Google+ Estórias Do Mundo: Não Precisa Se Desculpar

sábado, 1 de dezembro de 2012

Não Precisa Se Desculpar

, em Natal - RN, Brasil

Conversava eu, através do MSN, com um segundo menino que conheci por causa do Manhunt.
Ele me pergunta a certa altura da conversa:
-  Então, cara, porque você, tão bonito e inteligente, está solteiro desde que voltou a Natal?
Eu havia mentido para ele, usando os conselhos que o Gato e o Bernardo haviam me dado. Disse-lhe que namorava quando estava em BH, mas que não tinha namorado desde que voltara a Natal.
- Não sei, meu caro. Acho que é alguma coisa com o povo dessa cidade. Mas, eu devolvo-lhe a pergunta, professor universitário e lindo do jeito que você é: por que está solteiro?
Ele demora poucos instantes para responder.
- Acho que as pessoas em Natal não gostam do meu tipo, sabe?
- Seu tipo? Pergunto.
- Sim, meu tipo. Eu sou afeminado e as pessoas sempre que me conhecem se incomodam com isso. É um problema para você eu ser afeminado?
Eu já havia notado pela webcam que ele era efeminado e respondi sem pestanejar:
- Claro que não! Não vejo o menor problema em você ser efeminado, isso é normal...
Ele me mandou uma emoticon sorridente, neste momento, e eu achei que poderia falar mais sobre mim, já que ele estava se abrindo daquela maneira.
- Para dizer a verdade... eu também sou um pouco efeminado.
Ele então ficou vários minutos em silêncio que tive que chamá-lo novamente a conversa.
- Oi? Você ainda está ai?
Ele respondeu hesitante. Dava para ver o quanto ele estava escolhendo as palavras, pelo tempo que permaneceu digitando.
- Sério que você é afeminado? Na câmera você parecia tão macho. Sua barba e tudo mais. Uma cara de homem.
- Sim, sou sim - e repeti a pergunta dele, em tom de brincadeira - Você tem algum problema com isso? E encerrei com um sorriso.
- Na verdade - respondeu ele - eu não gosto muito não.
Foi aqui que parei chocado por um instante. Eu não sabia o que responder e ele ficou em silêncio do outro lado também. Eu tentei quebrar o gelo.
- 'Tá de brincadeira né?
- Não. Não estou. Não curto afeminado não, cara.
Eu parei por um segundo e pensei: "Ah, que vá tudo as favas!".
- Sério que você está fazendo comigo exatamente o que os caras dessa cidade fazem com você?
Ele não respondeu, e eu continuei.
- Você não sente nenhum remorso de me tratar exatamente como essas pessoas tratam você?
Ele tentou pedir desculpas.
- Não precisa se desculpar - conclui - não precisa mesmo. É bom que agora eu sei porque você está sozinho.
E o bloqueei no programa de mensagens instantâneas.




36 comentários:

  1. FOXX.Quando vejo relatos como esse que acaba de postar, fico pensando na imensa contradição que alguns gays vivenciam e nem percebem. Falo desse preconceito contra os efeminados e da busca incessante por aquilo que possa ser o mais masculino possível no outro. Isso faz lembrar que ainda hoje, no Brasil, existe entre os héteros uma certa generalização sobre os papéis desempenhados pelos gays a partir da própria definição daquilo que é gay. Pra muita gente, gay é aquele que é passivo, que faz o papel da mulher, a bicha; em suma, aquele que se desmasculiniza na relação. Quanto ao ativo, tanto faz que ela seja hetero ou gay, sua honra estará preservada. Também não é incomum alguns casais gays serem indagados pelos héteros sobre quem é que faz o papel do homem na relação. Conheço uma expressão bastante irônica que define bem essa contradição: no Brasil todos os héteros são ativos.Esse rapaz com quem você conversou adota uma postura semelhante. Não consigo pensar diferente: acredito que quando um gay, efeminado ou não, rejeita o outro por conta dos traços femininos que este possa apresentar, está na verdade rejeitando o feminino que ele também possui, mas não consegue aceitar – e que é denunciado pelo cara efeminado à sua frente como se este fosse um espelho. Não é à toa que os caras malhados fazem tanto sucesso entre os gays os efeminados nem tanto. Como ouvi dia desses de um gay maduro na porta de uma boate: são princesas em busca de um príncipe encantado num lugar onde só existem princesas. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo anônimo, é exatamente assim que eu penso! Exatamente assim! Impecável o seu comentário.

      Excluir
  2. Parece que as pessoas, a maioria delas, não está preparada para namorar os "iguais". Não quer ser descriminado por ser efeminado... Mas descrimina quem é! Pode alguém assim ser feliz? Vai entender essas pessoas. Eu imagino o quanto esse rapaz deve ter ficado desconcertado quando você perguntou a ele se ele faria com você o que toda a cidade faz com ele por ele ser efeminado. Acho que ele precisa crescer!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa! Assumir para si, na vida privada, a mesma opressão que usam contra ele! Repetir a opressão, ao invés de enfrentá-la, superando-a! Assumir para si o papel do opressor, é foda!
    Nunca vou entender, até porque, prefiro os homens delicados, educados, suaves, aos grosseiros. E, mesmo sabendo que é estranho, nunca conseguirei entender esses padrões que a sociedade ao longo dos séculos estabelecer sobre o que é ser homem, o que é ser mulher. A biologia já fez isso pela gente. O resto, é criação das nossas (da humanidade) mentes opressoras.
    Você reagiu muito bem. Especialmente riscando o cara dos seus contatos.
    Keep walking!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendo quando é um garotinho recém saído de seus cueiros, mas ele, não contei ali, era um professor universitário. ah, não tive paciência MESMO! já devia ter aprendido que homofobia a gente cura primeiro a da gente, depois cuida dos outros.

      Excluir
    2. É isso. Quem não se aceita, não se respeita e não respeitará o outro.

      Excluir
  4. "Homofobia a gente cura primeiro a da gente, depois cuida dos outros."

    Perfeito!!!

    ResponderExcluir
  5. PS: Nunca paro de me surpreender a rapidez com que os "oprimidos" assumem as posturas dos seus opressores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como historiador já vi isso acontecendo tantas vezes que a gente enxerga o processo de desenrolando...

      Excluir
  6. Amigo isso foi ntes dessas conversas que andamos tendo sobre homofobia em todos os blogs do mundo, né????

    Você não aprendeu que ser afeminado é o pior pecado do mundo.. Se vc falasse que já matou alguém ele n saia, mas afeminado Foxx... Todo mundo se sente a vontade pra dizer que não curte afeminados, até nossos bons intelectuais... Pk a menos que ele tivesse te batido o gesto era normal, uma questão de gosto oras...

    Mas olha, deixa eu te dizer algo, o conceito de afemiando é quase tão confuso qto o de homofobia.. Já vi gente muito, mas muuuuito afeminada mesmo, criticar outras por serem afeminadas e falar em terceira pessoas como se passasse muito longe dela.. Léguas de distancia... Por isso que antes de dizer vale a pena vc deixar que a própria pessoa avalie.. Creia nisso!!! De repente seja difícil pra ela dizer "meu namorado é afeminado" e seja mais fácil se enganar e considerando as coisas tal como tem se apresentado pra nós, talvez seja melhor deixar que se engane.. É a maneira dele de aceitar... Com o tempo a gente trabalha certas coisas...
    Pk olha, amigo.. N vai vir pronto não.. Num vai mesmo...


    E n sei pra que vc lançou esse post hj, só pras malditas desconsiderarem tudo que vc discutiu até agora pra achar que vc se doeu por que é pessoal, desvalorizar cada argumento por que vc vem de um lugar.. Como se todas as opiniões do mundo na viessem de um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro, eu concordo com vc, com todas as suas dicas inclusive, mas eu não esperava essa reação. O cara é professor universitário, tem um nível intelectual maior né? ai sente na pele o preconceito o tempo todo, e reage desse jeito? Eu realmente achei que ele entenderia o lugar de onde falo e que isso faria ele se tranquilizar que eu não ia trata-lo como ele normalmente tem sido tratado. Meu objetivo era esse, inclusive, tranquiliza-lo para ele saber que poderia investir em mim que "o maior defeito dele" não seria um problema para mim. Ironicamente ele preferiu me tratar como os outros o haviam tratado. É muita ironia.

      Sobre porque eu falei isso após todas essas discussões. Meus argumentos não podem ser desvalorizados porque eu sou efeminado, gente. Se isso for verdade negros não poderiam falar sobre racismo e judeus sobre anti-semitismo, não faz sentido. Inclusive, esse meu lugar de gay efeminado foi o que me fez estudar sobre homofobia e aprender o que significa isso. Todas as minhas informações são oriundas de uma tentativa de entender os processos que se dão comigo, do preconceito que eu sofro. Inclusive, não é por acaso, todas as pessoas q tem discordado de mim e de vc, Gato, nessa discussão são exatamente homens que não são efeminados, coincidência? eu acho que não.

      Excluir
  7. Rss.. Concordo com vc amigo.. Em tudo.. Mas sabe.. Gente inteligente, graduada e tals.. Vc tem lido o que tem saído, sabe??? É chato , mas é o que tem pra hj....

    ResponderExcluir
  8. Primeiro: Pare de dizer que vc é efeminado. Não por causa do preconceito, não para mentir, não para conseguir homens. Mas pelo simples fato de que você NÃO é efeminado! Já te falei isso um bilhão de vezes, acho que vc gosta tanto de ser gay e acha ser efeminado algo tão legal que vc acaba se sentindo efeminado, MAS VC NÃO É!
    Segundo: que bicha otária, velho! (gente, quando eu falo bicha eu quero dizer gay, homossexual, não no sentido pejorativo, antes de me criticarem! Eu sou bicha, uma bicha assumidíssima e com muito orgulho e eu falo bicha sim!) É perfeitamente normal não sentir afinidade por efeminados, vehos, novos, gordos ou magros - um ex namorado achava uó homens sarados, magrelos, pra ele quanto mais gordo mais tesão. Mas te pré-julgar... Amigo, you're better off without him. Foi aquilo que eu disse no meu comment do texto anterior: eu não gosto do comportamento "efeminado", mas isso não me impediu de ter um efeminadíssimo como um dos meus melhores amigos por anos. Pessoas são mais do que feminilidade.

    Essa pessoa não te merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo com vc, exatamente por isso que eu bloqueei a pessoa. não valia a pena mesmo!
      mas eu não sou efeminado? fale mais sobre isso, Bernardo.

      (eu ri com vc dizendo que eu gosto tanto de ser gay que acho ser efeminado legal kkkkkkkkkk)

      Excluir
    2. Ué, eu não te acho efeminado! As pessoas às vezes confundem educado com efeminado. É o seu caso... você mesmo confunde! (kkkkk). Sobre o carinha: é muito preconceito, não acha? (kkkkk). Não precisa responder... dá um outro post!

      Excluir
    3. Não é que eu confunda, Cesinha, mas acho que vc já percebeu que eu costumo usar a imagem que as pessoas têm de mim para me descrever, não a imagem que eu mesmo tenho de mim. Notou isso?
      Eu nunca me achei efeminado, por ex, mas as pessoas (daqui de Natal) sempre me disseram que eu era, então o que eu digo, não é como eu me vejo, mas como eu sei que as pessoas (daqui) me veem.

      Excluir
  9. Foxx seu lindo, te conheci pessoalmente e posso dizer que não te achei afeminado não. Pelo menos pros padrões que estou acostumado aqui em BH.... Será que os cabras daí são mais machos que os daqui? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk
      como eu disse no outro post. os cabras daqui (nordeste) são mais machos sim que os cabras dai (sudeste), por causa do machismo obviamente que aqui é bem pior. além de outro elemento que é característico de Natal: aqui o importante é vc não parecer gay em hipótese alguma, então como eu não ligo pra isso, destoou da fauna local.

      Excluir
  10. bicho, que escroto.

    voltei de viagem ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu ri. Tive que rir com este babaca. O cara é rejeitado por ser efeminado, mas rejeita efeminados, ou seja, ele acha que efeminados são todos passivíssimos. Como ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serginho, o que vc tem contra os passivos? kkkkkkk

      Excluir
    2. Não tenho nada contra passivos, adoro, aliás o que seriam dos passivos sem os ativos e vice versa? Na verdade eu sou a favor da versatilidade!
      Mas que o cara é uó isso é! O que tem a ver vocês dois serem efeminados? Parece que ele acha que por você ser efeminado não poderia ser ativo? Infelizmente a grande maioria dos gays ainda pensam assim, mas mulheres podem ser ativas, travestis podem ser ativos e sexo é algo que não precisa de normatizações.

      Excluir
  12. Combinemos, Mulheres são complicadas para homens; Homens são insensíveis para as Mulheres - e Bicha é uó do borogodó!

    ResponderExcluir
  13. Old story. Hehehehe! Mas se eu fosse vc ia lá dar uma surra de pica nessa bichinha requenguela... só pra ela tomar jeito, claro! Hehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So old! Mas nºao amigo, não achei minha "pica" no lixo pra sair enfiando em qualquer buraco não. kkkk

      Excluir
    2. ai foxx.. também não achei a minha no lixo..

      Excluir
  14. É por isso que eu gosto do FOXX
    não importa nada, ele vai sempre respeitar a forma dele de pensar, não vai pelos outros...

    fez bem queridão! muito apoio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brigado, seu lindo!
      mas isso é realmente uma coisa q eu não faço. talvez seja meu maior erro, mas não vou me violentar para agradar outro. já fiz muito e não faço nunca mais.

      Excluir
  15. FOXX, não consegui mesmo terminar este texto sem rir... e um dos seus últimos textos era sobre preconceito.. Só me pergunto uma coisa... como pode né... o cara tem preconceito até com ele mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como pode, não é, Otávio?
      e é muita ironia na vida da pessoa... hehe

      Excluir
  16. Oi...Poxa, o cara não se gosta. Tem preconceito para com ele mesmo. Teria a mesma reação que você.
    Abraços Foxx !!

    ResponderExcluir
  17. É engraçado como EU POSSO SER PRECONCEITUOSO COM O OUTRO, maaaassss... abomino o preconceito comigo.

    Espetácular o texto e sua conversa, quem sabe o cara muda, ou se muda de Natal!

    ResponderExcluir
  18. Geeeeeentchy! Tantos comentadores tensos! Não achei postura homofóbica da bee. Ela apenas não sente tesão em alguém como ela. Ela é só uma passiva que não tem vontade de dar pra alguém que também ache meio passiva. Foxx, darling, você não foi regeitado como pessoa, apenas como macho alfa. Eu já regeitei por ser alto/baixo feio/gordo. Quem nunca? É aparência e tesão, people! Dos que passam por aqui, quantos já namoraram um gay afeminado? Quantos namorariam a bicha Crô, da fina estampa? Se assumam!!!Eu acho que as afeminadas tem mais chances de ficar solteira e se ainda falar muito fininho, tem dificuldade até pra dar! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, Anônimo, o certo não seria rejeitar alguém por sua personalidade, quem ela é, do interior, e não da aparência, do exterior da pessoa? Não era o certo?
      E eu conheço algumas pessoas, realmente você tem razão em dizer que é difícil, mas eu conheço pessoas que só sentem tesão por homens bem efeminados, o irônico é que para essas eu sou macho demais.

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway