Google+ Estórias Do Mundo: Voto Pela Praticidade

terça-feira, 20 de julho de 2010

Voto Pela Praticidade

Instruções: Aperte play e siga lendo.





A minha última postagem aqui no blog causou reações inexperadas. Pessoas me puxaram para conversar no MSN, no Twitter, por telefone, pessoalmente. Todos extremamente chocados e surpresos (mesmo?) pelo fato de eu não ter assumido que sou gay para meus pais. Cobranças pipocaram. "Você é tão consciente", "você é tão bem resolvido", "você é tão militante", "você é tão bichinha". Sou tudo isso, mas também sou bem prático.
Nunca toquei no assunto porque conheço meus pais muito bem. Adianta, citando Cristo, semear em terra árida? Meu pais não são do tipo que fingem não ver o que não querem ver. Eles vêem muito bem que sou gay e não gostam disso. Meus pais nunca foram de fechar os olhos, muito pelo contrário, foram eles quem me agrediram e me ofenderam mais profundamente que qualquer um na minha vida.
Desde a idas à psiquiatras que insistiam em dizer que eu não tinha nenhum problema, mas eu sempre voltava. Desde surras sem motivos, ou melhor, com todos os motivos que meu pai julgava apropriados: porque um garoto de 10 anos me chamou de viadinho na rua, porque eu "desmunhecava", porque eu não era um menino como os outros. Desde apoiar meus irmãos que fora de casa não dirigiam a palavra a mim com vergonha. Desde me xingar de "florzinha" e "mulherzinha" quando fazia alguma coisa que eles não consideravam "de homem". Desde raspar minha cabeça "para eu parecer mais homem". Desde ouvir, um dia, "você pode até ser, mas não precisa dizer".
Mas são meus pais, e não quero simplesmente perdê-los. E para quê? Qual real necessidade eu tenho de trazer meus pais a esta parte da minha vida, se para eles é melhor manter-se nessa ignorância consciente? Qual a necessidade? Não vou me casar! Nem hoje, nem provavelmente amanhã, ou nessa existência. Então, por que abandonar essa família, porque assumir que sou gay seria abandonar a família na qual cresci, mas pelo quê? Por uma existência ainda mais solitária e um orgulho bobo de já ter me libertado das amarras heteronormativas de uma sociedade que não me aceita? Mesmo?
Prefiro a praticidade. Voto pela praticidade. E pelos únicos pais que eu tenho. Faço uma escolha completamente consciente em favor deles, apesar de saber que eles não fariam o mesmo por mim. Eles não trocariam suas convicções sociais e religiosas pelo quarto filho de cinco homens, mesmo eu sendo o primogênito de minha mãe. No entanto, a outra opção não é mentir, é só viver a vida que eu vivi até hoje. Não preciso fingir que sou hétero, somente assumir essa figura assexuada que se espera dos gays efeminados hoje em dia. Seja bicha e cubra-se de purpurina, só não faça sexo. Assim, até a Igreja Católica te perdoa, não é? E bem, para mim, isso também não seria muita mentira hoje em dia.
Sim, sou gay e não assumido para minha família, o nome disso é praticidade. Repito: praticidade.

41 comentários:

  1. Diz-se que o gay que contou para a família é resolvido e o que não contou, não é, mas não acho isso bem verdade.

    Acho que voce fez bem, se posicionou num gesto de respeito a eles, mesmo que este respeito também não parta deles, afinal são seus pais e são imperfeitos pois ninguém no mundo escolheu os pais que tem.

    Contar ou não, não muda quem voce é.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Apoio e concordo. E digo mais, se eu me assumir a TODOS da minha família ainda sou capaz de matá-los, meu avô é diácono da igreja, desses que só não viraram pastor porque não quis, ele teria sim mais um infarto!

    E repito sua pergunta, para que isso?

    Eu tenho 22 anos, preciso de uma casa e de roupa lavada, adianta ser assumido e morar na rua?

    Vivo minha vida normalmente, não escondo, não encubro, mas também não preciso usar vestido ou perucas, sou gay e não travesti, não quero ser mulher, não tenho voz ou uso sapato de salto de mulher, mas gosto de homem...

    NÃO VIVO MINHA VIDA FAZENDO AS PESSOAS DA MINHA FAMÍLIA ENGULIREM QUEM SOU, quando eu for mais velho, quando eu for independente, quando... não agora...

    ISSO unicamente quando se trata de família, o resto é resto... Não interessam opiniões, crenças ou afins...

    Bjao!

    ResponderExcluir
  3. Você é quem deve decidir o que é melhor pra você, e não aquilo que os outros dizem. É isso que aplico na minha vida e é isso que te parabenizo por fazer na tua.

    E se disserem que é errado ou tal, simplesmente diga: "u-hum Cláudia." e continue fazendo o que realmente deve ser feito.

    ResponderExcluir
  4. Se você tivesse que fingir e mentir, seriam outros quinhentos. Masjá falamos disso no msn. Já o Renato pode ter uma surpresa com o avô diácono dele... Não dizem que pra Igreja virar boate gay só precisa de um dj melhor? rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Faz bem... se é o melhor pra ti, por que não? Bj

    ResponderExcluir
  6. Assustei-me MUITO pelo fato de vc não assumir para seus pais.
    Sou estranho e a minha dificuldade MAIOR foi assumir para mim. Depois disso tudo ficou fácil. Não acredito nessa coisa de laços sanguíneos. Aliás, eles são fortes, mas eu não quero pessoas ao meu lado que tenham vergonha de mim e que me ocultem. Mas a vida é sua, e as escolhas quem faz é vc. E se ter seus pais por perto é uma escolha, boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Gosto desta sua consciência externada de maneira forte e convicta: "Faço uma escolha completamente consciente em favor deles, apesar de saber que eles não fariam o mesmo por mim." A decisão é unicamente sua e respeito.

    Se eles querem se enganar é problema deles mesmo ... mas eu sou do tipo seguinte ... não me respeitam? phodam-se com seus amores de conveniência ... ia dando um perdido neles até o total esquecimento ... não aceito amor pelas metades e muito menos vou amar quem não me merece ... sou muito mais eu q qualquer outro ser ... e olha q eu nunca sofri nem um milésimo do q vc foi obrigado a sofrer desde criança ... mas isto é só minha visão que, claro, vale para mim ...

    bjux amigo

    ;-)

    ResponderExcluir
  8. só mais uma coisa ou duas: Respeito é devido a quem nos respeita ... e mais ... não escolhemos os pais q temos mas respeitar a quem não nos respeita é opcional ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  9. Já pensou a surpresa, seria muito bom, aceito sugestões de DJ haushuahsua!

    ResponderExcluir
  10. Te entendo bem e concordo com sua posição.
    Apesar de ter pais maravilhosos, não me sinto confortável de falar isso para os meus também, uma vez que eles apenas entrariam em parafuso e ficariam a se questionar 'onde foi que erramos?'. Eles não entenderiam que não é erro deles e que ser gay é parte da minha personalidade.
    Então, pra quê?
    E, apesar de não ter trejeitos, acho que os pais sempre sabem. Mas também sei que os meus nunca me perguntariam, uma vez que eles sabem q eu responderiam e eles não iam querer ouvir a resposta.
    E vamos vivendo.
    Amo meus pais, eles fizeram tudo por mim e sou quem sou hoje porque eles sempre me apoiaram em tudo.
    E por esse respeito, prefiro não causar um desconforto com o qual eles não saberiam lidar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Praticidade... cada um usa a sua como quiser. E ninguém tem nada com isso!
    Eu tb sou prático. Hugz, Foxx!

    ResponderExcluir
  12. Essa questão de assumir tem o seu tempo, ninguém é obrigado a assumir a sua sexualidade. Cada caso é um caso.

    E concordo com você, é mais prático viver assim, para que complicar, né?!?!

    Bjs ;-)

    ResponderExcluir
  13. Me pinta de neon que to bege

    Ok, é uma escolha sua e só você sabe qual o bom e o ruim dela, mas ser tratado como capacho, como lixo e ainda respeitar essa gente que você chama de família ? Sorry...mas até um cão já teria abandonado seu dono com um tratamento desse.

    Se você estivesse numa situação parecida com a do Renato, massa, mas pelo que li até hoje no seu blog,um doutorando já tem certa autonomia e maturidade para fazer escolhas como morar sozinho

    Mesmo que você não queira se assumir pra eles, não tem por que ainda manter essa relação tão próxima, BH tá aí pra isso

    Um dos motivos de não ter oficializado pro meus pais é o $$$,mas já to meio cansado de usar isso como justificativa

    Realmente é mais prático ser pisado e tratado como um objeto do que romper certos laços afetivos... mas nem sempre a escolha mais prática é a melhor

    ABS

    P.s.: Desculpe se te ofendi e a sua família, mas foi merecido

    ResponderExcluir
  14. tá. um brinde a praticidade então, apesar de nao concordar muito com ela.
    e eu senti um tom de desabafo tbem. é bom não é querido?
    bj

    ResponderExcluir
  15. Todos devem fazer o q acham q é certo! Mas um dia essa história vai vir a tona e aí...
    Seus pais pegaram pesado com vc hein?!
    Abraçoooo!

    ResponderExcluir
  16. 1. Acho chato isso de vc cismar que nunca vai achar ngm. Pára!

    2. Foda-se o q os outros dizem, Foxx. Vc assume p quem vc quiser, qd vc quiser, se vc quiser. Não estamos falando de liberdade?

    3. Você fica muito melhor de cabelo raspado. #prontofalei

    ResponderExcluir
  17. é engraçado ver, que, contando ou não, as pessoas que aqui comentam se identificam de certa forma com sua estória.
    encontrei seu blog esses dias e tô adorando ler tudo por aqui.

    sou a mais nova de três irmãos. Minha irmã mais velha também é lésbica ( e assumida). Eu presenciei todo o sofrimento dela e dos meus pais quando ela resolveu contar e sair de casa. Então meu querido, eu sou completamente adepta da "praticidade" também! E vamos vivendo, felizes e contentes!!

    um beijão!

    ResponderExcluir
  18. Não acho prático escrever apoio moral para você, e palavras de incentivo ou coisas do tipo.

    Keep Walking.
    Gosto desta praticidade.

    ResponderExcluir
  19. Cowboy! Cowboy, com certeza! Hahahaha!

    ResponderExcluir
  20. Eu sou gay me assumi e ninguem acredita SAHSUAHSAUAHSAUSAHSAUSA
    parei de falar nesse assunto e comecei a deixar as pessoas no caso minha familia pensar o que quiser.
    Tô com vc o nome de não se assumir é praticidade ;)
    BEijão

    ResponderExcluir
  21. Eu concordo com vc. Tudo é uma questão de postura e já que vc gosta do termo "proticidade" é isso mesmo.
    Nossas decisões ou atitudes podem mudar o modo como as pessoas nos vêem, mas não mudam aquilo que somos, podem sim nos melhorar...
    Bju nosso!
    Jay

    ResponderExcluir
  22. é pra deixar cada um identificar-se como deve. ou pode. talvez o meu texto sem contexto se encaixe no seu.

    ou não... rs

    bjo

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre coloquei na balança essas coisas, a sensação de você perder aquilo que é mais importante na nossa vida é angustiante.

    Acho que não conseguiria viver sabendo que minha familia não está comigo, me apoiando em tudo. Apesar de eu ser meio teimoso e não "esperar" aprovação deles, mas, ainda sim, são meus pais e os quero comigo.

    É pratico fingir, mas, é complicado também.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  24. o assunto é delicado, mas um amigo já descartou a família toda por isso. segundo ele (e eu concordo), não há amor com condições. as pessoas precisam aprender a lidar com a realidade, precisam aceitar as diferenças dentro da própria casa.

    e até que ponto seus pais não mantêm esta atitude porque vc permite, não exige deles uma reflexão a mais?

    ResponderExcluir
  25. gay resolvido é aquele que se assume de frente pro espelho, pra si mesmo. não tem nada a ver em assumir publicamente. contar ou nao pra familia e amigos é outra questão.
    Se assumir, não contar pros pais, nesse seu caso - e meu também - mas os pais saberem mas nenhuma das partes se manifestar pra evitar algo trágico, é, como diria um amigo, tapar o sol com a peneira. mas é a solução. um consenso velado!
    nao vejo problemas com isso.

    abraços
    voy

    ResponderExcluir
  26. O que mais dizer? Vivo uma situação muito próxima, e a praticidade tem sido uma opção bem mais viável até então...

    Porque fui nascer em uma ambiente familiar que me desse tanto subsídio? Talvez se eu tivesse tido pais mais filhos da puta, seria mais fácil desvincular...

    Beijos Foxx!

    ResponderExcluir
  27. pacotudo, coxudo, bundudo, caralhudo... tudo com udo. hahahaha!

    ResponderExcluir
  28. Concordo com tudo!
    Simples assim ! =D

    ResponderExcluir
  29. Concordo com vc, acredito que existem coisas óbvias que não devem ser faladas. Para que mais um sofrimento desnecessário? Não vale a pena. Assim é melhor para todos...

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  30. Adorei a música! Adoro francês!
    Quanto ao post, bem isso é um problema né?
    Eu não tenho esse problema ainda bem.

    Se cuida ae! Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Já que seu post é sobre "voto",pois é: pode chamar de fdp sim. Estamos sem alternativa "a nível de" candidatos principais. :-(

    ResponderExcluir
  32. Você é a pessoa mais indicada para resolver isso.Não acho,absolutamente,que você esteja errado.Deve ser porque já passei da idade de certas certezas absolutas.
    Mas continue em BH(rs-porque não?)
    Um beijo,meu querido.

    ResponderExcluir
  33. Voto por este blog ser atualizado! Hugz!

    ResponderExcluir
  34. Verdade... Meu pai deve saber. Com certeza não é burro, e eu JAMAIS vou chegar pra ele e contar. Acredito que um respeita o espaço do outro. E eu tenho por ele um amor que eu não tenho pela minha mãe. Não quero perder isso. Também não fico fingindo ser uma coisa que não sou. Isso é Omissão, não mentira. Só não me pergunte o que não quer saber.

    ResponderExcluir
  35. Realmente, esse assunto de família é bem complicado! Não é vergonha não se assumir para a família, e sim apenas economizar stress desnecessário!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  36. É a primeira vez que entro no blog, depois que li um comentário no twitter do @thi_bh! Fiquei simplesmente encantada com a sua forma e facilidade de escrever! Não conseguia parar de ler as suas estórias, parece um livro! Pode ter certeza que entrarei sempre!
    PARABÉNS pelo trabalho!
    Abs,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  37. Vamos recorrer à tradição: somente você sabe a dor e a delícia de ser quem és! E pronto. Sua reação você ja teve. Os outros são os outros e só.

    ResponderExcluir
  38. Quando contei a minha mãe (há quase um ano), ouvi tanta coisa. Ela disse que nunca desde a morte do meu ávo tinha sofrido tamanha tristeza.
    Foi daí, eu morri pra ela. Ainda existo, mas ela se dirige a mim como o filho com 10 anos, onde ela ainda pensava controlar as emoções.

    Me arrependi de contar, hoje pra mim tanto faz. Mas meu pai eu não conto, pra não ser expulso de casa ou passar isso de novo.

    Acho que temos uma visão extremista demais do "não negue quem vc é", ok. Mas eu não sou só gay. Sou muitas outras coisas, algumas conto, outras não.
    Ótimo texto :)

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway