Google+ Estórias Do Mundo: O Evangelho Segundo Saturno

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O Evangelho Segundo Saturno

, em Natal - RN, Brasil

Deve ter terminado minha luta com Saturno, só pode. De um mês para cá, as coisas simplesmente pararam de dar em merda. É surpreendente e assustador. Mas deixem-me me explicar: desde os 29 anos, quando Saturno dá uma volta completa em torno do Sol, minha vida se tornou uma série inexplicável de percalços que reduziram minha fé, em Deus, no futuro e em mim mesmo, em minúsculas partículas. Porém, em abril, quando começa o novo ano (pelo menos o astrológico) e entrei no meu 32º ano de vida, magicamente, as coisas começaram a parar de dar errado. 
E quando eu falo dar errado, ao contrário do que muitos pensam por aqui, eu nunca fui homem de ficar esperando as coisas darem certo, as coisas simplesmente acontecerem. Eu sempre fui do tipo que corre atrás dos próprios sonhos, do que faz tudo o que está ao seu alcance para conseguir aquilo que planejou, desejou, sonhou, mas nos últimos três anos todas as minhas tentativas resultavam em estrondoso fracasso. Era difícil simplesmente levantar e continuar. Quando eu deixei Belo Horizonte e voltei para Natal, em novembro de 2011, eu estava exausto. Tão exausto que eu só pensava que a morte me permitiria algum alívio. E esse pensamento não se manteve apenas no plano das ideias, houve duas tentativas de suicídio, que no momento pareciam de fato a coisa mais certa a se fazer, hoje parecem birra de uma criança mimada. 
Foram 3 anos deveras cansativos. Ocorreram problemas em todas as esferas da minha vida: eu tinha pouco dinheiro, eu precisei espremer leite de pedra para não passar fome, inutilmente, porque foram muitos os dias que eu não tinha nada mais do que água para comer, passei fome de verdade; a tese no doutorado não fluía, eu passava dias para escrever cinco páginas, apesar de saber que eu era, facilmente, capaz de escrever cinco páginas em apenas um dia, tudo por causa da ausência completa de orientação na universidade, o que resultou, por fim, numa tese que quase foi reprovada; eu também me sentia sozinho numa cidade no qual eu era sempre um imigrante, afinal os mineiros exigem que você adote Minas como sua terra natal, adote os costumes deles, o sotaque deles, o seu modo de vida, como eu resisti a isso, eu sempre era considerado perigoso, e sim, eu sofri muita xenofobia em Belo Horizonte; e, obviamente, nem preciso contar sobre meus tremendos fracassos amorosos, sobre o sexo perigoso, as propostas envolvendo dinheiro e drogas ("a gente vai até sua casa, você me compra uma carreirinha de pó e eu te como") e os amores não correspondidos. Eu cheguei em Natal, de volta, exausto.
Ano passado então eu tentei me recuperar e mergulhei no mundo espiritual frequentando um templo universalista, fiz orações e trabalho voluntário, doei meu tempo e energia para pessoas que estavam doentes e sofrendo. Passei praticamente todo meu tempo livre dentro daquele templo nem que fosse varrendo o chão ou esfregando o vaso sanitário. Eu aceitei o desafio do sumo-sacerdote do templo quando pisei lá pela primeira vez: "Venha conosco e trabalhe, você mesmo disse que não tem mais nada, o que tem a perder?". Eu concordei e dediquei este último ano ao outro, no sentido mais cristão que estas palavras podem ter, e acho que agora um milagre aconteceu. Ou foi só Saturno que passou.
A lista, na verdade, ainda é pequena: primeiro encontrei o Mr. Creepie (que por acaso detestou este apelido), que apareceu na minha vida mostrando que, por incrível que pareça, algum homem é capaz de se interessar por mim; depois o apartamento, que um golpe de sorte juntou-me ao apartamento e a uma amiga que estava disposta para dividir; agora um aumento de salário (providencial), que não é muita coisa, mas já me permite de ter o luxo de uma internet melhor na minha casa; e agora, também finalmente, o meu diploma de doutoramento, é, por causa da minha orientadora eu ainda não havia sido aprovado, definitivamente, no programa de doutorado, somente agora, meses depois, eu sou finalmente um Professor Doutor.

31 comentários:

  1. Parabéns menino pelo doutorado, parabéns pela nova fase, parabéns por nunca ter desistido.
    Obs: pegou pesado com os mineiros rsrsrsrsrs
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Elian, peguei pesado não. Eu vivi entre eles e sei o que passei. Vcs adoram ser mineiros, a questão é essa, e se ofendem muito fácil se nós (estrangeiros) não concordamos com vocês de imediato. E assim, eu adorei MG e os mineiros, mas nem por isso quero deixar de ser quem eu sou e/ou abandonar meu sotaque, por ex, do qual MUITOS mineiros zoaram, e zoação não é uma coisa inocente. Hoje sabemos bem que o bullying é apenas uma forma menos violenta de demonstrar preconceito.

      Excluir
  2. Ei....PARABENS FOXX.....SINCEROS PARABENS.
    Que seja sim o inicio de um novo ciclo e que pelos sinais, será muito positivo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Fico mto feliz por vc! Vc merece tudo isso. E agora para de ser "birrento". Rsrs

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode deixar, querido, meus momentos de birra já passaram. I over it!

      Excluir
  4. Gosto de vê-lo cada vez mais positivo, isso é ótimo. Gostaria até de sugerir que você fale mais sobre os tópicos bons da sua vida: o seu Mr. Creepie, seu novo apartamento e seu diploma. Acho que não sou o único que gostaria de saber mais sobre essas coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tópicos anotados, anônimo, sempre que tiver sugestões, fale que será um prazer escrever sobre. Cuidarei disso para os próximos posts.

      Excluir
    2. As notícias são mesmo supimpas e estamos todos torcendo para que esse novo ciclo se estabeleça de vez! Tipo... mais alegrias pra você!

      E respondendo aqui porque curti os tópicos sugeridos!

      Excluir
    3. Edu, seu lindo, obrigado por toda torcida e tópicos anotados.

      Excluir
  5. Nossa que maravilha ler isso ! Fiquei muito feliz por vc ! De verdade.
    Depois de ter passado por tudo o que passou , voce merece isso e muito mais! Eu creio.
    Bjos e parabéns por tudo !
    Robson / SJCampos

    ResponderExcluir
  6. Foxx:

    Feliz em saber as boas novas querido.

    Beijo e sorte sempreeee.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo carinho, Robson e Edilson, agradeço de verdade a todos que me apoiaram nos últimos anos. Sei o quanto eu estava insuportável.

      Excluir
  7. Simply wish to say your аrticle is aѕ astοnishing.
    The clearneѕs to your submіt is just cool
    and that i could suppοse you aгe knowledgeablе on this subϳеct.
    Well along with your permission let me to tаke hold of
    your RSS feеd to stay updated with аpρгoaching ροst.
    Thank yοu 1,000,000 аnd please keeр up the rewаrding worκ.


    Look at my ωebpage ... hcg side effects in women
    my web page :: hcg lean 2000

    ResponderExcluir
  8. Oii! Aceita parceria? Coloquei teu link no meu blog: http://boyofthebadrevolution.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Parabens Foxx, agora é aproveitar essa curva ascendente e pegar impulso!
    Para o alto, e avante!

    ResponderExcluir
  10. Pensei que esse post nunca fosse chegar. Saravá !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei que este post nunca fosse chegar.

      Excluir
  11. Professor Doutor?!?! Isso é sexy de uma maneira que nem consigo descrever! Hehehehehe! UBER-MEGA-POWER congratulations, meu querido! Feliz por vc! E chega de birra! Hahahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este é o Fred dizendo que sou sexy, ganhei o dia! ganhei a semana! ganhei o mês!

      Excluir
  12. uau, to felicissimo pelo seu doutorado! =)
    e quando vier a belem, me aviseeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, querido, dificilmente irei viajar por enquanto, mas qndo eu for a Belém com certeza entro em contato.

      Excluir
  13. é muita coisa boa pra um post só! parabéns!

    e fale mais sobre o creepie, você sempre fala das pessoas que tá ficando... ou esse cara é muito bom ou ele é muito ruim rsrsrs.

    continue assim! sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Marcos, eu não tenho falado sobre o Creepie pq normalmente eu espero as minhas estórias terem conclusões, como não houve conclusão eu não estou sabendo como escrever sobre ele. É muito inédito sabe? Estou tentando construir uma forma de contar essa estória de uma forma nova, é um novo desafio literário, digamos assim...

      Excluir
  14. É... E o mais incrível.. Vc tah enxergando!!!

    Vc sabe que no último mês minha vida melhorou significativamente em vários campos???? Acho que tah rolando algo astral mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou enxergando pq está acontecendo, antes não estava, e já tivemos essa conversa. =)

      Excluir
    2. Muito legal ler tudo isso! Tá tudo tão bom que agora você até admite que fazia o “padrão criança birrenta”... no final do mês passado, quando eu levantei esse ponto, você não admitia. Uma dica: pra tudo temos que ir com calma, sorver cada momento bem suavemente. Só assim conseguimos apreciar as pequenas coisas, aprendendo a encontrar as grandes.

      AFG

      Excluir
    3. meu caro anônimo, o padrão criança birrenta se referia ao suicídio, a ele e somente a ele, seu comentário foi em relação há muitas outras coisas... então eu continuo discordando que eu agia como uma criança birrenta em relação a namoros/dinheiro/família/a porra toda... no entanto, tentar o suicídio foi sim um menino mimado batendo o pé pq não conseguia o que queria, no lugar de aceitar a própria vida como ela é... isso eu admito.

      Excluir
  15. Que maravilha ler este seu post!
    Finalmente!

    Sua história, a mudança, comprova, uma vez mais, que quando as coisas não vão bem, devemos persistir, insistir, não desistir, continuar fazendo nossa parte, mesmo que não acreditemos que vá dar algum resultado, ficarmos quietinhos, esperar a onda negra passar...
    E ela passa, e novos dias chegam!

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é necessário sobreviver a tudo, né?

      Excluir
  16. Só sobrevivendo saberemos o que havia depois.
    E o depois pode ser muito melhor do que todo o antes...

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway