Google+ Estórias Do Mundo: Fifty - Fifty

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fifty - Fifty

, em Belo Horizonte - MG, Brasil
As pessoas sempre se perguntam o que elas fizeram para estarem sozinhas. Buscam a responsabilidade por esta situação em si. Teriam elas defeitos insuperáveis? Cometeriam elas erros primários ou imperdoáveis? Quando não são elas a se culparem, os outros as tomam por bode expiatório. Perguntam: Você sai? Conhece pessoas? É simpático? Se ama (o que, na verdade, é um jeito bonitinho, quer dizer, não superficial de perguntar se você cuida de sua aparência)? A culpa é sempre daquele incomodado com sua própria situação. Por quê? Fácil de explicar. 
É mais simples culpar o incomodado porque assim a situação pode ser resolvida ativamente, isto é, segue-se a premissa dos incomodados que se mudem, então, se a pessoa está incomodada com a situação cabe a ela, e somente a ela, mudar, tornar tudo mais agradável a si mesmo. Este comportamento pró-ativo vai de encontro a segunda opção, sentar e esperar que tudo mude, o que normalmente caracteriza o incomodado como aquele que banca a vítima e não faz absolutamente nada para mudar a situação. Normalmente ainda se acredita que a pessoa que aguarda passivamente o fim de sua própria solidão, na verdade, a alimenta e fica reclamando exatamente porque gosta da atenção que recebe ao reclamar. 
No entanto, este raciocínio, apesar de brilhante, deixa escapar o fato que qualquer relacionamento envolve duas pessoas. Que não importa se você faz tudo que te cabe na relação, não importa se você é o ser humano que sempre quis ser, não importa se fez todos os passos certinho como manda a música, não importa se você conhece mais pessoas do que sua agenda é capaz de suportar, não importa se você se acha o homem mais gostoso deste hemisfério (do hemisfério porque você ainda é modesto), não importa!, porque você só pode entrar com os seus 50% para aquele jogo. O outro, o parceiro - não é a toa que essa palavra substitui marido e namorado facilmente -, precisa também entrar com a parte dele. E não adianta se este parceiro entrar com 5, 10 ou 25, os 50% dele são necessários para que aquela relação flua. 
O que aprendi nesses meus anos de não-relacionamentos é que não importa o quanto você lute sozinho para que algo dê certo, sem alguém lutando do seu lado, visando um objetivo em comum, não existe chance de vitória. Então, quando agora pensarmos: "por que estamos sozinhos?", vamos deixar de pensar no que deixamos de fazer para que algo tivesse dado certo com alguém e pensar o que as pessoas têm deixado de fazer por nós. O fato é este: estamos sozinhos porque ninguém quis estar conosco!

27 comentários:

  1. Pode ser! Mas não é regra! Ou eu seja uma exceção! = [

    ResponderExcluir
  2. Por isso que continuo sozinho. Meus namorados nunca se doaram para o relacionamento existir de fato.

    ResponderExcluir
  3. A gente faz a nossa parte. Apenas.
    É mesmo insuficiente.

    Estabelecer esse tipo de relação é algo que depende mesmo de muitos fatores, incontroláveis. Por melhor e mais interessante alguem seja, ou por pior e desinteressante, sempre poderá, ou não, encontrar alguém. Relações não são equações tão simples.

    E, cá entre nós, que mal há em ficar sozinho? Eu conheço várias pessoas que não suportam ficar sozinhas e, por isso mesmo, "pagam" qualquer preço [suportam cada uma!!] para estarem acompanhadas!... Fico me perguntando por que o fazem... Nunca vou entender, claro! Só sei que ficar sozinho, por opção ou não, pode ser tão legal, embora diferente, de estar acompanhado.

    Por que hoje em dia se vende tanto essa ideia de que todos têm que encontrar alguém, um alguém? A gente precisa deixar de pensar que todos têm que ter alguém, ou o contrário. A vida tem mistérios que todo o conhecimento acumulado ainda não pode explicar. E muito menos determinar como será...

    Antes só que mal acompanhado.
    Outros dirão, antes mal acompanhado que só.
    E muitos: antes bem acompanhado do que as outras duas opções.

    Tanto faz. O importante é viver bem a vida como ela se nos apresenta, pois nem tudo depende de nós, apenas.

    Ok, platitudes. Mas é isso!

    ResponderExcluir
  4. é verdade pq eu penso assim, eu sou bonito, inteligente, tenho uma boa conversa, sou uma companhia agradável,bom de cama é claro ahsuahsua, fiel entre muitos outros atributos, e continuo sozinho, então deve ser por que ninguém quis estar comigo ou por que quem quis não valia muita coisa

    ResponderExcluir
  5. faltou incluir a modéstia! :-)

    ResponderExcluir
  6. Para lidar com o outro (seja esse outro quem for), antes de mais nada, é preciso lidar com a expectativa que construímos de como lidar com esse outro.

    ResponderExcluir
  7. Quando não fazemos por nós, quando somos chatos, reclamões, não sociáveis ou até quando gostamos da atenção recebida por estarmos sozinhos, como tu citou muito bem, somos os "culpados".

    Quando fazemos de tudo pra sermos legais, bacanas, bonitos e sedutores e ainda assim estamos sozinhos, somos os culpados também, porque esforçar-se ao extremo pra agradar pode sair do controle e nos transformar em seres artificiais.

    O segredo, na minha opinião, é estar feliz por ser quem se é, buscar estar bem e em paz para si e consigo.

    Nada atrai mais do que uma pessoa de bem com a vida.

    Tá, tô filósofa hoje. Pode me dizer se eu estiver sendo chatinha, tá?

    ;)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Senhora... Vamos lá....

    Pra mim essa teoria sua é absolutamente difícil pk eu me implico muito nas coisas.. Em tudo na vida... Me implico muito o tempo inteiro.. Pega responsabilidades que são minhas e as vezes até as que não são e gosto da ideia de ser ator da minha propria historia..

    É claro que uma relação depende dois.. Mas opa.. Eu to f lando de uma relação, se um outro não existe, ela não é relação... Pra caçada estar num ambiente fértil é importante, mas pra mim depende muito mais da habilidade do caçador do que de qq coisa...

    Existe gente de todo tipo.. Com caráter ou não, bonita ou feia, grossa ou ainda delicada.. Dos mais diferentes perfis e algumas bem complicadas acabam encontrando seu chinelo velho pro teu pé doente... Nunca corri atrás de relação e acho que isso foi determinante pra sempre me relacionar.. Sem falsa modéstia realmente acho que não tenho nada de fantástico.. Mas sei lá.. Acaba rolando...

    "Ninguém quis estar conosco", seguiu o manual mesmo??? Será??? sei lá.. Tenho minhas dúvidas...

    ResponderExcluir
  9. Guri,

    Voltei pra colar aqui o que te respondi lá, porque não sei se voltaria pra ler e tal e não quero te deixar sem resposta, já que estamos trocando considerações, tá?

    O que eu quis dizer foi que uma pessoa que não está "à caça", e portanto está tranquila, de bem com a vida, é mais atraente porque, assim, sem ter o objetivo de agradar, ela se mostra como é, toma posse das suas qualidades e assume os seus defeitos.

    Essa, claro, é a minha percepção de acordo com as coisas que já vivi. Gosto muito do querer legítimo, daquela vontade de estar junto não por falta de opção e sim saber que se tem o mundo todo pra conhecer, que se poderia estar em outro lugar com qualquer outra pessoa ou sem ninguém, mas escolheu-se estar onde e com quem se está.

    Quanto mais opções se tem, mais valor existe na escolha que fazemos.

    Discordo sobre a atração. Alguma coisa em nós atrai o outro, ainda que nem ele saiba dizer o que é. Isso não é escolha, eu já me senti atraída por pessoas improváveis, que jamais seriam uma escolha pra mim. O que a gente escolhe é revelar isso, investir ou não, mas a atração em si tem vontade própria que nem sempre combina com a nossa...rs

    Mas, ó : entendi a tua posição e respeito.

    ;)

    ResponderExcluir
  10. e pq ngm quis estar conosco?

    se vc me conhece um pouquinho, vai imaginar quantas coisas passara pela minha cabeça lendo esse texto.

    eu vou ficar pensando nisso um bom tpo.

    eu vou tentar digerir e ver o que isso significou pra mim.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Bom, coisas a se dizer sobre isso:

    1) se vc acha que se amar é cuidar da aparência, tem algo errado aí..

    2) concordo com a Luna Sanchez (que subiu demais no meu conceito.. rs)

    3) e, como eu já te disse, só oferece a parte que lhe cabe num relacionamento (os tais 50%), quem age com verdade, acreditando no que faz...

    Mas, excluindo tudo isso, é claro que existe a parte que cabe ao outro e isso não dá pra negar. Mas, acreditando na diversidade dos gostos e na mudança inerente à vida, eu digo que é pouco provável 9não disse impossível) que alguém fique nesse estado para sempre enquanto "faz a sua parte"...

    Resumidamente é isso. Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. talvez, além de tudo isso, exista um outro fator muito importante, que vc desconsiderou: sorte.

    Tem gente que não faz absolutamente nada para encontrar o parceiro (meu caso) e o mundo conspira para os dois se encontrarem e dá certo...

    ResponderExcluir
  13. Acho que vou de Cara Comum nesta. E também com a sorte que DPNN comentou.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que o seu texto explica mais a situação daqueles que não conseguem segurar namorado/namoro.
    Pelo que conversamos e pelo que acompanho aqui, não é o seu caso. Vc sequer consegue iniciar relacionamentos amorosos.
    Há pessoas que estão sempre firmando compromissos de namoro com várias pessoas.
    Por motivos inconscientes (ou não) causados por elas próprias, a relação não passa de 1 semana, 15 dias ou, no máximo, 1 mês.
    Será sempre assim até elas tomarem consciência da razão ou das razões ou, por outro lado, procurarem parceiros que aceitem/gostem de pessoas como elas (isso se já tiverem consciência de suas virtudes e defeitos e não quererem mudar os defeitos).
    Enquanto se perguntarem e não saberem a resposta é porque, claro, não se deram conta ainda.
    No final das contas, as 2 situações são diferentes, mas iguais ao mesmo tempo, pois acabam tendo a mesma origem: elas próprias ou o desconhecimento de algo em si.
    Eu dividiria esse percentual em 80%/20%.
    Não adianta dizer pra si que já fez tudo porque, se quer/deseja algo factível e ainda não conseguiu, é pq ainda resta algo a ser feito.

    ResponderExcluir
  15. Foxx, respondendo ao que perguntou no blog, acho que a Xuxa se referia a tudo e a nada ao mesmo tempo quando cantava a música citada por você.
    O seu caso é, como eu mencionei, algo factível, ou seja, é um desejo comum e razoável de ser alcançado por 90% da população mundial.
    Não sei se sou a pessoa mais otimista do mundo. Diria até que estou mais para pessimista ou realista, como queira interpretar. Prefiro realista, pois tem mais a ver com o que acabei de escrever - sobre os 90% da população.

    ResponderExcluir
  16. Juro que esse assunto nunca passa pela minha cabeça.
    Abraço,menino

    ResponderExcluir
  17. o inferno são os outros mesmo

    mas, teorias a parte, e quando você mesmo é mefistófeles de você?

    como faz?

    sozinho não é ruim mas, como disseram aí em cima, relação, acho eu, é 2% sorte e 98% dedicação..

    mas esses 98% tem de ser mais ou menos proporcional ou desanda a receita né?

    ResponderExcluir
  18. Ou estamos sozinhos porque que não queremos quem quer a gente e vice-versa.

    O Fifty-Fifty acontece quando a exigência dar lugar à tentativa.

    Ah! A paciência também conta porque precisar tentar MUITO!

    ResponderExcluir
  19. Sorte. É o que eu sempre digo.

    ResponderExcluir
  20. Como assim "ninguém quis estar conosco"?!?? Pra mim tá aí o problema. Quem tem querer estar com alguém sou eu e não o contrário. Se alguém não quer estar comigo, então sou eu quem não quero estar com esse alguém. Coisas da minha "audácia ególatra"... vc entende... heheh!

    E se a gincana tá dificil pra caralho é pq tá boa, né? Hahahahahaha! Hugz, man!

    ResponderExcluir
  21. ah eu não quis dizer que toda pessoa branca não pode usar amarelo, é que no meu caso que sou loiro usando uma camiseta amarela eu fico parecendo uma gemada

    ResponderExcluir
  22. Desiste não, Foxx!!!!! Eu acredito no teu (ui!) taco! Hehehehe! Hugz, babe!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, sempre achei que um pessoa como o perfil ai do "incomodado", é um pessoa com problemas pessoais para ser resolvidos , uma pessoa que não tem a minima chance de se relacionar com alguém, mas sabe lendo esse seu texto tive a sensação de ser um "pitaco" em alguém, se for isso mesmo , vc aceita outro conselho .. chuta tb , pois impossível uma pessoa mal consigo mesmo tentar dividir momentos com outra ...

    ResponderExcluir
  24. Noooooooooooooooooo, estou dizendo que se uma pessoa tem problemas pessoais antes de tentar ter um relacionamento mais profundo com alguém ela deveria se resolver primeiro ... agora no meu ponto de vista acho que todos os pontos de vista devem ser levados em consideração afinal regras e normas não existem para um relacionamento ... abs

    ResponderExcluir
  25. Uma das melhores reflexões que eu já li sobre solidão/relacionamentos.
    Acabo de descobrir o blog e já virei fã depois de ler esse texto.
    Parabéns, amigo.

    Daniel de Brasília

    ResponderExcluir
  26. Respondendo ao seu questionamento no meu blog:

    Às vezes, acho que escrevo em outro idioma, só pode!!

    Vamos reler o que eu disse, mas com um destaque nas partes que mais te interessam e ver se ainda sobra espaço para o que vc me perguntou?

    "Mas, acreditando na diversidade dos gostos e na mudança inerente à vida, eu digo que é POUCO PROVÁVEL (NÃO DISSE IMPOSSÍVEL) que alguém fique nesse estado PARA SEMPRE enquanto "faz a sua parte"..."

    Restou dúvidas?

    ResponderExcluir
  27. Foxx, quanto a parte do seu comentário lá no D.S.L.:
    1a) Os gays que eu conheço transam bem mais do que apenas duas vezes por ano e se apaixonam mais facilmente sim... Você é um tipo diferente apenas que não é com a maioria, por isso não é papo de menininha não. Gay é mais ligado em sexo do que hétero e isso é fato.

    2a) A minha opinião sobre a possível "resposta" que o Junior possivelmente me "deu" no blog dele, está lá também. São opiniões. Adoro isso!

    Para isso temos blogs com campos de comentários abertos.

    Não estou brigando não, pelo amor de Cher das mesas. É que eu não quero te escrever isso por facebook. Depois você apaga se quiser. Abraços.

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway