Google+ Estórias Do Mundo: Retorno de Saturno

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Retorno de Saturno

, em Belo Horizonte - MG, Brasil
"Perdi vinte em vinte nove amizades 
por conta de uma pedra em minhas mãos"

Sim, perdi.
Neste ano, desde que fiz 29, talvez graças ao retorno de Saturno, minha vida se desestabilizou completamente. Processo este que começou aos 27 quando vim morara em Belo Horizonte. Explica a astrologia (e essa é a melhor, ou a única, explicação que tenho) que entre 27 e 29 anos Saturno completa uma volta em torno do Sol, é quando ele se aproxima do ponto exato que estava quando do seu nascimento que tudo que você tem por garantido é chacoalhado até as fundações. A ideia é que aquilo que se mantiver de pé é aquilo com o qual você poderá contar no novo ciclo de mais vinte e nove anos.
Foi exatamente o que me aconteceu nestes últimos anos, sobretudo neste último. Tudo o que eu tinha por garantido, tudo o que eu achava que possuía, foi vibrantemente desolado e transformado em pó. Quase nada resistiu. E eu me vi, desesperado, implorando por ajuda. E pedi. Ah, como pedi por ajuda. Contudo, os ditos amigos, aqueles que eu podia recorrer, me faltaram. Não que eles sumiram, de repente, se afastaram aos poucos, se afirmando cansados, exaustos, de tentar ajudar e não conseguir. Eles avisaram, é um fato. Mas, um por um, me abandonaram, desaparecendo de minha vida, repetindo que é impossível ficar do lado de alguém tão negativo. Eu me vi sozinho.
E eu os entendo. Realmente os entendo. Mas quem disse que neste processo eu podia simplesmente esquecer tudo o que se passava e sorrir? Eu não podia, eu ainda não posso. Não obstante, eu não nego, a pedra cantada por Renato Russo realmente estava em minhas mãos, mas um bom amigo teria ficado ao meu lado mesmo assim. Porque é assim que amigos verdadeiros agem, eles estão ao seu lado "na alegria e na tristeza". Porque era tudo o que eu precisava neste último ano, sobretudo, um bom amigo. Contudo, por outro lado, voltando a astrologia, o retorno de Saturno é uma época em que tudo o que é falso e ruim na sua vida é afastado, para dar espaço ao novo, para que você renasça das cinzas. Neste ponto, o afastamento destes amigos que se "cansaram de mim" torna-se um favor que eles me prestaram e só reforça a qualidade dos únicos que ficaram. Por isso eu agradeço aos únicos que permaneceram, Bê e Bruno. Muito obrigado!

28 comentários:

  1. Eu te entendo. Mas você também pode pensar que esse afastamento pode, pelo menos em parte, ter sido justamente pra você enfrentar essa barra mais ou menos sozinho. De qualquer forma, espero que o Saturno tenha retornado bonitinho e daqui pra frente venha mais alegria pro seu lado! E não a do tipo fingida ou que exija ignorar nada. :-)

    ResponderExcluir
  2. Amigos são importantíssimos. Felizmente eu tenho muitos. Daqueles que moram no coração e estão do meu lado sempre. Talvez os seus dois amigos que sobraram nasceram para lhe confortar e estar ao seu lado. Quantidadade não significa qualidade. Procure sempre dar valor a eles porque são realmente os que ficam.

    bjão e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. No mínimo a gente aprende né? Aprende que a gente sozinho quase se basta, e é quase quase mesmo. Que pra suprir esse 'quase' a gente tira forças que nunca pensou que teria, e encontra apoio onde não esperaríamos encontrar. Tudo é auto-conhecimento, pra que numa próxima, a gente saiba que pode superar.

    ResponderExcluir
  4. Amigo virtual - todo mundo sabe - não é exatamente o que se pode chamar de amigo... mas se precisar: tamosaí!!!!! Tzá? Hugz!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu estive em BH, uma das primeiras coisas que eu disse ao maridão, foi: "agora eu entendo o Foxx"... se eui morasse aí já tinha surtado!

    Me lembro dos meus 29 anos (já faz meia década) e não sei a explicação, mas é uma fase de mudanças mesmo. Mas a década dos 30 tem sido bem melhor. It gets better!

    ResponderExcluir
  6. é. os 30 foram melhores mesmo. keep going baby!
    os que ficaram estao ai pra continuar com vc a caminhada.

    bjo e bom fds!

    ResponderExcluir
  7. Meu deus vou tomar cuidado com essa fase da vida...

    É difícil ficar com pessoas negativas, mais amigo que e amigo fica e resiste, então valorize os que ficaram (frase feita e tenso)...

    Ainda bem que você admite, mais pessimista que você só o Lobo Vide o comentário dele no post de aniversario...

    ResponderExcluir
  8. e isso tudo precisa ser explicado pela astrologia?

    é viver, caramba. pessoas vêm e vão. coisas vêm e vão.

    não?

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que sobraram dois amigos, a gente não precisa de muitos, precisa de verdadeiros.
    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Caro Foxx, como você disse o ciclo é o mesmo de quendo nasceu, e quando nasceu você tecendo a colcha da sua vida, com as pessoas que foi conhecendo, quem sabe não é a hora de tecer uma nova colcha...Tem tanta gente ao nosso redor...Eu não tenho muitos amigos e mesmo assim eles estão longe, mas mesmo na beirada da minha colcha eu conto com eles.

    Caro amigo use o espaço que ficou vazio e preencha com mais amor pelos dois que ficaram.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. A maravilha da vida, acho q em quase tudo, se encontra na qualidade e não na quantidade.

    Pensa tb q muita gente tem uma passagem importante pela nossa vida em determinado momento e depois vai, segue por outras veredas da vida... Acho q não é questão de perder um amigo, mas observar como a vida sempre entrelaça novos fios.

    Bjão.


    Ps: Nada com nada o q vou escrever, mas acredita q seu post me deu uma vontade loka de ouvir Rita Lee? Tipo: Oi?
    Hhahhahaha.
    Resolvi falar pq deu vontade. Apenas.
    ;)

    ResponderExcluir
  12. Vão-se os anéis e ficam os dedos. Neste caso, os amigos que podemos contar nos dedos.
    Passo por um processo similar, mas não posso negar que a culpa é minha.
    [Ah, Foxx. Volta lá no blog e elege um cafuçu, please].

    ResponderExcluir
  13. Acho que pode ser coincidência. Existem amigos descartáveis... independente do ciclo de Saturno.

    Como diria aquela música: Quero que vc tenha muitos amigos, mas que em um vc possa confiar...

    é por aí!

    Abcs.

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?29 dizem que é uma idade complicada, aliás não só essa idade, quando as pessoas são complexas e esféricas passam por várias crises, e passam enxergar o mundo de outra forma, acho que se você parar para analisar tudo o que lhe aconteceu esse ano, certamente você encontrará coisas boas e memorais, e se não encontrar provavelmente terá aprendido algo com as coisas não tão boas que lhe aconteceram, e segundo Balzac 30 anos é a idade do sucesso, e além do mais é mudar é sempre bom, como diz Clarice Lispector só o que está morto é que não muda nunca

    ResponderExcluir
  15. Então... quem essa esse seu "Saturno", não quer as vezes precisamos abrir espaço na nossa vida para novas coisas e pessoas.

    E para que isso aconteça, precisamos nos desfazer de algumas que já não nos servem mais. E se pensassemos que cabia a eles apenas estar ao seu lado durante aquele período?!

    Sei lá, são muitas as variáveis... é duro sentir só, é duro quando sentimos que o mundo gira sem nós. Mas sei lá... cinfiança meu caro, e que venham novos amigos, novas experiências, novas descobertas...

    Abração.

    ResponderExcluir
  16. Bom texto. Pessimista e algo choramingão, mas sobretudo me parece realista e sincero. Daí seu valor.

    Não acredito em astrologia e muito menos em gente que diz que tem muitos amigos. Estes, quase sempre não sabem o significado da palavra amigo, ou nunca passaram por momentos de desprestígio, obscuridade, dificuldade, para se darem conta de que amigos, desses idealizados, todos nós temos, quando temos, poucos mesmo!

    Portanto, não vejo o afastamento dos que você considerava amigos como algo negativo, mas antes como algo natural na vida. Quando se é lindo, maravilhoso, inteligente, e outras coisas mais valorizadas pelo mercado (nisso, nós gays tendemos a ser iguaizinhos os demais, humanos, talvez só mudando o foco e o valor de alguns itens), estamos cercados de gente, mas não necessariamente de amigos. Estes costumam fugir até mesmo quando nosso sucesso incomoda.

    Assim, Foxx, mesmo sem te conhecer, arrisco a dizer que você deveria pensar se esses amigos saíram longe pelo seu pessimismo, negativismo, ou, ao contrário, pela intensidade e sucesso que já vislumbravam em você.

    Quanto ao pessimismo, quando excessivo e perturbador, pode revelar que passamos mesmo por depressão, doença natural e absolutamente curável, e não necessariamente com os remédios da felicidade química. Pense nisso. Você tem história e motivos suficientes para ficar deprimido numa fase da vida. Cuidar disso, se for o caso, é fundamental.

    Ah, e não se lamente por ter trinta anos. Nem deverá se lamentar em ter quarenta, cinquenta, sessenta... e quantos mais forem. Simplesmente porque a alternativa a não completar esses anos todos -- pelo menos eu acho --, é bem pior. E, quem não acha que é pior, talvez esteja, mesmo, deprimido e precise de ajuda.

    Que você tenha amigos, sejam eles quantos forem, que possam apoiá-lo. Mas, antes de tudo, que você seja sempre seu melhor amigo.

    P.S. Já assistiu ao filmes Simplesmente feliz (Happy-go-lucky?)

    ResponderExcluir
  17. Poxa... Tenho que pensar muito antes estou lendo : D

    ResponderExcluir
  18. '...a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma...'

    ResponderExcluir
  19. hahaha... Eu sempre quis saber o que ele queria dizer com retorno de Saturno, mas sempre tive preguiça de procurar. Agora faz sentido pra mim.
    Foxx, senti falta daqui... Eu não costumo acriditar em astrologia, mas seus aregumentos fazem sentido. De qualquer forma, o importantedessa história toda é que você soube distinguir quem realmente era improtante para você, quem você poderia chamar de amigo mesmo. Esse é o lado bom dos momentos conturbados...

    Um abraço, rapaz... E feliz 30, (beem) atrazado... xD

    ResponderExcluir
  20. Vc entende, mas n os consideram verdadeiros e que fizeram um favor de sumir, né??? rsss... ai ai...

    Menino é assim mesmo, gente vai e vem e o fato de ir n significa que foram falso, cumpriram suas missões enqto fazia sentido cumprir.. Depois seguiram...

    Mas o assunto "retorno de saturno" virou top entre meus amigos, a gente vive falando sobre isso, pk realmente saturno tah voltando esmagando uma galera no caminho... Como tenho vários amigos nessa faixa hetaria, que também é a minha, to me agarrando com força em vários aneis.. Pk se n eu sei q danço...

    ResponderExcluir
  21. Valeu Foxx! Boa semana! E o "projeto", gorou? Hehehe! Hugz!

    ResponderExcluir
  22. Conseguiu me matar de inveja, ok????? Inveja dupla.. De vc e dele... Morro!!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu pensei em várias coisas pra comentar, mas acho que nenhuma pode dizer melhor que:

    ooooowwwwwwnnnnnn!!!!!

    obrigado pela incrível oportunidade de ser seu amigo!

    ResponderExcluir
  24. ai que lindo!
    obrigado, também, por ser meu amigo
    (até, e se não, pincipalmente, no momento em que eu não tive ninguém)

    te amo :)

    ResponderExcluir
  25. P.S.: vc tem o terrível hábito de não linkar os respectivos blogs dos citados em seus textos

    VEM PRO RIO VAMA SI AMÁ

    ResponderExcluir
  26. Mas já passou a fase negra, ou ainda a está enfrentando? O bom disto é : os que ficaram são os que valem mesmo a pena. Novos e fieis amigos virão. E estamos aí pra isso, dear. Bjs!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway