Google+ Estórias Do Mundo: PASSADO: Meu Ostracismo

sexta-feira, 23 de março de 2007

PASSADO: Meu Ostracismo

Deixem-me cantar, como Homero cantou suas canções, o modo que aos 12 anos eu fui expulso da cidade e me tornei um pária. Meu nome foi escrito em cacos de cerâmica e exposto na ágora. Todos votaram. Fui expulso e fiquei durante muito tempo acreditando que meu lugar não era entre os bons cidadãos de Atenas. Acontecera assim: meu pai tornou-se mal visto na cidade, acusado de tentar tornar-se um tirano. Ele tornou-se o vilão, afinal que homem ergue sua mão contra a virginal Palas Athena. Todos então, os meus colegas de ginásio, todos aqueles que participaram de minhas brincadeiras infantis foram proíbidos por seus pais a dirigirem-me a palavra. Tornei-me um meteco. Sem abandonar nossa vila. E aprendi a falar outra língua. Persa.
Quatro anos eu fiquei isolado. Vivendo em outra realidade. Um estrangeiro vivendo numa terra que não lhe pertencia. Não tinha família comigo. Não tinha amigos. Eu me fechara. Nesta época eu percebi meus desejos pelas mulheres. Lembro como se fosse hoje a primeira vez que uma menina me ferveu a alma. Eu pensava: "Mas eu não gosto de meninos?". É, estes meus desejos já eram uma realidade, e eu me acostumara com o caminho que iria trilhar. Sabia que seria um pária. Entretanto Cíntia aconteceu. Bagunçando o suave equilíbrio de minha mente. Depois de Cíntia, outras meninas começara a me "incomodar". A palavra é esta. Porque eu estava acostumado com tudo. Acostumado com Atenas. Em Atenas eu sabia o caminho que estava reservado a mim. Eu sabia que viveria no bairro dos ceramistas. Eu sabia os submundos antigos que teria que enfrentar. Mas agora eu vivia na Pérsia. Os jardins me elevaram. Eu estava ao sol. Mas só.
Vivia abandonado. Sem amigos. Eu não queria ter amigos, não queria me ligar as pessoas, nem a meus pais, nem a meus irmãos, nem a mais ninguém, abrir-me, contar as dúvidas que me corroíam, para quê? Estas pessoas, com certeza estas pessoas logo partiriam ou partiam logo por que eu não ligava a elas? Não sei. Só sei que na Pérsia eu queria morrer. Desejei. Chorei. Sobre meu único travesseiro. Queria lançar-me por cima de Persépolis e cai ferido por um dos dardos do exército de Ciro. Eram tantos dardos. Heródoto dizia que cobriam o sol. E porque nenhum nunca me feriu tão gravemente? Sobrevivi a Pérsia. E aprendi a ser persa e grego.
Quatro anos depois, persa e grego, eu voltei a Atenas. Fiz as pazes comigo e com alguns bons de Atenas. A maioria negou-se a receber-me em seus salões. Eles não queriam um meio persa, meio grego ali entre eles, eles preferiam alguem que fosse apenas um. Porém, os cidadãos de Atenas não podem se recusar a aceitar você na ágora, se você se tornar importante em Atenas. Eu fiz isso. Filosofia. Academia. Drácmas. E agora os bons de Atenas, em público, me suportam. Mas trancados, mais fundo que seus gineceus, eles me odeiam. E querem minha alma rasgada por abutres no Tártaro.

21 comentários:

  1. Olá Foxx, estou passando para agradecer a visita e dizer que já frequento seu blog a um certo tempo. Bem eu li o comentário seu no blog Just a Boy e acho que posso ajudar com relação ao filme Dremers(os sonhadores). Comprei o meu nas Lojas Americanas (acredito que em Natal tb tenha ja que neste ovo de cidade que é a minha tem). Se não encontrar na loja no site americanasc.com tenho certza que tem e o preço é R$19,90. Aprveite. Abraço

    ResponderExcluir
  2. sempre soube que as dracmas falariam mais alto, e não se preocupe você ainda irá achar seu companheiro meio persa, meio grego que trilharará uma caminhada ao seu lado, e quando se der conta, antes do inverno chegar, estará vivendo o tão sonhado desejo da companhia que tornará seus dias frios em doces primaveras ;)


    o//

    ResponderExcluir
  3. Encontraste uma boa forma de contar as estórias da tua História. Ainda gostei mais deste do que o anterior. Parabéns!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amigoooooooooooo! Blz? Esse texto, não tinha que estar no ESPARTANOS?????
    BEijos...

    ResponderExcluir
  5. Gente, to passado! Acabei de entrar no blog do GAROTO REBELDE e li teu comments no post dele.... Como vc foi grosseiro e arrogante, FOXX! Nem parece vc... Aliás, de novo vc fez isso, né? Essa é a segunda bronca que te dou....

    ResponderExcluir
  6. OI Foxx!!!
    Muito interessante a forma que encontrou p contar sua história!!
    Imagino como seu "ostracismo" deve ter sido complicado, já que aconteceu num momento tão delicado de descoberta...
    Muito legal o post!!
    Um bjo!

    ResponderExcluir
  7. oi cara...
    o arquivo so pega no celular se for em configurasões JAVA (por isso o celular tem que ter esse dispositivo)
    Você deve colocar no celular o arquivo que tem no final escrito "jar"
    é ele o livro.
    aqui
    adorei o seu texto.
    muito bom ele.
    abração cara e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  8. oi cara...
    o arquivo so pega no celular se for em configurasões JAVA (por isso o celular tem que ter esse dispositivo)
    Você deve colocar no celular o arquivo que tem no final escrito "jar"
    é ele o livro.
    aqui
    adorei o seu texto.
    muito bom ele.
    abração cara e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Sinto-me como se tivesse sido transportado séculos atrás para um outro mundo. Você tem uma forma deliciosa de escrever.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. E com certeza todos tem mtas histórias a contar..
    Acabei não resistindo e comentando nos 2..
    Boa semana!
    Ti

    ResponderExcluir
  11. Foxx, gostei dos últimos 2 posts, enigmáticos, referências a culturas e lendas antigas, codificando sua história. Não entendi muito bem algumas partes (acho que tô sendo contaminado pela loirice), mas tudo bem. Nisso tudo vou te conhecendo melhor, meu amigo intelectual e filósofo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Uhn?! Acho que perdi alguma cosia. Espera, parece que vou ter de ler todos os outros post pra me situar. Beijos querido, boa história. Mas, vc não gosta de meninos?!

    ResponderExcluir
  13. hehehehehehhe!
    Acho que não preciso repetir aqui tudo o que te falei sobre esse post, né?

    Bem, o recado já foi dado!

    E lembre-se!

    Vc não é apenas uma bundinha bonita na internet... apesar de tê-la! ;P

    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto! Li, reli... precisava de um texto após um longo dia de leituras a respeito de Psicologia Social. rs

    Abraços, moço! =)

    ResponderExcluir
  15. Ola, voltei... pensei que estava em espartanos, hehehe, ótimo texto...

    Abs e Inté.

    ResponderExcluir
  16. Interessante.
    Gostei das leituras que se pode fazer desse texto. Em particular da idéia de achar-se pertecente a algo não pertencer mais, e depois estar num lugar e não sentir-se identificado com ele.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  17. EU AMEIIIIIIIIIIIII ESSE TEXTO
    talvez pq eu tenha uma paixão absurda pelo mundo ocidental antigo, Grecia entao me enche de tesão, aliás, sum especialita na area de gregos antigos uhauahauha
    enfim, tbm gostei dessa sua demonstração do passado, deve ter sido triste vviver esses momentos de isolamento
    =/
    mas tbm parece ter sido uma boa fase de descobertas
    rsrs
    abraços rapaz

    ResponderExcluir
  18. Oi, Foxx! Obrigado por ter feito uma visita no meu blog. Volte sempre. Gosto muito dos teus textos são muito originais. Abração.

    ResponderExcluir
  19. Muitu bom o texto... Muito criativo
    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Vai postar mais não,fio???

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  21. Ótemooo texto. E sobre a promoção tem mais dinheiro sim,..rs..,se não a felecidade nem existiria kkkk. Ótimo fim de semana pra ti querido. Bjs

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway