Google+ Estórias Do Mundo: "Entre Peles"

domingo, 29 de março de 2015

"Entre Peles"

, em Natal - RN, Brasil
- Desculpa, não deu p'ra ir na exposição. 
Falou meu amigo que eu havia convidado uma semana antes para ir a uma exposição no bar Mahalila, o novo ponto de encontro underground da cidade, no dia seguinte através do Whatsapp. Se é que Natal tem um lugar underground, até porque este termo é fora de moda, agora se fala "alternativo".
- Tudo bem, mas você perdeu. Foi lindo!
- Como foi?
- Era uma exposição de fotografias misturado com poesias. Poesia visual, é o que eles chamam. Depois teve um sarau. E era um público de meninos lindos e inteligentes. Eles estavam por todo lado. Mas como fui sozinho, fiquei por pouco tempo. Cheguei umas 18h e as 20h eu já estava em casa, de banho tomado e vestindo pijamas. Fiquei com vergonha de ser a única pessoa desacompanhada lá.
Ele respondeu seis minutos depois.
- Ai, amigo, que coisa! Não tem nada de embaraçoso estar sozinho.
Eu respondi:
- Ah, p'ra mim tem sim! Eu queria conversar sobre a exposição e não havia com quem. Poemas lindos, fotos maravilhosas, e eu não tinha com quem falar. E eu também não ia sentar numa mesa, sozinho, e pedir uma cerveja que é alcoolismo demais na vida da pessoa.
- Não concordo com você. Interrompeu meu amigo.
- Bem, eu fiquei encostado numa parede tentando sorrir para não parecer deprimente, fingindo ser cool e que não preciso de ninguém para me divertir. Que sou aquela pessoa moderna que vai a qualquer lugar sozinho porque não precisa da companhia de outras pessoas. Aí eu lembrei quando era mais novo, tinha 21 anos, e eu ia para balada sozinho porque não tinha amigos gays e eu sentia a mesa coisa, tentava não parecer deprimente, mas com um hora e meia eu já queria estar em casa, foi reviver aquele tempo.
Ele discordou.
- No caso de ir a balada sozinho, até concordo, também passei por isso, mas da exposição não. Você apenas não conseguiu aproveitar um bom momento por estar sozinho. E isso eu não acho lógico. Você foi para ver a exposição e não aproveitou porque se sentiu envergonhado por estar sozinho. É um sentimento horrível, Foxx, não apreciar sua própria companhia.
Eu fiquei bastante confuso neste momento e tentei contra-argumentar.
- Eu convivo comigo mesmo, amigo. Eu moro só, trabalho sozinho e, portanto, quando eu saio meu objetivo é tirar férias de mim mesmo. Férias dos meus pensamentos. Acho que ninguém entende isso porque todo mundo convive com outras pessoas, e eu só me relaciono via Whatsapp.
Ele respondeu:
- Justamente por esse motivo você devia aprender a se aproveitar mais ao invés de não gostar de estar sozinho.
- Acho que você não entendeu. Eu vivo muito bem com meus livros, meu quadrinhos, meus filmes, meus programas de tv, minhas plantas e meu gato. Vivo sim. Mas eu não quero viver somente comigo. Principalmente quando eu saio de casa. Até porque é chato quando todas as discussões terminam com você concordando consigo mesmo.




11 comentários:

  1. Em determinadas situações, é horrível mesmo estar sozinho.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem q sou casado mas tb adoro estar só e por vezes desfrutar de emoções só ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo precisa ficar sozinho às vezes, e quando falamos isso ninguém se choca. Mas eu não entendo é porque choca tanto as pessoas quando eu digo que as pessoas também precisam de companhia, às vezes. Porque assumir que você não se basta, que você sozinho não consegue se preencher por completo, que os seres humanos como seres sociais precisam viver em grupo, que nenhum homem é uma ilha, é sempre entendido como se fosse uma declaração de falta de amor próprio. Não entendo... não entendo que para ter amor próprio seja necessário desprezar a companhia de outras pessoas.

      Excluir
  3. essa é o tipo de situação em que eu não ligo de estar sozinho. eu costumo ver as obras, depois bebo um café, dou uma folheada nos livros de uma livraria por perto. eu consigo ver esse tipo de programa sendo feito sozinho.

    eu entendo que você queira sair acompanhado, mas não é sempre que a gente tem companhia. se eu fosse você, quando surgissem esses programas que dá pra se fazer sozinho e se apreciar, eu não desperdiçaria pensando no que as outras pessoas estão pensando ou tentando ser cool (não tento ser cool desde que virei obeso).

    eu sei que vc vai me dizer que eu não entendi e tal e coisa... mas eu entendi, sim. só acho que você está vendo pelo em ovo.

    ResponderExcluir
  4. Também moro sozinho e faço a maioria das coisas sozinho, compreendo que para alguns lugares é ruim mesmo estar sozinho, mas isso vai depender de cada um saber quais lugares seria melhor estar sozinho ou acompanhado. Por exemplo, em Nova York estive sozinho e, por vezes, gostaria de estar acompanhado, como quando fui andar pela região de Chelsea. Já para o Japão, estive acompanhado, mas, as vezes, queria estar sozinho para me perder um pouco nas ruas de Tóquio. Enfim, nunca vai ser totalmente perfeito. Mas pode ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro estar sozinho... então sou suspeito pra falar... hehe!

    ResponderExcluir
  6. Tem alturas em que estar sozinho é bom, outras em que é mau. Eu entendo o teu ponto de vista. Talvez, se tivesses chegado junto de um grupo de moços e comentar algo sobre a exposição ou sobre os poemas? Podia ter ajudado a "quebrar o gelo"!

    ResponderExcluir
  7. Que saudade de você, meu amigo! Das suas reflexões, dos seus textos. Aos poucos tentarei me enturmar novamente...

    Boa páscoa!

    ResponderExcluir
  8. Foxx, eu tenho o mesmo "problema" uqe vc, tenho muita dificuldade de sair sozinho... estou sempre querendo comentar algo, dividir experiências... acho que a unica coisa que faço sozinho, com prazer, é ler... nem comer sozinho eu gosto.. abs

    ResponderExcluir
  9. Em algumas situações, como essa que estava, prefiro estar só pois posso aproveitar mais sem me preocupar com as outras pessoas. Entretanto entendo muito bem o que quis explicar pro seu amigo.
    Eu adoro adoro minha própria companhia, sou o tipo lobo solitário. Mas o ser humano não é uma ser sociável. Depois de passar dias sozinho é bom ter alguém pra conversar coisas fúteis e passar o tempo.
    Senti isso na pele depois de passar meses isolado em uma cidade estranha.
    Sorte em achar companhia na próxima vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Sam, depois de um dia sozinho eu sinto falto de companhia.

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway