Google+ Estórias Do Mundo: Egito: A Tumba dos Amantes

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Egito: A Tumba dos Amantes

, em Belo Horizonte - MG, Brasil

Niankhkhnum e Knumhotep foram servos reais do faraó Niuserré, da V Dinastia egípcia, e viveram entre os anos de 2480 e 2420 antes de Cristo. Ambos partilhavam o título de "supervisores dos manicuros reais" e como confidentes do faraó. Seu túmulo foi descoberto apenas em 1964 pelo arqueólogo egípcio Ahmed Moussa na necrópole de Saqqara, a maior reunião de túmulos egípcios, localizado ao sul do Cairo, uns 30km, próximo a antiga capital de Mênfis. O túmulo, recheado de imagens com os dois homens abraçados, de mãos dadas e sendo carinhosos um com o outro, deixou os historiadores confusos. Os primeiros registros do túmulo, inclusive, os declaravam como irmãos. Denominação esta que não se sustentou ao se decifrar os textos escritos pelas paredes decoradas do túmulo.

Túmulo dos Dois Amantes - Saqqara

Nas paredes do túmulo, em hieróglifos, há “uma declaração legal que autoriza os sacerdotes do hm realizar seus deveres e que proíbe os membros das famílias dos donos dos túmulos de impedi-los”. Está escrito: "O chefe dos manicures do Faraó, que venera o Grande deus, declara: 'Para estes colegas, Niankhkhnum e Khnumhotep, os sacerdotes funerários que são responsáveis pelas oferendas de sua necropole, nós não permitimos que se prevaleça a vontade de seus filhos ou de suas esposas, pois eles sozinhos devem ser honrados por nós, como nossos pais e nossas mães, e aqueles que estão na necropole'." Essa afirmação revela que ambos eram casados com mulheres, possuíam seus filhos, mas, provavelmente se separaram de suas esposas e, como foram enterrados juntos, acredita-se que eles tenham contraído novas núpcias entre si, abandonando suas famílias anteriores os quais estariam proibidos de serem sepultados no túmulo que elevava o amor entre eles. Niankhkhnum era casado com Khentkaus, uma sacerdotisa, e Khnumhotep era casado com Khenut, chamada na tumba de 'Profetisa de Hathor, Senhora do Sicômoro'. Uma pista que demonstra que ambos estavam casados é o uso de Khnum em seus nomes que significa em egípcio "estamos juntos". Seus nomes juntos então diriam a frase: "Juntos na vida e na morte", numa tradução livre.


Na decoração das paredes, Niankhkhnum sempre aparece numa posição masculina, a direita, enquanto Khnumhotep é caracterizado mais femininamente, a esquerda. A decoração não é distinta dos outros túmulos egípcios, contudo conta um pouco da vida dos manicures. Na entrada eles estão sentados, lado a lado, na porta de sua morada para a eternidade, além de vários locais estarem de mãos dadas, sempre na posição de Niankhkhnum guiado o outro na posição de marido. Na imagem abaixo, localizada ao sul do túmulo, mostra um banquete em que os servos entregam presentes, bebida e comida aos dois amantes, sempre entregando primeiro a Niankhkhnum, o qual este passaria ao seu marido, reproduzindo claramente a posição de um casamento realizado entre um homem e uma mulher na sociedade egípcia.


É, no entanto, na câmara mais íntima que guardava as múmias dos dois chefes dos manicures do faraó que a decoração mostra as cenas mais íntimas entre o casal. Eles aparecem sempre abraçados, sem suas perucas, em cenas claras de extrema intimidade.Os historiadores perceberam, inclusive, que eles se apresentam sempre com seu torso desnudo, sem colares por exemplo, e que nunca usam cintos. Mas poucos historiadores tiveram a coragem de afirmar que estas cenas seriam, basicamente, representações de alcova dos dois amantes. 



PASSEIO VIRTUAL PELO TÚMULO AQUI.

16 comentários:

  1. Tumba dos Amantes?!? Vou abrir franquia a ficar rico... hehe! A gravatinha é um doce mesmo! Hugz!

    ResponderExcluir
  2. Gostei!
    Ah, por que tanto mistério, tanta névoa? em torno de uma coisa tão simples... o amor, a atração...
    Esses seus levantamentos darão, um dia, pra constituir um verdadeiro tratado sobre o amor entre iguais na antiguidade!

    ResponderExcluir
  3. então, novamente eu senti falta de uma posição sua, sobre o que isso implicava, de acordo com a sua perspectiva, na sociedade da época. pq, como vimos anteriormente, se eu não estiver muito esquecido, as práticas homoeróticas eram 'permitidas', mas não explicitadas, como nesse caso.

    bjo, querido.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo hoje em dia tem uns que parece que saíram da tumba... rs

    ResponderExcluir
  5. Daora, sempre gostei de egito e essas coisas misteriosas....

    Valew por dar uma lida no meu blog. Você só viu o ultimo post? Pois disse que eu tô só começando e faz mais de um ano que o tenho, quase dois, rsrs. E não são personagens, conto a parte gay do que acontece na minha vida, desde que perdi a virgindade até hj, hehe.

    ResponderExcluir
  6. Foxx My dear! Passei aqui só para dizer um oi. Bjo

    ResponderExcluir
  7. o amor de pessoas de mesmo sexo nos primórdios da civilização :)

    ResponderExcluir
  8. Foxxito... acho que nos lances das webcams x famosos é bem nesses de "se deixar cair"... entendze? Hugz!

    ResponderExcluir
  9. amigos , vamos por etapa "enterrados juntos ", como é isso morreram no mesmo dia, foram enterrados em épocas diferentes no mesmo tumulo .. explica isso !?!??

    um abs

    ResponderExcluir
  10. conto? not ... fato mesmo ... rs ... pena q o controle remoto era de um modelo ultrapassado ... daí dispensei ... rs ...

    qto ao post ... muito legal ... mas por favor qdo eu e Elian morrermos não nos enterrem juntos não ... kkkkk

    bjão

    ResponderExcluir
  11. Muito massa.
    E eles tiveram coragem de deixar a família e seguir o amor... Interessante.
    Abraçooo!

    ResponderExcluir
  12. gostei de explicação que vc me deu , e olha que imaginei que seria a primeira opção, tomo mundo morrendo junto ... Mas se pensar bem é um costume que continua até hoje, minha família tem um tumulo que tomo mundo é colocado lá quando morre ...

    Mas agora acho que vou fazer desenhos sobre a intimidade minha e de Mariposo-R para colocar lá quando morrer ... :)

    ResponderExcluir
  13. TUDO PUTA E VIADO

    sempre foi assim


    aliás: num sei ler esses nomes cheios de consoantes

    ResponderExcluir
  14. Concordo! Aqui em Blogsville mesmo tem gente muito mais sexyyyyyyy... né, Red Foxx?!? Hahahahaha! Hugz!

    ResponderExcluir
  15. Já eu quero ser enterrado com meu amor sim. Mas não quero ser enterrado, quero ser cremado e preciso ainda decidir aonde quero que jogem minhas cinzas... E o assunto ficou meio dark... rs

    Beijo!!!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway