Google+ Estórias Do Mundo: Gosto Não Se Discute?

domingo, 8 de março de 2015

Gosto Não Se Discute?

Sempre que ouvimos ou lemos o mantra sagrado do machismo entre o meio gay, "não sou e nem curto afeminados", o argumento de que cada um tem o direito de direcionar seu desejo ao que melhor lhe convém sempre aparece. Contudo, eu me questiono: temos mesmo este direito? E, não pergunto se temos em teoria, mas se na prática somos realmente capazes de exercer tal direito ou somos, simplesmente, incapazes de tal feito.
É inegável que vivemos em um mundo machista e, portanto misógino e homofóbico. Todo adulto é um ser que foi criado em um ambiente que foi inundado de mais ou menos situações de preconceito que formaram seu caráter, sua forma de enxergar o mundo, seus medos e traumas e, apesar das pessoas fingirem que não aconteceu, também seus gostos. É durante sua formação como homem ou mulher adulto que um indivíduo aprende a gostar de legumes, ter medo de mariposas, votar no PSDB ou defender minorias, isso todos concordam, porém quando nos voltamos a formação do desejo amoroso/sexual esquecemos que ele também é moldado da mesma forma, e acreditamos piamente que ele advém de alguma ligação de almas inefável e impossível de ser analisada racionalmente (a maldita química).
Estamos acostumados a ter relacionamentos e amores impensados. Sobre os quais não dedicamos nenhum momento de reflexão e depois ficamos surpresos por não sabermos controlar uma paixão ou sofrer demais ao fim do relacionamento. Se alguém não sabe os mecanismos do seu próprio desejo como espera poder controlá-lo ao fim de um namoro? E um dos elementos que não questionamos é de onde vem a aversão aos efeminados.
Cada um precisa perguntar de onde vem sua própria aversão, mas alguns lugares comuns podem ser facilmente encontrados: 1) tem aquele cara profundamente no armário que teme ser visto com homens gays efeminados (ele também foge dos assumidos em geral) porque pode ser arrancado das sombras em que ele se esconde por associação (me diga com quem andas e te direi quem és); 2) tem aquele homem que vê o efeminado de si no outro, o que ele reprime poderosamente por medo de ser tratado diferente, a visão da liberdade daquele ser o ofende profundamente e, como reflexo, ele desenvolve a ofensa em forma de ojeriza; 3) tem aquele que criado sobre a sombra de um ideal de homem que não existe, educado para se tornar este exemplo de masculinidade e virilidade, experiência no qual ele próprio falhou por ser impossível, direcionou, inconscientemente, seu desejo para este personagem fictício e, agora, como quem procura entre pessoas reais um super-herói de quadrinhos, ele rejeita aqueles que não cabem no seu sonho de homem que ele deseja ser e incapaz disso o procura em outros. 
Estes são alguns exemplos entre tantos outros. Mas, a pergunta que não quer calar, alguém pode desfazer estas programações? Na minha opinião a resposta é sim. Todos podemos e devemos desconstruir as programações que recebemos durante a nossa formação, basta para isso questionar nossos próprios desejos. Perguntar por que sinto isto, por que desejo aquilo, seja um objeto material, seja uma pessoa, nos garante que o desejo que está brotando em nós é nosso e não que foi plantado por outra pessoa ou mesmo pela máquina capitalista, isto é, o cinema, TV, a publicidade em geral, a moda. Entender que todos nós somos suscetíveis a este sistema que empurra-nos goela abaixo desejos é o primeiro passo para ser livre dele. O primeiro passo para ter a verdadeira liberdade, para gostar daquilo que gosto e não do que me foi ensinado a gostar, é questionar de onde os desejos vêm. Aviso que em um nível avançado você será capaz inclusive de escolher quando e a quem amar, mas tudo começa com o primeiro passo: tornar-se consciente de onde começa você e onde termina o mundo a sua volta (as fronteiras não são tão óbvias quanto parecem).

37 comentários:

  1. Hmmmmmmmm daí este tema é meio complexo pra mim.
    Tipo vamo ver se eu me exprimo bem, porque eu ja falei neste tema por uma ou duas vezes e emm todas as vezes que o fiz fui por um angulo diferente, porque isto é uma espada de dois gumes.

    É delicado porque nem toda gente se dá ao trabalho de ver a situação objetivamente. Sendo bem básico, e realista. em alguns casos específicos, é uma questão de gosto pessoal mesmo. e por estranho que possa ser, há quem não sinta tesão por caras efeminados. e esses existe, mas são automaticamente rotulados de preconceituosos e babacas, só porque sim. Não acho muito justo cobrar a um cara que sempre teve relacionamentos com homens mais velhos, porque se sente atraído pelo tipo, tipo "você tá discriminando porque não pega caras mais novos ou da sua idade".
    E acho que as pessoas têm sim direito a suas preferências, quando elas são simplesmente isso, preferências ditadas pelo gosto de cada um.

    Por outro lado, temos toda aquela coisa de "eu quero tar com um homem, não com uma bicha". que eu oiço milhões de vezes.
    Isso vem muito da atribuição de papeis de género desde pequenos "seja um homem","larga de frescura" e etc etc.
    E isso é embutido na cabeça de todo o mundo.
    você vê os quadrinhos - batman, super homem, homem aranha, o diabo a quatro, e todos eles são essencialmente figuras bastante masculinas. Não é visto com bons olhos que um homem tenha comportamentos mais delicados ou uma atitude e caráter mais frágil - e isso se vê também entre as mulheres hétero. ninguém quer namorar uma primadonna né - e isso influencia muito nessa historia dos afeminados - para além dos pontos que você referiu..
    Essa conversa do afeminado é muito relativa vendo bem as coisas.
    Conheço caras que põem isso nos perfis, e depois vc conhece ao vivo e são efetivamente efeminados, e nem ligam tanto pra como você é como apregoam, é como se dissessem uma frase preformatada sem terem grande interesse no que tão dizendo, o que é meio irónico né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema, Miguel, e o que eu discuto aqui é que não existe "gosto pessoal". É isso que eu quero que as pessoas entendam e ninguém escuta. Todo gosto que as pessoas acreditam ser pessoal foi aprendido em algum lugar, formatado graças a experiências e preconceitos. Esse gosto que querem que seja pessoal é moldado socialmente e, portanto, pode ser alterado sim se a pessoa muda de ambiente, de grupo ou, simplesmente, toma consciência. Idolatrar a ideia de "gosto pessoal" é aceitar a situação de ser manipulado de uma forma tão íntima.

      Excluir
    2. Falando por mim não tenho grandes preferências. basta o cara ser simpático mesmo. gordo magro alto baixo macho ou diva é tudo igual,mas tem pessoas que não.
      Tipo, mas não acha possivel que alguns caras se sintam de forma inata atraidos a determinados generos comportamentais?
      Tipo, no mundo hétero, tem caras que querem namoradas tipo princesa, todas delicadas e finas, meio pro nojentinhas, e tem caras que querem uma namorada que seja descolada, e não ligue pra isso, com um mindset mais proximo do masculino padrão. Se no caso dos heteros essas preferencias existe, não serã possível que em parte- e não na maioria - esse desinteresse de afeminados não seja só inocente, sem segundos significados por trás?

      Excluir
    3. Miguel, o cara que procura princesinhas é normalmente machista e que deseja dominar sua parceira, o cara que procura uma mulher independente aprendeu com sua mãe que mulheres são tão capazes quanto ele de fazer tudo. Também no caso dos heterossexuais eles aprendem com suas famílias a dirigir seu desejo a modelos que normalmente correspondem a suas mães. Vc usa os heteros como se eles provassem o contrário, mas a verdade é que vc só reforça a tese porque no caso deles o lugar onde os homens aprendem que tipo de mulher procurar é ainda mais óbvia: a família. Entre homens gays, a socialização entre amigos é mais importante do que a família, porém entre heteros o núcleo familiar é onde se aprende a dirigir o desejo.
      Outra coisa, nenhum desejo entre seres humanos é inato. Vc sente fome, mas não deseja comer leite estragado (iogurte, quijo) ou beber suco que estragou (vinho, espumante, cerveja). Nossos desejos são culturais, e o desinteresse por efeminados é um desses desejos fomentados por uma cultura que, no caso, é homofóbica.

      Excluir
    4. Okay, tudo bem, entendi seu ponto de vista. E essa educação se estende também a terjeitos físicos? tipo sei lá, gostar de olho claro, ou de homem alto, ou de gordo/magro? isto mesmo a título de curiosidade, já que a parte do comportamento você afirma ser resultado do aprendizado.

      Excluir
    5. É possível. Em alguma fase do desenvolvimento um modelo pode ser ficado gravado no subconsciente da pessoa. Meu caso, por exemplo, eu sempre fui gordinho, e sofeia bullying por isso, passei a odiar o fato de eu ser gordinho e com isso eu projetei isso para outros e acabei não me atraindo por homens gordos. Tento consertar isso me forçando a ignorar, são passos pequenos, mas um dia pretendo estar livre disso.
      Outra pessoa pode ter conhecido alguém de olhos claros que mexeu profundamente com ele, uma primeira paixão. Todo aquele sentimento é logo associado aos olhos claros e aí um desejo é criado. Entende? Cada experiência nossa nos molda, é preciso reconhecer isso. Não podemos mais continuar dizer que não sabemos porque gostamos de um certo tipo de pessoa, basta olhar para nosso passado.

      Excluir
    6. Essa lógica dos traumas negativos afastarem ou aproximarem de um determinado tipo comigo em especifico até hoje não se verificou. sofri bastante bullying quando era mais novo - durante uns dez anos- por não ser um rapaz "normal" e ser mais feminino - ironicamente - e nem por isso me sinto incomodado, ou menos atraido por caras efeminados nem mais atraído por eles.

      Sim é óbvio que nossas experiências afetam tudo, porque criam a nossa personalidade. mas isso é um pouco como tudo. você está escrevendo este post porque alguma experiência negativa vivida ou presenciada o influenciou a escrevê-lo. porque as suas convicções e pontos de vista o levaram a atingir essa conclusão, a achar que era necessario partilhar de seu ponto de vista.
      Mas você o fez no fim de contas porque quis. Não porque a sociedade em que você vive ou a forma como você foi educado o mandou fazer as coisas,
      Da mesma forma que os caras que dizem que não querem afeminados o fazem em ultima instancia porque querem. não são a isso obrigados.
      Quem tem uma arma na mão só dá um tiro se quiser. trata se de livre arbítrio até na discriminação de que você aqui fala e tão bem. Pode até nem haver gosto pessoal como você está dizendo, mas há a escolha de discriminar determinado tipo de pessoa, e essa escolha é feita pelo próprio individuo, não consigo culpabilizar só fatores circundantes quando um cara faz uma coisa errada, porque no final a decisão parte dele. pode não haver preferencia pra escolher, mas há escolha pra discriminar, o que é bastante pior.

      Excluir
    7. Miguel, a lógica do trauma serviu pra mim, foi um exemplo e de forma alguma significa que mais pessoas seguem por este caminho sempre. Foi apenas meu caso e tenho consciência dele.
      Mas concordo com vc, o fato de alguém continuar vivendo dentro desses condicionamentos é uma escolha pessoal. Afinal todo mundo é capaz de mudar, mas só muda quem quer.

      Excluir
  2. Para onde eu devo olhar e a que estou condicionado, se o meu desejo é por um mundaréu de gente diferente? SOCORRO! rs

    B.H.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, moço, o senhor recebeu boas influências e conseguiu aprender a curtir as diferenças. Parabéns!

      Excluir
  3. Eu conheço bem os meus gostos, e aceito todos como são porque é um princípio que devo de seguir,pois é na diferença que se vê até onde vai a nossa capacidade de aceitar o mundo como ele é. Todos nós temos personalidades diferentes, atitudes que muita gente faz de conta que não vê para não apontar o dedo, mas ao fim e ao cabo as fronteiras existem pois nós as criamos. Eu próprio tenho as minhas, sei do que falo.

    Bom tópico este!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post e da "discussão que se gerou entre ti e o Miguel. Ambos dissertaram bastante os vossos pontos de vista e neles expuseram a minha opinião também. Fundamentalmente tudo se resume a isso: mesmo que todos sejamos formatados a ser de certo jeito, passemos por determinadas experiências, haverá sempre a chance de sermos como quisermos, quando quisermos e com quem quisermos. Parece utópico, mas não é tanto assim. Tudo começa com o nosso livre arbítrio.

    Abraço :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Não é ótimo poder nos tornarmos pessoas melhores?

      Excluir
    2. Faço minhas as palavras do João - ipsis literis! Porque é uma coisa tão profunda em cada um que é difícil dar-nos conta sobre ser formatado ou inato.Sei que tenho minhas preferências, mas não me fecho totalmente para novas possibilidades. Porque gente bacana e que valha a pena existe em todos os "moldes".

      Off-topic: pois é, blog fechou. Se quiser ler no G+ me avise que eu libero. Sem pressão - nem todo mundo quer usar o G+...

      Excluir
  5. Se o gosto é moldado socialmente, então vc poderia gostar de mulher também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por que você acha que a maioria dos heteros gosta de mulher? Existe um conceito na antropologia chamado Heterossexualidade Compulsória que fala que a maior parte dos homens heterossexuais só gostam de mulher porque foram moldados para isso pela sociedade. Eles seguiram por este caminho somente porque foram colocados lá.
      Os gays, no entanto, são aqueles que por algum motivo são imunes a esta influência. Seja por causa dos genes, seja por obra divina, os gays não foram influenciados por isto.

      Excluir
    2. Posts em que toda a gente concorda com toda a gente são um tédio João xD

      Excluir
    3. E o Miguel sempre traz excelentes discussões aqui para os comentários!

      Excluir
    4. Já li sobre isso, mas acho interessante, acredito na heterossexualidade compulsória, muitos não gostam de personagens gays em novelas, acho que isso é um reflexo do próprio medo de desejar alguem do msm sexo. Porém, minha dúvida é quando é heterossexualidade vc disse que é compulsória e quando é homossexualidade é algo dos "genes", pq pra cada caso é um diagnóstico diferente? Pode ser sim homofobia interna, mas também pode ser desejos por alguem mais másculo? Ninguem manda nos desejos, e nem sempre é por homofobia não ter tesão em algo que te lembra o sexo que não te excita (ex:mulher).

      Excluir
    5. Olá, Anônimo, não há um diagnóstico diferente para pq alguém é gay ou hetero. Minha explicação é de pq alguém é imune a heterossexualidade. Vc assiste Walking Dead? Lá um vírus transformou toda população em zumbis, alguns poucos eram imunes e continuaram humanos por causa de algo no seu código genético, poderíamos dizer que a heterossexualidade é como esse vírus que contaminou quase toda população mundial, mas alguns porque possuíam características muito peculiares (genéticas e psíquicas) não foram contaminados e puderam desenvolver sua sexualidade com liberdade.
      Outra coisa: minha argumentação é toda pra dizer que sim, vc manda nos seus desejos. Esta falácia de que os desejos são um carro desgovernado é que eu combato aqui. Vc escolhe a quem dirigir seu tesão, seja consciente ou inconscientemente, mas escolhe. E mesmo que seja inconsciente, sabendo agora que você tem controle sobre isso, porque não começa a trabalhar isso em vc? Portanto se vc tem controle sobre seu desejo sim, e mesmo assim excluí de seu convívio os efeminados, qual o motivo disso se não homofobia?

      Excluir
  6. Saber diferenciar o que é nosso, e o que nos foi imposto, é um processo complicado, mas se não iniciarmos, nunca sermos nós mesmos.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, e nunca seremos verdadeiramente livres.

      Excluir
  7. Não vejo as coisas assim desta forma tão radical... existem sim preferências e gostos independentes de fórmulas e conceitos culturais ... eu particularmente os tenho ... Abomino todo e qualquer tipo de preconceito, cada um tem o seu direite de pensar, de falar, de ser, de agir como bem entender ... mas todos tb têm o direito tb de gostar ou não ... o q não pode é transformar este "gosto" pessoal em atitudes preconceituosas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Paulo, existem gostos e preferências que existem independente de fórmulas e conceitos culturais, claro que existem, mas o que eu convido as pessoas aqui é avaliar quais dos seus gostos são por causa da influência social e quais são seus mesmo. Meu convite com esse texto é para as pessoas analisarem seus próprios gostoS. Afinal se a pessoa nem sabe que está sebdo influenciado como pode combater a influência?

      Excluir
  8. Ainda posso discordar livremente,
    sem correr o risco de ser apedrejado, certo?
    Porque me parece que você, Foxx, está a poucos
    centímetros de criar o "Fundamentalismo Gay",
    como pode ser deduzido desse trecho da resposta
    ao Anônimo:

    "Os gays, no entanto, são aqueles que por algum motivo
    são imunes a esta influência. Seja por causa dos genes,
    seja por obra divina, os gays não foram influenciados por isto."

    Meu Deus! Uma 'raça' especial de predestinados!
    Parece até que seu ordenamento como sacerdote
    lhe subiu à cabeça e você se imagina um aiatolá!
    Se os gays são tão especiais assim, formatados pela
    Luz Divina, todos os 'héteros', consequentemente,
    são reles 'bucha para canhão'.

    Este pensamento é perigoso, não para os 'héteros',
    mas para os homossexuais, que sempre foram vítimas
    de discriminação, e agora seriam candidatos ideais às
    fogueiras, com amplas justificativas.

    Quanto à sua premissa básica, como disse ao Miguel:

    "...não existe "gosto pessoal". É isso que eu quero
    que as pessoas entendam e ninguém escuta.
    Todo gosto que as pessoas acreditam ser pessoal
    foi aprendido em algum lugar, formatado graças
    a experiências e preconceitos".

    Além de ser apoio às teorias de Locke (1632-1704),
    que preconizava que a mente dos recém nascidos
    era como 'tabula rasa' (um quadro em branco),
    excluída a "origem divina", você está apoiando os
    evangélicos: Se homossexualismo é comportamento
    adquirido, é passível de ser curádo!

    Creio que você deva atentar para o pensamento de,
    pelo menos, parte dos seus frequentadores Miguel,
    João, Edu, Bratz, e tesco, naturalmente), e abandonar
    essa teoria tão discriminatória!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, Tesco, vc pode ficar realmente a vontade para discordar, se vc entendeu o que eu quis dizer, e pelo seu comentário não é o que parece.

      1) GAYS IMUNES
      Você retirou completamente meu comentário de contexto, eu falava de um conceito que é estudado pela antropologia e sociologia de HETEROSSEXUALIDADE COMPULSÓRIA. Por algum motivo indecifrável até o momento os gays são imunes a esta heterossexualidade que é empurrada garganta abaixo das pessoas, este é um fato relatado por inúmeros pesquisadores, não somente eu, não somente por causa do meu ordenamento como sacerdote, estas afirmações são referendadas pela academia, portanto se vc discorda não é comigo que vc tem que falar, é fazer sua pesquisa e explicar para mim porque alguns homens são heterossexuais,porque a questão aqui não é explicar porque alguém é gay e sim explicar porque alguém se torna heterossexual.

      2) HOMOSSEXUALISMO ADQUIRIDO.
      Não confunda alhos com batatas só porque ambas são raízes. Sim, gosto pessoal é algo adquirido, orientação sexual não. Um homem gay não gosta de homens por um simples gosto pessoal, porém ele gosta de homens ou gordos ou sarados ou lisos ou peludos por causa de suas experiências e preconceitos; a mesma coisa para heterossexuais, sua orientação sexual é voltada para mulheres porém que tipo de mulher que ele gosta é aprendido pelo meio. Se você não consegue entender por este exemplo deixe-me simplificar: todos os seres humanos sentem fome, mas franceses comem carne de cavalo e lesma, tailandeses comem carne de cachorro, brasileiros comem carne de vaca e de formiga (não sei se vc conhece farofa de tanajura que é bem comum aqui no Nordeste), indianos não comem carne de vaca. A fome (orientação sexual) existe independente da cultura, mas a forma como saciamos a fome (gosto pessoal) é aprendia através do meio social que vivemos.

      Não estou discriminando ninguém, meu querido, e tanto Miguel (depois de conversarmos sobre o assunto), João e Edu concordaram comigo, somente o Bratz e vc discordaram, mas obrigado pelo seu comentário, é bom que dá chance de explicar ainda melhor o que eu falei no texto.

      Volte sempre!

      Excluir
    2. Decididamente, estamos assentados sobre bases diferentes,
      prezado Foxx. Em tudo, ou quase tudo, existe um padrão majoritário.
      Falando-se de comportamento humano, tem-se que atentar para
      época e lugar, mas, pelo que me consta, o comportamento padrão,
      'standard', sempre foi o comportamento heterossexual.
      Homossexual sempre foi minoria.
      Você pensa em "explicar porque alguém se torna heterossexual",
      portanto, porque o indivíduo se desvia do padrão predominante,
      que seria o homossexual.
      É como explicar porque um torcedor do Flamengo, sem sair do
      Rio de Janeiro, passa a torcer pelo Varginha de Minas Gerais.
      Se homossexualidade não é comportamento adquirido,
      como você defende e eu acredito, heterossexualidade não o
      é muito menos.
      Não me ensinaram a ter um comportamento heterossexual,
      como também não teve um professor a lhe ditar normas
      para assumir homossexualidade (Suponho).
      Machismo é outra história.
      não entendo seu raciocínio e, provavelmente, não o
      entenderei, nem vou me esforçar para isso.
      O importante é que continuemos bons amigos virtuais.
      discordâncias sempre ocorrerão.
      Nem vamos discutir sobre vegetarianismo, porque
      sou lacto-vegetariano há mais de 40 anos, e não vejo
      isto como "gosto pessoal".
      Abraço.

      Excluir
    3. Tesquinho, o que o Foxx disse é simplesmente que você, heterossexual, gostar apenas de uma novinha ou de magrinhas ou de mulheres mais femininas, em "pré-detrimento" às mais maduras, gorduchinhas ou "independentes" é algo culturalmente adquirido. Apenas isso. E com isso eu tendo a não discordar dele (porque mesmo os padrões de beleza/desejo "universais" já foram diferentes em outras épocas ou culturas).

      Excluir
    4. Olá, Tesco, desculpe a demora em respondê-lo. E de fato nós baseamos nossa opinião em conceitos bem distintos. Primeiro, vc acha que o comportamento heterossexual é o comportamento padrão na sexualidade humana e, portanto, os homossexuais são o padrão desviante, mas isto não é verdade como a História humana pode comprovar. O comportamento heterossexual só tem 215 anos de idade, no máximo, isto é, relações sexuais de homens exclusivas com mulheres é uma invenção do século XIX. O que marca essa separação é a classificação do HOMOSSEXUALISMO como doença pela psiquiatria.
      O comportamento predominante dos seres humanos, se existe algum, seria o bissexual, então a pergunta sempre ficará em aberto: por que um homem que pode ficar com homens e mulheres escolhe ficar somente com mulheres? Minha resposta: cultura! Nós somos educados, nos é imposto de fora, somos forçados a manifestar somente uma parte do nosso desejo, empurrando para as partes mais profundas de nossas mentes o desejo pelo mesmo gênero que é o nosso. Somos educados quando o príncipe da Disney beija a menina, quando o filme americano de comédia romântica ensina que homens namoram mulheres, somos educados quando a novela, o romance, a música conta a história de amor entre um homem e uma mulher.
      Outro ponto: sim, nós somos educados também a ser gays! Pelos nossos pares! Quando percebemos que somos gays, que frequentamos lugares gays, que ficamos com outros homens, nós aprendemos a nos comportar como gays, nós aprendemos nosso código de conduta, nós aprendemos sobre nosso desejo, sobre o que nos dá prazer, linguagem, etc, etc, etc. Além de que nós aprendemos, via homofobia também, inúmeros preconceitos sobre como ser gay, sobre o efeminado, sobre a necessidade que se um homem é gay ele necessariamente tem que excluir de sua vida relações amorosas com mulheres. Sim, não seja ingênuo, você foi também educado a como ser gay de alguma forma.
      Nós realmente baseamos nossas opiniões em premissas bem diferentes. Você acredita que os comportamentos humanos são naturais e eu sei que todo comportamento humano, desde que aprendemos a usar ferramentas, são manifestações de nosso sistema cultural e se vc não enxerga nem que sua escolha por uma alimentação lacto-vegetariana não tem nada de natural, e sim é uma construção cultural extremamente datada (isto é, a cara dos tempos que vivemos hoje) é, definitivamente, bem difícil você conseguir entender como eu penso. Sugiro que você leia mais sobre história, eu falo muito sobre isto aqui no blog, leia mais aqui: http://ow.ly/KKEnF

      Excluir
  9. Li bastante do que foi escrito ai em cima, porém acredito que deveriam apenas respeitar o desejo de cada indivíduo. Aquilo que as fazem funcionar. Todos tem o direito de gostar do "tipo" que melhor lhe satisfaça. E colocar em questão se temos ou não esse direito é no mínimo infantil, pois obviamente que eu posso escolher quem quero que faça parte dos meus relacionamentos. E isso inclui quem excluir quem não quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esta não é a mesma premissa que permite o racismo?

      Excluir
    2. Não !!!!!!!!!!
      Racismo, Homofobia, são nomes dados ao ato de DISCRIMINAÇÃO: Quando um indivíduo é excluído dos demais por qualquer motivo (cor, raça, etc ..... )

      Seguindo a sua "premissa" os gays estariam sendo racistas (discriminando) as mulheres, já que as mesmas não fazem o seu "tipo" !!!

      .... Parece que você FOXX está tendo muita dificuldade em separar "alho de bugalhos".... : (

      Excluir
  10. Olá Foxx, apesar de concordar em partes com a sua teoria do "gosto ou aversão adquirido", você esqueceu a grande (e se não a principal) característica que atrai os gays: MASCULINIDADE, encontrada em grandes quantidades nos homens!.... Rssss... ; )
    Se gosto fosse ensinado ou aprendido, os gays na verdade se sentiriam atraídos por mulheres, já que todos os homens são assim ensinados !!!!

    Afinal, não seria essa a principal característa, e por que não dizer, a ESSÊNCIA do homen?
    E sendo assim aquele que não a possue se torna sim, menos atraente, principalmente para aqueles que se encontram na mesma situação, pois é justo dizer que são os afeminados (na maioria passivos) que buscam a masculinidade e repelem a feminilidade; o que acontece ao contrário em relação aos que possuem essa "essência".

    Muitos afeminados gritam aos 7 ventos HOMOFOBIA! quando são rejeitados pela sua feminilidade, mas quando rejeitam por este mesmo motivo, nada mais que simples GOSTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raphael, que bom que vc comentou aqui no blog, fico muito feliz por vc ter tido vontade de comentar, obrigado. Mas existe alguns problemas nos seus comentários que eu gostaria de também comentar se você não se incomoda.

      1) Parece que você não sabe o que é homofobia.
      Homofobia não é a discriminação de heteros ou gays para outros gays, a discriminação é o resultado da homofobia e não a mesma coisa. Deixe-me explicar. Por exemplo, falando de Racismo, o Racismo não é a discriminação que os negros sofrem, o Racismo acontece antes da discriminação. Ele é a certeza que algumas pessoas tem de que os negros são inferiores e, por causa desta certeza, que eles cometem discriminação e/ou agressões contra os negros. No mesmo caso, a homofobia não é a discriminação e agressões contra homens e mulheres gays, mas antes disso, é a ideia de que homens são de uma determinada maneira e mulheres são de outra e que homens e mulheres diferentes deste modelo são inferiores.
      Sendo assim, considerar que Homens detém masculinidade, que como você fala a "essência" do homem é ser masculino, sua principal característica, é homofobia sim porque vc deixa de considerar "homens em essência" todos os indivíduos que não são masculinos.Vê como isso é problemático? Se um homem que é efeminado não é homem, ele é o quê?

      2) Homens gays procuram masculinidade?
      A realidade, o mundo real em que vivemos, os homens não são MASCULINOS ou EFEMINADOS, eles na verdade possuem matizes que vão de um grau a outro, portanto, não existe um homem que seja de fato masculino em essência, como vc diz, sobretudo não entre homens gays porque ser masculino em essência também pressupõe ser hétero. Então qual é esse modelo de homem que atraí os gays? Heterossexuais? Você está afirmando que o que atraí um homem gay é um homem heterossexual?

      3) Acho que você precisa conhecer mais pessoas.
      Eu só acho, conhecer pessoas diferentes vai te dar a possibilidade de ver o mundo de uma forma maior do que o que seus olhos conseguem ver. Por exemplo, eu conheço vários homens gays que se sentem atraídos exclusivamente por homens efeminados. Para muitos homens quanto mais efeminado melhor.
      Outra coisa: de onde você tirou que a maioria dos efeminados são passivos? Eu sou efeminado e sou ativo, para citar um. E eu com certeza não sou o único neste planeta de meu Deus.
      E também não sei de onde você tirou que a maioria dos efeminados que repelem outros efeminados, não é o que eu vejo no mundo. Efeminados, pelo menos aqueles que aceitaram isto em si, não veem problema nisso. Quem eu vejo tendo preconceito com efeminados normalmente são caras que ainda estão de alguma forma dentro do armário. Essas pessoas normalmente querem evitar que os outros descubram que eles são gays porque andam com efeminados, pelo menos é o que eu observo por aí. Note: os efeminados estão sempre juntos, os amigos deles também são efeminados e os namorados deles também; enquanto os caras mais masculinos tem sempre amigos masculinos como eles. Você não percebe isso? Então como os efeminados seriam os que mais tem preconceito?

      4) Homofobia x Gosto.
      De fato, muita gente faz isso mesmo. Quando são rejeitados, gritam homofobia, quando rejeitam, afirmam que é gosto. Isso de fato acontece.


      Excluir
    2. 1) Homofobia
      Sei sim o que significa Homofobia... só não quis ir tão afundo nisso, já que esse não era o ponto do artigo.
      Não acho que estou errado em afirmar que a “essência” do Homem é a Masculinidade e tal, pois senão de onde mais viria a Masculinidade?...
      Acho que talvez estamos divergindo no que na verdade é Masculinidade, pois para mim está diz respeito a algo muito mais profundo do que trejeitos, forma de falar e vestir, etc.... pra mim está mais relacionada ao modo de agir, pensar, etc, e sendo assim:
      - Um homem afeminado pode ser Masculino em "essência" sim, e vice-versa, através de suas atitudes, raciocínio, etc.
      - Não disse que um homem afeminado seria menos homem.
      - A atração se dá no primeiro contato por coisas superficiais, por aquilo que se aparenta, não pela essência de alguém.

      2) Ser masculino em essência também pressupõe ser hétero ??????????????? !!!!!!!!!!!!!!!!!
      Realmente não foi isso que quis dizer!... Rsssss
      Talvez colocando em palavras: aquele que abraça, aquele que protege, aquele que guia..... ?!

      3) Talvez você também deva conhecer mais as pessoas, ENXERGAR as pessoas ao invés de somente as vê-las:

      Sinceramente, você não querer enxergar as situações que citei como reais ( “são os afeminados (na maioria passivos) que buscam a masculinidade e repelem a feminilidade; o que acontece ao contrário em relação aos que possuem essa "essência") ou válidas me faz acreditar que quem precisa olhar além do que está sendo mostrado a sua frente merece mais atenção, pois as situações que você descreveu (“os efeminados estão sempre juntos, os amigos deles também são efeminados e os namorados deles também”):

      - Por se adaptar e tentar fazer o melhor com o que conseguiu?
      - Talvez aconteça pela “falta” e/ou rejeição de homens ativos e/ou masculinos?
      - Talvez por que os iguais em essência se atraem?

      Por favor FOXX, olhando ainda mais para as situações tão comuns nos aplicativos, nas baladas, na pornografia e em tudo aquilo que lida com o gosto do público gay, nos deparamos facilmente com os seguintes fatos:

      - A maioria dos gays são passivos e afeminados e se dizem “versáteis” na tentativa de oferecer uma “troca” para conseguir a sua própria satisfação; por mais que se digam contentes ao se relacionar com homens também afeminados chegamos a seguinte situação: a tão comum traição ou troca por alguém mais másculo, etc.... Não seria essa a maior fragilidade nas relações gays?... Não seria a insatisfação inicial que já condena o relacionamento um final infeliz?

      O que me motivou a comentar foi o fato de você não levar em consideração tais situações e possibilidades tão comuns

      Deixo bem claro que estas são situações e não estou generalizando, já que eu mesmo me encontrei “fugindo a regra”:

      - Eu, “aparentemente” masculino e ativo, me relaciono 5 anos com um homem “aparentemente” feminino e passivo... descobri que estava sendo traído todos esses anos apesar de minha fidelidade. Ao tentar entender toda a dinâmica da situação percebi com certa surpresa que na verdade eu era o elemento “Feminino” do relacionamento, pois: Eu sempre me guiei pelos sentimentos, que são estáveis e constantes, e nunca nem considerei a possibilidade de trocar o muito (5 anos de relacionamento) por pouco (algumas horas de prazer) , ao contrário do elemento “Masculino” do relacionamento, que se deixa guiar pelas emoções, instáveis e passageiras, e sim trocou o pouco pelo muito. Percebi que errei durante todo esse tempo pois associei estas características a ele e não as enxerguei em mim, e sendo assim nunca imaginei ou considerei possível o que estava acontecendo; e ele o aposto, olhando para mim como o elemento “Masculino” do relacionamento, acreditou que eu estava fazendo o mesmo que ele.

      Como pode ver aprendi as sutilezas entre esses elementos...

      5) Finalizando: Volto a discordar do que motivou o artigo e toda a conversa e digo:

      GOSTO não se ensina; REPULSA, AVERSÃO, MEDO sim! … Até que o mesmo motivado pela curiosidade decida provar aquilo que lhe foi ensinado como ruim … ; )

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway