Google+ Estórias Do Mundo: Terapia de Dia dos Namorados

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Terapia de Dia dos Namorados

, em Belo Horizonte - MG, Brasil
É um fato que eu tenho uma necessidade (quase) patológica de companhia, que estar sozinho para mim é uma tortura, apesar de não ser uma fobia. Incomoda, realmente, contudo não impede que eu realize tarefas cotidianas, e impediria mesmo já que passo a maior parte do meu tempo completamente sozinho, mas acredito que esta seja a fronteira que torna isto uma característica da minha personalidade e não uma doença. Mas por que sou assim? Isso é simples de responder.
Sempre acreditei que minha família não me aceitava. Dado as situações que fui exposto desde muito pequeno. Surras, ameaças (inclusive de morte), vários tipos de bullying, eu enfrentei dentro da casa dos meus pais, de meus irmãos, de meu pai, de minha mãe. Minha casa não era o ambiente seguro que eu precisava para crescer, minha família nunca demonstraram ser as pessoas que me apoiariam em qualquer momento da minha vida, por isso, eu projetei para fora daquele ambiente a busca por aceitação e proteção.
Procurei por amigos, tentei remontar neles a família que eu não tinha; mas sobretudo procurei ser amado. Dei uma importância a isso que realmente, e tenho consciência disso, ela não tem na vida de ninguém. Contudo, ao ser criado basicamente como um órfão de pais vivos, eu esperei poder encontrar um dia alguém que me permitisse escapar daquele ambiente que era, no mínimo, perigoso para mim. Projetei essa busca então como a grande finalização! The big happy ending! Que, não por acaso, também seria quando a minha formação intelectual e profissional estivesse completa. 
Agora, eu chego ao final da minha formação. O doutorado está se encerrando, daqui a no máximo seis meses eu serei um professor doutor, isso abrirá inúmeras possibilidades de concursos e eu vou poder ser o professor universitário que sonhei aos dezessete anos (e eu chego aos meus trinta anos também agora em agosto). Contudo, ao mesmo tempo, nada do que eu planejei para minha vida social e amorosa chegou a se esboçar. Não tenho amigos ao meu lado, os poucos que eu consegui vivem a distantes quilômetros e eu só tenho acesso a eles pela internet ou por telefones; e nem preciso dizer que minha vida amorosa é um fracasso tão retumbante que se torna praticamente ensurdecedor.
Por isso, exatamente por isso, tenho me sentido tão mal ultimamente. Vejo meus planos, meus sonhos, esvaindo-se rapidamente pelos meus dedos e não consigo, absolutamente não consigo, fazer algo para evitar. Simplesmente só consigo ficar parado esperando pelo pior. Esperando por voltar a Natal e ver meu maior medo de se realizar: tornar-me um homem cínico e amargurado porque meus sonhos simplesmente foram esmagados. Não quero ser o professor mal-amado do qual comentarão. Mas não sei mais como evitar porque simplesmente toda fé, toda esperança, se esvaiu. Não que eu ache que eu não mereço, eu mereço sim ter todos os sonhos que eu sonhei. Porém, infelizmente, eu não acredito mais que qualquer um deles: os amigos ao meu redor, alguém que me ame, qualquer um deles, possa acontecer. Os sonhos morreram.
Agora me resta aprender a lidar com isso. Com toda essa decepção que tomou meu coração e fraquejou meus braços. Antes que a decepção se torne cinismo eu preciso transformá-la em outra coisa, mas não sei o quê. Não sei. Chego ao fim dessa estrada com meus planos e sonhos esmagados, e agora me vejo olhando para o vazio sem enxergar absolutamente nada pelo qual lutar. Meu problema no fim é apenas este: eu não tenho mais pelo quê lutar. 

29 comentários:

  1. Querido Foxx ... vc nem precisou de um analista para se compreender e entender a raiz de seu "problema" ... o diagnóstico está claro e perfeito ... agora o problema é outro ... projetar nos outros a busca de sua carência não é legal pois ninguém será capaz de desempenhar o papel de sua família idealizada [pai,
    mãe, irmãos, etc]. As pessoas poderão sim te amar e muito, muito mais do q vc possa imaginar, mas não desta forma ... te amarão simplesmente como o Foxx, uma pessoa adorável, humana e sincera ... vc tem q buscar isto e permitir isto ... enquanto vc não se aperceber disto as coisas não sairão destes ciclo vicioso ... pemita q as pessoas gostem de vc na medida em q elas podem e sabem gostar e vc tb procure gostar delas como elas são ... pessoas singulares e únicas ... nunca como pai, mãe, irmãos etc ... sei lá ... já te falei sobre isto e estou sendo redundante ... mas enfim ... acho q isto é importante para vc e vc merece ...

    bjão

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Paulo e digo além: por que vc tem que cumprir metas e prazos que você tinha na infância e adolescência? Por que seu prazo final é quando terminar sua formação acadêmica?

    Além de delegar a outra pessoa a responsabilidade pela SUA felicidade, vc não está se permitindo simplesmente mudar de planos e encontrar outras possibilidades de ser feliz. De ser feliz sem os amigos e amores idealizados, mas com aqueles que estão ao seu lado de verdade. E estar ao seu lado pode ser de forma virtual também, por que não? Sua vida não é uma novela que tem que ter final feliz e duração pré-determinada.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do post, pelo simples fato de ter sido claro sobre a origem de suas sensações/anseios.

    O comentário do Bratz tb vale muito.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Primo, prometi pra mim mesmo que esse ano não leria NADA relacionado ao dia dos namorados, mas estou aqui para te dizer duas coisas:

    1- O seu blog tá acusando malware, oriundo de um plugin do Omegahitz.

    2- Sobre o Dropbox, desde que você altere o arquivo dentro da pasta do dropbox (que ele cria no seu pc), ele altera sim.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Que post corajoso! Concordo com o comentário acima: a vida afetiva, seja com amigos ou com o amor, não tem prazos. A vida não é o que a gente planeja. Muitas vezes não é o que fazemos dela, é o que fazemos com o que ela nos faz.
    Fácil falar, né?
    Te desejo força, sorte, coragem e que sua amargura não seja muito grande apesar de.

    Bj

    ResponderExcluir
  6. talvez o nosso erro seja o de ser tão taxativo, tão dono da verdade.

    quem somos nós pra prever as coisas que vão acontecer? e é com essa "certeza" que eu alimento a minha esperança.

    agora... "órfão de pais vivos". achei pesado demais. vc tem ctz disso.

    ResponderExcluir
  7. vc realmente mudou!

    ResponderExcluir
  8. Não ser "o profssor mal amado de que todos falam" infelizmente, cara, só depende de você, independente de os seus sonhos se concretizarem ou não. Fato, esperar que eles se concretizem já deve ter sido muito torturante ao longo de todo esse tempo, ainda mais se considerarmos tudo que você sofreu de lá pra cá...
    Cara, os sonhos se remoldam com o tempo, vc tem que se livrar dos antigos, adaptá-los a sua realidade, a sua possibilidade, antes que a sua falta de fé e esperança se transforme em cinismo...

    Um beijo, Foxx... Saudades, rapaz! Até o próximo

    ResponderExcluir
  9. Querido,

    Com tudo que você descreveu que aconteceu, aconteciaem Natal, eu não voltaria.

    O Doutorado te abre o mundo ... quantas outras capitais possíveis?

    Porque não tenta uma das capitais da America do Sul ... Aposto que Argentina e os Argentinos podem curar qualquer coisa ... Uruguayos também.

    Levanta sacode a poeria e olhos para o futuro ...

    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Dizem que ansiedade atrasa nossa vida.Melhor focalizar em outras coisas,menino.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Muito se pode pensar e dizer sobre o que você escreveu, tema recorrente, que começa a se cristalizar como uma imagem definitiva, a tomar esse seu último texto. Tá na hora de mudar o rumo das coisas! Deixar e permitir que os rios da vida te levem mais. Agora, você já será capaz de se defender, não precisa encontrar o rio perfeito.

    Inteligência e capacidade de autocompreensão você tem muito além do necessário para ter uma vida plena. Talvez, por motivos ainda obscuros, mas não tão indecifráveis, tenha condicionado sua felicidade a muitos sonhos. Acho normal isso, quando a gente vive numa cadeia, sob tortura, durante muito tempo, especialmente na infância. Tome sua história como a sua força!

    Agora, você precisa conquistar sua liberdade do próprio passado, da própria história. Não condicionar mais sua felicidade aos seus sonhos e planos que, se ajudam, muitas vezes também atrapalham. Viver, levar a vida, e não idealizar nada.

    Faço minhas as palavras dos comentadores, em especial do Braccini e do Rafa, acima. Tudo passou, você pode tudo, tem tudo pra ter tudo, basta deixar rolar, exigir menos, agora, de si e do outro.

    Um grande amor, ou grandes amores, jamais serão perfeitos. Essas idéias do amor romântico que nos metem na cabeça. Mas, se não é um mar de rosas, é algo indescritível, que só quem tem sabe. Não passa pela beleza física, nem pela inteligência, mas por tudo isso e algo mais além.

    Eu, se tivesse tempo, e proximidade, agora, apenas te daria um abraço carinhoso, solidário, de amigo, que gosta de você, que acredita em você, não como doutor, como homem lindo. Apenas como um ser humano lindo e luminoso.

    Não espere muito dos outros, nem de si. Apenas faça o possível, o melhor, e vá em frente!

    Ignore as línguas alheias. Elas sempre balançarão, invejosas. E, neste mundo, basicamente, é melhor ser invejado do que estar na posição de simplesmente invejar e maldizer o outro. Pobreza de espírito é para essas línguas, Foxx. Nada disso o atinge. A única coisa que poderá destruí-lo é sua descrença e desesperança em si. Sem nenhum fundamento.

    Ah, se eu pudesse te dar um espelho pra você ver sua alma...

    Abraço fraterno,

    ResponderExcluir
  12. Olá menino
    Não espere nada, a não ser de você mesmo. Assim sofrerá menos.
    Bjão

    ResponderExcluir
  13. Dê tempo ao tempo. Logo, seus sonhos vão ressurgir com força total. São fases. Fases ruins, mas que passam, sempre passam. Esqueça os outros, o que vão pensar, e siga seu caminho no bem, fazendo sempre o que lhe traz felicidade. Sorria pro mundo, que ele vai retribuir o sorriso seu. :-)

    ResponderExcluir
  14. Ah, Dia dos Namorados, irc! Dia dos tolos!

    Os verdadeiros namorados não comemoram seus dia. São todos. Levariam a vida só nisso!

    Os verdadeiros namorados já não precisam de se mostrarem no tal dia!

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu post, acho que não poderemos esperar muito da outra pessoa e também acho fundamental ficamos sozinho as vezes...

    obs: da uma passada lá no meu blog, abraço.

    ResponderExcluir
  16. Bratz, Rafa, Alex e outros já disseram tudo que eu pensei, também. O caminho mais certo para a frustração é ter planos concretos demais. Deixe espaço para o improviso. E lute por você mesmo.

    ResponderExcluir
  17. De algum modo sinto o mesmo...
    Na falta de palavras gostaria de ter ver e te dar um abraço.

    Você é MARAVILHOSO e mesmo que vc não acredite (eu acredito por vc) VC vai encontrar alguém que te AME MUITO e esse alguém vai preencher todos os espaços no seu coração.

    Se cuida querido.

    ResponderExcluir
  18. Pois é, eu li namorado no título e já descartei automaticamente :p

    Mas enfim: o que eu posso dizer é que acho que já conversamos sobre isso algumas vezes. Acho que o que eu podia dizer eu disse. É com você XD.

    ResponderExcluir
  19. Antes que eu esqueça: adorei a mudança no leiaute do blog quando acessado por celular... ficou muito melhor ;)

    Sobre o texto: não sei se posso acrescentar mais, Paulo, Cara Comum e Alex já disseram tanto...

    Acho que vc precisa de um choque, de algo que te faça sair desse círculo vicioso, dessa lamentação pelo que poderia ter sido, mas não é.

    E o motivo é mto simples: da mesma forma que não aconteceu, pode continuar sem acontecer. E vc tem de ser feliz assim. Traça novos objetivos, aceita essa realidade de agora. Nem todo mundo vai casar e ser feliz pra sempre. E, se chegar para vc, que bom. Mas bom mesmo é ser feliz porque vc se ama. Porque vc é completo e não precisa de um outro para encher de rosa o seu mundo. Claro, se vier, é sim bem-vindo.

    Querido Foxx, vc tem muito mais futuro q passado. Foque nisso. Deixa de viver seus objetivos de antes que não foram atingidos e que te trazem infelicidade. Luta pelo agora e pelo depois. Mude. Adapte-se. E seja feliz.

    Um xêro!

    ResponderExcluir
  20. Well... se vieres aqui te aplico uma injeção de ânimo, tzá? Heheheh!
    Meu caro... se vc que é matreiro, inteligente, filosófico e contundente precisa de campanha pra arrumar homem... o que sobre para o resto dos mortais?!?!? Hahahahaha!

    ResponderExcluir
  21. nu, é assim que vi agora.

    mas, de tudo que você escreveu e que escreveram aqui, acho que fecho muito com o Bratz lá em cima.

    apesar de ser fácil falar e de nos conhecermos apenas por aqui, o que não é o mesmo que dizer que nos conhecemos a fundo, aqui, ainda que desnudemos muito, sinto mesmo que mals arranhamos a superficie das coisas, enfim, acho mesmo que o problema está equacionado e a solução é sua.

    sei como é, já estive lá, guardadas as proporções, claro. só posso torcer e dizer que se algo há que eu possa fazer, peça.

    ResponderExcluir
  22. e essa busca chegou ao final porque? alguém subiu os créditos?

    ResponderExcluir
  23. Amigo,

    Todos já disseram muitas coisas verdadeiras acima, mas eu te compreendo...perfeitamente... quando fala do fim das esperanças, dos sonhos... também estou nessa fase... vejo o tempo passar e nada de muito importante acontece... E eu ainda sou dois anos mais velho que você!!
    Mas, ao mesmo tempo... amanhã pode ser tudo diferente, mesmo que não acreditamos...
    Vamos ser fortes, como já somos... e confiar pelo menos em nós mesmos, fazer a nossa parte... ou seja, fazer o que tiver de ser feito... em qualquer sentido da vida... e o resultado virá!

    Beijos
    PS. Tem post novo no blog! hehe

    ResponderExcluir
  24. A Letuce é brasileira... só canta essa música em francês.
    Pelo menos só essa que eu sei.

    bjo querido!

    ResponderExcluir
  25. Ao que pergunto: não estaria na hora de ter esse contato com a cueca AB???? Hahahahahaha!!! Hugzzzz!!!!

    ResponderExcluir
  26. você deveria subir no prédio mais alto, no lugar mais alto da cidade e se matar! Assim, você não sofrerá mais! É bem mais simples e prático do que ficar falando asneiras!

    ResponderExcluir
  27. Eu sinto um futuro brilhante pra vc, Foxx. Não sei se acompanhado, mas brilhante.
    Bos sorte. Bj.s

    ResponderExcluir
  28. Em algumas partes do texto reconheci angústias e frustações que são ou já foram minhas...
    Só, acredito que a felicidade é um ótimo motivo para se lutar, diariamente, quanto pior as coisas estiverem com mas força devemos partir pra briga em sua busca, pois se não o fazemos, ninguém fará por nós.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. "medo de tornar-me um homem cínico e amargurado"
    ???
    mas você já o é. só que não em Natal!

    Fico besta com tanto de gente que vem aqui te lamber. Se todos realmente sumissem da sua vida como vc tanto diz, aí sim você ia parar de chorar.
    mas como é só voce reclamar que vem um monte de gente de bom coração de dar palavras de apoio... voce continua do mesmo jeito

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway