Google+ Estórias Do Mundo: "Eu Vejo Pessoas Bonitas"

domingo, 22 de março de 2015

"Eu Vejo Pessoas Bonitas"

Às vezes eu me sinto o Haley Joel Osment em o Sexto Sentido.

- Eu vejo pessoas bonitas!
- Com que frequência?
- O tempo todo!

Todo mundo que eu vejo tem algo bonito. Simplesmente não sei como alguém pode olhar para outra pessoa e dizer que não há nada ali agradável ao seu olhar. Seja um suave brilho nos olhos, a bonita definição dos ombros, a bela proporção das pernas, a deliciosa curva da bunda, a macia força das coxas, a fofa simetria das orelhas. Como alguém pode olhar para outra pessoa e não encontrar ali nada de bonito?
Não que eu seja cego para os defeitos. Eu posso vê-los também e ser bastante detalhista. Eu sou capaz de reconhecer que aqueles olhos são muito juntos, que os ombros são largos demais, as pernas de fulano poderiam ser pelo menos cinco centímetros maiores, que um outro não passou na fila para receber bunda quando Deus fez-lhe o corpo, que alguém tem uma perna dividida canela-joelho-canel. E nem vamos falar com essa mania das pessoas de usarem barba de mendigo, aparem isso, por favor!, e não é raspar, é aparar de vez em quando, e uma dica é que se quando você come algo suja sua barba, ela está grande demais. E sandália com meia: não, não, não!!!
Culpo minhas habilidades com desenho por isso. "O desenho não é a forma, é maneira de ver a forma", já dizia Degas. Desenhar te deixa consciente de duas coisas: o que é um corpo perfeito e o que faz uma pessoa bonita. Perfeição é uma coisa na verdade simples de obter, mesmo ela não existindo no mundo real, basta seguir a chamada Proporção Áurea ou Número de Ouro, uma regra que foi popularizada pelo Renascimento. 7,5:2 é a chave para um corpo humano perfeito, Juntando a isto a simetria e teremos a perfeição divina.
Porém, apesar do Número de Ouro ser a chave da perfeição, ele não é a chave da beleza. Por um motivo muito simples: o belo não se encontra na perfeição. Ironicamente, apesar da indústria de cosméticos dizer-nos o contrário, é o defeito que torna alguém bonito, porque a beleza se encontra naquilo que é único e são nossos defeitos, nossas experiencias cravadas em cicatrizes, rugas e cabelos brancos, nossos olhos ligeiramente assimétricos, orelhas de tamanhos diferentes, narizes grandes demais, uma boca um pouco torta para esquerda, que tornam nosso rosto lindo e inimitável. Um ombro mais estreito, pernas mais longas, um abdômen mais largo, um quadril mais amplo, uma altura menor tornam cada um de nós especial, um indivíduo sem comparação na face da Terra e, portanto, um indivíduo lindo.
Por isso, eu olho em minha volta, aonde eu estiver, e posso encontrar alguém bonito. Porque minha definição de beleza não encontra eco na perfeição. Aqueles perfeitos no máximo arrancam de mim uma admiração técnica, como se eu observasse um desenho perfeitamente executado, mas que falta emoção. Haverá um elogio sim, mas em seguida darei de ombros e farei um beicinho de desdém. E por quê? Porque sinceramente acho muito mais bonito um menino de orelhas grandes, peito definido e braços magrinhos que sorriu para mim iluminando todo o ponto de ônibus onde ele estava esperando o dele e eu passei dentro do meu. Ele não era perfeito, mas tenham certeza, fazia tempo que eu não via um menino tão lindo nesta cidade.

24 comentários:

  1. Respostas
    1. amo quando o Edu concorda comigo. Me sinto tão inteligente!

      Excluir
  2. Égua! Acho que é por isso que sempre tenho alguém pra olhar, alguma coisa que me faz inclinar a cabeça e admirar pequenices nos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mundo fica tão mais interessante né, Adulto?

      Excluir
  3. Eu prefiro um olhar profundo do que seguir os trâmites que a beleza dita. Somos todos imperfeitos, e há cada uma mais bela do que a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, eu acho que eu mudaria um pouco sua frase: "somos todos perfeitos por causa de nossas imperfeições", não é melhor?

      Excluir
  4. Eu me sinto exatamente igual você as vezes ... claro, depende do lugar (socialmente falando) onde estou ... por exemplo, quando fui na Vila Madalena em sampa aqui no carnaval? Sério? O que merda era aquela? De 10 pessoas, 15 eram bonitos ... de 10 caras 25 eram gostosos demais.


    Gossip Of Men
    http://gossipofmen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu posso dizer isso, Chris, sem ser grosso, mas...
      você não é nada igual a mim, você é exatamente o oposto do que eu estou falando. Se para você encontrar pessoas bonitas depende do lugar, amigo, meu querido amigo, significa que você não está olhando para as diferenças das pessoas mesmo e sim aquilo que elas têm de igual. É exatamente o contrário do que eu falo aqui.

      Excluir
  5. Concordo plenamente com você, a beleza não está na perfeição, e sim na diferença.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Lembro qdo criança de ouvir dizerem que Tarcísio Meira representava a perfeição do rosto masculino e ele rebater que talvez achassem isso por que o rosto dele tinha linhas simétricas mais o nariz era torto, assim ele quebrava o estigma da perfeição.

    Estudei desenho artístico por 5 anos na adolescência e me especializei em rosto, depois fiz arquitetura onde vc é treinado para encontrar beleza onde as pessoas não enxergam. Confesso que isso não foi tão bom, pq o olhos ficam viciados no belo, e deixa escapar justamente o encanto da falta de proporção, da simetria. Demorou muito tempo, mas abandonei um pouco esse olhar critico.

    Mas tenho que concordar com vc num aspecto...eu vejo muita gente bonita e também reconheço a feiura que não tem solução, infelizmente...rs.

    Abração Foxx...ta sumido, não fala mais comigo...( só um versinho rimado pra passar o tempo...rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que vc quis dizer que os olhos ficam viciados num tipo só de beleza não é? e muita gente sofre deste mal, até que aparece alguém e mostra que existe outro tipo de beleza. Isso é basicamente o resumo de toda história da arte, =)

      Excluir
  7. Eu definitivamente gostei deste post!!!!
    Ele ficou perfeito, ou melhor dizendo, ficou BONITO !!!!

    Beijo Foxx

    ResponderExcluir
  8. Só a "abertura" (parafraseando Osment) já valeu o post... hahahahaha! Eu ri e te imaginei embaixo da coberta fazendo essa revelação ao Bruce Willys! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk
      sua percepção dos meus posts é sempre única, Fred.

      Excluir
  9. Muito bom seu post, cada um é bonito da sua forma com as suas diferenças.

    ResponderExcluir
  10. Encantado por cada palavra desse post !!! A beleza está nos olhos de quem a vê, e você viu, do teu jeito, e perdoe-me o pensamento que já está a flutuar aqui, mas foi muito, paixão o final desse post. Como já te disse, mudaste a forma de escrever, e isso me encantou.


    Quanto ao post, concordo com cada linha aqui descrita. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc gostou, meu querido.
      é bom saber que as mudanças que eu tenho passado estão se refletindo aqui também.

      Excluir
  11. eu adorei esse texto porque eu penso exatamente desse jeito. tem sempre algo bonito em alguém.

    mas a pergunta que ficou: o orelhudo era bonito só por que riu pra você?
    estamos de olho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu já estava olhando para ele, achando-o bonito, quando ele sorriu pra mim. Se ele não tivesse sorrido pra mim seria lindo do mesmo jeito.

      Excluir
  12. Esse texto reflete também meus pensamentos.
    Existem pessoas que você vê, sabe que são bonitas, pode até admirar, mas não te despertam nenhum sentimento. Não de emocionam.
    Outro dia vi um rosto digital que foi feito pra refletir o potencial máximo de beleza humano. Entretanto aquele rosto nada me dizia, não dei mais do que uma olhada nele.
    Mas aquele menino com olhar bobo, sorriso torto e dentes grandes faz meu coração acelerar e um pequeno suspiro me escapar.
    Isso é que é beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sorrisos sempre fazem meu coração bater mais fortes do que abdômens trincados e braços enormes...

      Excluir
    2. Engraçado você falar dos sorrisos, mas eu geralmente me encanto pelos olhos. Até mesmo porque sou um tanto narcisista, então quando vejo um belo par de olhos, ainda que castanhos, comuns, mas profundos, me olhando de um jeito especial, hehe, desmancho na hora.

      Excluir
  13. Nisso a gente concorda demais! Geralmente o que quebra a perfeição é o que faz a pessoa bonita...

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto.
    Surpreendente o final.

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway