Google+ Estórias Do Mundo: PRESENTE: "Ao Futuro! E Aos Amigos!"

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PRESENTE: "Ao Futuro! E Aos Amigos!"

, em Natal - RN, Brasil
Cheguei da praia, onde deixei meus pais na paz de Santa Rita e liguei para meus amigos. Chegara em Natal dois dias antes e eles ainda não sabiam que eu estava lá. "Vamos sair, vamos nos ver", repetiram. E marcamos no Kafofu. Descemos caminhando para o bar, a noite quente se enchia de nuvens e perdia estrelas enquanto caminhávamos, começou a chover fino e eu os vi se apressarem e por um instante fiquei para trás. Reconheci-os tão diferentes agora.
Peter não tinha mais seus cabelos cumpridos e não estava preocupado com seus garotos perdidos. Namorando agora um gênio, estava trabalhando no lugar de contar com a herança de seu avô. Voltara a faculdade, que ele abandonara por dois anos e estava quase morando com o namorado, passando mais tempo na casa dele do que na sua própria, abandonara as boates e bares. Tive que perguntar: "Fumar você ainda fuma né?", e ele acendeu um Malboro.
O Andarilho parou. Suas caminhadas antes traçadas por caminhos agora obscuros se encerraram. Trabalhando, morando sozinho, fazendo faculdade, o tempo para as armações que seriam de se esperar dele acabaram. Também o vi de forma diferente, sofrendo por amor, ou melhor, agora conhecendo o que é sofrer por amor, antes ele só conhecia o que era pessoas sofrendo porque chegaram a amá-lo. Lembro que o Marcelo Sunshine dizia que sofrer por amor é demodé, mas que também dá ao sofredor uma certa profundidade. No espírito do que dizia Vinícius, sem uma sombra de tristeza, toda beleza é só beleza. E agora o Andarilho tinha esta sombra que destacou a beleza dele. O sorriso dele não era mais somente um sorriso, um sorriso de criança que ele se gabava de possuir, agora era um homem bonito com um sorriso bonito.
Michel também estava diferente. Sem o Stan ao redor dele, está mais leve, e com um novo namorado que agora o considerava mais importante que os amigos, ele demonstrava estar mais confiante. E também um novo emprego. O mais novo entre nós é o que está mais bem encaminhado na vida profissional. Trabalhando com a indústria de moda agora, graças ao curso técnico do SENAI, estava em dúvida se investia nesta área com uma faculdade de design ou de engenharia de produção.
Crescemos, todos nós. Agora somos adultos! Agora as discussões na mesa de bar falam sobre aluguel de apartamento, futuro no emprego, casamento, enteder exatamente no que seu amigo trabalha. "Afinal, Foxx, se você for falar qual é o seu emprego, o que você diz?". É, eu também estou diferente. Quase terminando o doutorado e com planos de agora assentar minha vida. De definição! De finalmente alcançar meu futuro, de realiza-lo porque a estrada está chegando ao fim, está na hora dele começar. E também um namoro. Um namoro que começou pela internet e ouço meus amigos dizendo: "Isso é tão sua cara!". Um futuro amoroso finalmente começando.
E o brinde com os copos de vidro e a cerveja barata do Kafofo se tornam diferentes, que por um segundo pareceram taças de cristal e champagne:"Ao futuro! E aos amigos!".

17 comentários:

  1. Tão bom quando a gente encontra os amigos de verdade... como se ontem os tívessemos deixado.

    ResponderExcluir
  2. Esse momentos em que sentamos com verdadeiros amigos, conversamos, precebemos mudanças são os que eu mais gosto. É bom saber e ver pessoas q a gente gosta mudando de vida e amadurecendo principalmente.

    Muita sorte pra ti!

    Bj grande!

    ResponderExcluir
  3. caraca Fox ... muito lindo isto ... amizades assim são fantásticas ... e o mais importante ... nos aperceber que mudamos ... sim ... amadurecemos ... melhor? não sei ... mas é a vida tal como ela é ... acredito que sim ... é bom sim ... e nossos projetos vão ganhando forma e vida ...

    felicidades querido a vc e a todos os amigos do Kafofo ...

    bjux a vc e ao amor ... cuide bem disto

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Meus efusivos parabéns pelo amadurecimento, em todos os sentidos e de todos os envolvidos. E que o "...durecimento" seja "ama...ciado", leve, porque hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás!

    ResponderExcluir
  5. O futuro chega e chega rápido sem q possamos perceber!!
    Mas q bom q todos mudaram pra melhor e naum se perderam no caminho!!
    abraçoo!

    ResponderExcluir
  6. Tão bom ver o desenvolvimento e amadurecimento entre amigos.
    Melhor ainda quando não se perde o contato ao longo dos anos!

    ResponderExcluir
  7. cara, me senti tão estranho lendo esse post
    acho que pq somos de realidades completamente diferentes
    por causa da dengue que contrai na ultima semana so pude me reunir com meus amigos do rio uma vez e a melhor palavra pra definir um encontro nosso em mesa de bar é: grotesco!

    acho que vou falar disso no meu próximo post

    saudade disso aqui
    ^^

    mas meu querido, lamento informar que nao uso msn ha mais de um ano, usava skype, mas tbm parei, nao levo mais note em viagens, mas estou pensando em voltar, quem sabe um exclusivo para o blog

    enfim, que bom q a sua vida esta se aprumando e com o surgimento de um novo amor

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Verdadeiras amizades não se acabam com a distância ou com o tempo.
    (Clichêêêê...)
    Abs.

    ResponderExcluir
  9. nossa, esse post pareceu ultimo capitulo de seriado hehe. quase o ultimo capitulo de "queridos amigos".

    ResponderExcluir
  10. Um brinde aos amigos.
    É bom rever amigos, não. E principalmente reve-los qdo estao progredindo na vida.

    bjux

    ResponderExcluir
  11. ai ai, (suspiro)
    nasa como os amigos...

    ResponderExcluir
  12. Olá Fooox!!!

    Acho que não hein...tenho 25...
    3 aninhos mais novo. Sou de 1984.

    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Hummm amigos, saudade, re-encontro.
    Confesso que esse post foi entre todos que já li aqui o mais bonito, o mais maduro, o mais sincero e verdadeiro.
    Um brinde ao tempo futuro, um brinde ao novo você, ao amor e aos amigos. Um brinde a vida assim como ela é. Tudo a seu tempo e modo. É a vida.
    Amigo, estou trabalhando muito esses dias mas já nos falaremos.
    Saudade.
    Bju aos dois
    Jay

    ResponderExcluir
  14. Nossa eu preciso voltar com frequencia para o blog. Todo mundo mudando layout, auhauha, ficou massa o seu cara.

    Gostei.

    abração

    ResponderExcluir
  15. mas não dá uma saudade danada da época em que não éramos adultos??

    ResponderExcluir
  16. Bom ver vc feliz!
    Muito bom!
    Bjo, amigo!

    ResponderExcluir
  17. eu não tava por dentro desse novo layout, menino!
    me gusta!
    mas é conservador... vc ficou conservador?

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway