Google+ Estórias Do Mundo: Israel: O Incesto de Noé e Cam

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Israel: O Incesto de Noé e Cam

, em Natal - RN, Brasil


Em Gênese, o primeiro livro da Bíblia, cuja autoria é atribuída ainda a Moisés, após o episódio do Dilúvio em que Noé salva os animais e sua família da inundação enviada por Deus para extinguir os pecadores de sua criação, existe uma passagem que aparece assim:
"Os filhos de Noé que saíram da arca eram Sem, Cam e Jafé. Cam era o pai de Canaã. Estes eram os três filhos de Noé. É por eles que foi povoada toda terra.
Noé, que era agricultor, planou uma vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se, e apareceu nu no meio de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez de seu pai, saiu e foi contá-lo aos seus irmãos. Mas, Sem e Jafé, tomando uma capa, puseram-na sobre os seus ombros e foram cobrir a nudez de seu pai, andando de costas; e não viram a nudez de seu pai, pois tinham os seus rostos voltados. Quando Noé despertou de sua embriaguez, soube que lhe tinha feito o seu filho mais novo. 'Maldito seja, Canaã' - disse ele - 'que ele seja o escravo dos escravos de seus irmãos!'. E acrescentou: 'Bendito seja o Senhor Deus de Sem, e Canaã seja seu escravo! Que Deus prospere a Jafé; e este habite nas tendas de Sem, e Canaã seja seu escravo!'." (Genesis 9:18-27).
Duas questões são evocadas por este trecho. Primeiramente o uso da expressão "vendo a nudez do seu pai", a mesma expressão aparece no Levítico se referindo a um ato sexual: "Nenhum de vós se achegará àquela que lhe é próxima de sangue, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor" (Levítico 18:6), "Não tomarás a irmã de tua mulher, de modo que lhe seja um rival, descobrindo sua nudez com a de tua mulher durante a vida" (Lev 18:18), "Não te achegarás a uma mulher durante a sua menstruação para descobrir sua nudez" (Lev 18:19), "Se um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai ou de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela vir a sua, isso é uma coisa infame. Serão exterminados sob os olhos de seus compatriotas: descobriu a nudez de sua irmã; levará a sua iniquidade" (Lev 20:17), portanto, como os dois livros têm, acredita-se, uma composição aproximada, é lógico propor que o sentido da expressão seja o mesmo. Portanto, no mito fixado na Bíblia, após ficar bêbado com o vinho, Noé teria tido uma relação sexual com o seu filho mais novo. Angel Rodriguez afirma que muitos dos interpretes, inclusive, concordam com esta teoria, porém ele faz duas perguntas: a primeira que nenhuma das referências do Levítico levam em consideração relações homoeróticas ao utilizar a expressão descobrir/ver a nudez e que estas referências poderiam se referir muito mais a Cam ter tido relações sexuais com sua própria mãe, dado um outro versículo: "Não descobrirás a nudez do irmão de teu pai, aproximando-te de sua mulher: é tua tia" (Lev 18:14). Segundo Rogriguez, este trecho diz que a nudez é uma metáfora para a esposa/mulher do homem, porém se voltarmo-nos para o versículo 20:17 (citado acima) que diz em um momento "vir a nudez dela, e ela vir a sua", significa que as mulheres também teriam a sua própria nudez. Se Rodriguez estiver correto, então mulheres poderiam ter esposas no início da história judaica; se ele estiver errado, também se comprova que a expressão também poderia ser usada entre relações entre pessoas do mesmo sexo. 
Se acreditarmos que Rodriguez está enganado, o crime de Cam contra seu pai torna-se o incesto, e aí vemos que por causa disso o pai amaldiçoa o filho e toda sua descendência. Eles tornariam-se escravos de seus outros filhos e seus descendentes. O livro do Gêneses diz que descendiam de Jafé os povos dispersos nas ilhas, de Sem descendiam todas as tribos de Israel e Judá, enquanto de Cam descendiam os assírios, babilônicos, fenícios, filisteus, amorreus, samareus e os cananeus, isto é, basicamente todas as tribos que eram inimigas dos israelitas. Ou seja, o texto do Gênese fornece o motivo pelo qual era lícito aos israelitas fazerem guerra a seus povos vizinhos, dominá-los, tomar-lhes a terra e ainda fazê-los de escravos. Volta-se, novamente, a questão da construção da identidade e de uma nação para os israelitas. Eles estão construindo uma nação para eles, vindos do Egito, e precisam expulsar aqueles povos que já estavam ali para abrir espaço para si mesmos, e a primeira forma de fazer isso, de fazer um espaço para si e evitar que o grupo étnico seu misture com os que estão lá dentro é amaldiçoar/demonizar o outro grupo. E o incesto, prática comum no Egito de onde os hebreus fugiam, não o homoerotismo, é o crime mais grave para o mundo hebraico.

47 comentários:

  1. Fiquei confuso mas não quero de modo algum tirar conclusões ou ilacções do teu texto.
    1- O dilúvio foi anterior a Moisés
    2- Moisés apenas escreveu as tábuas da lei
    3- O homem nú representava a sua desgraça

    Depois do homem e da mulher se conhecerem seus olhos abriram-se para os prazeres da carne.
    Saíram do seu estado de inocência.
    Acordaram num paraízo a leste do Eden.
    Procuraram mais prazer juntos ou em grupos continuando sempre essa busca insaciável.

    Deus, no Monte Sinai, mandou Moisés escrever as regras que todos deviam cumprir para não voltarem a ser castigados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) sim, o Dilúvio é anterior a Moisés, senão ele não poderia contar um fato que ele nem sabia que ia acontecer, não é? O narrador do Gênese é Moisés.

      2) A Moisés são atribuidos os cinco livros do Pentateuco (Gênese, Êxodo, Deuteronômio, Números e Levítico)

      3) O homem nu representa sua ingenuidade, sua ausência de pecado, pelo menos até o século XIX e a era vitoriana em que o nu vira sinônimo de falta de civilização. Como vc mesmo fala, saíram do seu estado de inocência e notam-se despidos e cobrem-se de vergonha.

      4) não posso te dizer os motivos de Deus para mandar Moisés escrever qualquer regras, Luís, não sou teólogo, sou historiador e me baseio numa perspectiva inteiramente histórica.

      Excluir
    2. Oi Foxx e Luis!
      Achei esses pontos interessantes, por isso resolvi escrever esse comentário que talvez traga alguma luz.
      O que fez o homem sair de seu estado de ‘inocência’ não foi o ‘conhecer a carne’, mas a desobediência em relação a Deus – não comereis do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal – o homem quer ser como Deus. Esse é o pecado.
      Estar nú significa, nesse contexto, liberdade e intimidade frente ao criador. A nudez representa a verdade do homem, sua unicidade. No livro de Jô, ele fala com Deus face a face estando nu, mostrando a Deus o que ele é. Há aqui um paralelo forte entre os dois textos, um mesmo sentido ‘teológico’.
      Moisés é a figura mais importante do Pentateuco. Sua figura é normativa e de autoridade. Certamente ele não escreveu o Pentateuco mas sua sombra está presente em toda obra – mesmo no gêneses que é cronologicamente anterior .

      Excluir
    3. por isso que gosto dos comentários do Renato, sempre elucidativos. pois é, o nu edênico não tem a ver com prazer carnal, e sim com inocência... como eu havia falado.
      e sobre Moisés, como eu disse, a ele é atribuida a autoria do Pentateuco, mas obviamente o livro é o resultado da junção de textos de diversos autores inominados que deram sua contribuição nos livros.

      Excluir
    4. COMPANHEIRO, VOCE MESMO PUBLICOU A RESPOSTA:

      "Mas, Sem e Jafé, tomando uma capa, puseram-na sobre os seus ombros e foram cobrir a nudez de seu pai, andando de costas; e não viram a nudez de seu pai, pois tinham os seus rostos voltados."

      VER A NUDEZ, NESTE CASO, NÃO ERA DE FORMA METAFÓRICA, MAS REAL ... POR ISSO OS OUTROS DOIS IRMÃOS NÃO VIRAM... PORQUE COBRIRAM A FACE .

      Excluir
    5. Mas a questão aqui não tinha a ver com estar nu significar ser inocente?

      Excluir
  2. gosto e muito de seus posts de conteúdo histórico ... #fato

    ResponderExcluir
  3. “Tendo bebido vinho, embriagou-se, e apareceu nu no meio de sua tenda.” É isso? Parece que o início do imbróglio nasce de um ato tresloucado do próprio Noé, pois é ele quem aparece nu. Não poderíamos tentar outra explicação? Não teria o “pecado” de Cam consistido em zombar de seu pai, convidando outros para olharem para aquele insólito espetáculo? E se fosse isso, não estaria atentando contra um mandamento fundamental, o de “honrar pai e mãe”? Ao invés de sentir tristeza ou vergonha pela conduta imprópria do pai, Cam pode ter sentido um certo prazer em “espalhar” a notícia. Pode ou não pode? Quanto ao tamanho da maldição... isso parece ser o velho artifício de “demonizar” os que não são do próprio povo, como você mesmo escreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Lucas, claro que pode. essa obviamente é uma possibilidade também. eu demonstrei apenas uma interpretação. tenho certeza que podemos pesquisar outras tantas e fazer uma tese de doutoramento somente sobre isso. mas a ideia é essa: propor essas discussões.

      Excluir
    2. acrescento, Lucas, as interpretações mais modernas tem a tendência de levar por este caminho que vc propôs. Honrar o pai e a mãe, lembro inclusive de um filme antigo, da década de 60, americano, sobre Noé que a explicação que ele dá é precisamente essa: Cam, o filho que desonra os pais.

      Excluir
    3. Eu tendo a considerar essa hipótese como mais plausível: honrar os pais me parece que tem precedência absoluta na cultura judaica. Estou me atendo ao versículo que o Lucas citou... não vejo nessa passagem nenhum prenúncio de "ato sexual".

      Excluir
    4. sim, Cesinha, VC tende a considerar, mas esta não é a interpretação costumeira, o honrar o pai, e essa inclusive era minha antes de ler para escrever esse texto. porém, nenhum autor que eu li levou para esse lado, mesmo existindo interpretações conflitantes, nenhuma delas caminha para este lado.

      Excluir
  4. Tive dúvidas no mesmo trecho que o Lucas. Tendo Noé bebido e sabendo o que fez o filho mais novo, levado pela nudez do pai, porque Cam teria de pagar? Não foi Noé, que errou ou o levou ao incesto? Jogou a culpa no filho e saiu de bonzinho?... No mínimo, os dois teriam de ser castigados. A bebida não é desculpa para todo o imbróglio.

    Texto muito bom e como sempre o "tecido bíblico" nos leva às mais diferentes interpretações.
    Beijos Foxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margot, em teoria, Noé poderia ter apagado. ou poderiamos pensar que o fato dele ter bebido seria considerado pela lei um motivo que o tornaria incapaz de tomar decisões e, portanto, ele estaria livre da lei. mas, obviamente, isso são apenas suposições que podemos fazer ao texto. a única explicação clara é que como o objetivo do texto, o objetivo original, é explicar pq a descendência de Cam é maldita não se poderia acusar o próprio Noé, senão toda humanidade tb seria maldita.

      Excluir
  5. Gosto muito dos seus textos e fico perdido em tantas possíveis interpretações...
    Mas leio sempre com prazer, seus textos e os comentários dos que conhecem o assunto.
    Abraços, Foxx.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, é bom lembrar q meu objetivo aqui não é impor verdades a ninguém é só levantar possibilidades de interpretação.

      Excluir
  6. Sempre fico me sentindo uma anta com seus posts de conteúdo histórico ... #fato

    ResponderExcluir
  7. Oi ... Uma ótima aula de história mas confesso que vou precisar reler para que eu consiga tirar conclusões. Abraços !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, releia, e qualquer duvida estou aqui para retirar.

      Excluir
  8. Olá Foxx!
    O Pentateuco, a meus olhos, é o núcleo vétero testamentário mais complexo de ser examinado e entendido devido ao fato de condensar diversas tradições literárias, redacionais e teológicas das mais variadas épocas de Israel.
    A narração do dilúvio e a história de Noé e seus filhos, certamente é um material antigo – proveniente mesmo de outras culturas do oriente – mas que tem sua redação definitiva na época do exílio pelo que se chama de extrato sacerdotal (P), tendo em vista a restauração da identidade nacional do povo israelita disperso no exílio.
    Os filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé, podem ser entendidos não como ‘indivíduos’ mas como povos. Cam está relacionado as populações urbanas de Canaã e da costa mediterrânea e mesmo do Egito ( Kemi), inimigas históricas das tribos israelitas. Seus costumes eram tidos como depravados e contrários aos preceitos da aliança mosaica – neste caso relações incestuosas - dessa tensão, provém a maldição de Cam e sua submissão aos filhos de Sem ( Israel).
    Contudo, para entender melhor estas passagens é necessário não separá-la de seu contexto – teológico, histórico-social – mas entendê-la em sua relação com os outros textos do Pentateuco.
    Vou chover no molhado: Mais uma vez um belo post!!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas uma vez: belo comentário, isso sim! inclusive dado suas informações eu, tenho certeza, que vc é muito mais capacitado para falar do q estou dizendo aqui que eu.

      Excluir
  9. "Volta-se, novamente, a questão da construção da identidade e de uma nação para os israelitas".

    Imaginei que talvez esse seria o grande ponto de apoio no qual se baseia tua série histórica sobre Israel...

    Belo texto, meu querido! Adoro essa sua série histórica. Continue, porque tenho certeza que não só eu quem está gostando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sem sombra de dúvida, é a construção de Israel em oposição aos outros, os comportamentos do povo escolhido e do gentio.

      e obrigado por gostar da série. fico muito feliz com isso.

      Excluir
  10. "...Canaã, vendo a nudez de seu pai (...) Noé teria tido uma relação sexual com o seu filho mais novo..."

    Eu já li isso, mas não lembro onde. Enfim, eu vou discordar. Como se narrava a cena na qual alguém surgia despido num ambiente inapropriado? Achei 1 viagem meio psicodélica associar ato sexual à expressão acima.

    .se referindo a um ato sexual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparando com a utilização dessa expressão nas outras passagens fica nítido que se trata do ato sexual.

      Excluir
    2. é, o anônimo respondeu por mim, Júnior.

      Excluir
    3. Pra mim, não. As situações apontadas no texto são diversas, diferentes, díspares as quais, aí sim, foram descritas com as palavras ou expressões semelhantes.
      No primeiro caso, que outra maneira o narrador teria para descrever o momento em que Canaâ vê a nudez de seu pai quando este apareceu nu na frente de todos?
      Nos demais casos, estão claras as ligações com o sexo:
      "...Nenhum de vós se ACHEGARÁ àquela que lhe é próxima de sangue, para descobrir a sua NUDEZ..."
      Grifei as duas palavras acima porque, a meu ver, a primeira ("achegará") tem mais conotação sexual do que a segunda ("nudez"). É ela que nos dá noção de que o autor está se referindo a intenção sexual.
      De volta a Canaâ, se o narrador, ao invés, dissesse: "Canaã, vendo a nudez da modelo na pintura...", significaria que Canaâ teve relação sexual com a modelo?

      Excluir
    4. Acima, onde está 'Canaâ', leia-se 'Cam'. Troquei os nomes.

      Excluir
    5. "Se um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai ou de sua mãe, e VIR (PASSADO DE VER) a nudez dela, e ela VIR a sua, isso é uma coisa infame", neste outro trecho, que tem conotação sexual, aparece o mesmo verbo que no trecho entre Cam e Noé. Este trecho bastaria para dar pesoa a esta teoria.

      Excluir
    6. "Se um homem TOMAR a sua irmã, filha de seu pai ou de sua mãe, e VIR a nudez dela, e ela VIR a sua, isso é uma coisa infame"
      Não esqueça que o VIR (PASSADO DE VER) está precedido do verbo TOMAR ee, entre eles, a conjunção "e". Ou seja, uma coisa MAIS a outra. Antes de VIR ele tem que TOMÁ-LA. Daí a conotação sexual.
      Segundo o dicionário Aurélio, o verbo "tomar" significa, entre outras coisas: pegar, segurar, agarrar.

      Excluir
    7. de fato, Junior, vc tem razão. mas agora eu preciso saber como estas palavras funcionam em hebraico... alguém que frequenta por aqui sabe algo de hebraico para tirar nossas dúvidas?

      Excluir
    8. Sei que já se passou alguns anos depois desses comentários, mas não pude me conter. Preciso acrescentar um pouco do meu conhecimento, quem sabe para esclarecer ou piorar as dúvidas.
      Embora concorde com o amigo Junior Nery que acredita que o texto não trás dados suficientes para afirmarmos que o termo "ver a nudez" se trate de um ato sexual, eu não acredito que os textos encontrados em Levítico possam ajudar neste caso, até porque como todos concordamos o Pentateuco, embora atribuído a Moisés, não foi escrito por ele, ou melhor, provavelmente foi escrito por vários autores.
      Sendo assim precisamos encontrar explicações no próprio livro de Gênesis. Quando estudamos o livro de Gênesis, logo percebemos que para se referir ao ato sexual o autor na maioria das vezes usa o termo "conhecer". Vemos isso em "E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu..." Gn 4:1, "E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz..." Gn 4:17, "E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido..." Gn 24:16. Precisamos analisar os termos que o autor ou atores de Gênesis utilizam quando se referem ao ato sexual. Além do mais precisamos analisar o texto cuidadosamente, vejamos: "Cam, pai de Canaã, vendo a nudez de seu pai, saiu e foi contá-lo aos seus irmãos." - Primeiro o termo "vendo" está no gerúndio, indica ação no presente, depois temos o verbo "saiu" (pretérito), ou seja, no mesmo instante em que viu a nudez do pai saiu para contar aos irmãos. Analise por exemplo esta passagem ainda em Gênesis: E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Gn 16:4 - ou seja, o autor utilizou o verbo "possuir" para se referir ao ato sexual, depois o termo "vendo" (significando ver com os olhos..rs) é acompanhado do verbo no pretérito "foi".
      Analisem com cuidado. E tire suas conclusões.

      Excluir
    9. Obrigado por comentar, Helder, é sempre bom.
      De fato o termo CONHECER é utilizado no Pentateuco com o sentido de fazer sexo, realmente, mas também VER A NUDEZ, como eu expus no texto. Ou seja, nós continuamos na dúvida, acho que a única forma de responder essa pergunta é nos voltarmos aos usos que se faziam no aramaico e hebraico antigo, uma pena que meus conhecimentos não possam ajudar nisso.
      Sobre seus comentários sobre POSSUIR, bem, você está falando sobre a tradução para o português, sabemos que vários autores e tradutores da Bíblia têm o péssimo hábito de mudar palavras ao seu bel prazer, o que não nos permite garantir que essas palavras, essas sequências que você citou sejam exatas.

      Excluir
  11. Pode deixar que Palmirinha vai prestigiar mais os amigos herbívoros... hehehe... ri alto com essa! Hugz!

    ResponderExcluir
  12. É a Snow White virando a mesa, meu filho... rsrsrs!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu confesso que li alguns dos comentários acima e fiquei mais na dúvida quanto a tudo.. e sinceramente nem sei se acredito na bíblia e em todas estas traduções e tudo mais então deixa pra lá.. Vou pegar um pouco de cada coisa que li e armazenar aqui em algum lugar da minha cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então tá ótimo! é pra isso mesmo que servem a discussões.

      Excluir
  14. Ι like what you guys tend to be up too. Thiѕ tуpe of clеѵer work аnd сoverage!
    Keep up the еxcellent works guys I've incorporated you guys to blogroll.
    Check out my homepage :: laser etched

    ResponderExcluir
  15. Ρleasе lеt mе know if you're looking for a writer for your site. You have some really good articles and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd loνе to
    write somе сοntеnt for your blog in еxсhange for а lіnκ baсκ
    to mіne. Pleaѕe blast mе an email if interestеd.
    Mаny thаnks!
    Review my site :: buy crystal

    ResponderExcluir
  16. ωondеrful publish, veгy infοrmativе.
    I'm wondering why the other specialists of this sector don't realize thiѕ.
    Yοu must continue your ωrіting.

    I аm sure, you have a greаt readers' base already!
    Feel free to visit my blog chubbyliveporn.com

    ResponderExcluir
  17. wonԁerful issueѕ altоgether, you simply rеcеivеd а new reader.
    Whаt might you suggest in regardѕ
    to уour publish that уou maԁе
    a fеw ԁауs in thе past?
    Аnу sure?
    Feel free to visit my web site ... Bbw Movies

    ResponderExcluir
  18. Very good artiсle. I am going through ѕome of
    these issueѕ as ωell..
    My homepage : live bbw porn

    ResponderExcluir
  19. A person nесessarily hеlp to mаκe seriouѕly
    artіcles I'd state. That is the very first time I frequented your website page and thus far? I surprised with the analysis you made to make this particular post extraordinary. Great activity!
    Look at my blog : laser pictures

    ResponderExcluir
  20. Hi juѕt ωanted to give you a quiсk heaԁѕ up and let you know a few of the imаges
    aren't loading correctly. I'm not sure ωhy but
    I think its a linking iѕsue. I've tried it in two different internet browsers and both show the same results.
    My weblog : fat porn

    ResponderExcluir
  21. Εverуone loves ωhat уou guys tend
    to be uρ too. Such сlever ωork and coveragе!
    Keep up the aωesome ωогks guys I've incorporated you guys to my blogroll.

    My web site; green card

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway