Google+ Estórias Do Mundo: Duas Versões, Um Fato ou Direito A Resposta.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Duas Versões, Um Fato ou Direito A Resposta.

Este post aqui me deu problemas esta semana.

É um texto escrito para exorcizar um passado e fechar um capítulo de minha vida, só que de repente, e não mais do que de repente, provavelmente via twitter, o citado no texto finalmente leu o que eu escrevi sobre ele e, reconhecendo-se lá, não gostou nada do que eu disse sobre ele. E tudo começou.
Primeiro, ele escreveu no meu Facebook um recado (dia 29 de julho), que para dizer pouco, soou um tanto agressivo. Mas normal nesta situação. No entanto, seu intuito, no Facebook foi, nas palavras dele:

"Infelizmente nao tenho blog, pra expor voce ao mesmo ridiculo que voce me expos... O facebook acho que vai dar pra alguem ver...".

Infelizmente, apesar da declarada vontade de expôr esta discussão ao público, ele mesmo desistiu de mantê-la no ar, seria porque eu não me abstive de uma resposta? Pois bem, então aqui vai a resposta já que no segundo ato desta comédia, um e-mail que recebi dia 30 de julho ele deixou bem claro que não quer ouvir a explicação ao dizer:

"Provavelmente nao lerei sua resposta, mesmo sendo curioso nato... Entao nem se de o trabalho, voltarei a ignorar voce como sempre e espero o mesmo!".

Concentrar-me-ei no e-mail porque o texto do Facebook não existe mais. Apesar que lá eu avisei-lhe que o meu texto exprimia minha visão sobre o fim de nossa amizade. Afinal ele desapareceu sem me dar explicações para o que acontecera. Talvez por causa disso ele resolveu mandar o e-mail dando sua versão dos fatos e explicou que simplesmente deixou de falar comigo quando... melhor deixar ele falar:

"Se voce nao se lembra... Eu virei minha cara pra voce e nao tive mais vontade nenhuma de falar com voce, no carnaval mesmo... Mas foi quando eu te joguei espuma que um muleque espirrou em mim e voce virou o braço na minha cara, voce me bateu, mesmo que nao tenha sido a intenção... Mas pra mim foi o basta...".

Isto é verdade, aconteceu. Ele jogou espuma em mim e eu, num reflexo, bati nele. Um acidente. Não diferente da vez que ele mesmo bateu em mim quando eu tinha acabado de furar minha orelha com um piercing, o que me causou uma inflamação. Mas também foi um acidente. Só que, no e-mail, ele deixa claro que não foi isso que o fez parar de falar comigo, isto foi a gota d'água. Segundo a versão dele:

"nunca competi com você... Eu apenas nunca tive tesão nenhum por você e foi por isso que me afastei, pois não aguentava mais você em cima de mim..."

E aí eu sinceramente me assustei. E ele continuou por todo e-mail.

"Posso contar as vezes em que você deu em cima de mim e eu disse não".

E mais.

"Uma pessoa desagradavel como voce, que sempre ficava dando em cima de mim e sabia que eu nao queria nada...".

Comecei então a questionar, sobretudo, como duas pessoas que estão do lado uma da outra enxergam os mesmos fatos de forma absurdamente distinta. Eu sempre o considerei um grande amigo, e talvez tenha sido expansivo demais, mas nunca, absolutamente nunca, eu senti alguma coisa por ele além de amizade. Mas, e seja daí que ele tenha tirado essa idéia estapafúrdia, é que eu gostava de sair com ele. Meu primeiro amigo gay. Nós estávamos sempre juntos, inclusive, as outras pessoas se acostumaram a nos ver sempre juntos. Mas, não obstante, as visões sobre o fato serem distintas, o fato continua o mesmo: continua sendo um motivo fútil para encerrar uma amizade.
Ele, novamente, decidiu que não queria deixar tudo em pratos limpos, talvez porque já fazem seis anos que não nos falamos, mas a decisão é dele.

"Nao vou falar as outras coisas que me irritavam, e eu como AMIGO aceitava!!
".

A bondade dele, como notamos, com os amigos permite que ele esqueça os outros defeitos meus que não permitiram que nossa amizade perdurasse. Desculpem, a ironia me escapou.
Ele continua ao referir-se

"A versão piscodélica do que foi nossa amizade..."

que eu escrevi no primeiro texto de 2008. Segundo ele,

"se voce acha que eu tinha inveja de voce... Eu penso que eh o contrario..."

porque eu...

"sempre falava mal dos outros, com relação a dinheiro... Sempre gostava de chamar atenção, mesmo nao tendo nada de interessante pra mostrar... Para mim nao iria fazer falta [minha amizade], como nunca fez!!"

porque

"uma das coisas que eu tenho como 'filosofia' de vida é nao fazer questao de amizade, em relação a ter pessoas que nao me trazem coisas boas...".

E sinceramente me assusta que eu tenha considerado uma pessoa assim um amigo tão próximo. E sou obrigado ainda mais a me questionar quem mais dos chamados "meus amigos" não pensam na verdade da mesma forma de mim. Quem mais me vê como essa pessoa desprezível que ele descreve ai? Quem me lê aqui ou me conhece pessoalmente e repete as perguntas que ele repete para mim?

"Quem você pensa que é!? Quais atrativos você acha que tem que tem esse poder todo!?"

A dúvida sim se instalou no meu coração. E o medo. Afinal ele deixa claro que ao "nos separarmos" os nossos amigos em comum escolheram ele.

"Que preferia a mim do que você, acho que deu pra perceber".

Sei exatamente qual foi a intenção dele de puxar para dentro de nossa conversa nossos amigos em comum. Ele realmente faz questão de enfatizar isso.

"Então continuo com minha consciencia limpida e feliz com meus amigos que te conhecem e sabem que essa historia do blog soa...".

De que eles apoiam a versão dele da estória. Bem, eu tenho a minha versão e não vou mudá-la., porque felizmente ele também confirmou o que eu penso dele, e, pelo jeito, não mudou em nada sua forma de tratar os amigos.

"Me poupe!! Até por que cobiçar paquerinha de festa pra mim, e meus amigos, nunca foi problema... Até dividir um cara uma vez eu dividi, ai sim era meu amigo...".

Bem, eu só tenho uma coisa final a dizer. Também aprendi há muito a não fazer questão por amizade. De manter ao meu lado pessoas que somam, como exatamente este meu ex-amigo costuma dizer. E admito que aprendi muito com ele e que gostei muito dele, felizmente não da forma que ele achava que eu gostava. É realmente fascinante como o mesmo fato pode ter versões absolutamente distintas.

24 comentários:

  1. A amizade é realmente um sentimento muito estranho! Por mais que você ache que conhece a fundo aquele pessoa... sempre há coisas a serem ditas ou omitidas... mas esse é o risco que corremos ao ter amigos... infelizmente nem todos são como nós pensamos... ou mesmo pensam como a gente...

    Não se preocupe querido... aqueles que estiverem sendo os mesmos amigos que "este" foi... está enganando e traindo apenas a si mesmo!

    Relaxe... e viva a vida... Os verdadeiros amigos SEMPRE FICAM!

    umBeijo!

    ***

    xD

    ResponderExcluir
  2. Moço bonito, vc não precisa de amizades assim, de fato, imagino como tenha sofrido, primeiro amigo gay, devem ter compartilhado muitas coisas, sofri muito ao deixar meu primeiro amigo de verdade também. Acho que mais do que formas de ver a situação dá pra perceber total falta de auto-estima de alguem que confunde amizade com dar em cima, com meus amigos e amigas eu fico grudado, eu faço cafuné, até falo "eu te amo" e eles fazem o mesmo, e nem por isso ninguem leva para o lado sexual, é muito desejo reprimido, ou então ele diz isso apenas para te deixar mal, já passei por isso, não quis namorar um cara uma vez que espalhou várias histórias sobre mim, mais que percepções diferentes acho que está acontecendo isso contigo... E já te disse, vc não pode deixar essas coisas te abalarem, as limitações e falta de maturidade para sentar e conversar como homem, com compreensão e realmente disposto a enfrentar os fatos e resolver o problema É DELE e não sua. Patético ficar escrevendo em facebook e afins, coisa de moleque... Enfim. No final das contas só vc e ele sabem o que houve e como resolver... Torço para superar logo, saiba que em SP já tem um amigo sem segundas intenções que não joga espuma no seu olho hehehe.. Bjaooo!

    ResponderExcluir
  3. Oh Gaga! Claramente amizade é cousa que não rolou entre vocês, pelo menos da parte de lá... Veja bem, Você deu diploma de puta ao Felipão (que bom que eu peço conselhos, mas nunca vou passar de Sandy), e como troco, ele obviamente, super cliché, queria ultrapassar o mestre (vejo-me castrada por dizer isso). Ele não vai ler mesmo, vai? Rsrs

    Bom, no fim das contas quem perde é ele... Pra que guardar tanto rancor, por nada, dentro do coração.

    ResponderExcluir
  4. Amizades que chegam ao fim normalmente deixam feridas.
    E, normalmente depois, sabendo da visão do outro (por terceiros, muitas vezes), nos damos conta de quão equivocadas as pessoas podem ser.
    ;-)

    ResponderExcluir
  5. aff! confesso que não entendi nada, mas vejo que foi uma grande chateação! pena, mas vc mesmo tirou uma lição do que ocorreu!
    abs!
    LGBT VOTA EM LGBT não esqueça!

    ResponderExcluir
  6. Então, história velha.
    Aqui conheço muito bem.
    Força.Amizade nessa história, na verdade, acho que foi só de uma parte.
    Comigo acontece direto.
    Mas passa!Logo vem outra.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. êêê bafão... hahahaha!!!!! valeu, foxxito! hugz!

    ResponderExcluir
  8. Me perdi um pouco na história, mas se a discussão chegou nesse nível, e pq nunca foi amizade de verdade "/ Mas next! ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá! Amizades assim é melhor que vá embora o quanto antes mesmo. Olha que coincidência, meu post de hoje fala praticamente da mesma coisa. Mas nós não brigamos, nos desentendemos porque ele cobra que não somos melhores amigos. Acho realmente difícil, talvez sejamos bons amigos ou nem isto, mas melhores é complicado.
    Enfim, "amigos" tem desta mesmo. E ainda por cima se dão uma de vítima...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. mamãe sempre diz que há três versões para todas as histórias: a minha, a sua e a verdadeira.

    não lembro de onde ela tirou isso, mas é a mais pura verdade

    ResponderExcluir
  11. Sabe o que você deve dizer pra ele?
    "EU NÃO VOU ACABAR PRESA, SABE POR QUÊ!? EU SOU RYKAH! EU SOU RY-KAH!"
    UHDUHSAUHSDAUHSDA

    Escrevi sobre cosia parecida no blog e queria até a sua opinião sobre o post — se não for pedir muito (eu sei que não é). HAHAHA!

    Beijoslá.

    ResponderExcluir
  12. Sanduíche de rua???
    Me-do!
    Hahahaha!
    Hugz!

    ResponderExcluir
  13. eita.
    com amigos assim quem precisa de inimigos?
    Relaxa baby e enterra essa história.
    ;)

    ResponderExcluir
  14. relaxa Fox ... manda o sujeito se phoder ... requentar isto só te faz mal ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  15. amizade é de fato mto louco! pensamos que sao nossos amigos pessoas que depois de um tempo nos apunhalam pelas costas. valorizamos pessoas erradas e desvalorizamos as certas!
    eu geralmente pergunto pros meus amigos se tudo que eles falam sobre mim é realmente verdade - mesmo sabendo que se não é, eles não me falariam! - e digo sempre que o que sinto é o que digo.
    tenho muito medo de perder amigos que considero. medo de ser traido ou ser esquecido! sei que 'não devemos tratar como prioridade aqueles que nos tratam como opção' mas é difícil saber quem é prioridade e quem é opção verdadeiramente!

    abraços
    voy

    ResponderExcluir
  16. Não há controle sobre a visão alheia. Apenas podemos sentar e assistir o espetáculo. Melhor ainda quando temos a consciência tranquila, que ai mesmo que se torna nada mais que um espetáculo, sem objetivo, sem lição de moral, apenas entretenimento...

    ResponderExcluir
  17. já te falei minha visão dessa história toda... e sinceramente, uma pessoa que assume que tem filosofia de vida não mareceria sua atenção nem seu desgosto...

    ligue pra quem é importante pra vc! bjo

    ResponderExcluir
  18. Excelente observação, mon ami!
    Hugz!

    ResponderExcluir
  19. Ok, tá preparado pra chuva de caracteres que eu vou mandar em cima de você? Beleza, então. Em primeiro lugar, acho que blog é refúgio, onde a vida pessoal, profissional e SEXUAL podem ser compartilhados tranquilamente. Quando a gente não tem alguém de confiança, ou quando precisa de uma opinião diferente, o blog tá aí pra isso. Ou só pra falar mesmo. Outra, términos de amizade, confusão quanto ao fato de PARECER dar em cima quando, na verdade, você está sendo carinhoso, é normal. E chato. E nunca é igual. Passei por dois términos de amizade e 56532195 de relacionamentos amorosos. Fiz um post sobre isso, até. Algumas vezes. Se quiser até te passo depois. E, se você considerou ESSA pessoa sua amiga, cuidado com as suas necessidades. Cuidado com as pessoas. O ser humano, quando fútil e amedrontado, atua como esse cara atuou. Falar sua versão uma vez é válido, mas não é preciso, já que quem precisa saber de suas atitudes é você. Ninguém tem a ver com isso. Não se explique. Se o fizer, faça UMA vez. E que se foda. Eu funciono assim, e quero ver alguém querer quebrar banca comigo: porque IGNORAR dói mais do que discutir.

    ResponderExcluir
  20. Deixa eu te dá uma dica: ignora e se faz de doido!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway