que se bastar é a melhor coisa de todas, pare com essa sua vida de chasing cocks porque tudo o que vc não está fazendo é se bastando, ou vc acha mesmo que alguém que se basta transa loucamente com desconhecidos por ai? estamos de fato em extremos opostos, e eu respeito de verdade o seu comportamento e a sua forma de lidar com os seus sentimentos, mas podemos dizer que vc faz a mesma coisa comigo? vc respeita a minha forma de lidar com os meus sentimentos?

      Excluir
    2. Totalmente respeito!! Acho que cada um tem um jeito de lidar com as coisas!!!

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway