Google+ Estórias Do Mundo: Brincando com T.S. Eliot: Dicas para se ler melhor

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Brincando com T.S. Eliot: Dicas para se ler melhor

Lolita Pille escreve sem pudor sobre o mundo ao seu redor. Retrato sincero e devastador da juventude rica e consumista de Paris, que preenche suas vidas com sexo, álcool, drogas e roupas de grife, 'Hell' poderia se passar em qualquer grande cidade do mundo, pois espelha os valores e o comportamento de uma classe para quem o mundo se divide em duas categorias - 'nós' e 'vocês'. Uma classe que, sem encontrar limites para o prazer, vive o angustiante vazio do excesso. Hell, pseudônimo da narradora, é uma garota rica, fútil e arrogante, detestável sob todos os aspectos. Assumidamente frívola e preconceituosa, ela gasta diariamente em butiques de luxo mais do que o salário mensal da maioria dos leitores do livro. Em sua narrativa nervosa quase não há trama, porque HelI e suas amigas vivem um presente perpétuo, uma sucessão de prazeres cujo sentido está nas aparências e na superfície das coisas.

De todos os dândis que encantavam a sofisticada sociedade londrina do final do século passado, o mais brilhante e luminoso era sem dúvida Oscar Wilde (Dublin 1854 - Paris 1900). Célebre, respeitado, Wilde vivia o ano de 1895 como o grande autor de Retrato de Dorian Gray (1891) e de três peças que faziam sucesso no momento; O leque de Lady Windermere, Um marido ideal e A importância de ser prudente. Neste mesmo ano, acusado de Homossexualismo, foi processado pela família de Lord Alfred Douglas, um jovem aristocrata por quem se apaixonara e com quem compartilhava um excêntrico estilo de vida. Condenado, sua vida mudou radicalmente e o talentoso escritor viu-se encarcerado por dois anos que consumiram sua saúde e fulminaram sua reputação. Preso, escreve esta carta a seu amante no qual desabafa todas as dores e alegrias que este o proporcionou. Emocionante, De Profundis fala sobre as últimas conseqüências que um verdadeiro amor pode ter.

Baseado em Alice no País das Maravilhas, do escritor inglês Lerris Carrol, Alex in Wonderland é uma sátira engenhosa e bem traçada que sabe utilizar bem os personagens do livro (não tão) infantil de Carrol. Este Fanzine - para quem não sabe o que é, veja a definição da Wikipedia no fim deste post - tem ganho prêmios por onde passa, e é produzido pelo grupo Gatos Pingados, e no site (http://alex.in.wonderland.tripod.com) pode ser lido gratuitamente. O traço é baseado no mangá japonês, adaptado ao modelo americano de leitura de quadrinhos. O traço é comovente. A estória é contada de uma forma que a metalinguagem é seu padrão mais comum. E a afiada ironia dá muito prazer a leitura. Um defeito: escrito em capítulos, temos que esperar até o próximo episódio estar pronto.



APROVEITEM

*Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine. Fanzine é, portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Na sua maioria é livre de preconceitos engloba todo o tipo de temas em padrões experimentais.


5 comentários:

  1. Foxx. Obrigado pelo seu texto. Achei duca. Sim...tem muito a ver com o budismo. Bj e se cuida...já te add.

    ResponderExcluir
  2. adorei muito a descrição do primeiro livro, e do terceiro, que lerei daqui a pouco =)

    eu acho que não tenho o seu link lá no meu blog. Dps eu coloco, então [quando estiver em casa]

    Bem... vou procurar nas livrarias sobre esse primeiro livro

    grande beijo, rapaz!

    ResponderExcluir
  3. Preciso me informar Sobre Wilde.. Sei muito pouco Sobre Ele.. pretendo começar COm esta sua indicação.. pelo msn, adorei vç citando ele..
    |
    Quando li Alex sendo indicado por um outro blog ontem.. começei a ler e me encantei COm o projeto..a primeira pessoa em mente a indicar foi vç né querido.. Adorei.. e olha que não sou fã de fanfics.. mais este vale a pena.. pretendo lika-lo logo por aqui.. só e janeiro a continuação..
    |
    Enfim AMor.. beijos!

    ResponderExcluir
  4. foxx,
    gostei do conteúdo do seu último post,uma vez que a maioria dos blogueiros...bom ,deixa pra lá..
    vc já leu "descansa em paz,oscar wilde"?é muito interessante.parece-me que é de joão silvério trevisan (tenho dúvidas).
    o primeiro livro "hell"(é isso)retrataria a juventude "yuppe"?

    ResponderExcluir
  5. Amigoooooooooooooo! Tudo bem? HUMMMM... Valeu pelas dicas literárias! Assim que acabar de ler o livro atual ( O Caçador de Pipas), vou atrás do HELL...
    Beijos!
    PS - Ignorou o desafio? Rssss... Ahhhhhh....

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway