Google+ Estórias Do Mundo: Familiam Matrem

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Familiam Matrem

, em Natal - RN, Brasil
Minha mãe é uma reclamadora. Ela reclama compulsivamente de tudo, mas não pretende mudar. Ela reclama que meu pai não faz nada em casa para ajuda-la nas tarefas domésticas, mas ela coloca o prato dele quando ele vai almoçar e separa a roupa dele para ele tomar banho. Mas o problema com meu pai não é o fato dela reclamar, é dela servi-lo. E ela foi criada para isso. Repete todos os dias que casamento é para sempre e que o lugar da mulher é com seu marido. Minha mãe é machista. Machista de um jeito que acredita que o homem tem o direito de separar-se de uma mulher que não serve o almoço de seu marido e que não lava as suas cuecas. Paradoxalmente, ela ensinou a meu irmão e a mim a cozinhar e a lavarmos nossas cuecas. Fomos, nós dois, criados como meninas? 
Minha mãe é uma boa mulher, caridosa e trabalhadora. Ela junta material reciclável para doar a instituições de caridades o dinheiro que consegue os vendendo. Diz que faz o trabalho do Senhor. É, minha mãe é bastante cristã, católica para ser mais preciso. Frequenta a Igreja pelo menos duas vezes por semana, mas não comunga fazem três anos. Ela reclama que não tem tempo para ir se confessar, eu digo que ela pode se confessar sozinha diretamente a Deus, mas ela não escuta. Na verdade, qualquer comentário ou conselho que sejam dados por mim são respondidos por minha mãe com uma bufada e uma expressão de "o que essa criança pensa que sabe?". Faz tempo que eu desisti de dar conselhos, então, e emitir opiniões.
Mas minha mãe é uma excelente professora. Aluna de uma escola normal, normalista, orgulha-se de lembrar-se de como ela era bonita na época em que vestia o uniforme de normalista quando saiu da fazenda dos pais em Ceará-Mirim e veio para a capital estudar para se tornar professora. E ela é muito boa no que faz. Trabalhou com alfabetização sua vida toda, e me inspiro nela sempre que penso no meu trabalho como professor, é sem sombra de dúvida por causa da minha mãe que me tomei este caminho profissional. Lembro um dia, que ela me levava para a escola dominical, para a catequização, e ela esquecera de comprar um caderno para mim, ela passou em uma loja e conversou com o dono do estabelecimento que não queria vender-lhe fiado, ela também esquecera de trazer dinheiro, foi quando ela comentou: "Meu caro senhor, eu vou trazer o seu dinheiro", neste momento a esposa do dono apareceu no balcão e a reconheceu. "Homem, ela é a professora do teu filho! Faça essa venda!". Eu lembro como se fosse ontem de que o homem cobriu-se de vergonha e escolheu os melhores cadernos e lápis e me deu, dizendo a minha mãe, "Não precisa pagar, é claro que não precisa pagar!". Minha mãe não quis aceitar, insistiu que passaria sem pagar, mas aquilo ficou marcado em minha mente de criança. O respeito que aquele homem tinha pela professora de seus filhos.
No fundo, minha mãe é realmente uma boa mulher. Ela só não consegue demonstrar. Ela não sabe como demonstrar carinho, por exemplo, sofre para dizer que ama, e abraça e beija com dificuldade, nota-se que ela se sente constrangida, sobretudo se for na presença de alguém. A primeira vez que ela me disse que me amava foi só depois que eu voltei para Natal, após seis meses morando em Belo Horizonte. Ela também tem preconceitos arraigados, sobretudo homofóbicos. Noveleira, ela não consegue entender o que "esses gay" estão fazendo nas novelas, e pragueja quando os vê terminando bem. Reclama que o mundo está perdido. Ela também os trata mal quando os encontra pessoalmente. Xinga-os quando eles viram as costas, e ela cobra de mim uma esposa sempre. 
Minha mãe pede uma boa esposa cristã. Eu respondo que ela desista deste sonho porque eu nunca vou me casar. Ela reclama sempre dizendo que eu não posso fazer isso. Ela sempre diz pra mim, agora que cheguei aos trinta anos que ninguém deve viver sozinho, que é triste! E que todos tem que ter sua família! Ela repete isso constantemente. Sua frase para mim: "Se você for gay será a maior decepção que você me dará na vida".

37 comentários:

  1. Xi mãezinha o que aqui vai...
    Não dá para comentar. Mãe é mãe e ela sofre quando as coisas não vão como ela sonhou para os seus meninos.
    Para ver melhor a situação devemos soltar-nos e ficar do lado deles por algum tempo.

    Felizes os que tem o amor de uma mãe

    O facto de ela te ter ensinado a cuidar de ti só foi um começo para aprenderes a viver a vida sem medos. É preciso que nas dificuldades aprendamos a saber viver - cozinhando, lavando e passando a ferro. Aprendi tudo isso e me sinto bem.

    Todo o casal tem coisas boas e menos boas. A mulher cuida do homem e o homem cuida da mulher. Um não é escravo do outro. Completam-se.
    Não é pelo facto de a minha mulher me cuidar da roupa que eu sou machista nem ela é feminista se se dedicar apenas à cultura ou aos bordados, aquilo que gosta de fazer.
    Ambos trabalhamos fora todos os dias e em casa as tarefas são sempre divididas. Se ela trata da roupa eu trato da comida, se ela passa a ferro eu lavo o chão ou aspiro a casa...Completamo-nos.

    Tendências sexuais, cada um tem as suas e parece-me que devemos respeitar cada um como pessoa.
    Espero que todos me respeitem como eu os respeito.

    Já vai longo o comentário mas o tema não se esgota nem convence ou vence outras opiniões diferentes da minha ou da tua.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado isso, acabei de escrever sobre seu post passado agora e sobre família.. Dentre as cosias que falei estava essa coisa de aproveitar o melhor que se tem deles, como vc fez com relação ao seu oficio que acabou herdando da sua mãe.. Escrevi sem ler isso...

    To amando os posts, continue, vc é tão perfeitamente descritivo que sinto como se conhecesse cada um deles há anos.

    ResponderExcluir
  3. sim! cada um tem as suas loucuras, o q diferencia é a forma como cada um lida com elas ...
    o que penso destas coisas eu coloquei no post do Gato ... e vc já sabe o q é ...

    bjão

    ResponderExcluir
  4. Bom mas no fundo eu acho que uma mãe sempre vai amar o seu filho mesmo ele sendo gay, pelo menos assim espero que seja..
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo sua mãe. E, mesmo que você possa não acreditar, entendo você também. Só não sei se a recíproca é verdadeira...

    ResponderExcluir
  6. Embora ela fale isso, ela sabe que se acontecer vc continua sendo filho, no subconsciente ela sabe. E Sobre ter 30., Eu sai de casa aos 29, pra fincar minha bandeira de independência, acredite quando sai da casa dos pais , nossa voz ganha forças!

    ResponderExcluir
  7. Gostando dos posts sobre a família. Bom queria deixar esse link de um blog que leio, eu acho que ele também é professor de história. Está em inglês, uso o google tradutor e se ver que dá para adaptar pro seu blog, seria legal, principalmente sobre a diferença de visão que ex-colônias britânicas e francesas tem da homossexualidade: http://closetprofessor.blogspot.com/2012/01/westerners-and-homosexuality-in-asian.html

    ResponderExcluir
  8. É duro, mas também preciso dizer que é normal, no sentido de que segue a norma, a maioria, o mais frequente.
    Nossas mães são seres que foram reprimidos e doutrinados a servir desde sempre. Sofrem, mas criam e trabalham, do melhor jeito que acreditam. E, só por fazerem isso, o melhor que podem, já merecem e merecerão sempre nosso respeito.
    Ah, tá! Muitas delas fazem coisas que nos machucam, nos marcam, mas felizmente, crescemos e aprendemos a nos defender.
    Um dia, poderemos vê-las como são: seres humanos, dignas do nosso maior respeito, do nosso amor.
    Que você possa vê-la assim enquanto ela está com você!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho esse assunto super complicado, tenho medo de sempre ter aquela continuação: "mas é gay".

    E como já falaram, temos que ser fortes e filtrar, para focar apenas no que vemos de bom.

    ResponderExcluir
  10. Taí. Nunca imaginei que tu tivesses uma mãe assim. Never. Será então que não é hora de dar logo essa maior decepção pra ela ir aprendendo a gerenciar?!? Hugzito, Foxx!

    ResponderExcluir
  11. Pela frase, ela já sabe, mas está pedindo que você não diga...ela gosta de enganos. Perguntinha: vc ainda mora com eles?

    Lá no blog, somos duas, eu e a Hellomotta. Vc comentou no post dela, achando que era eu rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Eu virava travesti com uma mãe dessas! rs

    Foxx, meu bem! Fiquei comparando a visão que vc tem do seu pai e da sua mãe... seria uma conversa tão longa que eu deixo pra depois! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Sabes bem o quanto datas pra mim , são sem noção né?

    querido quando definir sua familia toda, dou minha humilde opinião.

    Aquele forte abraço,

    ResponderExcluir
  14. Então Foxx, "acho" que sua mãe não gosta de você. Se gostasse já teria aceitado sua decisão. "Um dia os filhotes crescem e tem de aprender a viver longe dos pais". Cara, pelos poucos minutos que tivemos de conversa descobri que você não esta feliz perto de seus pais, então como homem independente e inteligente você poderia...

    ResponderExcluir
  15. Voltei aqui para te dizer que qualquer uma das minhas histórias tem uma parte verdade e outra de imaginação. Partindo daquilo que escrevi num rascunho publiquei um história em que ela foi activa e quando se entregou soube porque o fez
    As fodas são boas quando existe reciprocidade e se ama, mas poderemos construir muitas histórias partindo da mesma dando-lhe cores e nomes diferentes.
    O Carlos foi um grande amigo e a sua história ficou-me gravada.
    A Gracinda era uma doçura de mulher e na sua simplicidade fazer amor era o que ela mais gostava.
    Esta é a minha leitura dos acontecimentos. Cada um fará a sua.

    ResponderExcluir
  16. Tudo dói de alguma forma. Seja pelo pai ou pela mãe, as pedradas vem de formas diferentes, e talvez por isso que não dê para calcular muito bem. A dor é sempre muito maior quando nos atacam por todos os lados.

    Beijo Primo.

    ResponderExcluir
  17. Luiz Coelho disse tudo nesta frase: " Mãe é mãe e ela sofre quando as coisas não vão como ela sonhou para os seus meninos."...

    Meu assíduo leitor e comentarista Foxx, quando criei o Blog tomei a decisão de não comentar os comentários para deixar livre todos os que comentam, afinal quando eu escrevi o texto eu estava em um momento da minha vida e quem leu com certeza não está no mesmo, então assim, sem eu comentar, todos ficam livres para expressar seus gostos, opiniões, elogios e criticas, principalmente as criticas, e gosto muito quando não concordam, como vc fez em muitos, pois isso me leva a pensar no que vc estava pensando na hora que não concordou, mas não entro em atrito com isso, gosto de TODOS os comentários, isso nos amadurece e faz pensar mais. obrigado pela fidelidade garoto, abração.

    ResponderExcluir
  18. fucei e encontrei como colocar o direito de resposta direto no coment dos blogs igual ao Pote ... visite o link abaixo Dicas Blogger ... super fácil ... no meu funcionou ...

    http://www.dicasblogger.com.br/2012/01/novidade-respostas-nos-comentarios-do.html

    bjão

    ResponderExcluir
  19. sério, isso?

    toda mãe sabe, algumas só tem um pouco de dificuldade pra aceitar esta realidade, principalmente por conceitos religiosos, morais e sociais.

    aluga 'orações para bobby' e veja junto com ela.

    ResponderExcluir
  20. Foxx, eu preciso fazer um comentário MUITO pontual.

    Lendo o texto, a parte que vc diz da sua mãe dizendo pra vc que viver só é triste e outros textos seus que vc diz que nunca vai ficar com ninguém, que já desistiu... me pareceu agora mais uma defesa pq vc acha que sua família não está junta exatamente por aqueles sentimentos que vc acha que deveria unir uma família e vc não quer correr o risco de acontecer com vc e também me pareceu que vc desistiu por não se achar bom o suficiente para isso, já que na sua criação vc deveria se casar com uma boa esposa cristã exatamente como sua mãe, que coloca almoço na mesa e tudo mais...

    Pode ser só uma viagem minha, se não for, faz o favor de jogar todo este "preconceito" pra cima e vá viver sua vida, amar loucamente, se entregue gato, um macho também pode fazer a gente feliz e ser companheiro por muitos e muitos anos!!!

    ResponderExcluir
  21. Foxx, entao, nao foi exatamente o que eu quis dizer.. foi mais para vc pensar no assunto e ver se vc nao faz algum tipo de sabotagem, mesmo que inconsciente para nao ter um relacionamento e aí sim disse nao ligado exatamente a educaçao crista, mas as coisas que vc pode ter escutado em sua casa..

    a energia que emitimos também é capaz de aproximar pessoas e afastar.. vc é bonito, inteligente, divertido e tem várias outras qualidades que por anos de blog dá pra perceber... se relaxar e tudo mais eu acho difícil acreditar que nao teria pelo menos uma pessoa uma vez ou outra super a fim de vc...

    Espero que encontre... ou que nao encontre, mas seja super feliz, nunca sozinho, mas com amigos e familiares e pessoas ao redor!!! ;)

    ResponderExcluir
  22. Eu pensei que ela já soubesse, Fox. Eu contei pra minha, e ela também jurava que seria a maior decepção da vida dela. Hoje em dia ela não aceita, mas finge que nada aconteceu e tenta conviver, sabe? Até que estamos vivendo pacificamente.

    Se um dia ela souber, dê um tempo... Vai acabar aceitando a ideia. Afinal, o que ela pode mudar ou fazer?

    ResponderExcluir
  23. Minha mãe tem alguns aspectos sememlhantes às da sua. E o engraçado é que, hoje em dia, quem aceita melhor o fato de eu ser gay é meu pai, ao contrário da minha mãe, que, anos atrás, quando me revelei, aceitava com mais naturalidade, e hoje não mais.

    ResponderExcluir
  24. "se vc for gay"... coitada.

    sabe que eu fiquei com um sentimento bom sobre a sua mãe. mas tb tive a sensação de que vc se preocupou em transmitir tudo de bom que vc acha q ela tem.

    achei bonitinho.

    seu jeito de dizer que, apesar de todos os defeitos dela (que eu insisto na questão da criação/idade), vc a admira.

    ResponderExcluir
  25. Sua mãe pode negar, mas ela deve ser dura com as palavras, apenas com as palavras. No fundo, lá dentro, ela sabe sobre você e te aceita e não falo apenas na relação sobre o fato de você ser gay...

    Beijo!!! Demorei, mas te visitei... rsrsrs...

    ResponderExcluir
  26. Foxx sua postagem foi emocionante, como pensei na minha mãe e como sinto falta de quando ela reclamava de algo, hoje ela fica jogada em sofá, quase como um objeto, como gostaria de tê-la de volta...
    Adorei a singela homenagem aos professores, acho que nos dias atuais não existe mais este respeito ao professor.

    Mas continuo querendo exercer este ofício...
    Um abraço a ti e a sua mãe...

    ResponderExcluir
  27. Sua mãe é uma criatura admirável. Pelo menos eu acho. Acredito que suas opiniões, duras é verdade, vêm de sua criação, de tudo o que viveu.

    ResponderExcluir
  28. Os pais esperam muito de nós, como a maioria, cada um cria suas próprias frustrações.. Mas entendo que não façam por mal, cada um dá o que tem ou o que sabe... =/

    ResponderExcluir
  29. Eu,no fundo, acho que nenhuma mãe diz "se você for gay..." sem que já saiba disso. É só uma estratégia pra, de fato, não partir pro enfrentamento real da questão...

    ResponderExcluir
  30. Mães, apesar de suas diferenças, sempre conseguem se assemelhar em algum ponto.
    Minha mãe também fica sem jeito ao me beijar, ao demonstrar carinho. E isso quando eu sei profundamente o amor que ela tem por mim.
    O que aconteceu com as demonstrações sinceras e espontâneas de afeto de outrora?
    Já cheguei a pensar que sua mãe não gostasse de vc, mas hj acho que é somente o jeito dela de ser. A maneira que ela sabe de se aproximar de vc. E que pra ela pode ser o jeito correto. Vai saber...
    E quanto à decepção, concordo com o último anônimo aí, se ela o diz, é pq no fundo já sabe e só te avisa que não quer encarar esse assunto de frente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Hj resolvi ler antigas mensagens do teu blog.
    E como sempre: Me encantei.

    E o novelo não para...

    =)

    ResponderExcluir
  32. Pois é, parece que aquele ditado que "mãe só muda de endereço" é verdade. Em N passagens é como se eu visse a minha mãe. Preconceituosa, Fala, mas não resolve mudar, etc... A unica diferença é que a sua só fala que você será a maior decepção da vida dela e a minha falou EU TE ODEIO, mas é a vida né!?

    Gostei do texto querido.
    Um beijao

    ResponderExcluir
  33. Hummmm, não sei quem é o mais bobo. Ela por "obviamente" saber que você é gay e criar uma finissima pelicula ilusória pra fugir usando "o amor" que você tem por ela pra te subjulgar e fazer a vontade dela. Ou é você, por não assumir pra ela, o que ela já sabe e insiste em negar. Esse círculo não faz bem pra ninguém...

    ResponderExcluir
  34. Malditos termos modernos, onde nem podemos mais sermos bons alsekyas e dormirmos em paz.....

    ResponderExcluir
  35. Apesar do tom de protesto, senti um amor tão grande. Sua mãe deveria ler essa postagem.
    Bjaum. ; )

    ResponderExcluir
  36. não existe machista maior do que a mulher, por mais irônico que pareça.

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway