Google+ Estórias Do Mundo: Mais Discreto, Mais Discurso de Ódio

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mais Discreto, Mais Discurso de Ódio

, em Natal - RN, Brazil



Outro dia no Facebook um amigo mostrou uma postagem deste blog aqui: Mais Discreto. Eram postagens intituladas "Gay: Estou ficando muito afeminado (sic), o que fazer?" e "Dicas de como não ser um gay afeminado (sic)". As dicas propostas pelo blogueiro que assina Gay Discreto são coisas como não gesticule (pobres italianos); não ande rebolando (me ofendi com esta porque tenho uma má formação no quadril que me faz andar rebolando); não demonstre que é fã de uma banda ou cantora (será que pode torcer por time de futebol?); não sente de forma irregular (não tenho ideia do que seja isso); seja discreto ao ver um homem bonito (é para matar de rir!). Ele também tem uma página no Facebook com 269 curtidas, em que as postagens do blog são divulgadas, mas que também membros da página marcam encontros entre "machos discretos" que terminam com a frase: "Não curto afeminados (sic), nada contra". Li então a descrição do blog e o rapaz mostrava toda a sua boa vontade: "Att: Não tenho nada contra gaus afeminados (sic), esse blog funciona apenas como auto-ajuda para quem precisa ser discreto". Eu, sinceramente, fiquei revoltado!
É muito preconceito junto e que o Gay Discreto obviamente não entende o tamanho do mal que está provocando. Um mal digno de Marco Feliciano, arrisco-me dizer! No entanto, apesar dele acreditar que não há nenhum tipo de preconceito no blog (por acaso ele acha que as dicas dele são baseadas em pesquisas da Organização Mundial de Saúde?), os comentários chegam a doer no coração. Tem comentarista psicólogo: "Vou sofrer mais preconceito, discriminação, pra arrumar emprego é difícil, pra arrumar uma pessoa legal é difícil. Um gay afeminado (sic) ele não é que nem qualquer outro, ele quer chamar atenção devido a sua carência e vontade de aparecer mais que os outros". Tem pastor: "Uma gay afeminada é ridicula, tosca, palhaça, ele próprio fere sua dignidade ao ser afeminado (sic), e você vem falar que isso é preconceito? Ser afeminado (sic) é feio e deve ser repreendido SIM!!". Tem o direto: "Existe os gays e as gays. Que bom se todas as gays tivessem vergonha na cara e se comportassem como homem, pq os gay não renegue seu sexo! Ser afetado é feio e falho!". PS: Só para registro, segundo a política do Blogger os comentários são de responsabilidade do autor do blog também.

Tome Jeito de Homem

Começo minha crítica pelo mais óbvio: qual, pelo amor de Deus, o problema em ser efeminado? Qual o problema com o feminino? O que tem de tão ruim em ser comparado a mulher? Mas, além disso, ser efeminado é um conceito que somente existe porque nós temos um modelo do que significa ser homem. E homem significa ser homem heterossexual. Significa comportar-se como um homem que se sente atraído por mulheres. Mas o que é isso? O que é um Homem? Sendo preconceituoso ao nível deste blog eu diria que seria ter uma voz grave, uma postura viril e máscula, gostar de futebol e gostar de mulher. Falarei apenas de dois deles para o texto não ficar muito longo. Tratemos primeiro da voz, de um elemento genético. Homens, seres portadores dos cromossomos X e Y, tem até quatro tipos de voz: as graves (baixos), as médio-graves (barítonos), as agudas (tenores) e as muito-agudas (contra-tenores). Estes timbres vocais existe porque cada homem tem uma formação única de garganta, das pregas vocais e sua capacidade respiratória. Então não existe isto de voz de homem. Não existe uma voz masculina e sim vários tipos que vão do mais grave a uma voz quase feminina (o Kurt, de Glee, é um contra-tenor, por exemplo). 
Sobre a postura viril e máscula, sobre como é se comportar como homem, falamos agora de um elemento cultural. O que é caracterizado como uma postura masculina em uma cultura é distinta em outra, e se pensarmos isto dentro da História podemos enxergar os comportamentos mais dispares do que o que consideramos hoje como uma postura masculina. Exemplos pipocam: homens russos beijam-se na boca quando se encontram, homens árabes andam de mãos dadas pelas ruas, homens brasileiros apertam as mãos e dão um tapinha nas costas quando se encontram, americanos apenas apertam as mãos, japoneses não tem nenhum contato físico. Homens já foram proibidos de pisar na cozinha de casas, eles depois passaram a cuidar das crianças, hoje existem homens que ficam em casa enquanto suas esposas trabalham fora. Então, se a diversidade é a única regra, porque insistir em um modelo do que é um homem? Quem tem o direito de dizer que tal ato é ou não masculino se todos eles são decididos de modo completamente arbitrário?

De Boas Intenções, o Inferno Está Cheio

Minha segunda crítica tem a ver com os objetivos deste moço, o Gay Discreto. Ele afirma que quer ajudar quem é efeminado, mas qual a diferença da ajuda que este blogueiro presta daquela que a Marisa Lobo, a psicóloga cristã, oferece a todos os gays? Fico preocupado com as pessoas a quem ele atinge, as feridas psicológicas que ele pode criar em jovens adolescentes que procuram na internet respostas para suas angústias ou em homens gays que sofrem preconceito e não tem ideia dos direitos que possuem. O Gay Discreto é um porta-voz da homofobia que recebemos da nossa sociedade e que redirecionamos para o grupo que, afinal de contas, mais nos representa, pois se encaixa mais no estereótipo. Dentro do nosso grupo este preconceito funciona como um escudo que nos protege de ataques porque atacamos primeiro o membro do grupo que é mais visível e o abandonamos ali, ferido, para que os predadores se detenham nele e nos permitam seguir em frente. O blog Mais Discreto ensina somente isto: ataque a gazela mais fraca e deixe-a para os leões.
Se ele pretendesse, de fato, ajudar estas pessoas que são efeminadas e o procuram através do e-mail (é assim que o blog dele funciona), o caminho deveria ser, primeiro, reforçar a auto-estima destas pessoas. Mostrar que apesar do preconceito, que não obstante ter todo o mundo contra você todos os dias de sua vida, que elas também têm valor, o que passaria, sem dúvida, por combater os comentários que dizem que efeminados não têm educação, ou postura, que são ridículas e desagradáveis, entre outros adjetivos. Deveria ele desmistificar e desmentir as coisas que são ditas e fazer, principalmente, não que o homossexual efeminado mude, mas aqueles que têm preconceito, que não dão o emprego, que não namoram, que não aceitam, mudem suas posturas. 
Em segundo lugar, o blogueiro deveria mostrar os direitos que as pessoas têm em seus ambientes de trabalho, escolas, etc. Conscientizar. Se alguém sofre preconceito por ser efeminado, seja gay ou não (e, provavelmente, o Gay Discreto não sabe que também existem homens heterossexuais efeminados), deve buscar na justiça as medidas cabíveis para o caso. Diversas cidades e estados brasileiros já têm leis e delegacias especializadas para lidar com este tipo de crime, e ajudar alguém a superar o preconceito não é ensiná-la a se esconder para evitar tornar-se um alvo, é demonstrar como se proteger através dos artifícios legais que temos a nossa disposição tal como a denúncia, por isso termino este texto convidando todos vocês a denunciar o blog por discurso de ódio ao Blogger, basta clicar  aqui, e todos nós fazemos nossa parte.

21 comentários:

  1. Os "aqui" estão sem link, Foquinho? Também espero (e imagino) que você tenha copiado esse seu texto ipsis literis no blog da pessoa. Claramente são eles que precisam de ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo aviso, Edu, já corrigi o problema.
      Sobre comentar no blog, o fulano apaga meus comentários assim que vê. Ele até deixa outros discordantes, mas os meus são imediatamente deletados.

      Excluir
    2. Bom, de qualquer forma, denunciatus est! (ele, não tu!) :-)

      Excluir
  2. Qr coisa mais irritante q preconceito interno e a pessoa jura q n aff, vontade de socar p ver se cai na real pq n tem cabimento tanta estupidez. O bolg do Sr Discreto e qse um voltar ao armário, se reprimir nojo apenas. ''N se reprima, n se reprima...'' acho q tem uma musica com essa parte heheh Bjos e sempre existira pessoas q fazem um desserviço a comunidade. "Discreto, procuro macho e bla bla bla." NO-JO n sou a ou efeminado sei la cmo diz, mas morro de inveja de qm e :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, moço, não soque o rapaz não, vai lá e denuncia ele, pronto, vamos tirar dele o palco que ele acha que tem direito. E a música que vc lembrou é dos Menudos, do Ricky Martin, e as Paquitas regravaram.

      Excluir
  3. Foxx, meu querido... nem me dei ao trabalho de ler o tal blog (“Mais Discreto”? WTF?). Como pode alguém se arvorar a dar conselhos, em forma de “dicas” (detesto isso, essa falta de profundidade, que tenta tratar a sexualidade como aulas de culinária, ou etiqueta social...) sem, no mínimo, ter como ponto primordial, o respeito à individualidade de cada um?! Eu penso que o maior dos preconceitos é tentar estabelecer qual a sexualidade é a correta e qual a incorreta! Aliás, não gosto de classificações (ativo, passivo, efeminado, machão, etc.)! Cada um é o que é, cada um tem a sua história e ninguém tem o direito de tentar incutir alguma nova forma de comportamento para... ser mais adequado?! Hipocrisia, no mínimo!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exato, Dri, é mesmo uma falta de respeito com a individualidade de cada um. E, me pergunto, qual a necessidade de todos serem iguais? Pelo amor de Deus, não é? Ou eu estou errado? Se a sociedade não aceita o efeminado quem está errada é a sociedade, não o efeminado. Afirmar isso como ele faz (que o efeminado deve mudar seu comportamento) é uma agressão ao indivíduo e a tudo que lutamos até hj contra o preconceito...

      Excluir
  4. Realmente uma grande afronta a liberdade! Assim como toda forma de classificação da sexualidade levada a sério. Acho que muitas das questões levantadas no blog citado tem muito mais a ver com característica pessoal do que com qualquer tipo de carência. E acho lindo quem samba na cara da sociedade diariamente dando muita pinta por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa achar lindo, né?, mas é nosso dever assegurar que eles tenham o direito e a segurança de manifestar sua sexualidade como bem entender. Os efeminados sempre estarão na comissão de frente na luta contra a homofobia e, se eles não forem protegidos e aceitos, qual a chance teremosde fazer com que todos sejam aceitos?

      Excluir
  5. Ai amigo, fico feliz de te ver escrevendo sobre isso, esse assunto por vezes me cansa, mas sei que não podemos esmorecer, isso é um câncer. Até agora vc teve comentários apoiando, o que é um bom sinal, pq vc sabe que o normal é sujeito nos criticar e fazer coro com o discurso, né??? Enfim... Feliz de ver o amigo dando luz a esse ai que é meu carnaval!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb estou surpreso com todo mundo concordando comigo aqui, será que meu texto, meu blog, minha postura, intimidou alguém que pensasse o contrário se manifestar?

      Excluir
  6. caramba, fui conferir e deixei o seguinte comentário (não sei se será publicado): "não entendo porque uma pessoa teria que deixar de ser quem é. cada um deve seguir sua natureza e ser feliz. também concordo que este blog reforça preconceitos. triste isso."

    não só a postagem que você citou mas várias outras são realmente preconceituosas e desnecessárias. devia haver uma maneira de 'denunciar' isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E existe, eu deixei o link para denuncia no texto, na última linha, Railer, vá lá e denuncie.

      Excluir
  7. Bom saber que a raposa mais polêmica do Brasil continua de espada em punho (ui)! Vou lá conferir o causo!!! Xêros pra ti... tô de voRRRta!

    ResponderExcluir
  8. É meu caro FOXX, não tenho dúvida em afirmar que as maiores e mais dolorosas formas de preconceitos, vem dos próprios gays. Recentemente escrevi um texto, sobre os preconceitos gayxgay, olha que não são poucos. Esse rapaz de que falas, tem tudo a ver com "Marco Feliciano" Parece que ele quer promover a cura do gay "indiscreto". Me dar nojo quando ouço expressões como; 'não sou do meio", "bichinha quáquá", "meus amigos são todos heterossexuais" Etc. É como se eles dissessem; só eu estou certo, só eu tenho valor! Chega a ser revoltante!

    ResponderExcluir
  9. "Não te conheço, nunca te vi, mas nao gosto de você, afeminado. Nada contra, sem preconceito. Tenho só uma ideia formada".

    Eu não consigo entender como alguém pode ser tão incoerente (aka hipócrita).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim que penso, Daigo, preconceito disfarçado de preferência.

      Excluir
  10. Um post mais q perfeito ... eu até admito q alguém possa ter preferências por um tipo ou outro para se relacionar afetivamente ou sexualmente, mas daí querer enquadrar os outros segundo seus parâmetros vai uma distância enorme ... cada um na sua e na sua natureza ... liberdade plena para sermos o que desejamos ser ou como somos ... puro preconceito mesmo ... eu particularmente tenho uma certa aversão aos tipos "machões" assim como tenho das tais "periguetes" ... mas isto é "problema" deles e delas ... cada um na sua ... eu só não os aceito na minha cama ... na rua ou na vida o q eu tenho com isto?

    ResponderExcluir
  11. Não existe nada mais broxante do que conhecer um cara e ele vir com a pergunta: você é discreto? Só lamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho bem brochante, Sandro, dá vontade de parar a conversa ali. Mas eu sempre respondia que não era e a própria pessoa já desistia.

      Excluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway