Google+ Estórias Do Mundo: A Escolha de Sofia

terça-feira, 8 de julho de 2014

A Escolha de Sofia

, em Natal - RN, Brasil
- Deixa eu ver se eu entendi. Você, Foxx, prefere morrer do que tentar de novo, mas, então p'ra quê você quer um namorado então, criatura?
- Eu não quero. Eu quero que isso acabe.
- Mas não vai, e você sabe. Não é melhor tentar de novo até encontrar um namorado?
- Não, preciso tirar isso da minha vida. Inclusive por isso é bom não sair mais de casa também.
- O menor problema que você tem é sair ou não de casa, Foxx. Você pode até precisar tirar isso da sua vida, mas você não quer. Como você mesmo já disse: você vive do passado, das suas lembranças e você não quer se livrar delas, logo, você nunca vai se livrar dos seus desejos, sorry!
- ...
- Seu desejo está ligado ao seu passado, às suas relações, para se livrar do seu desejo teria que jogar fora boa parte (ou todas) as suas lembranças. Tem certeza que quer isso?
- Um dia. Um dia as lembranças estarão tão distantes que eu conseguirei viver sem elas. 
- Um dia? Querido Foxx, esse "um dia" só chega quando você parar de nutrir as lembranças, aí elas ficam distantes. Enquanto você nutrir as suas como se elas tivessem ocorrido ontem, sorry, mas você nunca vai se livrar do seu desejo de ser amado.
- Mas eu não nutro minhas lembranças...
- Você que acha. Eu vejo que não. Por exemplo: postar no Instagram uma foto de um paper doll, com a legenda Forever Love ou simplesmente manter este boneco na cabeceira da sua cama, para que talvez seja a primeira coisa que você veja quando acordar e lembrar do seu relacionamento com ele, isso é nutrir o passado.
- Não está lá para ser a primeira coisa...
- A segunda então, pouco importa, mas o fato é que ele está lá para nutrir sua lembrança do Menino Bonito. E volto a dizer: você precisa se livrar de todas estas lembranças para se livrar do seu desejo, porque daí você não teria nenhuma referência de carinho e amor. 
- ...
- Mas você vive do passado, então enquanto viver dele, enquanto o paper doll estiver na cabeceira da cama, sua experiência com o Menino Bonito nunca vai sair de sua cabeça e o seu desejo de revivê-la, não necessariamente com ele, mas sentir o que você sentiu por ele com qualquer outra pessoa, nunca vai sair de você.
- A postagem foi um momento de fraqueza...
- Eu entendo, mas o fato do boneco ainda estar na sua cabeceira é sinal que você continua regando, adubando, nutrindo o passado. As pessoas para não viverem do passado, elas apagam, bloqueiam, tiram de suas vidas. E é por isso que eu não acredito que você vai conseguir se livrar do seu desejo, porque você teria que apagar tudo, e você não quer, de verdade, fazer isso.
As lembranças pipocaram na minha cabeça: a sensação do abraço do Tato, ou da respiração dele quando dormia no meu peito, o calor que invadia meu coração quando nos falavamos ao telefone. O prazer de sentar na sala do Anjo e discutir política ou Maria do Bairro, do meu coração disparado quando nos conhecemos naquele bar em Belo Horizonte, do gosto daquele beijo na chuva, ou quando ele me deu um beijo de despedida quando eu retornava para Natal. A alegria de sair para comer com o Menino Bonito, muito menos a felicidade que explodiu em mim quando ele, bêbado, disse que poderia me namorar facilmente porque eu era o tipo de homem que ele gostava, ah, e o sexo com ele também, o corpo que se encaixava perfeitamente no meu, era delicioso.
- Eu não teria nada se eu apagasse minhas lembranças, Ariano.
- Então não apague. Continue nutrindo, está tudo bem, mas aceite o outro lado da moeda que é o desejo. Você não pode ter as duas coisas: lembranças vivas e ausência de desejo. Será um ou outro. E enquanto você não se decidir o que quer vai continuar andando em círculos, como faz há 32 anos.
- É, você tem toda razão. 

34 comentários:

  1. Que bonito seu texto. Não sei o que dizer, só que é ruim quando as outras pessoas tem razão em coisas assim sobre nós mesmos.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim não é ele ter razão, Lucas, o ruim é isto existir de fato na minha vida. né?

      Excluir
    2. Não acho que seja ruim as outras pessoas terem razão sobre nós mesmos. Na verdade é um excelente sinal. É sinal que nos conhecem bem, sabem ver os nossos problemas por outra perspectiva e assim mostrarem-nos o caminho a seguir.

      Por outro lado também tens razão FOXX. É complicado sim. Mas não é impossível de resolver. Já ponderaste procurar trabalho no estrangeiro? Sair daí? Quem sabe a vida fora daí seja mais colorida e valha mais a pena.

      Excluir
    3. Sim, João, já pensei sim em morar fora, inclusive Portugal foi uma das opções que pensei, mas não, esta não é mais uma possibilidade. Era, anos atrás, quando eu achava que as coisas poderiam mudar, mas hoje eu não vejo motivo para mudar para tão longe, ficar tão sozinho, para as coisas permanecerem exatamente as mesmas. É um investimento material (dinheiro) e emocional que eu não posso fazer, sabe? Eu não tenho, atualmente, o que investir em uma aventura como esta. Porque eu tenho tão pouco hoje (dinheiro/ saúde emocional) que não acho que vale a pena investir em algo tão arriscado (é muito maior a chance de dar tudo errado do que dar certo, não é?).

      Excluir
  2. Melhor ficar com as lembranças... Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha mesmo que é melhor manter as lembranças? Mas porque você acha que é melhor manter as lembranças e continuar nutrindo esperança?

      Excluir
  3. Engraçado....sempre achei o contrário. Enquanto eu nutro as recordações acabo ficando preso ao passado e não aberto a desejos ou outros relacionamentos. Na maioria das vezes, só começo a ter desejos quando "me livro" desse luto......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como vc faz para se livrar deste luto, Max?

      Excluir
    2. Da maneira mais clichê possível. Saindo pra rua. Me mexendo. Conhecendo gente nova, indo dançar. E, as vezes, rola uma psico-análise literária! hehehehehhe

      Excluir
    3. É, de fato, eu não me dou ao trabalho mesmo de sair de casa e conhecer pessoas novas, eu desisti, definitivamente, de homens.

      Excluir
    4. Mas, gato......err, raposinha..... O mundo não se limita a conhecer homens, né? Acho que talvez o primeiro passo seja tirar o foco daí e colocar em outro lugar.... Conhecer GENTE! Amigxs e/ou todo o leque envolvido.

      Excluir
    5. Sim, sim, eu entendo, Max. Minha timidez dificulta um pouco fazer novos amigos, não sou do tipo expansivo que fala com todos e acaba fazendo amizades em qualquer lugar. Mas, mesmo assim, lentamente eu vou conhecendo pessoas novas, porém isso não me faz nem ter vontade, nem perder a vontade de voltar a me relacionar com homens, que era o tema da postagem. Era disso que estávamos falando, ou não?

      Excluir
  4. Err... tipo assim... tem vezes que a gente precisa ouvir aquilo que a gente sabe que precisa ouvir, nzé??! Lembranças não movem moinhos... #sóacho! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Fred, que águas passadas não movem moinhos, o que explica porque minha vida está paralisada afinal lembranças são a única coisa que eu tenho. Triste né?

      Excluir
    2. É... não tá fácil... acho que vais ter que apelar para as mulheres... ou pro sacerdócio, meu amigo! Hehehe!

      Excluir
    3. Eu já estou estudando para ser sacerdote, lembra Fred? Eu já postei sobre isto bem aqui, http://soumundano.blogspot.com.br/2014/04/amem.html
      lembra?

      Excluir
    4. É CA-LA-RO que eu lembro, guri!!! Justamente por isso que mencionei. Aliás... tu de "sacerdote" é coisa que - vira e mexe - surge nos meus pensamentos!!! Hehehehe! #ArderNoFogoDoInfernoEuIrei!!! Bom finde, tinhoso!!!

      Excluir
    5. WHAT? Fred é que... WHAT?

      Excluir
  5. não sei com quem travou essa conversa, mas deu uma porrada na moleira...concordo com oq foi dito...pare e analise...abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então quer dizer que você concorda que eu devo esquecer meu passado, minhas lembranças, para poder parar de desejar que alguém goste de mim?

      Excluir
    2. de forma alguma, deve esquecer o que de ruim ficou no passado, lembrar das boas sensações para começar de novo. É isso, recomeçar, dar outras chances, olhar novamente pra frente e não para o chão como tem feito.

      Excluir
    3. Eu imaginei que seria isso. Rafael, eu imaginei que vc não estava entendendo sobre o que falamos no texto para estar concordando. Meu amigo aqui está falando sobre eu esquecer das sensações boas, não das ruins como vc imaginou, ele é da opinião que a única forma de eu conseguir ser feliz é desistindo do meu desejo de encontrar alguém e que isso só vai acontecer se eu apagar minhas lembranças felizes.
      Se você acredita em recomeçar, em dar outras chances em olhar novamente para frente, você tem que ser totalmente contra tudo o que meu amigo me aconselhou neste texto. Tudo.

      Excluir
    4. ja conversamos sobre isso...e vc sabe minha opinião...pq eu sou o tipo metido que se mete na vida dos amigos...rs rs rs...Vc sabe o que penso.

      Excluir
    5. Já disse para vc melhorar sua interpretação de texto né?
      kkkkkkk

      Excluir
  6. Quero conhecer o Ariano, dar um beijo e um nobel da paz a ele... Não que necessariamente eu concorde com ele em cada virgula, mas ele te fez terminar dizendo "tem razão", te levou a reflexão.. Enfim... Um gênio...

    Na verdade não sei localizar se o seu "andar em círculos" se da em função de nutrir lembranças e manter desejos.. Pessoas lembram de coisas e desejam coisas, nem acho que isso seja exatamente uma escolha, mas nem quero entrar nesse mérito acho que o importante é vc se permitir pensar por outros primas e quanto a isso te vejo muito resistente. Claro, não é uma resistência gratuita, Vc é um homem muito inteligente, crítico, argumentativo e ai não pensa como pensa em vão, tem uma forte rede de argumentos pra se embasar, mas o fato é que a maneira com que vc enxerga as coisas em termos práticos nem te dá conforto, nem parece colaborar em nada para uma real solução do problema. É preciso refletir as coisas sob novos pontos de vista e acho positivo quando alguém te leva a isso.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariano é ótimo!
      Agora, que outros prismas são esses, Gato?
      Porque, sinceramente, eu só vejo dois: continuar tentando, coisa que eu não aguento mais; e desistir e, neste último caso, o Ariano estava tentando me ajudar a aprender como posso desistir sem sofrer tanto.
      Não é a primeira vez que vc cita outros prismas, mas vc tb não sabe que outros prismas seriam esses né?

      Excluir
    2. HAHAHAHAHA Obrigado Gato e Foxx, sou fã de vocês!
      Então, Gato, não é sempre assim não, viu? Algumas conversas terminam quase em uma III Guerra Mundial. Mas depois fica tudo bem, afinal, como odiar essa raposa fofa?

      Só um adendo: o "andar em círculos" não é necessariamente por ele nutrir as lembranças e desejos, não. É pela indecisão dele. Na situação descrita no texto e em outras que já foram descritas aqui no blog também, o Foxx teria que fazer uma escolha que poderia leva-lo a um caminho novo, mas, na minha opinião (pq eu sei que ele vai discordar rs) ele acaba não escolhendo. não se posicionando. E por isso que eu disse que ele anda em círculos, porque até ele se decidir,decidir o que ele quer de verdade, a vida dele vai ficar repetindo as mesmas situações. Entende?

      Excluir
    3. Meu Deus, ele é meu fã.. Vou desmaiar!!!
      Eu entendi, ídolo Ariano.. Mas não escolher tmb é uma escolha e esse conflito talvez seja a trama seja o mais próximo que nossa Raposa tem de "segurar as rédeas".. Trás uma sensação de controle mesmo que parcial... (to emocionado)

      Foxx, Quando eu falo em novos prismas eu não estou falando em outras soluções, estou falando em outros pontos de vista em que vc pode dar outro significado a mesma história...

      Vamos a um exemplo de ordem prática e bem simples que vc vai entender:

      Joãozinho é homossexual, extremamente afeminado e sofre bullying na escola em função disso.

      Dentre as possíveis "soluções" (que prefiro usar a expressão "posicionamentos diante do problema") temos: Mudar de escola, tentar ser menos afeminado, ser passivo diante das agressões, tentar formar um grupo etc etc etc....

      Agora os pontos de vistas de Joãozinho acerca de sua própria sorte até interfere nas escolhas da solução, mas são coisas diferentes e que faz com que ele viva de maneira diferenciada o mesmo evento, sendo inclusive determinante quando pensamos o quanto de fato as ofensas vão alcança-lo....

      Dentre os pontos de vistas temos: Joãozinho pode se ver como alguém diferenciado, incompreendido, um gênio diante de bárbaros que no futuro iram comprar seus livros; pode se ver como um mártir, um escolhido para ser atacados pelos seus pares, mas que vai ensinar a todos eles o sentimento do amor; pode se ver como um fracassado que nasceu para ser rejeitados por todos pq de fato é fraco e inferior; pode achar que isso tudo é uma fase e não vê a hora de chegar o segundo grau logo onde certamente com uma turma mais amadurecida vai se enturmar melhor.. etc etc etc....

      Quando falo "pode ser", longe de mim querer dizer que isso é uma escolha racional, uma série de fatores levam a lugares diversos, vislumbrar isso de forma clara e começar a se exercitar para caminhar para um desses lados é um processo que só terapia pode proporcionar ao Joãozinho e voltando aqui pra nossa realidade acho que existem diversas formas de se entender a história do Foxx e hoje percebo que a que vc está mais próximo é da explicação em que sua solidão está escrita nas estrelas e veja bem.. O caminho (sem aparente ligação direta) que vc segue é de um sacerdócio e junto a ele (agora com ligação bem direta) temos um celibato opcional. Respeito a sua escolha, só acho que vc é muito taxativo acerca da maneira que enxerga a própria sorte e quando alguém te leva pra outro ponto de vista me cria a esperança de que vc mesmo sendo cabeça dura talvez consiga ver as coisas de um lugar que não seja tão dilacerante pra vc, mesmo que o fim seja o mesmo.

      Excluir
    4. Não entendi o Ariano, porque eu acho que eu já me decidi: eu não ficarei com mais nenhum homem em minha vida, em hipótese alguma. Essa é minha decisão, que estou cumprindo desde 8 de outubro de 2013, o que mais ele quer que eu decida?

      Excluir
    5. Primeiro:
      O que o Ariano quer que eu decida, meu Deus, eu não já me decidi a nunca mais me envolver com um homem na minha vida novamente? Ou a decisão que ele espera que eu tome é que eu vou tentar de novo até morrer?

      Segundo:
      Gato, seu lindo, deixa ver se eu entendi: o problema então é a forma como eu interpreto aquilo que acontece comigo? É isso que você chama de prisma? Porque eu não vejo minha situação de solteiro pelo lado positivo (porque eu posso fazer sexo com quem quiser, porque eu não preciso dar satisfação a ninguém, etc, etc, etc), é isso?
      Mas, Gato, para eu ver esta situação a partir deste ponto eu não teria que ser outra pessoa? Eu aos 20 e poucos anos aproveitei minha solteirice, eu fiz sexo e peguei mais homens do que consigo contar, eu era essa pessoa que vc deseja que eu seja, porém eu mudei, meu mundo mudou (isto é, meus amigos todos casados, minha ida à Belo Horizonte e os problemas com meus pais que me fizeram enfrentar situações de completa solidão), eu sou uma pessoa completamente diferente daquele que eu era quando não encarava a ausência de um namorado como um problema. Eu sei que existem outros prismas para enxergar minha situação, outras pessoas a enxergam bem diferente de mim, isso eu entendo, mas o únicos prisma que sou capaz de ver é aquele moldado pela minha história e minha experiência, e a não ser que terapia possa me fazer apagar da memória tudo o que eu já passei, não vejo como possível eu aprender outra forma de ver isto.
      Contudo, eu sei que posso lidar com esta situação de uma forma distinta. E é isso que eu estou tentando fazer, parando de ficar com homens e dedicando-me ao sacerdócio. Quero jogar este problema para debaixo do tapete conscientemente, já que não posso resolvê-lo. Quero escondê-lo no mais profundo que possa existir para que ele não me atrapalhe os passos, para, quem sabe assim, eu conseguir ter um pouco de paz nesta vida.

      Excluir
  7. Não abra mão de suas convicções, se acha melhor ficar em cas, esperando o tempo resolver as coisas isto não tem nada errado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos dizem isso, "que as coisas irão se resolver", mas eu não procuro mais isso sabe, HHP? Eu sinceramente quero é me acostumar com esta situação, aceitá-la por fim, para poder continuar a minha vida. Sabe?

      Excluir
  8. Ficar à "espera de Godot"?
    Oh não!!!
    Agir, ser activo na defesa do que se é, e os outros que se danem.

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway