Google+ Estórias Do Mundo: Sólido Como Fumaça

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Sólido Como Fumaça

, em Natal - RN, Brasil


Nós nos conhecemos em uma mesa de bar, entre amigos em comum. Ele estava sentado distante do ponto em que sentei, apresentações foram feitas e me integrei ao assunto que rolava na mesa. Ninguém discutia geofísica ou a cura do câncer, eram assuntos boêmios, aquele tipo que se tem despreocupadamente numa mesa de plástico estampado o símbolo da Devassa enquanto bebíamos Skol. Houve, no entanto, um rearranjo das cadeiras, e quando olhei de lado ele havia sentado perto de mim, me olhava por trás de uns olhos profundamente tristes, aquela tristeza que habita a alma e que, já dizia Vinícius, torna tudo mais bonito. Reparei na boca pequena dele naquele instante e um desejo de beija-lo surgiu. Foi ele quem puxou assunto diretamente comigo e conversamos sobre militância gay e víamos que concordávamos com tudo. Nem ficamos naquele dia, mas seu nome holandês ressoava em minha mente. Quando cheguei em casa o adicionei no Facebook.

*

Foram algumas conversas através da internet, o Whatsapp tornou-se companheiro frequente de desejos de bom dia e conversas até tarde da noite. Ele me revelou sonhos e esperanças, eu contei-lhe frustrações e projetos para o futuro. Em uma semana parecíamos amigos de longa data, em duas ele se revelou confuso. "Você me desperta sentimentos, Foxx, mas eu também estou envolvido com outra pessoa. Não é um namoro, mas ele é muito importante para mim". Não questionei, somente tentei parar a dança que estávamos fazendo, mas ela havia tomado vida própria, nós continuamos conversando e o desejo, a expressão é essa, teve um ponto, uma noite para ser exato, que explodiu. Ele me disse: "Não posso viver com isso mais, Foxx, eu falo com você e fico com tesão! Além disso, você me passa uma segurança que o outro não me passa de jeito nenhum, parece que com você há um futuro todo aberto a se explorar. Vou pedir um tempo a ele, apesar que não é justo magoá-lo...". Ele parou hesitante, cabia a mim o próximo passo, eu podia fugir daquilo tudo e dizer a ele que realmente não era justo com o outro, mas não me sentia assim e questionei-o: "E é justo com você? Tem momentos que devemos pensar no outro, mas também não podemos esquecer de nós mesmos. O que queremos! O que você quer?". Ele demorou a responder: "Eu quero ficar com você!".

**

Nós almoçamos juntos no outro dia. Era preciso conversar sobre o que sentíamos frente a frente. Marcamos um almoço em um shopping da cidade, o Midway, no meio da semana. Foi sentados em uma mesa de metal no meio da praça de alimentação, naquele ambiente todo branco com luz demais, que ele me perguntou: "Foxx, você é um homem tão interessante, eu sou um menino sem a menor experiência de vida, não fiz nada das coisas que você fez, o que você viu em mim?". Eu olhei no fundo dos olhos dele e somente descrevi o que vi. "Eu vi alma! Desde a primeira vez que eu te encontrei eu vi uma pessoa com o coração puro, disposta a doar-se pelos outros mesmo que isto significasse ter de perder algo que você muito desejava. Eu vi e me interessei por um menino que apesar de jovem sabia lutar por aquilo que considerava certo e que pretendia transformar aquela luta em sua vida. Eu te admiro, meu lindo!". Ele sorria para mim enquanto eu falava, no fim, me beijou no meio do shopping. Ficamos juntos, saímos da praça de alimentação e fomos para o estacionamento, no carro dele. Novamente nos beijamos e ele deitou no meu colo enquanto eu fazia-lhe cafunés. Como eu tinha que voltar ao trabalho, dei-lhe um último beijo e ele respondeu: "Ei, eu vou ser seu!". 

***

Voltei ao trabalho confiante. Acreditava realmente que desta vez tudo ia dar certo. Ele me mandou uma mensagem dizendo que tinha terminado tudo com o outro no meio da tarde. Nossos amigos em comum marcaram um happy hour, mas ele preferiu não ir. Eu fui, ele me enviou uma mensagem quando eu estava voltando de táxi para casa: "Desculpa, mas não podemos ficar juntos, você é incrível, mas eu não estou preparado para ter um relacionamento com ninguém". Eu respondi que tudo bem, não havia problema, eu já estava na porta de casa quando enviei a mensagem, acendi um cigarro e fumei na calçada vendo a fumaça subir e se desfazer no ar, era a metáfora perfeita: "tudo que é sólido, se desmancha no ar". Uma semana depois ele começava um namoro, com outro.

34 comentários:

  1. Tobias aqui > Bom que lindo isso desse jeito eu quero me encontrar com o Foxx porque ele é belo... mancada esses jovens querido nunca sabem que querem apesar de dizer que sabem no fundo é aquilo que todo mundo ja sabe sexo e interesse é a lei da compensação infelizmente. Pensei que ia ser uma linda historia porem ela virou mais um nada, Gosh to orando por você ta bom porque isso não pode acontecer galera ''/. Abraços espero te ver sqn rrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Tobias, brigado por vcs se anunciarem aqui antes de comentar, ajuda muito. =)
      eu não entendi se vc quer me conhecer um dia ou não, começa dizendo que sim e, no final, termina dizendo "sqn", ou seja, só que não. não entendi, será que também todos os elogios são "sqn"?

      Excluir
  2. "tudo que é sólido, se desmancha no ar"... boa!

    ResponderExcluir
  3. Certos caras não sabem mesmo dar valor...vamos a ver quanto tempo durará esse novo relacionamento que ele bancou...

    R: Um aluno de Humanidades é um aluno do curso de "Letras", nós aqui chamamos esse curso de Humanidades :)

    Abração :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, sinceramente, desejo boa sorte para o relacionamento dele, inclusive conheço o namorado, mas eu soube hoje que enquanto ele estava conversando comigo também estava dizendo as mesmas coisas com outro garoto também, ou seja...

      Excluir
  4. Quer saber? Sorte sua que ele se foi logo!
    Ou é um tolinho com sérios problemas de autoestima e precisará de muita terapia (não necessariamente num consultório, mas pelo menos na vida), muita experiência.
    Ou, desculpe-me é um fdp, psicopatazinho, que sabe de seus encantos e se nutre de atiçar os outros, especialmente aqueles que ele enxerga como vulneráveis.
    Ok, pode me xingar, já que estou falando sobre uma pessoa que não conheço! Que estou sendo leviano ao fazer tais afirmações.
    Então esclareço. Não são afirmações categórias, mas conjecturas, suposições.
    Mas não estou falando sobre o moço real, e sim sobre esse personagem aqui descrito. Se é real, se ele é assim na realidade, ou não, pra mim tanto faz. O que nos importa aqui é o "estudo de caso", o que importa aqui é você!

    E pra você, o que fica? Que pode interessar alguém interessante, mas muitas vezes, eles não terão coragem de enfrentar! É preciso ser muito homem e muito gente pra ficar com vc! Porque você merece muito mais do que um jovem inseguro e/ou deslumbrado.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai ai, gente, é nesse ponto exatamente que fica minha dúvida: quem disse que ele se interessou por mim se no fim da estória preferiu outra pessoa? que interesse é esse? tesão? vontade de dar pra mim? esse tipo de interesse eu sempre tive, nunca foi o problema, quando eu digo que ninguém se interessa por mim é exatamente neste exato momento em que algo mais sério começa a se formar, é desse ponto que as coisas nunca passam.
      Outra coisa que já me disseram: é preciso ser muito homem pra ficar comigo? gente, eu não tenho nada demais, tenho minhas qualidades e meus defeitos como qualquer um, não sou melhor ou pior que ninguém, porque alguém precisa ser muito homem pra ficar comigo?
      Eu mereço muito mais que um jovem inseguro? mereço? se é isso que eu mereço porque as únicas opções que aparecem para mim são homens pedindo dinheiro? eu sinceramente acho, que no caso de merecimento, um jovem inseguro é completamente fora do que eu posso ter.

      Excluir
  5. "tudo que é sólido, se desmancha no ar" é devido a falta de sinceridade dos outros. Odeio pessoas q agem cmo esse rapaz, so q as atitudes n condizem, ODEIO MSM. As pessoas qrem sinceridade, no entanto n são sinceras com o proprio sentimento. Qrem amor, mas n qrem se entregar, e alimentar tal sentimento. Qrem alguém cmo vc, mas n agem de acordo c as palavras vazias direcionadas a vc durante as conversas juntos.
    O principal problema das pessoas é esquecer q palavras tem sim valor. E q se cativou alguem, sejas responsavel. Precisamos de mais pessoas q saibam o real valor de se cativar alguem. O mais engraçado é q ele fez c vc oq n qria ter feito c o outro...mal sabe ele q karma existe, e tbm q o karma e a lingua paga-se em Terra e da maneira mais ardua.
    N reli oq escrevi, entao se n fizer sentido... hehe
    Bjos FOXX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguém quer uma pessoa como eu? sério? onde? me apresenta.

      =)

      Excluir
  6. Foxx, meu querido, não fique chateado comigo, tá! Eu vou falar apenas baseado no que leio por aqui, de tudo o que você descreve (e nem faz tanto tempo que assim que eu te conheço), correndo o risco de ser chamado de generalizador ou preconceituoso (tudo bem, isso é um comentário e não um trabalho acadêmico). Você não é o errado! A questão é que você sempre “está” com as pessoas erradas! E errado aqui não tem conotação valorativa, mas sim de não adequação aos seus desejos e anseios.

    E por que você sempre está com as pessoas erradas? Porque você está nos lugares errados! Desculpe, mas pelo que você conta, essa “garotada” com que você conversa é tão vazia! Até é “normal”, pela idade, pelo que cada um quer da vida nessa fase. Mas você?! Eles querem é “zoar” com a vida. E se apaixonam e desapaixonam mais rápido do que trocam de roupa! Eu não consigo entender como um doutor em história aguenta isso! Eu, que tenho muito menos “cabedal” que você, se depender disso pra conhecer uma pessoa, esquece! Vou morrer sozinho!

    Desculpe, acho que pode ter ficado agressivo. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, Adriano, como vc é lindo... um fofo por pensar isso tudo de mim. e você não foi agressivo em momento algum, nem se preocupe.
      mas deixe-me explicar-me, né? homens como vc simplesmente não olham para mim, simplesmente não olham, não se aproximam, não tentam conversar comigo; os meninos também não, mas estes meninos, que como vc mesmo disse querem curtir, eles dão a possibilidade, a abertura, para que eu me aproxime. Os únicos homens que chegam em mim, que se aproximam, são aqueles que vem me pedir dinheiro, que querem ficar comigo por dinheiro. Então como eu encontraria essas pessoas? Se estes homens mais velhos não me dão bola? Não é questão do lugar que eu frequento, é que estes homens não me consideram interessante.

      Excluir
  7. Fala sério, ele deve parecer anjo, mas a alma não é essa beleza toda que você viu. Afinal, parece superfútil. Nãotemlógica. Só pode ser muito medo...

    ResponderExcluir
  8. Que pena! eu já estava comemorando.
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tão bonitinho ver vocês torcendo... já prontos pra me dizer: "não te falei!" kkkkkk

      Excluir
  9. O cara sem dúvidas nenhuma é bastante imaturo. Vou ser bem sincero com você, acho que você saiu ganhando nessa. Sério que você queria ficar com uma pessoa dessas, que dispensa um atras do outro quando conhece alguém mais "interessante". Você se livrou de mais confusão cara.
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saí ganhando? eu ganhei solidão apenas, Cocada, infelizmente isso nunca será uma vitória, pode ser que eu tenha perdido menos, pode ser que seja uma perda menor, isso eu concordo plenamente com vc, mas ficar sozinho nunca é uma vitória. Sei que alguém pode me acusar aqui de estar sendo pessimista e vendo o copo meio vazio, mas o que eu afirmo é que a solidão sempre será um copo completamente seco, tudo bem que eu perdi apenas uma gota, tanto que nem sofro por causa dessa estória, mas o copo agora está completamente seco.

      Excluir
  10. Puxa...tava torcendo pra ter um "happy end", mas... Bom, sua história me fez lembrar de um grande amigo, o Ademir, ele um cara experiente, inteligente, viajado, descolado, tudo de bom! Seu único problema? Gostar de caras mais novos, sem nenhuma experiência de vida, sem caminhos trilhados, sem perspectivas, enfim, caras que só querem viver suas vidas loucamente! Resultado: Ademir está envelhecendo sozinho! Triste assim... Desejo sucesso e que continue escrevendo! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, querido, meu problema é que estes meninos novos são os únicos que me dão abertura...

      Excluir
  11. Isso não é um conselho. Mas vou dizer a você o que estou fazendo: Eu desisti! Se nunca dá certo, não tem porque eu viver com essa ansiedade que nunca passa. Então, como a ansiedade me faz mal, e eu nunca encontro um amor de verdade, desisti! Não quero mais isso pra minha vida. Quero algo que me faça bem! E, sinceramente, o amor só estava me fazendo sofrer! Sonhar com um relacionamento, e nunca ter um. estava me fazendo muito mais triste! Tenho outras coisas na vida que me fazem feliz! Elas são a prioridade agora!

    ResponderExcluir
  12. O comentário acima é de minha autoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom, Lú, que você tem outras coisas em sua vida que te fazem feliz e que você transformou em prioridades, tem toda razão, é assim mesmo que vc deve fazer. Infelizmente não existe nada em minha vida que me faça feliz e eu possa fazer o mesmo. Infelizmente.

      Excluir
  13. Meu caro... Hulk não tem bunda... tem rabo mesmo! E que rabo! Hahaha!

    ResponderExcluir
  14. seu texto me lembrou um pouco '500 dias com ela'. tem gente que desperta coisas na gente que outros não despertam. aguarde que sua vez chegará.

    ps: te fiz uma pergunta na postagem do safári em elefantes...

    ResponderExcluir
  15. É o casamento da Britney Spears fazendo escola! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, em menos de 24h eu comecei um relacionamento e ele terminou. Um recorde.

      Excluir
  16. Já passei por isso... Eu não sei o que passa na cabeça desse povo...
    abraçooo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem, no meu caso, é porque eu não tenho nada que faça alguém se apaixonar por mim... então é de se esperar...

      Excluir
  17. Eu tento entender esse tipo de pessoa mas nunca consigo. :\

    ResponderExcluir
  18. Hey, Foxx
    não sei muito bem o que falar, pra ser sincero, achei meio nonsense esse amor efêmero. Mas força aí Foxx. Até porque, me corrija se eu estiver errado, mas seus amigos também ajudam você a encontrar alguém, porque vez ou outra rola uma troca de cadeiras. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk
      não, eles não ajudam não, foi apenas uma coincidência.

      Excluir
  19. hahaha, tem gente estranha neste mundo..

    quando leio umas coisas dessas é que penso
    que sou um pouco mais normal...
    que pelo menos cresci, aprendi a respeitar
    meus desejos, nao ter vergonha e botar a cara
    a tapa, pagar pra ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois não é?, eu concordo plenamente, Otávio, que sua forma de lidar com amor e sexualidade é bem mais saudável que este tipo de pessoa... porém, deixe-me ser o advogado do diabo, não venha me dizer que vc não tem vergonha dos seus desejos e os respeita, porque quando vc se interessa por alguém vc corre como o diabo corre da cruz...

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway