Google+ Estórias Do Mundo: EXTRA, EXTRA, EXTRA: Liga dos Blogayros Nordestinos

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

EXTRA, EXTRA, EXTRA: Liga dos Blogayros Nordestinos

"Era luxo, mas caiu no gosto nordestino e entrou em declínio"...


Uma situação ocorreu esta tarde na Blogosfera. Estou eu, me revirando em mil, entre blogs, fotologs, twitter, msn e minha tese de doutorado, quando o S.A.M. atualizou o blog dele. E, como sempre, uma postagem do S.A.M. vale sempre você parar e lê-lo. São normalmente boas gargalhadas. O título da postagem era Vagabunda. E nela, meu querido amigo, resolveu falar de todas as outros sinônimos da palavra vagabunda: puta, vadia e rapariga. Rapariga então é descrita assim:

"Era luxo, mas caiu no gosto nordestino e entrou em declínio. Não tinha muita sonoridade mesmo, foi-se tarde."

Rapidamente, eu e o Serginho nos manifestamos. Ouvir preconceitos e ficar calado permite que eles se repitam. Um negro que é humilhado e sai em silêncio permite que aquilo se repita. Piadas homofóbicas e agressões que não são reportadas a polícia deixam os seus autores impunes. E, desculpe-me o S.A.M., ele sabe o quanto ele me é querido, porém não posso simplesmente ficar calado. Aviso que S.A.M. corrigiu o texto, e inclusive publicou uma retratação no blog e, por fim, decidiu retirar a postagem do ar. Não é a ele que viso com esta postagem, mas a chamar atenção de todos os meus leitores.
Já sofri preconceito por ser nordestino aqui em Belo Horizonte. Pessoas que tentaram me humilhar, que gracejaram do meu sotaque, que disseram que nunca se relacionariam com alguém "do Norte". As respostas foram imediatamente dadas. Por isso, esta também precisa ser pronunciada.
São Paulo não tem um preconceito disfarçado em relação aos nordestinos e seus descendentes que vivem na cidade. É um preconceito claro e emitido em voz alta em qualquer lugar da cidade. Ironicamente, São Paulo é a cidade brasileira com mais nordestinos. Mesmo comparando com Recife, Fortaleza ou Salvador. É a maior cidade do Nordeste. Porém, os paulistas consideram os nordestinos como a base da pirâmide social da cidade. São os porteiros. Pessoas que estão ali para servir, e que devem ser ignoradas. "Na metade do tempo eu sou um estereótipo para eles caçoarem, na outra metade eu sou invisível". A associação imediata que faço é a que os americanos fazem dos latinos, ou o a que os portugueses fazem com os brasileiros. Quantos cartazes dizendo que os nordestinos são o motivo do Brasil não ser um país de Primeiro Mundo eu vi em paredes de São Paulo! Quantos idênticos devem ser assinados pelo White Power em Idaho visando os latinos!
Preconceito é um monstro pequeno, que se instala dentro de nós como um simbionte, alimentado-se da nossa raiva e ignorância, isso não é novidade para a maioria das pessoas que leem este blog, sua maioria gays, porém, além destes, temos os negros e nordestinos. Muitas vezes somos criados em um ambiente em que igualar nordestinos e negros como pessoas inferiores é comum, como também somos criados em um ambiente em que ser gay é considerado pecado ou antinatural. O preconceito passa para nós por osmose. Contudo, pensar sobre isso, reeducar-se, corrigir-se, reconstruir os seus próprios conceitos, é o que transforma cada um de nós em pessoas melhores.


PS: Também tenho meus preconceitos: não sei lidar com pessoas com deficiência física, não sei agir quando estou perto delas; também não consigo me interessar por alguém que esteja gordinho, e não, isso não é como dizem em sites como o Disponível e Manhunt, porque "eu não curto". Mentira! É preconceito! Estou trabalhando os dois. Um dia consigo!

23 comentários:

  1. Oi querido, resolvi tirar porque lembrei daquela frase: "O que é ruim não deve ser propagado de nenhuma forma."

    Mas agora eu presto atenção né? tá muito corrido aqui no escritorio ai resolvi dar uma atualizada, mas viu o que dá fazer a coisa nas coxas né?

    Alias, nas coxas só aquilo! Abafa*

    ResponderExcluir
  2. pois é...
    nós brasileiros sofremos muito preconceito por agir da forma como agimos muitas vezes mas enfim é legal admitir nossos erros e mais legal ainda quando queremos mudar o que está errado dentro da gente!

    ResponderExcluir
  3. Ah e agradeço a ti tres coisas:

    1. Ter se manifestado, porque além de ser o certo foi atraves disso que reli o texto e vi que isso tava lá!
    2. Pelos elogios, molhei a calcinha toda.
    3. Pela forma como expos ai! Afinal uma gay disseminar preconceito num pode néam?

    Só que ninguem percebeu nada nessa historia não?

    .....



    .....



    .....que as vezes eu uso closes de outras pessoas! haha

    Mas esse post molher foi VERDADEIRO, e eu fiz exatamente como tava lá, tirando a echarpe, o wayfarer... essas coisas /unha.

    ResponderExcluir
  4. Mandou benzaço!

    Forte Abraço cara!

    ResponderExcluir
  5. arrasou!
    preconceito contra nordestino, gay e negro é algo q está na nossa cara e é feita d tal maneira q as pessoas nem percebem mais q estão sendo preconceituosas...
    Horrívell.................

    ¬¬

    ResponderExcluir
  6. de fato. acho q gay preconceituoso eh uma "contradictio in adjecto". ou deveria ser.
    por ser gay E baiano, sei bem como eh a parada...
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Preconceito deve ser algo profundamente instintivo, porque todo mundo tem - até quem sofre preconceito! Horror...

    Meu primeiro namorado é Paraibano.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Imagina se fosse um gay, preto e nordestino... tava fudido
    sacanagem
    aeiuheaoiuheaoieauheia

    Ai, ai... preconceito é coisa de gente. Ainda bem que sou Deus
    Bju


    ps: brincadeiras a parte, acho importante a postagem ;) só a questão de 'preconceito contra gordinhos para ficar' que acho meio no ar. isso é questão de gosto, não de preconceito

    ResponderExcluir
  9. Adorei a atitude. E o reconhecimento final de que também tem preconceitos. Aliás, quem não tem??? Quem nunca pre-concebeu algo, ou alguem, por um motivo qualquer? Enfim, parabens pela atitude, e confesso ter ficado com medo de ir pra São Paulo depois deste post. Afinal, sou nordestino! Bjão

    ResponderExcluir
  10. Foxxito,

    Concordo com voce em relação ao preconceito.

    Mas em relação ao gordinho... não acho que é exatamente preconceito, acho que é gosto mesmo. Não se preocupe em agradar todo mundo, nem Deus conseguiu isso.

    ResponderExcluir
  11. Vamos acabar com nossos preconceitos!

    Tem selo lá no meu blog pra você.
    http://www.aiqueabsurdo.com/2009/10/selo-e-bom-saber-que-voce-esta-ai.html

    Beijos! ;D

    ResponderExcluir
  12. Qualquer tipo de preconceito é lastimável ... mas tb é vero que todos nós, de alguma forma, em algum momento, por mais que neguemos tb somos preconceituosos ... uns mais. outros menos ... o que cabe realmente é estarmos alertas e combater dentro de nós mesmo toda e qualquer manifestação deste tipo ... o que os preconceituosos não se apercebem (no caso somos todos nós) é que também eles são ou serão em algum momento alvo de preconceitos ... e aí???

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  13. O preconceito é uma praga e o que me assusta é que normalmente o vemos aonde não deveria ocorrer, afinal é um absurdo gays terem preconceitos, religiosos terem preconceitos e assim vai.

    Mas concordo com o seu texto, aqui em sampa existe um preconceito declarado não só a nordestino, mas a qualquer pessoa que seja daqui ou do Sul.

    Eu mesmo tenho este preconceito, embora tenha inumeros amigos e conhecidos de outras regiões e tenha um pouco destas regiões no meu sangue.

    Mas infelizmente somos humanos e por isso somos imperfeitos em busca da perfeição e demonstrações como a sua é que nos faz elevar e olhar para os nossos atos.

    Parabens querido.

    ResponderExcluir
  14. Aiai, preconceito é igual "chato" (piolho) - eca!

    O problema é que a gente sempre pensa: ah, não é comigo, então tá bom. Vamos deixar a cobra fumar! Mas ninguém lembra que cada um precisa fazer a sua parte, por menor que seja, para que algum dia, alguém perceba a diferença...

    Bem, sou do Goiás. E lógico também sofremos preconceito de paulistanos e principamente dos cariocas. Uma amiga que vez ou outra vai ao Rio, sempre volta com pérolas... Chega a ser ricículo. Eles pensam que aqui é uma roça de asfalto mesmo. E devem rir a beça do nosso sotaque cantado...

    Mas o pior é ouvir do próprio "goiano" um preconceito contra ele mesmo. Constantemente ouço no transito, como motorista ou passageiro> se a pessoa tá andando devagar ou faz uma coisa meio boba, como parar no meio da rotula pra deixar os outros passarem (em sinal de educação). Vem o comentário> Ah, é do "interior"... Sendo que, o que já passei de apuro com gente da cidade - vou te contar, não é fácil dirigir aqui. O povo é mal educado no volante.

    ResponderExcluir
  15. Foxx,
    Perfeito. Nem vou dizer o que todos já disseram neh?
    Tem q falar mesmo. Quando é pra elogiar a gente faz! E se tiver que chamar a atenção, ponderar, mostar o equívoco é nosso dever tb...
    E é sempre válido estarmos atentos somos todes de uma forma ou outra pre-conceituosos...
    que a atire a preimeira pedra, quem a pegar primeiro kkkk. zuera!!! Gostei de sua atitude.
    Bju

    ResponderExcluir
  16. Acho absolutamente plausível toda e qq manifestação de repúdio à intolerância, seja ela de qual ordem for! Sempre morei em São Paulo e como vc mesmo pontua o preconceito é muito explícito e se dissemina como se fosse algo absolutamente legítimo! Eu sempre recrimino quem diz: "Nossa, que baiano" Nosso país ganharia muito mais se a diversidade cultural fosse mais valorizada e não vista com despeito! Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto Fox! O seu e o do S.A.M que nos permitiu esta reflexão! Eu, negro, gay do sudeste me arrependo tanto das pessoas e experiências que perdi por julgar alguém branco d+, rico ou pobre +, nordestino ou mineiro d+. Saber que perdi a experiência com estas pessoas é o meu castigo! Mas eu melhorei e hoje consigo ser águal e desviar com desenvoltura das pedras que se colocam no caminho! Grande texto. Abraço

    ResponderExcluir
  18. O preconceito dos paulistas em relação aos nordestinos é notório e escancarado,já foi motivo de diversas discussões entre mim e um amigo, mas enfim ... Acho que todos nós temos algum, como vc mesmo citou os seus,basta procurarmos trabalhá-los.(eu também tenho os meus,admito!)
    E outra,será que eu sou alvo de preconceito?Sou negra,pobre e nordestina!

    ResponderExcluir
  19. Eiiccthhaaa ....

    Realmente, preconceito é um termo que não se deve existir seja em que vai usar ...

    Eu costumo pensar que preconceito, é falta de informação e burrice. Falar de algo, tem que ter classe e saber o que vai falar para poder se defender.

    Creio que vc não queria magoar o S.A.M, mas com certeza é essencial saber o que vai falar, ainda mais no blog que conquistamos amigos de todas as partes.

    "Pense, antes de agir".

    Um beijao, aparece!

    ResponderExcluir
  20. gostei do seu post de hj no blog. mas o lance de eu nao curto, existe sim. nw eh preconceito disfarcado. cada um sabe o q te da tesao.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, Foxx, isso é forte pra caralho, mas no fundo sabe qual é a merda do preconceito? É que a gente tem e nem percebe! Palavra de gordinha!

    No post do Purpurina, contei um dos meus, mas devo ter mais um monte no subconsciente...

    Na verdade, o que escrevi lá hoje foi totalmente acidental, é um post que eu tava me coçando pra escrever com receio de ofender alguém. Mas de fato eu sempre acho muito bacana parar e rever as ideias. As minhas, as suas, as do S.A.M., todas.

    ResponderExcluir
  22. Nossa.. ótimo apontamento... gostei da escrita da Lomyne... "mas no fundo sabe qual é a merda do preconceito? É que a gente tem e nem percebe"... policiar sempre... afinal... não é válido em hora alguma
    ;D

    ResponderExcluir
  23. concordo com 90% do texto, mas discordo que a frase no blog do S.A.M. tenha sido preconceituosa - ela, na verdade, revela uma atitude preconceituosa das pessoas.

    Se as pessoas pararam de falar rapariga pelo motivo apontado, são as pessoas que são preconceituosas, não quem fez a constatação. É como se a gente pudesse culpar um cientista por descobrir uma doença. A doença estava lá, ele só fez mostrar sua existência.

    No caso do S.A.M., ele deu a entender que apoiou o declínio da palavra e o erro pode ter sido parecer que, ao apoiar, ele apoiava também sua causa. O que provavelmente não era o caso... momento "me expressei mal", eu diria.

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway