Google+ Estórias Do Mundo: Kriptonita

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Kriptonita

Instruções: Aperte play e siga lendo.





Todo mundo tem sua fraqueza. Aquilo que te derruba. Aquilo que te enfraquece. Que te deixa sem ânimo e cobre o dia ensolarado de nuvens espessas. Todos têm seu calo. Sua reclamação. Seu problema mal resolvido na infância, seja na fase oral, seja na fase anal. Quem não teve suas espinhas na adolescência, suas pernas ou braços engessados ou escolheu o curso errado na faculdade, que atire a primeira pedra. Todo mundo tem algo que lhe enfraquece, até o Super-Homem tem sua kriptonita.
A minha é ficar sozinho. Minha kriptonita. O pedaço radioativo de minha casa que me drena as forças e me deixa vulnerável para outros ataques. Metáfora perfeita. Afinal meu problema em ficar sozinho começa em casa, numa família ausente, presente porém ausente. É um pedaço de casa, sem dúvida. E realmente ela não me machuca diretamente, ela drena minhas forças, e a força que eu teria para lidar com os problemas do dia-a-dia se esvaem. E aí o homem de aço cai de joelhos, ferido por um ataque que antes ricochetearia na pele e provavelmente me causaria cócegas. Metáfora perfeita. Kriptonita.
Sim, mas quando digo sozinho, que se leia solteiro. Não consigo explicar, sei que é uma bobagem sem tamanho. Ninguém deveria ficar mal por causa disso. Afinal pessoas morrem de doenças graves todos os dias, crianças são espancadas por pais violentos, filhotes de cachorro são abandonados nas ruas e passam fome, quem sou eu para reclamar que estou solteiro. "Preocupa-te com algo que valha a pena", vocês poderiam dizer. Mas é minha kriptonita. É apenas uma meteoro verde e sem valor, é. Não deveria ter tanto peso na minha vida, mas me deixa vulnerável, como um ferimento aberto que permite a entrada de bactérias. Mais uma metáfora perfeita. Não me machuca, mas tudo se amplifica.
Preciso de uma caixa de chumbo. É disso que eu preciso. Assim eu coloco o meteóro lá dentro e ele não vai poder me tocar, não vai me enfraquecer ou me envenenar, e eu, com a força de sempre, estarei novamente feliz e contente com tudo aquilo que tenho e consegui, terei e conseguirei. Mas somente se eu me afastar desta maldita kriptonita. Alguém sabe aí? Como se salva um super-homem? Metáfora perfeita? Nem tanto!

28 comentários:

  1. Longe é um lugar que não existe...

    ResponderExcluir
  2. Olha, no Returns ele venceu a kryptonita com um belo banho de sol... Metáfora pra "aquilo que lhe dá poder". Se a kryptonita te esvai, o que é que te recarrega as forças? Pense por aí.

    ResponderExcluir
  3. Não é uma metafora muito boa, pois, o super-homem também se sente solitário por um longo tempo - até Lois - e mesmo assim ele não será tão completo, já que é o último de sua espécie.

    Quanto a solidão, eu me sinto bem com ela. A gente se acostuma com tudo, desde que esteja disposto a aceitar aquilo.

    Abrace a solidão de forma carinhosa, quem sabe vc não aprende algo com ela...

    ResponderExcluir
  4. Mas existem vários tipos de kriptonita... ( Disso eu entendo)
    rsss

    Verde- Fatal
    Vermelha - Que causa transformações
    Azul - Que só afeta o Bizarro!
    Dourada- Tira os poderes para sempre
    Negra - Que pode despertar o pior dentro de um Superman...

    Mas só um detalhe... Com tantas kriptonitas, o Superman não morreu ainda e sempre vence no final...

    Calma... Vc ainda encontra a Lois Lane!
    Ou um Batman...
    heheh
    Ou um WonderMan!
    rsss

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz quando você fala desse tema e não diz algo como "como um bom ariano" ou um "como todo bom canceriano". Juro, isso me faz feliz.

    Mas quanto a você; bem, você mesmo disse que isso é uma bobagem. Não falo mais nada. Só mando beijos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Para mim solidão é um sentimento q não tem nada a ver com presença ou não de pessoas e muito menos com estar solteiro ou casado ... solidão é algo inerente ao SER de todo SER ... ela não é boa nem má ... ela só é a solidão ... faz parte de nós mesmos ... por vezes gosto dela ... até me faz falta senti-la em certas ocasiões ... enfim ... é só entendê-la assim e domesticá-la ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  7. Complicado, mas acho que kriptonita não é a melhor metáfora não, e sim drogas, neste caso, crack ou heroína.

    O super homem sempre busca fugir da kriptonia. Ela não lhe dá nada em troca.

    Drogas nós consumimos por vontade própria e nos viciamos. Sabemos de seu mal, mas pouco nos importamos com isso em troca de alguns momentos que fazem a vida ter sentido, mesmo que sejam segundos, aquele momento em que só a picada da agulha interessa. As vezes reparamos nos hematomas formados no braço, no que perdemos, e somos forçados a dois caminhos difíceis. Largar o vício e se entregar a loucura que é a recuperação e o medo constante da recaída ou deixar aquilo te levar até onde der.

    Refleti bastante depois do meu último comentário no penultimo post. Apesar de parecer um tanto radical quanto a sua escolha sinto que temos fraquezas parecidas, só que aplicadas a extremos diferentes. Enquanto você fica mal sozinho e solteiro, eu fico muito bem, tão bem que se fico com alguém que não esteja muito apaixonado ou até mesmo acompanhado muito tempo de meus pais e alguns amigos, começo a ficar mal e preciso me recolher novamente

    Enfim, temso

    Abs

    P.S.vou te adicionar no msn, blz?

    ResponderExcluir
  8. Meu 'calcanhar de Aquiles', tem nome, sobrenome e ainda fala.

    Acho que todos temos percalços na vida, como vc mesmo diz no texto, o importante (e isso vc mesmo já tentou me mostrar) é não se abater.

    Sei que logo, essa kriptonita, não vai ter tanta importância na sua vida, bem como a minha em minha.
    Em ambos os casos, conte comigo qdo precisar. =)

    ResponderExcluir
  9. Defintivamente existe algo que nos machuca a ponto de queremos estar mortos. São coisas do ser humano. Ma so barato da coisa é ser feliz e crescer com essas dificuldades. Ouça e aprenda!

    bjão!

    ResponderExcluir
  10. Esse texto me tocou, porque minha família também é minha kriptonita, contudo tenho um lar menos destrutivo, sobre ficar sozinho, é verdade que ter alguem ajuda em algumas situações, a dar força, apoio e tal, mas acredite, vc pode e DEVE resolver esses tipor de problemas soznho, superar e elaborar na sua mente... Porque família não dá para devolver ou "terminar"... Bjao!

    ResponderExcluir
  11. uma vez me disseram q ngm deve fazer da sua felicidade uma dependência da presença de outra pessoa.

    Bull shit.

    eu te entendo.
    e toda vez q vc vem com um txt assim, dá uma vontade sem tamanho de te abraçar.

    espero q vc sinta um abraço apertado.

    sei q nao adianta, mas nem é por vc, é por mim mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Jurei que achei que ia tocar Kryptonite do 3 Doors Down =o

    Salvar o super-homem? Tem duas formas: Ou ele aprende a dar um jeito na sua kriptonia, ouchama um super amigo que seja imune a ela pra ajudar XD.

    ResponderExcluir
  13. Como é mesmo o clichê?
    O que não me mata me faz forte?
    Ah.
    Só para relembrar.

    ResponderExcluir
  14. Tão difícil comentar isto, pq de algum modo me toca muito também. A questão é alguém com quem realmente se queira ficar, sem que, no entanto, isto seja alguma espécie de selo de comprovação de que somos bons, interessantes ou sexys sei lá...

    ResponderExcluir
  15. Cada um tem a sua kriptonita. E ela não é menos ou mais que nenhuma outra, só pode ser diferente.
    Eu, talvez, mas nem tanto, rsrsrs, divida da sua kriptonita ultimamente. Estou numa fase do tipo "ninguém me quer", "deve ser muito feio", "sou muito difícil" e por aí vai... rsrs

    Boa sorte para nós! :P

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. HAuahuah .. concordo com o amigo acima rs ,,,
    Vai usando a sua, e aos poucos ...
    quem sabe ..


    Se acha!

    rs

    Beijoes!

    ResponderExcluir
  17. A gente tem uma família Kriptonita em comum. Sabe o que eu fiz?
    Consegui uma família paralela, cheia de amigos e gente bacana que são o antídoto pra tudo isso.
    E tbem parei de pensar na solidão. Somos sozinhos mesmo, independente de amigos ou família... nascemos e morremos assim. Então, pra que sofrer??

    ResponderExcluir
  18. Acho que todos concordamos quando o assunto é família Kriptonita. Acho que a maioria, pelo menos. Famílias deveriam ser perfeitas, mas nenhuma é, até onde eu saiba. E toda base que você precisa pra ser adulto são vem deles. De qualquer forma... Eu vou dizer sem rodeios.

    Desde que eu comecei meu blog, você sempre comenta lá e praticamente suas alfinetadas me ajudaram a crescer (e ajudam até hoje). Eu diria que se você morasse aqui no RJ e fosse um pouco mais da minha idade (acho que isso é o de menos) eu tentaria ser sua caixa de chumbo. Porque você é muito bacana, inteligente e engraçado. São qualidades que toda pessoa procura na outra (no geral). Nem sei como você está solteiro. Talvez você não esteja se permitindo o contrário... Ou a oportunidade apenas não tenha pintado. De qualquer forma, boa sorte e se precisar... I'm here.

    ResponderExcluir
  19. Acho que existem várias solidões,mas eu,particularmente,às vezes,preciso estar absolutamente sozinho.É uma necessidade mesmo.

    ResponderExcluir
  20. gostando imensamente de ler vc!!

    tb preciso de uma caixa de chumbo...

    ResponderExcluir
  21. Olha, no Returns ele venceu a kryptonita com um belo banho de sol... Metáfora pra "aquilo que lhe dá poder". Se a kryptonita te esvai, o que é que te recarrega as forças? Pense por aí.
    [2 membros]

    tb padeço desse mal. e no meu caso, nem é sozinho no sentido de solteiro. é no sentido literal da palavra mesmo. quanto mais isolado, mais 'sem amigos e sem familiares' mais mal eu fico.
    nunca tive uma familia. digo pq não considero a minha uma familia. nao que familia seja aquela dos comerciais, mas a minha sempre foi mais pra um bando de pessoas que vivem sob um mesmo teto e que sentem nisso uma obrigação! e talvez toda a minha vulnerabilidade venha daí: a necessidade de ter sempre alguém por perto pra me completar.


    abraços
    voy

    ResponderExcluir
  22. Salvar um Super Homem é o máximo da subversão dos papéis. Bem coisa de Foxxxx mesmo... hahaha! Hugz!

    ResponderExcluir
  23. Juro Foxx dei o play mas não aguentei e parei a musica...
    Eu sou egoísta não me importo se tem gente sofrendo por aí, me emociono sim, mas isso não vai mudar o fato que eu sozinho tenho que pensar na minha vida, por isso penso em mim primeiro... a questão sozinho tb me abala, mas um sozinho futuro na velhice.
    Abraçoooo!

    ResponderExcluir
  24. Estou sempre sozinho tb, mas vou levando neh.

    Ah, obrigado pelo gatão, rss

    Abraço

    ResponderExcluir
  25. mentira! quero ver foto! ehehe
    bj

    ResponderExcluir
  26. A solteirice acaba quando não se pensa mais nela...

    ResponderExcluir
  27. gosto muito dos teus textos
    parabéns por mais este.

    beijo pra ti.

    ResponderExcluir
  28. querido...
    Deixe esse clima jururu de lado e vamos beber!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway