Google+ Estórias Do Mundo: E Agora? Em Quem Votar?

terça-feira, 15 de julho de 2014

E Agora? Em Quem Votar?

, em Natal - RN, Brasil
Eu tenho sofrido muito prevendo a situação que seremos colocados após esta bendita Copa. Começa o período de eleição para presidente do país. Dilma Rousseff/PT, Eduardo Campos/PSB e Aécio Neves/PSDB são os únicos candidatos já confirmados, outros dez (entre eles Jair Bolsonaro/PP, Soninha Francine/PPS e Randolfe Rodrigues/PSOL) estão na lista de possíveis candidatos ao cargo de líder do poder executivo da república brasileira. Falarei somente daqueles que foram confirmados. Dilma, atual presidente, é simplesmente a maior decepção política que eu já vivi. Sei que ela não é na história brasileira, porque ninguém rouba este título de Fernando Collor, nosso príncipe que deu errado. Mas Dilma, preocupada com a governabilidade, vendeu todas as suas alianças pelos votos de nossos congressistas, não que esta não seja um método comum a todo o mundo, ao contrário do que dizem por aí, esta não é uma invenção do PT, mas o tipo de aliança que esta senhora descendente de húngaros fez me fizeram desacreditar que seu partido possa ser uma boa escolha para os próximos anos do país. Os avanços sociais foram inegáveis com o PT (a distribuição de renda, a ampliação da educação superior e tecnológica, o controle da inflação e do poder de compra do salário mínimo), eles aconteceram, e seria irresponsabilidade minha negar isso, porém o governo da senhora presidenta (como ela gosta de ser chamada) também se negou a travar novas batalhas visando apoio político. Dilma fugiu de temas impopulares: o kit anti-homofobia e a lei contra homofobia foram engavetados, o casamento homossexual nem foi discutido, a perseguição evangélica às religiões de matriz africana não foram questionadas, tudo em nome de uma aliança que agora pode se virar contra ela se Jair Bolsonaro se candidatar.  Sem sombra de dúvida, o maior defeito de Dilma Rousseff é sua relação escusa com a bancada evangélica, sei que seus opositores citariam os mensaleiros, ou as malfadadas transações da Petrobrás, mas o maior erro desta senhora sem sombra de dúvida foi abandonar seus aliados históricos (os movimentos sociais) em nome da proteção dos interesses de igrejas, a situação do ano passado da Comissão de Direitos Humanos comprova isso.
O maior desafiante de Dilma é o príncipe mineiro, Aécio Neves. Neto de Tancredo, governador de Minas Gerais, o senhor Neves já era apontado como o próximo candidato a eleição desde a derrota do PSDB para o PT em 2010. E eu sempre repeti que fora de Minas Gerais ele era totalmente desconhecido. E é. Sem sombra de dúvidas, o principal problema que os marketeiros de Aécio precisam vencer é apresentá-lo como um candidato confiável para o Nordeste e o Norte do país, vencendo as notícias que graças a internet chegam antes aos eleitores. Aécio é um playboy e sempre foi. Um novo Collor, com certeza. Notícias sobre suas festas regadas a bebidas caras e cocaína chegam primeiro aos eleitores do que qualquer proposta que ele possa fazer, e quando ele tem a oportunidade não faz nenhuma. Aécio e o PSDB acreditam que o Brasil todo concorda com as reclamações da elite brasileira. Repetindo frases feitas como a corrupção chegou a níveis alarmantes, o brasileiro paga impostos demais, a burocracia no país é imensa e que o número de funcionário públicos é inchado, ele arranca aplausos de seus correligionários, mas não explica absolutamente nada de qual é seu projeto para recuperar o país que, segundo ele, foi destruído pelo PT. Contudo, quando dentro de círculos internos, ele afirma que o salário mínimo está alto demais, como disse em um encontro com membros da Federação da Indústria de São Paulo. Ou critica a reeleição, obra do seu próprio PSDB que não esperava ter que dividir o poder com outro partido. Este é sem sombra de dúvida o principal problema de Aécio Neves: ele e seus aliados estão no poder há tempo demais! Ele representa um gigantesco passo para trás, um retorno à política do café-com-leite e as oligarquias que tentamos desde 1940 expulsar de nosso sistema político, mas elas teimam em retornar. Não podemos votar no neto de alguém, famílias políticas no Brasil precisam ser extintas!
Apesar desta polarização já estar garantida, Eduardo Campos, do PSB, pode alterar e muito esta situação. Ex-governador de Pernambuco, neto do também ex-governador, Miguel Arraes, tem sua vida política no Executivo basicamente ligada ao avô. Trabalhou junto a ele como Chefe de Gabinete em 1987 (seu primeiro cargo) e entre 1995 e 1998 como secretário da Fazenda de Pernambuco. Ao confirmar sua candidatura ano passado ao cargo, Campos também apresentou sua candidata a vice-presidente, Marina Silva. Os problemas, aqui, reúnem os de Dilma e de Aécio em um único candidato. Eduardo Campos também representa uma poderosa família pernambucana, os Arraes, apesar destes serem bem quistos pela população isto não muda o fato de que é uma família que considera a política como seu ofício, e esta forma de pensar política precisa acabar urgentemente neste país. Já Marina Silva, evangélica, representa um passo para trás em todas as possibilidades de avançarmos nas discussões sobre diversidade neste país. Pelo histórico de Eduardo Campos, contudo, podemos esperar investimentos nas universidades e nos institutos de tecnologia espalhados pelo território, seu governo em Pernambuco, apesar de depender muito da relação com Dilma e o PT, tem sido avaliado positivamente pela população; já Marina Silva defende um discurso que prega o desenvolvimento sustentável, contudo eu, pessoalmente, não confio nela. Eu não confio em evangélicos em posições de poder de forma alguma.
Entre estes três, continuamos sem ter em quem votar, esperamos as confirmações das candidaturas que ainda estão para sair. Algumas para temermos, como a de Jair Bolsonaro, que com certeza vai levantar a bandeira em proteção de Deus e da Família brasileira, apelando para o terrorismo psicológico, e que vai carregar para si boa parte dos votos, talvez votos demais! Outros para rirmos como Soninha e seu discurso que consegue alternar entre o mais conservador possível, na defesa de uma pensamento coxinhas sobre a economia e a proteção dos direitos que a classe média pensa ter e o mais libertário que ela consegue imaginar apoiando a descriminalização da maconha, por exemplo. Outros para talvez termos alguma esperança, Rodolfe Rodrigues, por exemplo, talvez seja uma aposta interessante, mas que fará com que o PSOL seja obrigado a rever boa parte do seu próprio pensamento como partido e, talvez, vejamos um novo PT emergindo dali. Como observador, são grandes tempos para ser historiador e blogueiro, como cidadão gay deste país de terceiro mundo eu temo pelo nosso futuro e, qualquer coisa, pernas para quê te quero? 

17 comentários:

  1. Olá Foxx,

    Pois bem, o período para oficializar as candidaturas já passou. Jair Bolsonaro está fora. Por outro lado, o PSC do Marco Feliciano vai lançar o Pastor Everaldo como presidente da República. Certamente ele vai puxar o debate político, que este ano já será pobre em si, para abaixo da linha de pobreza. Vai fazer discussões sobre temas considerados sensíveis por gente como ele e considerados relevantes, ainda que não seja.

    Já o PSOL terá como candidato a deputada Luciano Genro. Votaria nela pensando em um voto mais ideológico, até mesmo para me esquivar de votar em alguém que vá de fato para um 2º turno, que é quando terei que votar realmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se vc deu ou não uma boa notícia, Messias, não sei mesmo. Não sei se o Pr. Everaldo é uma melhor notícia que o próprio Bolsonaro, mas que com certeza os evangélicos se polarizarão em torno dele o que é um perigo, este homem pode sim acabar ganhando e aí, como faremos?
      Eu conheço pouco da Luciana Genro, mas temo o desastre que o PSOL pode ser por ainda defender a revolução. Acredito que eles podem não conseguir trabalhar, se chegarem ao poder, por causa de sua intransigência, mas, sinceramente, gostaria de vê-los tentar. Acho que ela é a melhor opção mesmo!

      Excluir
  2. Um ponto de partida: http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/07/14/veja-o-que-pensam-candidatos-a-presidencia-sobre-aborto-maconha-e-religiao.htm

    ResponderExcluir
  3. Pois eu já estou tranquilo qto à minha posição nestas eleições. Meu último voto para presidente foi no Lula em seu primeiro mandato e aí veio a minha total revolta em ver toda a credibilidade q depositei no PT por mais de 25 anos ... Anulei meu voto nas eleições seguintes mas nesta não. Votarei sim ... votarei consciente de q no PT nunca mais! Quero todo ele bem longe de tudo o q for política para todo o sempre. Votarei em qualquer um com um único intuito: Derrotar a corja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com o que você fala sobre o PT ser uma decepção, Paulo, mas eu ainda acredito que eles são melhores do que Aécio. Você, como mineiro, não concorda?

      Excluir
  4. FOXX, se fosse eu a votar, depois de ler este teu post, já ficaria com uma ideia mais correcta sobre quem votar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom, João, fico muito feliz com seu comentário.

      Excluir
  5. Pra mim o seu texto tem uma inclinação bem clara a favor do que de fato é nossa melhor (ou menos pior) alternativa, que é Dilma Houseff.... Tmb me decepcionei, tmb esperava enfrentamentos que não vi, mas tmb tivemos avanços dentro expectativas criadas como vc citou ai acerca de distribuição de renda, acessos e etc... Não da pra vencer todas... Criticar quem estar com a maquina pública na mão é mais fácil mesmo, os erros estão ai, estampados, nítidos, os outros são especulações de erro... E considerando que mesmo sendo um alvo mais nítido pra critica ela ainda consegue a façanha de parecer ser a melhor alternativa dentre os candidatos, tenho mais é que dar meu voto pra ela mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que eu tenha um inclinação a favor da Dilma, eu tenho é o barco virado totalmente contra o Aécio e contra a Marina, Dilma aparece como opção porque as outras opções são péssimas! Eu acho que votarei na Luciana Genro (do PSOL) e, se houver segundo turno, na Dilma porque no Aécio, com certeza, não voto.

      Excluir
  6. Também não sei em quem votar, mas não voto na Dilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não queria votar na Dilma, Egos, mas quem eu não voto de jeito nenhum é no Aécio, se eles forem para o segundo turno, eu serei obrigado a votar na Dilma.

      Excluir
  7. Vixeeeeee... eu não discuto mais política em blog... mas uma coisa te digo: antes de votar no Aécio eu voto até na Mulher Melancia. ;)
    Ficou "redondinha" tua análise e acho que compartilhamos de conceitos bem semelhantes neste quesito!

    ResponderExcluir
  8. Não conheço bem a realidade política brasileira actual para emitir uma opinião.
    Só "conheço" a Dilma e parece que essa não vai lá...Agora os outros....???

    ResponderExcluir
  9. Não confio em nenhum dos três candidatos ja confirmados, e nem quero saber dos outros que virão até a campanha...o Brasil não se leva a sério e condordo plenamente que esses netos e filhos de coronéis politicos deveriam ser extirpados da politica brasileira...tenho profunda antipatia por Aécio. Eduardo Campos pra mim é um zé ninguém ( minha opinião) e Dilma é um engodo que teremos que engolir com pouca água ( ja que nos falta em SP agua para beber), pq é certa sua reeleição...por vias honestas ou pelo jeito PT de arrumar as coisas...Campinas, minha cidade não teve governo decente por duas décadas e a ultima gestão foi jogada aos leões após confirmarem o tanto de roubalheira e corrupção que existia no Palácio dos Jequitibás. Elegeram uma múmia para concertar a cidade e até agora a marmota não fez absolutamente nada...nada...nada...apenas desburocratizou algumas pendencias de 20 anos...Uma epidemia de dengue, negada por ele e pela nossa presidenta. Mais de 40.000 casos, e varias mortes...e tratam como se fosse uma gripizinha. Então infelizmente politica é um assunto que tem me deixado extremamente desgostoso...e não vou voltar em ninguém, nem pra impedir a reeleição de Dilma, nem pra tentar um novo rumo, pq infelizmente não acredito em nenhum deles. abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua posição, Rafael, e também sei que seu sentimento é compartilhado por muitas pessoas neste país. Mas como mudar se nos abstermos do processo? Eu não sei qual é o caminho da mudança, mas sei que não fazer nada significa que eles vão escolher por nós, estes mesmos políticos, e estas mesmas pessoas desinformadas. Se ficarmos calados, concordaremos com eles e a eleição é uma forma de fazer nossa voz ser ouvida. Espero que vc pense melhor e vote sim, seja radical talvez, quem sabe é seu voto que faz a diferença.

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway