Google+ Estórias Do Mundo: Familiam Patris

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Familiam Patris

, em Natal - RN, Brasil
O meu querido Antônio de Castro fez uma pergunta no post anterior que merece mais que um comentário. Ele perguntou: 

off-topic: eu fico tão confuso quando vc fala dos seus pais.
eles são tudo isso que vc pinta mesmo? tem certeza? ou é uma distorção de momento?


Então eu, como para responder preciso apresentar meus pais a vocês, resolvi apresentar cada membro de minha família aqui, para vocês entenderem com quem eu convivo. Começarei pelo meu pai, por ordem de idade mesmo. Ele é um homem de 72 anos muito amargurado. Capricorniano, meu pai tem um gênio difícil de suportar. Ele é ditador e explode com uma facilidade imensa quando é contrariado.  Rancoroso, ele nunca perdoa e também dá muito valor a um conceito de honra que apenas ele tem, afinal ele não diferencia honra de orgulho. E seu orgulho é desmedido. Precisa sempre ter as roupas mais caras, os carros maiores, as casas mais espetaculares, ou pelo menos que aparentem ser mais caras, maiores e mais espetaculares, porque o que mais importa para meu pai é aparência. Ele é preconceituoso: homofóbico, racista e anti-semita. E ignora que sua mãe é negra e nossa família cristã-nova. 
Ele também é um pseudo-intelectual. Pois, como meu pai vive de aparências, sua intelectualidade é construída na base de uma aparência. Ele montou um personagem de homem revolucionário para os seus colegas de trabalho, aquele que lê Marx e recita Engels, mas devota sua vida a Trotsky, porém ele realmente não acredita em nenhuma palavra do comunismo e nunca abriria mão de nada dele para ajudar um próximo. Na verdade, ele expulsa mendigos da porta de casa quando eles aparecem chamando-os de vagabundos. Eu também nunca o vi abrir qualquer livro, mas ele sempre participava de reuniões de partidos de esquerda. 
É também um homem frio. Meu pai aprendeu com o seu que homem não demonstra sentimentos, então ele nunca demonstrou qualquer carinho por mim ou por qualquer um dos meus irmãos, na verdade, sua participação na nossa educação foi apenas na repressão. Ele era o responsável pelas surras de mangueira que deixavam marcas na minhas costas curadas com banhos frios. Eu apanhei quando me saí mal em matemática, pela primeira vez, na sexta série e apesar dele ser pedagogo e especializado em educação matemática, nunca passou pela cabeça dele que eu precisava de alguém que me explicasse a matéria, não de alguém que me batesse. 
Meu pai não bebe, e considera que aqueles que o fazem tem uma falta de caráter. Ele julga as pessoas a todo tempo e quando soube que Ivete Sangalo havia contraído meningite disse que isso era culpa da vida promíscua que ela levava. Meu pai não tem amigos e é extremamente ciumento com todos dentro desta casa. Minha mãe teve que se afastar de sua família porque ele não queria que ela saísse com outras pessoas além dele. E o mesmo se dá comigo e meus irmãos. A maior crítica que ele nos faz, o tempo todo, é o fato de termos amigos, de termos uma vida além da sombra da asa dele, mas não é porque ele se preocupe, é porque ele tenta nos dominar. Seu primeiro casamento terminou muito mal por causa de ciúmes.
Ele afirma que quem joga capoeira é malandro, quem usa tatuagens é bandido, quem usa piercings é índio e quem usa brinco é viado. Às vezes acho que ele tem algum problema de T.O.C. já que ele sempre faz os mesmos caminhos e detesta mudanças. Ele não viaja nunca porque acha perda de tempo, mas eu tenho absoluta certeza que ele não o faz por medo de se deparar com realidades novas para ele. Ele detesta conhecer pessoas novas, mas finge como ninguém uma simpatia quando encontra um conhecido, para depois resmungar. Quem o conhece sem muita intimidade o considera uma pessoa agradabilíssima. 
E agora eu estou tentando encontrar alguma característica que eu admire em meu pai para listar aqui, mas ela não existe. Sua frase para mim: "Se você é, pelo menos não precisa aparentar".

29 comentários:

  1. Típico personagem do melodrama clássico.........

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu lindo!

    Posso te falar só uma coisa, na pura intuição?! Ele ainda vai precisar muito de você... escreve em algum papelzinho aí.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. essa postagem, particularmente, mexeu comigo. Já enfrentei problemas com meu pai. não na mesma gravidade que fox, mas sempre tivemos uma relação muito tensa. Por isso, me afastei dele e foi, somente por causa desse ato que passamos a nos entender. ele percebeu que estava me perdendo.

    A figura paterna é sempre muito complicada no seio familiar. é um signo de repressão que não faz bem. I pior é, mesmo com todo o jeito duro de nos trtar, eles sempre nos amam. demoram para reconhcer isso, mas é verdade!

    ResponderExcluir
  4. Olha, difícil comentar esse post, meu querido. Desejo boa sorte pra vc. E que vc tenha condições de voltar a morar só logo. E, sempre, desejo que seja feliz. ;)

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que to curiosíssimo pra ler o resto...

    ResponderExcluir
  6. E pensar que de um pai assim nasceu um filho lindo e bom como você!
    Ainda dá pra ter, então, muita esperança na humanidade!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que to curiosíssimo pra ler o resto... [2]

    ResponderExcluir
  8. Pais problemáticos...

    Pois é, também tenho o meu. O tipo de problemático muda, mas também não deixa de ser um problema dos grandes... Mas pelo menos no meu pai eu enxergo algumas características que eu admiro.

    E sim, eu falava de artes marciais.

    E sobre a placa, bom, não sei por onde você vive, mas aqui no rio eu nunca vi essa placa em elevador NENHUM! XD.

    Beijo primo

    ResponderExcluir
  9. "É difícil comentar esse post", porque é difícil não julgar. É da natureza humana. Entendo seu drama e acredito que todos o têm, de alguma maneira... seja forte e continue acreditando, antes de qualquer coisa, em você. Seja egoísta, isso é natural, hoje em dia... mas esteja bem. Não o tempo todo, mas sempre que possível.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. eu faria um cometário bem parecido com o primeiro dessa lista de comentários. "ele é um típico cara de 72 anos".

    eu não tenho pai nem avô. mas acho que se eu tivesse um avô ele não seria muito diferente disso, não. o que as pessoas falam do meu avô é algo bem parecido. ele se dizia auto-didata, mas eu acho que ele dizia isso porque ele era o único na família que sabia o significado da palavra auto-didata.

    isso tudo (esse monte de defeito) quer dizer que ele não ama vc?
    e que chance tem a gente de escapar de cometer erros ou atitudes que nossos filhos julguem como sendo erros?

    ansioso por conhecer o resto da família.

    ResponderExcluir
  11. Esses pais são mesmo todos iguais...

    ResponderExcluir
  12. Nooooossa, quando você fala eu acredito. E jamais duvido ou penso que seja exagero, porque o MEU PAI também é um GRANDE ESQUISITO! Mas não imaginei que seu pai era (ai, sorry...) tão patético. Que pessoa mais infeliz, e pela idade, vai morrer assim... Se um dia se arrepender, será nos útimos 5 minutos de vida (tarde demais). Uma pena (pra vc e sua família, querido). E sua mãe é uma fraca, por se afastar da família por conta dele. Tola! (Ai sorry, desabafei meus próprios demônios - rs).

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem! gostei muito daqui. Então ai menino seu post foi uma regressão,( mas acho que num campeonato de pior pai , eu ganhava disparado), importa-se se estender um pouquinho esse comentário? Minha mãe viveu um amor doentio por ele, ele foi o primeiro homem da vida dela e casou-se aos 16 anos, ele era idolatrado por ela, to contando isso só pra explicar pq ela nunca conseguiu separar dele, ela alimentava uma esperança de admirar a fé, mas foram constantes traições, violência mesmo dentro de casa , meu pai usou todas as drogas já registradas, o mal que ele me fez desconsidero perto do que fez a minha mãe que amou aquele homem, mesmo sabendo que foi morto pelo pai da amante dele . ela tava lá rasgando as vestes em seu caixão, sabendo que tinha acabado esperança e fé, eu nunca vou conseguir apagar da minha mente aquelas cenas por mais que hj elas já estão desbotadas , faz 17 anos que ele se foi, fui um filho viado, esculachado, ele me escondia, eu comia na área de serviço, eu nunca estive presente , EU NÃO SEI nada da vida intima dele, dos gostos pessoais, e nem vou saber, um dos meus maiores sonhos era encontrar com meu pai e conversar, eu tinha 15 anos quando ele se foi, nem eu sabia se eu era viado ou não, mas alguns meses depois fiquei sabendo que EU seria pai e prometi que jamais seria um pai como ele foi, no entanto, não sou o pai que eu tanto quis ter e ser... foram muitos acontecimentos, e Não consegui agora descrever o perfil dele como vc fez do seu no seu post, pois fiquei emocionado, de vez em quando eu menciono ele em frases subliminares nos meus posts , mas nada é por acaso acho que devo escrever algo sobre ele logo, logo.

    to emocionado agora, não consigo continuar.

    ResponderExcluir
  14. Como aconteceu com "o" heterofobia, esta postagem me tocou muito!

    Estou travado e pensando na vida, na minha família, no pai que de alguma forma eu nunca tive, que era completamente perturbado e apesar de uma pessoa genial era na mesma medida louco. Lembro de uma coisa que ele disse e que nunca saiu da minha cabeça... lembro de ele descobrir de um namorado que tinha e dizer, por sorte não para mim, que mataria ele e lembro dele entrar no quarto qndo eu estava dormindo com um ficante e sair calado, mas continuar tratando bem a todos meus amigos e ao cara que eu estava pegando.

    Depois do que li, sinto uma sorte enorme pela família que tenho, com uma certa dor também, principalmente por coisas ligadas ao meu pai.

    E acho que muitos comentários aqui vão render posts em breve em vários blogs!!! Problemas com pais, quem não tem? rs

    ResponderExcluir
  15. Família: cada um sabe a dor e a delícia da sua, nzé? Hugz!

    ResponderExcluir
  16. Voltei pra ver os comentários, porque é uma questão que diz respeito a todos. Também tive uma relação perturbada com meu pai, mas felizmente pude fazer as pazes e viver bem já nos últimos tempos da vida dele. E só posso dizer que isso é muito bom, mas exige, de nós, um grande despredimento, talvez algo que muitos chamam perdão. Não é fácil, mas é bom, pra quem perdoa, pelo menos, é liberatador.
    Sem dúvida, como falou o Otávio, acima, muitos terão histórias difíceis pra contar e compartilhar...

    ResponderExcluir
  17. eu então sou bandido para o seu pai ehehehe
    Olha Fox eu até pensei em ir ai em Natal dar uns bjinhos em vc, mas com um sogro assim não dá ahsuahsuahusahsas (brincadeira)

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler a postagem do Cara Comum, sobre o irmão dele, e, putz, vc conseguiu me surpreender.
    MeoDels, família!
    "Mas quando a filha
    Quer fugir de casa
    Precisa descolar um ganha-pão
    Filha de família se não casa
    Papai, mamãe
    Não dão nem um tostão..."
    (Titãs)

    ResponderExcluir
  19. Agora me diz: e lá tu é homem que precise de receita pra qualquer coisa nessa vida????? Hehehehe! Hugz, Foxxito!

    ResponderExcluir
  20. Meu pai era tão maravilhoso e diferente disso tudo, que eu naõ consigo imaginar na existência de pessoas assim.

    ResponderExcluir
  21. Oi ... Não sei se foi uma descrição do seu pai ou uma critica a ele mas ... Aguçou minha espera pela "apresentação" dos demais.

    ResponderExcluir
  22. querido, pode ter certeza que ela ainda vai aprender muita coisa com vc. de um jeito ou de outro.
    ctz!

    bj

    ResponderExcluir
  23. Caraca...vc descreveu uma pessoa doente. Acho que um pouco além da neurose obsessiva, é possível até uma psicose. Lembra demais, demais, demais o meu ex-marido - pai da minha filha. Com a diferença que o daqui nunca conseguiu conquistar nada para que pudesse ostentar, nem casa, nem carro...e fica mendigando pagar uma pensão de 1,5 salários mínimos...tirando isso é MUITO MUITO igual. Eu me separei e quase 10 anos depois é que acho que meu cérebro esta se reconstituindo, porque ele conseguiu fazer uma geleia na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  24. Meu pai era um montão dessas coisas, mas mudou muito qdo começamos a crescer. Ainda tenho milhares de mágoas, mas isso é algo que um dia sei que vamos colocar em pratos limpos.
    Relações de pai e filho é punk.

    ResponderExcluir
  25. há coisa na nossa vida que precisam de um tempo pra acontecerem. alguma levam mais tempo que outras.
    tem gente que diz que quanto mais velho mais difícil a pessoa mudar. mas eu acho que mudanças ocorrem em todas as fases da vida, principalmente quando envolve alguém de quem a gente gosta.
    infelizmente algumas pessoas tem maneiras diferentes de demonstrar que gostam e que amam.

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway