Google+ Estórias Do Mundo: "Orgulho Hétero"

sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Orgulho Hétero"

, em Belo Horizonte - MG, Brasil
Neste último dia 22 de junho, entre os tópicos mais comentados no Twitter estava o Orgulho Hétero, tudo por causa da proposta do vereador paulista (e pastor evangélico) Carlos Apolinário (DEM) que pretendia criar o Dia do Orgulho Heterossexual para o terceiro domingo de dezembro. O proposta não passou pelos vereadores da cidade de São Paulo, pois o projeto foi barrado pelo líder do PT, Ítalo Cardoso, ao pedir a suspensão da sessão.  Apesar do bom comportamento petista, a Câmara paulista queria na verdade evitar um mal estar com a aprovação deste projeto exatamente na semana do orgulho gay, que antecede a Parada do Orgulho Gay de São Paulo.
No entanto, no Twitter, a questão continuou. Inicialmente, a maioria dos usuário acreditou que se tratava de uma piada, afinal a parada paulista está para acontecer daqui há alguns dias e estamos no Brasil, onde tudo termina em pizza, impunidade e piada, não é? Contudo, quando eu o vi lá, senti um arrepio mortal perpassando minha alma (o mesmo que sinto agora enquanto escrevo este texto, talvez o mais difícil que eu já escrevi aqui). Meu asco aconteceu por causa da argumentação tortuosa e perigosa que as pessoas expuseram ao se manifestar a favor do projeto de lei do vereador democrata.
Desde as argumentações de fundo religioso: 


Deus criou HOMEM e MULHER. Orgulho Hetero.





Também a argumentação da tal Heterofobia, inventada pelo Deputado Federal Jair Bolsonaro:


 



Contudo, a argumentação mais comum é o fato de não entender porque ter um "Orgulho Hétero" é por si só uma manifestação de homofobia. Porque a simples manifestação desta ideia é tão ofensiva. Eles comentaram sobre isso também.
  




Esta ignorância é pior do que toda a homofobia com a qual terminarei este texto (aguardem!). Porque estas pessoas simplesmente não tem absolutamente nenhum conhecimento sobre história, política ou como funciona a sociedade em que eles vivem. Existe uma palavra para falar isso: alienação! "Orgulho Hétero" é tão homofóbico quanto "White Power" e "Consciência Branca" é racismo! Então, deixa explicar primeiro o que significa o "Dia da Consciência Negra". Este é comemorado no Brasil, desde 1960, no dia 20 de novembro (dia do assassinato de Zumbi, no Quilombo dos Palmares) e ele é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, isto é, dedicado a tomada de consciência de que os negros fazem parte da sociedade e tem direitos iguais. O Orgulho Gay já foi "projetado" para resgatar a auto-estima de uma parcela da sociedade que é costumeiramente humilhada no dia-a-dia, a parada gay, e repito o que sempre digo aqui, a parada deve ser sim uma festa porque ela é um momento de celebrar, com orgulho (pride), aquele que você é. As paradas de orgulho foram feitas para dizer a sociedade heterossexual que os gays não tem vergonha de ser quem são. 
Por isso, "Orgulho Hétero" não passa de uma falácia discursiva que prega uma igualdade, mas que na verdade apenas reforça uma submissão de um grupo - que agora adotou um discurso de minoria - para poder lutar, não por seus direitos, mas contra a obtenção de direitos pelo grupo oprimido. Sabendo um pouco de história é possível reconhecer que este discurso já foi usado mais de uma vez. Quando o racismo foi combatido nos Estados Unidos e África do Sul, por ex, os brancos utilizaram exatamente os mesmos argumentos de que se os negros tem direito a um Black Power, eles também teriam o mesmo direito; quando recentemente foi aprovada a Lei Maria da Penha, que penaliza mais gravemente os ataques a mulheres além de uma simples agressão física, deputados brasileiros afirmaram que haveria uma ditadura feminina a partir da aprovação da lei, o poder do macho sobre a fêmea, assim como Deus ordenou, estava ameaçado. 
Todavia, se alguém ainda não acredita que se trata de homofobia, veja abaixo:

os gays que são contra nosso movimento é simplesmente por medo \o/ ORGULHO HÉTERO

Orgulho Hétero, o orgulho do Anus intacto o/

Orgulho Hetero \o/ os bons são maioria u.u

 

@ 



E agora eu fico com medo de sair a noite. Muito medo de sair a noite e ser espancado por um idiota qualquer que acha que tem direito em escolher se eu tenho ou não o direito a viver. 

24 comentários:

  1. É assustadora a ignorância!
    Seu texto é primoroso, Fox.
    Vou comentar com uma frase do Caio Fernando Abreu:
    "Só que homossexualidade não existe, nunca existiu. Existe sexualidade - voltada para um objeto qualquer de desejo. Que pode ou não ter genitália igual, e isso é detalhe. Mas não determina maior ou menor grau de moral ou integridade."

    É isso. O resto é pura ignorância. O problema é que por ignorância se mata, se aleja e se mutila.
    Será que um dia isso acabará?
    Educação. É só o que pode nos ajudar.

    Bom te ler, Fox,
    Saudades de vc.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. que mundo é esse?
    e que pessoas são essas?

    ResponderExcluir
  3. Santa mãe!!!!! Tu sabe colocar lenha na fogueira, né???? Deve ter sido a adolescência?????? Hahahaha! Muito bom, Foxxito! Bjz!

    ResponderExcluir
  4. Vc querido, como historiador já deve ter percebido q a história é cíclica ... estamos vivendo a Idade Média II ... portanto não se apoquente ... a nova Idade das Luzes e Novo Renascimento já se anuncia ... relaxa ...

    ResponderExcluir
  5. A ligação com o AD é só o fato de um encontro NONSENSE q ele tb vivenciou e relatou no post dele ...

    ResponderExcluir
  6. ISSO me incomodou.

    é um misto de sentimentos q eu não vou saber explicar.

    é pena e medo e raiva.

    pena deles. medo do que vem pela frente. raiva deles.

    argh

    ResponderExcluir
  7. Me incomoda, sim, mas o seu texto foi tão condizente com a forma de raciocínio que imagino para essa ignorância que não há o que acrescentar.
    É burrice demais para um País tão grande e populoso.
    Que desperdício de mentes, meu Deus.

    ResponderExcluir
  8. ola. tudo blz? estive por aqui. interessante. apareça por la. abraços.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto... uma pena que muita gente simplesmente não vai lê-lo e vai ficar apenas com a opinião alienada que é mais fortemente divulgada...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa sua crítica. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Fox, infelizmente, sua falta de humor te dá a sensação de preconceito. Sou uma pessoa da noite, que vê muita coisa. Você ria das piadas de pobre que o Caco Antibes fazia? Questão de interpretação. Não sou preconceituosa, não admito nenhum tipo de preconceito e também não vou usar esse espaço que o Ju me abriu no blog dele pra discutir opiniões ou para atacar as pessoas. Se você conhecesse o meu blog, não me atacaria chamando o texto de preconceituoso. Tem mais, não sou politicamente correta, acho que nada é politicamente correto, porque pra mim, quem prega o "politicamente correto" carrega consigo uma alta dose de falso moralismo, coisa que também não carrego comigo. Escrevo os textos da Gay, baseado em história verdadeiras, apesar de não lhe dever essa satisfação. Antes de julgar querido, conheça, o preconceituoso aqui é você.

    Saudações.

    Alda

    ResponderExcluir
  12. Você sintetizou o assunto com maestria.

    *DB*

    ResponderExcluir
  13. Depois que perceberam que a luta de classes não dá mais IBOPE e ficou fora de moda, o pessoal resolveu criar uma suposta luta entre gays e héteros. O problema é muita gente dos dois lados embarcou nisso...

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto. Mas estamos avançando, não? se não, não haveria tanta irritação. Cê não acha?

    ResponderExcluir
  15. Excelente aula,professor!

    ResponderExcluir
  16. Dia do orgulho hétero é todo dia na sociedade heteronormativa em que se vive.. e preparemo-nos, quanto mais visibilidade, mais perseguição.

    Sorte pra nós.

    Bj

    ResponderExcluir
  17. Rapaz... está tudo muito confuso né?! Se por um lado vemos iniciativas muito bacanas, do outro, acontecem coisas que até "Deus" duvidaria...

    Enfim... bela reflexão, muito bacana teu texto!!!

    ResponderExcluir
  18. porque muitos heterossexuais são espancados por aí por serem heteressexuais...

    porque todos os heterossexuais são xingados na rua pelos seus jeitos heterossexuais...

    porque os heterossexuais precisam lutar para ter direito por uma união estável entre um homem e uma mulher...

    porque mtos heterossexuais sofrem por se aceitarem heterossexuais...

    porque alguns heterossexuais se suicidam por serem heterossexuais...

    porque outros heterossexuais são expulsos de suas casas quando diz para seus pais que são heterossexuais...

    enfim, tá explicado o orgulho heterossexual!!! aff...

    ResponderExcluir
  19. Stop com os seriados enlatados e atualiza essa bagça, fio! Hahahahaha!

    ResponderExcluir
  20. @Foxx: Vai saber primo? Pode ter sido a natação, pode ter sido a casa imunda, pode ter sido uma bofetada de poeira mortal da rua...

    O ruim dessas coisas é que, no fim das contas, a gente só pode especular... =/

    ResponderExcluir
  21. Eu entendo que a nossa geração não irá fugir da banalização da sexualidade. Está cada vez mais comum a liberdade sexual. Ainda temos alguns conservadores arcaicos... mas tudo isso é questão de tempo! Viva a liberdade Sexual :D

    #liberdadesexual

    ResponderExcluir
  22. nunca percebi esta coisa dos orgulhos...

    ResponderExcluir
  23. Estamos mesmo numa calamidade, Parabéns pelo texto, maginífico tua argumentação.
    "Vereador de SP quer Dia do Orgulho Hetero e diz que gays “precisam aprender a conviver em sociedade", quanto a esta fraze, é pra rir ou chorar? Somos nós, os gays, que apedrejamos e violentamos os heteros em pelana avenida palista?

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway