Google+ Estórias Do Mundo: Livraria, Hipermercado, Farmácia

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Livraria, Hipermercado, Farmácia

, em Natal - RN, Brasil



Eu estava numa livraria quando me deparei com o livro Pura Picaretagem: Como livros de esoterismo e autoajuda distorcem a Ciência para te enganar, escrito pelos físicos Daniel Bezerra e Carlos Orsi, que discute os livros de autoajuda e, principalmente, a ideia recorrente de que pensamento é capaz de alterar a realidade. Li o livro todo em quinze minutos, pulado as inúmeras páginas sobre história da física, filosofia da ciência e mecânica quântica, restando com isso umas vinte páginas de tiradas sarcásticas sobre a ingenuidade popular dos quais ri concordando com todas elas.
A primeira crítica ri da falta de percepção das pessoas da absoluta psicopatia que é querer ser capaz de controlar tudo. Porque é disso que se trata: quando alguém diz que acredita que seu pensamento positivo é capaz de alterar a realidade, de fazer com que algo de bom aconteça em sua vida, ele está intimamente acreditando que tem o controle total sobre o que acontece consigo. É uma ilusão de onipotência, Nietzsche estava certo e o homem matou Deus! Meus amigos, ninguém é capaz de controlar o que acontece na própria vida. Podemos controlar como reagir ao que nos afeta, mas em hipótese alguma esperar que nossos pensamentos afetem a realidade ao nosso redor. Não posso, e este é um exemplo do Daniel Bezerra e do Carlos Orsi, pular de um prédio e esperar que com meu pensamento a aterrissagem seja confortável. Minha mente não é capaz de suspender a gravidade.
Sabe, também, quando dizem que o universo conspira ao nosso favor quando pensamos positivo? Balela! O único universo que poderia conspirar ao nosso favor é aquele formado por nós mesmos. Eu, você, cada um de nós, é um microcosmos, uma pequena realidade auto-contida e, em teoria, quando pensamos positivo nós nos esforçaríamos mais, lutaríamos mais, correríamos atrás do que desejamos, em teoria, repito. A verdade, revela o Pura Picaretagem, é que o contrário ocorre. Pessoas que pensam positivamente confiam que tudo há de se resolver magicamente, e simplesmente não agem, não se esforçam, não lutam, não correm atrás, sentam e esperam esperando a conspiração acontecer. Os físicos dão exemplo do vestibular de medicina da USP: seu pensar "positivo" pode não te fazer estudar e mesmo se o fizer estudar mais, não muda em nada o fato de que o estudante está concorrendo com vinte candidatos por vaga. O mundo não muda porque você pensou em arco-íris, unicórnios e coalas, ninguém vive na Terra do Nunca.
Porém, o que mais me irrita nesta conversa de pensamento positivo é que ela sai da boca de pessoas inteligentes que não veem que estão comprando o discurso capitalista da meritocracia com uma roupagem mística. Lembrem que este discurso nasceu em livros de autoajuda iupies como O Segredo e que traduz a ideia de que se eu trabalho o suficiente, eu alcançarei o sucesso, independente das barreiras que eu encontrar no caminho, isto é, que um menino nascido em uma favela carioca e um garoto criado nas coberturas do Leblon têm a mesma chance de sucesso na vida, basta que ambos trabalhem com afinco! Se você concorda com isso, o liberalismo te pegou, querido, e você é um homem de direita (ou mulher). Esta filosofia barata positiva diz o mesmo: não importa o lugar que você vive, as pessoas com que convive, sua vida em resumo, se você pensar positivo o suficiente a vida se abrirá para você como um Éden em que corre leite e mel e o cordeiro vive ao lado do lobo. Mas o que acontece se você não pensar positivamente o suficiente?
Eu não entendo como não se vê qual o objetivo disto. É claro feito Valium. O capitalismo meritocrata estabeleceu uma meta inatingível: a felicidade plena. E esta felicidade é de responsabilidade única e exclusiva sua. Você é o único que pode manter-se feliz, mesmo ninguém em nossa sociedade apreciando muito o estilo ermitão de viver, mas, sobretudo, não é nenhuma responsabilidade do Estado garantir a sua felicidade (o que por acaso vai de encontro a Declaração Universal dos Direitos do Homem), e a forma com a qual você pode fazer-se feliz é através de um controle espartano de sua própria mente. Mantenha os pensamentos positivos! Afinal qualquer falha, deslize, descrença, um segundo de dúvida, destruirá sua vida por completo, te arruinará, te condenará a danação eterna. Não é coincidência o uso de expressões religiosas porque é a partir de um esoterismo de salão que este discurso entra na moda e aparece entre os ricos da sociedade de países emergentes que acham lindo explicar que conseguiram seu dinheiro também por causa de sua mente apurada.
Só que quem é capaz de alcançar essa meta? Ninguém! A infelicidade faz parte da vida humana também, porém a culpa não é dos fatos, não é da economia e do Estado, não é das relações humanas, dos amigos, família e namorados, a culpa é do próprio infeliz que não consegue controlar os próprios pensamentos. Não é a toa que é junto com este discurso que explodem, como epidemia, diagnósticos de depressão, para qualquer lágrima derramada, e bipolaridade, para qualquer mudança de humor. As pessoas proibidas de serem infelizes, como na cidade futurista de Lolita Pille, são medicadas com remédios que não pretendem nenhuma cura e que causam seríssima dependência. Uma indústria criou um nicho e agora lucra com o mercado. Viva o capitalismo! O pensamento positivo não faz nada por você, meu amigo, pule fora desta filosofia religiosa de gôndola de hipermercado agora enquanto é tempo, antes que você tenha que frequentar a farmácia.

41 comentários:

  1. De dois meses para cá eu tenho pensado que o mundo quer nos forçar a termos pensamentos positivos e nunca a culpa é da sociedade como um todo em que a gente vive: Nas propagandas, no trabalho, nos ambientes que frequentamos todos querem que sejamos felizes mesmo que tudo conspire contra a nossa felicidade: O trânsito, o desemprego, a violência, o trabalho precário, a falta de saúde, os desentendimentos, etc. Eu penso que devemos ter uma certa positividade perante os acontecimentos para fazer a vida andar mas sempre avaliando o que é possível fazer tendo a realidade como aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que devemos ter esta certa positividade para fazer a vida andar, Ronaldo? por que a vida só andaria se tivéssemos esta positividade?

      Excluir
    2. Eu não estou falando de ser otimista com tudo mas em procurar ver que pelo menos ver que os problemas do cotidiano podem ter solução sem fugir da realidade. Foi algo mais ou menos assim que eu pensei.

      Excluir
    3. E se os problemas do cotidiano não tiverem solução? Ou todos os problemas necessariamente tem solução?

      Excluir
  2. Seu post é irretocável querido Foxx! Penso exatamente como vc e fico bestificado qdo vejo o quanto as pessoas se deixam levar por este senso comum de oportunismo q este bando de espertalhões têm para ganhar dinheiro fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pensa?!? mas vc é um dos que mais me acusa aqui de ser pessimista! por favor! não me venha com essas...

      Excluir
  3. Eu concordo que existe um exagero, mas discordo que o positivismo (equilibrado) seja ruim. Seu corpo funciona melhor quando não sob estresse. Você aprende melhor, citando o exemplo do estudante, quando se "acredita" capaz de absover o conhecimento, e se sai melhor na prova se não estiver preocupado com a quantidade de candidatos por vaga. Neste sentido, pensar positivo é bom sim. E o "fatalismo" pode ser tão ruim para a ação que efetivamente muda as coisas quanto o positivismo. Como sempre, é tudo questão de equilíbrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como o fatalismo muda as coisas efetivamente, Edu?

      Excluir
    2. Você escreveu:

      "Pessoas que pensam positivamente confiam que tudo há de se resolver magicamente, e simplesmente não agem, não se esforçam, não lutam, não correm atrás, sentam e esperam esperando a conspiração acontecer."

      E o que eu disse é que pessoas fatalistas correm o risco de, quando exageram no fatalismo (da mesma forma dos que exageram no positivismo), não agirem porque não acreditam que nada que façam vá mudar as coisas.

      Excluir
    3. O extremamente gelado, assim como o extremamente quente, produz a mesma sensação.

      Excluir
  4. Mas se vc não acredita no pensamento "positivista", qual sentido de vc frequentar reuniões de espiritualismo e acreditar em cartas de tarô? Sendo que tudo seria um questão de acreditar e ter fé? Claro que não podemos e nem devemos acreditar que uma pessoa que nasce na favela terá as mesmas chances de uma que já nasceu em berço de ouro (algumas vão). Mas também acho que não podemos duvidar que o positivismo traga coisas boas, mesmo que não resolva o problema pelo menos seu humor e felicidade estarão em alta (acho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Espiritualismo e o tarô não tem absolutamente nada a ver com pensamento positivo, posso desejar o quanto quiser, pensar positivamente o quanto for, nada disso vai mudar meu destino ou meu carma, trabalho voluntário árduo, desenvolvimento pessoal, lutar contra o próprio ego, isso modifica o seu carma, isso me faz melhorar em alguma coisa.
      Pensar positivamente não traz nada de bom, nem sequer melhora o humor ou traz felicidade, traz enganação, porque se vc está feliz porque pensa positivo, vc está mentindo o tempo todo para si mesmo e criando uma realidade falsa para si, ou seja, traz uma felicidade falsa que quando vc se deparar com a realidade pode não sair vivo tamanha a distância que vc pode ter criado entre o mundo real e sua percepção dele.

      Excluir
    2. mais uma coisa: em momento nenhum eu falei algo sobre ter fé, ter fé que o mundo pode ficar melhor, desejar que as coisas aconteçam de forma melhor, tudo bem! agora vc acreditar, como dizem para mim, que meus problemas SÓ E SOMENTE existem porque eu penso de tal forma, isso que eu falo que sou contra. Entende?

      Excluir
  5. Nossa....você arrebentou!! Que texto perturbador e questionador! O que me surpreendeu foi que eu me vi nessa caricatura, de sempre "querer pensar positivo" e não chegar a lugar nenhum. Já li tantos livros de auto-ajuda que poderia me tornar um "doutor" na matéria. Mas não; cá estou eu revendo meu conceitos...parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, meu caro! fico feliz em ter te feito se questionar sobre algo. Espero que vc abandone essa filosofia barata e formule algo melhor para vc.

      Excluir
  6. Há tempos não lia um texto, que fosse tão de encontro ao que penso, é claro que não conseguiria escrever com a mesma maestria, que você. Essa história de auto-ajuda é como diriam meus avós, "história pra boi dormir". Pra mim, não passa de um filão que alguém muito esperto descobriu pra ganhar dinheiro. Acredito tanto neles quanto na teoria da prosperidade, proferida por algumas igrejas, que contribuindo com a tal, você sai da miséria total, para a riqueza num piscar de olhos. Definitivamente o mundo é dos espertos, eles conseguem ludibriar as pessoas fazendo-as acreditar nas maiores utopias. Parabéns pelo texto, consegues usar uma linguagem ao mesmo inteligente e de fácil entendimento. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, meu caro, fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  7. Engraçado vc falar isso. Oque mais vejo onde trabalho são receitas de rivotril, muitas vezes - a maioria das vezes- receitadas sem a menor necessidade.

    A música tá lá, acho que agora dá pra ouvir. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Se pensamento positivo desse certo, eu já teria acertado na mega-sena milhares de vezes. Nunca li um livro de autoajuda, e nem pretendo ler. Seu texto está excelente.
    Bjux

    ResponderExcluir
  9. Nossa Foxx , porra que texto maravilhoso. Acabei de ler e mil perguntas na minha cabeça. Fiquei digerindo o que você escreveu uns 15 minutos e acho que penso o seguinte.
    Primeiro acho que esses questionamentos acabam levando pra questão do livre arbítrio, já explico.
    Vou partir do pressuposto que existe uma realidade espiritual e que existe uma inteligencia superior ok? essa é minha crença, e não sei se pensa o mesmo mas tenho de começar por algo e vou começar pelo que creio. Bom, acho que a questão tem dois lados: o nosso mundo interior e o mundo exterior. Acho que vc tem razão quando diz que o pensamento positivo não é capaz de alterar a realidade. Concordo.
    Mas eu acho que o pensamento positivo pode te levar a mudar o seu mundo interior, seja positivamente te levando a agir porque você quer que algo de bom aconteça, seja negativamente te levando a esperar que as coisas aconteçam no mundo exterior só porque vc está pensando positivamente. De uma forma ou de outra muda algo. E essa seria a questão interior.
    Quanto ao mundo exterior, muitos irão rir, mas eu creio sim que exista a vontade divina nos acontecimentos. Eu acho que a vontade divina sempre prevalece e as vezes o que desejamos parece ser bom do nosso ponto de vista, mas do ponto de vista de uma inteligencia superior não é. Entao quando pensamento positivamente e desejamos algo, talvez aquilo esteja em consonância com o plano divino e pode acontecer, ou não. Daí isso nos leva a questão do livre arbítrio.
    Então resumindo eu acho que o que pensamos pode mudar a nossa maneira de agir e assim sendo nos colocar em consonância ou não com aquilo que ja esta previsto para acontecer, e por isso achamos que o nosso pensamento tem algum poder.
    Beijão querido e um ótimo fim de semana.
    Robson / SJCampos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Robson, como comentei no texto, pesquisas comprovam que pensar positivamente não faz absolutamente nada de bom para sua vida, não faz ninguém mudar o seu mundo interior e com isso se refletir no mundo exterior, que fique claro, não sou eu afirmando isso, são pesquisas (as referências estão no livro, eu não posso dar porque não comprei o livro).
      Sobre a vontade divina, eu tb acredito que ela exista, mas isso torna ainda mais ridículo o tal do pensamento positivo. Se tivermos pensamento positivo, e não for a vontade de Deus, adianta de alguma coisa?
      O nosso pensamento não muda nossa maneira de agir, a ciência prova que não, repito, as pessoas não mudam porque pensam positivo, dizem que mudam, mas de fato não mudam, e o fato de pensarmos postivio não nos deixa em consonância com o que Deus quer para nós, infelizmente é um fato. Infelizmente. Essa estória de que o pensamento tem algum poder é uma invenção capitalista para nos culpar.

      Excluir
  10. Engraçado Foxx... posso estar completamente enganada, mas, voce começou contando que leu o livro em 15 minutos, pois pulou inumeras folhas de historia disso e daquilo. Isso significa que do livro inteiro, só "20 folhas" vc achou aproveitavel. Nesse ponto eu concordei com o nome do livro que parece ser realmente "Pura Picaretagem".
    Em seguida depois de criticar isso e aquilo voce atesta,

    "Sabe, também, quando dizem que o universo conspira ao nosso favor quando pensamos positivo? Balela! O único universo que poderia conspirar ao nosso favor é aquele formado por nós mesmos.";

    Daí eu penso, se o Foxx sabe disso, porque não constrói em volta dele um universo com o qual ele se identifica?

    Por fim voce ainda diz:
    "A infelicidade faz parte da vida humana também, porém a culpa não é dos fatos, não é da economia e do Estado, não é das relações humanas, dos amigos, família e namorados, a culpa é do próprio infeliz que não consegue controlar os próprios pensamentos."

    Bom.... se pensar positivo e se encher de boas energias não esta resolvendo,.... fazer o que??? Se afogar na auto-piedade e criticar os que buscam ajuda, mesmo com tanta picaretagem?

    Onde Foxx isso vai te ajudar ou me ajudar???

    Sem querer correr o risco de te chatear.... releia seu texto e o critique imparcialmente, como vc critica os que buscam ajuda.

    E por fim, essa é minha opinião... ou crítica ao texto, veja como quiser. Abraços e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margot, sim, eu li o livro em 15 minutos sim, porque eu leio rápido, e pulei partes que falavam sobre física, que de fato não interessavam a critica principal do livro, isso não torna em nada o livro menos interessante, ou picaretagem.
      sobre este comentário do universo ao meu redor, meu anjo, o nosso universo só pode ser interior, se ele está ao meu redor ele é externo, e se ele externo não depende de mim, infelizmente. Se ele é externo eu teria que controlar outras pessoas também, elas teriam que agir de acordo com o que eu ditasse, e isto não é possível, não é?
      Buscar ajuda em livros que vendem uma mentira não é buscar ajuda. Tomar remédios que mascaram uma dor que existe de fato também não é buscar ajuda. Admitir que a dor existe, lidar com ela em seu dia-a-dia, isso é se ajudar de alguma forma. Fugir e fingir que são coisas que somente atrapalham.

      agora uma pergunta:
      É impressão minha ou vc se sentiu particularmente ofendida com esta postagem?

      Excluir
    2. Não Foxx... não me senti ofendida meu lindo.

      beijos

      Excluir
  11. Essa mistura de positivismo + fé data de muito tempo, desde antes dos famigerados livrs de auto-ajuda. Infelizmente, apesar de sua tentativa de separa-los, eles estão intrinsecamente ligados. A fé é uma esperança, e esta uma forma de positivismo. E estou com a Margot, quando você reduz a infelicidade a uma questão controlável. E este é mais um nicho de mercado como tantos, com o componente negativo de que a maioria absoluta dos livros de auto-ajuda é muito, muito mal escrita. Talvez seja isso que mais me incomoda neste filão - a mediocridade da escrita aliada à uma pobreza de argumentos irrefutáveis.
    No mais, bom final de semana, guri. Abraço imenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wair, se vc concorda com a Margot, eu acho que ela não está concordando com vc, porque ela está defendendo os livros de auto-ajuda e vc os acha medíocres, não?
      Eu não disse em momento algum que a infelicidade é controlável, eu disse que os livros de auto-ajuda as transformaram em controlável, e a Margot parece, no comentário dela, concordar que eles ajudam a controla-la.

      Excluir
  12. Esse post é muito complexo. Acho que você acabou abordando muitos assuntos e não sei se em alguns deles eu concordaria com as suas críticas. Vou tentar ser bem sucinto. Eu também detesto livros de autoajuda! Na verdade, em minha opinião, eles só ajudam os escritores e os editores. Porém, há pessoas que se sentem bem lendo esse tipo de “literatura”. Eu posso não gostar, posso criticar, mas não me sinto no direito de criticar quem gosta. Afinal a vida de cada pessoa é apenas responsabilidade dela, né. E se a pessoa se sente bem e isso não me afeta, que mal há nisso?

    Outra coisa: não entendi bem a sua análise sobre a meritocracia. Eu faço uma análise sobre esse conceito apenas profissionalmente, sem historicismos e acredito que ele seja muito adequado nesse campo. Entendo o que você colocou sobre as oportunidades, que são diferentes para pessoas de classes diferentes. Entendo perfeitamente. Apenas penso que progredir baseado no mérito das pessoas (fato que, na maior parte da nossa “política” inexiste!) é, além de importante, o único método que não produz privilégios.

    Só mais um comentário, e não foi você quem confundiu, mas grande parte das pessoas confunde pensamento positivo com positivismo, que é outra coisa bem diferente e você sabe disso.

    O post está muito bom, apenas me pareceu que você teve muita gana (rs) pra tentar discutir vários assuntos que tem particularidades muito específicas. Por exemplo, fé é um deles. E dos mais complicados, você há de convir!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tb não critiquei os leitores de auto-ajuda, eu critiquei os livros e uma filosofia barata que eles vendem. Não disse, por exemplo, que estes leitores são burros, eu não os critiquei, eu critiquei os livros.
      Sobre a meritocracia, vc está falando sobre o ambiente de trabalho, e esse é o único lugar que a meritocracia devia exitir. Ou vc teve um casamento maravilhoso e eu estou sempre solteiro porque vc merece mais do que eu? É isso que esta meritocracia quer dizer quando estamos fora do ambiente de trabalho, vc concorda com isso?
      Sobre a fé, eu não toquei neste assunto, esta porcaria de pensamento positivo não está relacionada com fé, é algo como uma teoria da conspiração criado por empresas para nos controlar, acredite em mim, isso ainda vai ser proibido na França, afinal eles sempre reconhecem esse tipo de enganação em massa primeiro.

      Excluir
  13. Ola Foxx,
    Eu particularmente não sou consumidor de livros ou filosofias de autoajuda, mas não deixo de acreditar que o pensamento positivo nos traga algum benefício.
    Veja bem, não estou defendendo a ideia que se você pensar positivo o universo vai conspirar a favor de você e vai te trazer tudo o que você deseja. Isso eu realmente não acredito, e critico do mesmo modo como você o fez no neste post.
    Eu acho que você fez uma analise muito rasa baseada em apenas algumas folhas de um determinado livro sobre o assunto.
    Um professor de economia, no tempo da minha vida universitária, ministrou uma palestra sobre esse assunto. Durante a palestra ele não falou em nenhum momento que você deveria ficar parado, apenas acreditando que vá conseguir algo para você de fato consegui-la. Pelo contrário, a ideia principal da "filosofia" que ele pregava era de que você teria que se esforçar mais ainda para conseguir aquilo que você deseja.
    Acho que o que essas filosofias realmente fazem é tirar pessoas da inércia e tentar acelerá-las em direção ao que elas realmente querem. Nesse ponto, o verdadeiro responsável pelo êxito é o próprio indivíduo, a "filosofia" entraria apenas como um propulsor.
    Sinceramente, acho isso tudo desnecessário. O fato de uma pessoa procurar ajuda através desses livros já mostra alguma força de vontade para querer mudar.
    A verdade é: se você quer alguma coisa, batalhe por ela, muito mesmo, o máximo que você puder; isso de forma alguma vai garantir que você vai ter 100% de êxito; mas te dará uma possibilidade maior de conquista que outras pessoas que sequer querem sair da inércia.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, no mínimo, ofensivo, Cocada, vc considerar que eu exporia minha opinião aqui se eu fizesse uma "análise rasa" sobre qualquer assunto. Não sou o tipo de homem que emite opiniões através de análises rasas. Encaro este blog com muita responsabilidade para que eu venha aqui falar qualquer coisa sem ter pensado bem sobre o assunto. Então, não, em hipótese alguma eu fiz uma "análise rasa".
      Sobre seu argumento que as pessoas se esforçam mais quando pensam positivo, o livro que eu citei demonstra e cita pesquisas que provam que isto não é verdade. Vc assistiu uma palestra de um único professor, eu li um livro que se baseia em pesquisas (no plural, o que quer dizer que não foi apenas uma pessoa que chegou a esse resultado) financiadas por agências de renome internacional que dizem claramente que esta filosofia não serve como propulsor para ninguém. Que na verdade ela tem o efeito inverso, as pessoas não batalham quando tem pensamentos positivos, elas ficam esperando as coisas darem certo. A vontade de querer mudar que seria o pensamento positivo nunca será a ação de, de fato, agir em direção a uma mudança. Repito, não sou eu que estou dizendo isso, são as pesquisas, citadas no livro.

      (desculpe se não cito as pesquisas eu mesmo, mas eu não comprei o livro, ele custava por volta de 30 reais, e eu não tinha esse dinheiro. Não tenho 30 reais para comprar um livro que lerei uma vez e nunca mais tocarei nele de novo).

      Eu concordo com você: se vc quer alguma coisa, batalhe por ela; mas isso não garante que vc terá algum êxito. Agora, é preciso ser racional o suficiente para entender quando as coisas não estão funcionando e desistir; o problema de quem segue esta filosofia barata de pensamento positivo acha que desistir é errado porque é "um pensamento negativo". Desistir é, as vezes, a decisão mais sensata que alguém pode ter em sua própria vida. É preciso saber o tempo de parar quando algo não dá certo. E isso não é positivo ou negativo, é realista!!

      Excluir
    2. Foxx me baseei no que você escreveu. Seja sincero, você só falou nesse livro e por isso pensei que você havia se precipitado em sua análise. Eu usei o verbo "acho" justamente por não ter certeza de que você tinha outras fontes.
      Continuo a acreditar que pensamento positivo ajuda sim como propulsor, mas mais uma vez repito ele não é o todo responsável, o maior responsável é o próprio indivíduo.
      Olha tem gente que nasce com um otimismo tremendo, uma vontade de vencer incompreensível e são pessoas extraordinárias... com histórias de superação de sucesso e conquistas. Há outras que não são assim, e necessitam de algo ou alguém que impulsione isso em suas vidas.
      Essa história de ser realista é meio conceitual. Algumas pessoas tendem a usar como medida intermediária entre pessimismo e otimismo: há a visão otimista, a visão realista e a visão pessimista. Tudo bem, concordo com essa ideia. O que não concordo é alguém chegar e dizer: "minha vida está uma merda e ela não vai mudar, não sou pessimista sou apenas realista". Usa-se o "realista" pra mascarar de si mesmo um pessimismo.
      Vou te resumir o que realmente acho dessa sua história toda. No dia que você morar em um planeta só de mulheres, e você disser que jamais vai encontrar um homem que te ame, você vai estar sendo realista. Enquanto você viver nesse mesmo planeta que vivo, e continuar dizendo que não vai encontrar um homem que te ame, você vai continuar sendo pessimista.

      Excluir
    3. Olha, Foxx, eu concordo em termos absolutos com esse último parágrafo que o Cocada escreveu. É a maior verdade de todas! Eu não mudaria uma vírgula no que ele escreveu!

      Excluir
    4. Então, Cocada e Adriano, eu queria que vcs me explicassem porque estou sozinho, porque a única explicação que eu consigo encontrar é essa (que jamais um homem vai se interessar por mim); se ela não é valida porque não é realista, eu peço, por favor, que vcs encontrem alguma explicação que faça sentido...

      Excluir
  14. Um dos textos mais lúcidos e verdadeiros que já li sobre esse tema, muito bem complementado com seu comentário:

    "Buscar ajuda em livros que vendem uma mentira não é buscar ajuda. Tomar remédios que mascaram uma dor que existe de fato também não é buscar ajuda. Admitir que a dor existe, lidar com ela em seu dia-a-dia, isso é se ajudar de alguma forma. Fugir e fingir que são coisas que somente atrapalham."

    Claro [e aqui vai apenas minha opinião, e não nenhuma verdade], há livros e livros. Nem tudo que se chama auto-ajuda merece a lata do lixo, nem todos que tomam remédios chegaram a eles em decorrência do processo que o texto muito bem aponta. Fundamental sua frase, acima reproduzida: "Admitir que a dor existe, lidar com ela em seu dia-a-dia". E cada um descobre, segundo sua história e capacidade, uma forma de lidar com isso. Inclusive fingindo que não exite.

    A discussão que provocou em torno do assunto, toda ela, muito interessante. Sempre bom ver como podemos pensar de modo diferente sobre um mesmo tema.

    Vender ilusões é uma forma de domínio. Vender mentiras e dizer que no mundo a meritocracia prevalece, é ignorar como o mundo funciona ou ter mesmo má-fé.
    Até mesmo a meritocracia absoluta é uma ilusão, como qualquer pessoa que já tenha trabalhado em alguma organização, seja ela qual for, bem sabe. Somos humanos e, como tal, impossível não carregar de algum subjetivismo tudo o que fazemos. Admitir isso me parece honestidade. Imaginar-se sempre correto e imune a isso, ilusão, ignorância profunda (aquela que não é capaz de enxergar-se a si própria) ou desonestidade mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Eu só leio Caras... hahahaha! E meu filho: bunda é bunda... mesmo sendo dos Jonas Bros... se é redondinha, carnuda e saliente é o que conta, nzé?

    ResponderExcluir
  16. eu acredito que somos sim responsáveis por uma porcentagem do
    que acontece com a gente, do que acontece em nossa vida. e se pudermos ser mais otimistas e termos pensamentos positivos, acho também que isso atrai boas energias que vão nos rodear e auxiliar no sucesso.

    só para constar, nunca li 'o segredo' ou afins. mas já vi bons efeitos que alguns livros de autoajuda tiveram em algumas pessoas. mal não faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo, eu sinceramente acredito que isso pode fazer muito mais mal do que bem, porque exatamente o que vc disse nós somos responsáveis por uma PORCENTAGEM do que acontece com a gente, às vezes 90%, às vezes 2%, mas nunca 100%, o que estes livros vendem é que vc pode sim ter total controle sobre sua vida, e isso é uma mentira.
      Sobre boas energias, eu não acredito nisso, que isso pode nos auxiliar no sucesso, não acredito mesmo, neste caso é somente uma questão de fé. Segundo minhas crenças, sobretudo o reiki, nós somos feitos de energia positiva e negativa, ter boas energias o tempo todo te faz tão mal quanto ter somente energia negativa, é uma questão de equilíbrio sempre, sendo assim, eu não acredito de forma alguma que devemos atrair boas energias somente, é preciso ter "más energias" do nosso lado também. Como já disse aqui, várias vezes, euforia é uma doença tão perigosa quanto a depressão.

      Excluir
  17. Vamos nós mais uma vez nesse tema que vc defende com muita força...

    Eu concordo e discordo de vc! Não acredito que pensamento positivo sozinho mude a realidade, que fique claro! Já expliquei mais de uma vez que o grande problema é que, às vezes, vc me parece cair no extremo oposto dizendo que, se as coisas vão mal, SOMENTE se pode pensar negativo e a infelicidade será uma fatalidade. Como vc mesmo disse nós escolhemos em maior ou menor grau como REAGIR à realidade e o que a gente acredita influencia sim nesta escolha.

    Porque, quem não acredita que vai ganhar na mega-sena (meu caso) não faz apostas. Então, acreditar que vai dar certo não te garante nada, mas acreditar que nunca se vai alcançar tal resultado faz vc simplesmente nunca tentar (e, consequentemente, nunca conseguir). Tem gente que é otimista (tem a crença de que TUDO dará certo, sempre), outros pessimista (acreditam que TUDO dará errado, sempre). O realista sabe que o resultado é sempre imprevisível pq a vida é imprevisível. Pode dar tudo certo, pode dar tudo errado e pode ser que algumas coisa deem certo e outras deem errado. Enfim, não dá pra saber de antemão. E daí, tentar é fazer uma aposta, que pode até ser improvável, mas que por um golpe do acaso, pode se tornar realidade (pois cada número do dado tem a mesma chance de sair quando lançamos tal objeto).

    Pra mim, livros de auto-ajuda, crença religiosa e outras coisas do tipo são muletas que ajudam algumas pessoas a seguir em frente e, por isso, não necessariamente são ruins. Para alguns, funciona como uma boa ilusão.

    Às vezes, seus textos sobre esse assunto me passam a impressão de que vc parte do pressuposto que a felicidade se deve EXCLUSIVAMENTE a fatores externos (aos fatos que acontecem no dia-a-dia de uma pessoa, a sua situação socioeconômica, aos impactos na vida das pessoas causados pelas medidas tomadas pelo Estado de forma ativa ou por omissão, etc.). E essa ideia é falsa, já que a felicidade é um processo DIALÉTICO, no qual subjetividade e realidade externa influenciam com forças flutuantes ao longo do tempo. Por isso, a mesma pessoa pode suportar diversos infortúnios e se sentir feliz, mas em outro momento se sentir infeliz por uma coisa pequena. A "culpa" da infelicidade é, portanto, de origem dialética: realidades subjetivas e objetivas compartilham da responsabilidade. Nem indivíduo pode ser o único "culpado", nem a realidade desfavorável (por conta da escolha sobre como reagir à realidade e por conta do limite de cada um ao grau de frustração).

    Outra coisa que sempre critico, é que parece que vc trata a realidade como um RESULTADO a ser alcançado, e não como um PROCESSO. E isso parece ser um reflexo de uma visão que trata a origem da felicidade como algo externo (quando algo externo alcançar a minha subjetividade, o resultado será a felicidade). Isso também é falso porque o verbo SER é uma soma de vários "ESTAR". Se eu ESTOU de mau humor hoje e também ESTIVE em cada um dos dias que vivi nos últimos 30 anos, já posso dizer que SOU mau humorado. Ser feliz é juntar muitos pequenos (e grandes) momentos de felicidade. E só consegue isso quem, em vários momentos da vida (seja em condições adversas ou não) escolheu (e teve forças para) reagir aos momentos vividos, escolhendo uma relação positiva.

    Enfim, tudo muito complexo, né??

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como seu comentário é longo, amigo, vou corta-lo em pedacinhos e responder cada trecho:

      "Então, acreditar que vai dar certo não te garante nada, mas acreditar que nunca se vai alcançar tal resultado faz vc simplesmente nunca tentar (e, consequentemente, nunca conseguir)."
      segundo o livro que citei, pesquisas demonstram que isso é mentira. As pessoas não deixam de fazer porque não acreditam, o que acontece é que elas deixam de fazer porque acreditam. As pessoas tem consciência, usando o exemplo da Megasena, que se não agirem é que fica impossível de ganhar, e acabam, mesmo sem acreditar, agindo, exatamente porque não esperam ganhar nada.

      "Pra mim, livros de auto-ajuda, crença religiosa e outras coisas do tipo são muletas que ajudam algumas pessoas a seguir em frente e, por isso, não necessariamente são ruins. Para alguns, funciona como uma boa ilusão."
      Não critico livros de auto-ajuda, critico apenas esta filosofia chinfrim do pensamento positivo.

      "A "culpa" da infelicidade é, portanto, de origem dialética: realidades subjetivas e objetivas compartilham da responsabilidade."
      Eu tenho absoluta consciência disso, e é exatamente por isso que essa filosofia do pensamento positivo é absurda para mim porque ela retira completamente dos fatores externos a responsabilidade sobre algo em nossa vida, vc é o único responsável por tudo.

      "Ser feliz é juntar muitos pequenos (e grandes) momentos de felicidade. E só consegue isso quem, em vários momentos da vida (seja em condições adversas ou não) escolheu (e teve forças para) reagir aos momentos vividos, escolhendo uma relação positiva."
      talvez meu problema seja esse, eu não sei como alguém que só teve momentos de merda na vida pode escolher nadar de costas naquele mar de bosta e ficar batendo palmas como se estivesse no mar do Caribe, não consigo imaginar como se faz isso, de fato.

      Excluir
  18. Bom, vou discordar de voce. Acho muito simplista este seu pensamento. É verdade, nao podemos acabar com a gravidade ou coisas do tipo. Mas se conseguirmos ter um condicionamento de pensamentos e açoes as coisas mudam e muito.

    E acho que tem alguma coisa da física quantica que diz que os nossos pensamentos criam ondas que mudam coisas sim. Nao sei me aprofundar no assunto, mas até onde sei, simplificando é isso..

    Li somente o comentário do Railer e concordo com ele. E mais, significa realmente pensar em coisas positivas, nao pensar um segundo mas ter uma vida super deprimida que nao tem nada a ver com isso..

    Falo disso assim até por uma pessoa que conheci (o 41)... o jeito dele, a forma dele pensar era muito boa, eu achava super sexy e isso foi sem dúvida o maior dos maiores dos motivos pra eu me apaixonar por ele e era bem positivo, LEVE e isso atraí coisas boas pra qlqr um..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, Otávio, acho que vc não leu o meu texto direito. O livro que eu li e que comento nesta postagem é de 2 físicos, eles dizem que essa coisa que o pensamento criam ondas é mentira, balela, pura pilantragem; vc diz que eu sou muito simplista, mas eu fui ler sobre o assunto, fui pesquisar, e ter uma opinião, mas eu respeito o fato de que vc não concorde comigo, tem todo o direito, mas por favor também respeite o meu direito de não acreditar em nada disso, ok?

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway