Google+ Estórias Do Mundo: O Melhor Vinho

sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Melhor Vinho

"Eu tive um sonho, vou te contar"... 

Eu estava em uma festa de casamento, comemoramos Hímeros, o deus grego das uniões amorosas, em uma grande festa em que todos comem e bebem, estamos em um navio ancorado em um porto, e conversamos sobre arte, literatura, música e filosofia. Sou a alma da festa, rindo, com comentários bem humorados e inteligentes. Eu circulo entre os grupos, conversando com todos, sentando em mesas e conhecendo pessoas. Eu, no entanto, espero a chegada de alguém. Às vezes eu desço até a entrada do navio e fico olhando para o porto, esperando, preocupado, alguém chegar. Alguém me vê lá parado e pergunta: 
- O que você está fazendo ai, Foxx?
- Eu pedi um vinho especial para comemorarmos hoje e ele ainda não chegou. 
- Mas nós temos esse vinho na adega.
- Temos? Ah, então eu vou buscar.
Eu desço então para buscar o vinho e volto com duas caixas para a festa, porém, no meio do caminho eu caio no mar. Eu fico flutuando nas caixas de vinho, tentando, exaustivamente subir no navio, ou alcançar o porto, eu chego a pular tentando voltar, mas eu não consigo, sempre caio no mar e me agarro novamente ao meu vinho para manter-me na superfície. Eu tento gritar, pedindo ajuda, também, mas a música da festa abafa meus pedidos de socorro. Era noite, também, as trevas me envolviam.
Eu não sei quanto tempo eu fiquei ali, mas quando minhas forças estavam esgotadas (eu realmente me sentia muito cansado), a pessoa que me mandou buscar o vinho abre uma porta na base do navio, exclamando:
- Meu Deus! O que aconteceu?
Ele explica que veio me procurar porque eu estava demorando tanto, após me retirar da água, junto com as caixas de vinho que haviam se tornado apenas restos de papelão molhado. Eu estava sentado no chão, molhado e exausto. Ele me convida para voltar a festa, no entanto, eu estou cansado demais para sequer subir as escadas em espiral que levam para a parte superior do navio.

"É o que devemos saber"...

Na minha interpretação, este sonho fala da minha vida amorosa. A festa à Himeros representa a minha vida pregressa de encontros sexuais fortuitos, pegações em baladas, conquistas de uma noite, em que eu me divertia e fazia um considerável sucesso. Mas, sempre, foi algo vazio. Sempre faltou algo especial que faria aquela festa que já era incrível se tornar perfeita, o vinho que falta representa meu amor ausente.
Cansado de esperar que este amor venha até mim, no meu barco ancorado e impossibilitado de partir, eu sigo atrás dele, que traduzindo significa ter deixado Natal, a cidade em que nasci, e mudado para Belo Horizonte. Eu consigo o meu próprio vinho, isto é, meu amor próprio, mas eu não consigo voltar à festa que estava, eu caio no meio do caminho. Ou seja, eu me deparo com a dura realidade que é o mundo fora da província que eu cresci, extremamente igual! Ao mar, eu somente sobrevivo porque sou capaz de usar o vinho, isto é, o amor que eu havia trazido comigo como salva-vidas.
Mas eu fico tempo demais no mar, quando sou resgatado por alguém que finalmente nota minha ausência, o que quer dizer também que as relações que eu construí na festa eram em sua maioria superficiais porque somente uma delas notou que eu havia sumido. Fico tempo demais no mar que o vinho que eu levava torna-se somente pedaços de papelão molhado, ou seja, o amor que eu tinha foi todo consumido para me manter vivo. Nada restou mais. No entanto eu sou convidado a retornar a festa, pelo meu único amigo, e eu exausto declino do convite. Eu não conseguiria mais voltar a vida que eu tinha antes, estou cansado demais para isso.

15 comentários:

  1. Se um sonho desse ocorresse comigo julgaria que ando lendo muita ficção e ponto. Gosto de lembrar dos meus sonhos, coisa que não acontece muito, mas não costumo dar importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois o senhor devia prestar mais atenção nos seus sonhos, eles sempre revelam coisas sobre nosso inconsciente e, no meu caso, sobre o futuro. Eu já tive alguns sonhos premonitórios, por exemplo, sempre que vou me mudar, meses antes eu começo a sonhar que estou morando numa casa nova e é sempre a casa que eu estava sonhando.

      Excluir
  2. Muito curioso eu voltar ao blog e, coincidemente, estamos ambos escrevendo sobre mais ou menos o mesmo assunto. Em meu post de 26 de Abril (http://meudiariodebordo.blogspot.com.br/2014/04/nao-gosto-dessa-dor.html), falo justamente sobre as dores que é crescer, enxergar a si mesmo é cunhar sua vida nas próprias experiências e no amor próprio.

    Eu não posso deixar de te cumprimentar por esse "despertar". É fantástico quando paramos para respirar, olhamos pro lado e percebemos o quanto nossa vida pode ser melhor, quando nos baseamos em relações não-efêmeras. É gratificante, meu amigo Foxx. GRA-TI-FI-CAN-TE.

    UM BEIJO. Amei seu sonho. Amei sua alma aberta. Tava com saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom te ver comentando por aqui, moço.

      Excluir
  3. Interessante.
    CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  4. Vou mandar uma resenha de uns sonhos meus pra tu interpretar... já vi que tu é bom nisso... hehe! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar, eu interpreto pra vc. Tudo pra você, Fred.

      Excluir
  5. O sonho tem um final à francesa. Abre possibilidades.
    Ok, está cansado.
    Na vida real, o personagem descansaria, se reanimaria, voltaria à festa.
    No seu sonho, realmente não sei.

    Ou melhor, sei. O filme (a participação na festa) terminou ali mesmo.

    O sonho, na minha humilde e ignorante interpretação, talvez queira te dizer apenas que o filme pode continuar, com um roteiro ainda a ser escrito. Mas pra isso será necessária uma decisão nesse sentido.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Alex, o sonho termina ali. Representa exatamente o que eu tenho passado. Meu cansaço. Eu, na verdade, desisti completamente de retornar a festa. Sei o que está acontecendo na festa, vejo fotos das pessoas se divertindo na festa, mas eu não tenho a menor disposição para retornar a ela. Eu não conseguiria ficar lá por cinco minutos que seja...

      Excluir
    2. Talvez esteja na hora de você procurar outra festa. Ainda que sua festa privada, particular. Simples assim.
      Chega uma hora em que a festa coletiva nos cansa mesmo!!

      Excluir
    3. Ih, Alex, mas este é todo o problema, meu querido. Ninguém quer participar de uma festa privada, particular, comigo. Simples assim.

      Excluir
  6. FOXX Queridão, sabes que to chegando agora, e já percebi coisas que realmente me despertaram mais interesse e curiosidade para ler o que tu posta.

    Sonhos, são os desejos d'alma; algo nesse teu sonho me lembrou o que vivi recentemente antes de voltar com o meu Boyfriend e é isso ai meu querido, o jeito é prestar mais atenção nas pessoas e nas pequenas coisas e perceber ali a grande diferença. Abração Querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, querido, muito bom mesmo, espero que isso faça você voltar sempre para ler o que posto por aqui. =)

      Excluir
    2. Claro Queridão! Acompanho cada postagem tua, cada linha ;) hehehe

      Excluir
    3. Mr. Horn, o senhor é um fofo.

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway