Google+ Estórias Do Mundo: Egito: Papiro de Turim

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Egito: Papiro de Turim

, em Belo Horizonte - MG, Brasil



Quando se fala em manuais de sexo sempre se lembra do manual indiano, o Kamasutra, porém existe uma versão mais antiga, o Papiro de Turim. Este documento foi encontrado ainda no século XIX, perto do Vale dos Reis, a região aonde esta concentrada a maior parte dos túmulos dos faraós egípcios, o papiro de mais de três mil anos, no entanto, ficou guardado dentro de uma biblioteca em Turim, na Itália, com acesso restrito (somente homens podiam acessa-lo). Ele foi publicado, pela primeira vez, com suas falhas (oriundas de sua degradação) pela primeira vez em 1973, e somente em 1987, graças ao alemão J. Oslim, este documento foi explorado e reconstituído. Explica José Miguel Ortiz, q isto se dá porque a maioria dos arqueólogos, cristãos e muçulmanos, se surpreendiam com naturalidade com que os egípcios lidavam com o tema da sexualidade, chegando muitas vezes a alterar os documentos para censurar o que eles consideravam imorais.  
As imagens do papiro trazem funcionários da corte, e mais mulheres, muitas vezes consideradas prostitutas, realizando atos sexuais. É interessante frisar que nestes desenhos os pênis são sempre representados com tamanhos desproporcionais o que Oslim explica como frisando o poder fálico destes homens dentro da sociedade egípcia. As imagens tão explícitas do papiro, no entanto, não surpreendem os historiadores dado a variedade de imagens com conteúdo sexual que são encontradas nas pirâmides, sem contar as inúmeras esculturas de imagens com pênis desproporcionais. 


As imagens se dividem em coito vaginal, sexo oral, coito anal e masturbação. Sendo que representam algumas posições distintas para cada opção. O coito vaginal está representado em seis posições: 1) o homem deitado em cima da mulher; 2) o homem ajoelhado e a mulher deitada de costas no chão; 3) o homem ajoelhado e a mulher de quatro, sobre também seus joelhos; 4) "de ladinho", com a mulher dando as costas para o homem; 5) o hoje conhecido como "frango assado"; 6) sexo em pé, com a mulher sendo sustentada pelo homem com as pernas sobre seus ombros. O sexo oral é pouco representado, contudo, sempre em relações entre homens e mulheres. Sempre homens em pé com mulheres segurando o pênis próximo a sua boca.


As imagens homoeróticas aparecem em relação ao coito anal e a masturbação. Duas posições aparecem sobre o coito anal. 1) com o personagem passivo de quatro; 2) e com o personagem passivo apoiado em uma perna, com a outra sustentada pelo parceiro. Sobre a masturbação, existem inúmeras cenas em que personagens femininos e masculinos masturbam um ao outro (homens masturbando mulheres, mulheres masturbando homens, homens masturbando homens e se masturbando e mulheres se masturbando). José Miguel Ortiz ainda lembra que muitos pênis de madeira e pedra foram encontrados nos túmulos tanto de homens quanto mulheres, o que faz crer que eles também eram usados para masturbação dado o seu tamanho.

11 comentários:

  1. Que falta de vergonha!

    Na época em que eu estava indo à Jampa, o Moisés tava fazendo um trabalho justamente sobre o papel da vagina e do pênis no mundo antigo. Mas a questão é: e no mundo atual? CADÊ OS PÊNIS!? Hahahahaha!

    Brincadeiras à parte, é realmente estarrecedor vermos como a sociedade vem involuindo :T

    ResponderExcluir
  2. Interessante, justamente por mostrar que sexo - ainda tabu nos tempos atuais - era algo "natural" no antigo Egito. Só é triste lembrar que o homem religioso sempre tenta mudar a história a seu favor...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que Peter falou.
    É lamentável ver como as coisas são modificadas ao longo dos tempos, baseadas nos interesses de alguns.

    ResponderExcluir
  4. pois é, concordo com o Peter... Mas interessante!

    ResponderExcluir
  5. Parece que é mais interessante que o Kama Sutra... gostei!

    ResponderExcluir
  6. Peter e Munhoz já comentaram.
    Assustador como certas coisas são escondidas... como se não fizessem parte da vida de todos em todas as eras.

    E vê-se que membros desproporcionais habitam a fantasia de todos há muito...

    ResponderExcluir
  7. Pênis de madeira e pedra! WOW! Safadjêêênhos!!! E certo que Calvin e Haroldo são a tua cara! Hehehe! Hugz!

    ResponderExcluir
  8. Podemos concluir no quesito liberdade sexual não evoluímos ? foi regressão ???
    Já pênis de madeira e pedra !?!??! isso doí :)

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda quero escrever um livro com a história do sexo e suas diferentes representações e significados, e cada vez que eu estudo mais história antiga me parece que se falava de sexo de uma forma mais natural, pelo menos entre as classes abastadas.

    ResponderExcluir
  10. A cultura religiosa pode ter reprimido e censurado os registros, mas que o povo sempre transou tanto quanto antigamente, isso é fato. Apenas se falou menos.

    Beijos da Scarlet.

    ResponderExcluir
  11. Tá vendo pessoal! Chegará o dia em que os arquivos educativos que temos no nosso computador serão alvos de estudos históricos... Por isso, acumular esse tipo de material é colaborar com a Antropologia!!! Pelo bem da ciência, vamos nós!!! rs

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway