Google+ Estórias Do Mundo: Superfície da Pele

terça-feira, 18 de junho de 2013

Superfície da Pele

, em Natal - RN, Brasil


- Eu devia ter vindo assim como você...
- Oi?
Ele havia se aproximado de mim por trás. Alto, barba espessa e bem cuidada, tinha um queixo fino e um nariz afilado que não é comum entre os nordestinos, não havia nenhum resquício indígena em seu genótipo. Era urso também, um peitoral largo e uma barriga que não fazia questão de se esconder sob o tecido da camisa polo azul marinho que ele usava.
- Eu devia ter vindo de regata, como você, 'tá um forno aqui. 'Tô cozinhando!
Eu sorri e relei com ele dizendo que o Galpão 29 sempre era um forno quando lotava, não importava se fazia 24° lá fora. Ele concordou e falou:
- Mas também pela forma que você se veste, deve trabalhar em alguma coisa ligada com criação, não é?
- Trabalho numa agência de comunicação...
Ele ficou explicando como comunicação estava ligada a criatividade, sobre escrever, literatura e design, mas minha mente estava ocupada em descobrir como uma regata preta com um O colorido no centro, mais uma calça skinny preta, all star marrom com aplicações de couro e uma bolsa carteiro, a tiracolo, com um desbotado demônio vermelho colado nela seriam associados a minha profissão. 
- E você faz o quê? 
Perguntei quando ele cessou de falar e ele contou que fazia doutorado na UFRN, que nascera em Uberaba, rodara este país continental e agora escolhera Natal, acusei-o de cigano e ele riu. Foi nesse instante que meu amigo se aproximou dizendo que ia dar uma volta. Quando meu amigo se afastou, ele perguntou se ele era meu namorado, eu neguei.
- Eu vi vocês juntos, pensei que fossem.
- Não, não somos. Mas sobre o que é a sua tese?
- Agora espera um instante que quando me perguntam isto eu sempre preciso de um segundo...
- Ah, é sempre assim, quando me perguntavam sobre minha tese, eu também demorava alguns segundos para pensar numa resposta.
- Você faz doutorado?
- Fiz. Na UFMG. Em História.
Ele explicou então a tese, acreditando piamente que eu não o entenderia. Ao concluir, pediu licença e foi buscar uma água para ele no bar e, para minha surpresa, retornou.
- Seu amigo está ficando com o cara que eu estava paquerando.
Ele disse no meu ouvido. Era um cara alto e musculoso, usava uma camisa branca justa, com uma calça apertada. Dava para ver-lhe as coxas também poderosas.
- É, por isso que hoje em dia eu prefiro me dedicar a caras não tão bonitos, porém mais interessantes, que tenham conteúdo.
Eu fiquei pensando, surpreso, se ele estava me chamando de feio, enquanto ele continuava a falar.
- Por exemplo, eu passei meus primeiros meses em Natal quase namorando com um garoto que só era bonito. Foi perda de tempo... parecia esse aí...
E apontou um garoto baixinho, de músculos aparentes, que passava por nós.
- Eu não tenho nenhum preconceito com idade, sabe? E quantos você tem?
- 31!
- Ah, é? Sou um pouco mais velho, tenho 38, mas aos 50 vou deixar de frequentar lugares gays - e riu - por causa disso: esses caras bonitos não servem nem para ter uma boa conversa.
- O problema não seria porque você tem dado muita importância para a aparência?
Perguntei.
- Mas é a primeira coisa que chama a atenção.
- Chama a atenção - repliquei -, mas se você quase namorou um menino que só tinha beleza significa que a beleza dele era importante para você...
- Você tem razão, por isso agora eu vou me dedicar aos não tão bonitos assim e com mais conteúdo...
Ele parou um instante, me olhando, eu pensava que com certeza ele estava me chamando de feio.
- Acho que estou bêbado...
Comentou.
- Sim, está!
Respondi. Ele saiu andando, disse-me que nos esbarraríamos por aí. Eu duvidei e conforme ele se afastava, não consegui evitar que uma tristeza se alojasse no meu coração. Uma tristeza pela humanidade que ainda cria pessoas superficiais, incapazes de romper o ciclo que as prende numa roda de infortúnios, sofrendo pois não conseguem encontrar o amor porque esse nunca se localiza na superfície da pele.


Foto em homenagem ao Fred.

32 comentários:

  1. Sabia que a foto poderia ser sua...kkk..ela é???

    Será que ele te chamou de feio??? Surpreendente. rs
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Na hora que te chamou de feio devia ter saído de fininho com um comentário bem ácido p ele rever seus conceitos. Por isso me apego mais a detalhes q me encantam, o olhar, o andar de 'tesourinha' me derruba, peculiaridades me aproximam; claro que n posso mentir, beleza atrai, se tiver uma mania (tique) de comportamento ai apaixono fácil. MÃE vi o bumbum do FOXX hehehe :P
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não faço isso, Luiz, sou mais do tipo que ouve tudo... foi o que eu fiz, fiquei ouvindo e analisando a pessoa...
      o que é "andar de tesourinha"?
      e sim, beleza atrai, claro que atrai, mas beleza está nos olhos de quem vê, o problema dele é que ele quer a beleza que está estampada na mídia (jovens musculosos) que obviamente não ofereciam o que ele gosta em uma pessoa, porém, ele não conseguia deixar de olhar porque foi condicionado pela sociedade que aquilo era o bonito...
      sabe... no fundo, ele não acha aquelas pessoas bonitas, se achasse ele seria capaz de se apaixonar por elas...
      e chama sua mãe pra ver sim...

      Excluir
  3. Feio, bonito, jovem, velho, raposa, homem... tudo muito relativo e tudo - como sempre digo - no "olho" de quem vê. Mas certamente esse aí não te servia. Tu precisas de homem - não só com "H" - mas com todas as letras em maiúsculas... hehehe!
    E #gradecido pela 'menagem... muita gente certamente vai tb te "render homenagem" por conta dela... (if you know what I mean)... hehehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. difícil é achar um homem assim né, Fred?

      será que vou ganhar alguma homenagem? kkkkk

      Excluir
    2. Difícil achar homem assim?!? Mas tô aqui, pô! Hahahahaha! E tens medo de filme de terror?!? Me diz agora se tem coisa mais fofa/"diliça" que tu... hehehehe!

      Excluir
  4. Coitado ! (dele, obvio!)
    Vira e mexe aparece gente errada nos caminhos ...
    Se cuide !
    Gde abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Marcos, essas pessoas sempre aparecem no nosso caminho, precisamos desviar deles não é?

      Excluir
    2. As vezes nem precisamos desviar, como ai no seu caso ... o cara errado já se encarregou disso ... hehehe !
      Abraço !

      Excluir
  5. algumas pessoas demoram um pouco mais para abrir os olhos...

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer uma análise estatística dos seus infortúnios: eu digo que, em geral, a amostra que você pesquisa é “viciada”! (rsrsrs). Falando sério: do pouco que te conheço, lendo por aqui, o “ambiente” em que acontecem esses encontros é, invariavelmente, uma balada, sei lá. Convenhamos, o “público” que vai a esses locais (sem generalizar, tá!) não está a fim de encontrar pessoas com conteúdo, inteligentes, etc. Veja que não quero dizer que todo mundo que vai à baladas seja composta de “pessoas superficiais”, como você diz. Eu apenas disse que esse ambiente induz (acho que essa é a palavra) a comportamentos superficiais.

    Ah, nem me pergunte quais seriam, na minha opinião, lugares apropriados... se eu soubesse, eu mesmo iria, com certeza. (rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, eu sou obrigado a discordar... a maior parte das pessoas que eu conheço na verdade são na internet; eu fico sempre com casa quando saio para uma boate, isso é fato, mas não são esses caras que eu tento relacionamentos...
      eu até concordo com vc que quem vai para uma boate raramente é alguém que está interessado em algo mais do que um beijo ou uma trepada por uma noite, concordo!, porém minha amostra não é unicamente nesses espaços... veja as ultimas pessoas com quem sai, inclusive, nenhuma delas eu conheci em baladas...

      Excluir
    2. E se a gente começasse a pensar que, gente que vai em balada é só gente que vai em balada... não somos uma manada enlouquecida apaixonada por música eletrônica....

      E sim... é preconceito!!!!!

      Excluir
  7. Infelizmente para muito o que ainda vele é uma cara bonita, para desfilar e matar as amigas de inveja.
    Bjux

    ResponderExcluir
  8. Tão engraçado como essa criatura não consegue perceber que ao insistir que beleza é um critério oposto ao atual que ele usa pra si, ainda sim faz dela um imperativo pras suas escolhas... O mundo continua dividido entre bonitos e feios.

    Dia desses conversava com um garoto de 29 anos e falava sobre isso.. CAGADAÍSSIMO NO CAPS LOCK... Dizendo que não conseguia namorar por ser feio e que estava apaixonado por um garoto de 19 anos que agora estava namorando um outro garoto da república dele (#vergonhaalheia) e etc etc etc...

    Daí justifica no fato de que qndo alguém o interessa a pessoa não se interessa por ele e qdo ele se interessa a pessoa que não quer.

    Então sugeri que revisse seus padrões e tentasse com alguém que inicialmente talvez não interessasse, mas que poderia se tornar uma alternativa na convivência, afinal uma relação se constrói, ng começa um namoro amando. Não que eu ache que isso tenha de ser forçado, mas já que é um incomodo, que seja pelo menos esforçado...

    Nessa hora ele me diz que não tem jeito que se a pessoa não o atrai fisicamente não tem como... Ou seja.. A mesma beleza que ele acredita não permitir que ele namore é a que o impossibilita de tentar com as pessoas e o impede de ter uma relação aos 29 anos... Qndo questiono sobre o fato de tanta gente feia no universo esta namorando, noiva, ou casada começa a por a culpa na vida, em Deus, no destino ou em qq instancia que não o coloque de frente pro quão responsável ele é por essa condição. Eud esisti de argumentar e lembrei de Maria Rita em "muito pouco" quando diz:

    "Porque
    Eu não pertenço ao mesmo lugar
    Em que você se afunda tão raso
    Não dá nem pra tentar te salvar"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, as pessoas nem notam o quanto elas estão envolvidas nesse padrão estético, são vítimas e mesmo assim repetem o mesmo padrão...
      no mundo urso isso acontece demais... todos homens gordos, todos procurando um cara sarado, um universo criado exatamente para fugir deste padrão de beleza imposto pela mídia que acaba repetindo os mesmos padrões o tempo todo...

      Excluir
  9. Oh, olha só o ursinho dando uma de bicha Mãe-Diná! Enfim, pela sua vestimenta, tenho absoluta certeza de que ele pensou que você trabalha com "criação" de MODA. Enfim, ele não foi feliz no resto do discurso... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc achou que ele achava que eu trabalha com moda? kkkkkk

      Excluir
  10. Oi Foxx, tudo bem?
    Realmente, o que bem se ver por aí são pessoas completamente ligadas ao exterior e esquecem de ver o algo a mais. Sei que tem um certo peso, mas muitas vezes se formos ficarmos presos a esses detalhes, seremos apenas superficiais. Pessoas assim só querem ter alguém para exibir por aí feito um troféu.
    Um bjo menino

    ResponderExcluir
  11. "- Você tem razão, por isso agora eu vou me dedicar aos não tão bonitos assim e com mais conteúdo..."

    Desculpa, eu ri.

    Bem, uma vez um cara chegou pra mim na festa. Ele tinha trinta anos, era moreninho, muito simpático, tinha a metade do meu tamanho e fedia a cigarro. Enrolei ele por horas, até que o namorado da minha amiga ficou com ele.

    Um amigo dele puxou papo comigo e outro disse: — Para, bixa! Não tá vendo que ele tá com o Denis?

    Foi engraçado. Até eu ter que contar pra minha amiga.

    Sinto muito por você e seu bundão, se for seu mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi seu comentário, Lucas, e a foto é minha sim, com muito photoshop para conseguir esse efeito de luz e sombra (tô aprendendo a brincar com isso), mas minha sim.

      Excluir
  12. meio surreal essa conversa. Gente louca. Se bem que eu bebado falo cada coisa... cada coisa mesmo... hahahaha

    ResponderExcluir
  13. ow amigo, me emocionei pelo que vc escreveu no final.

    beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas você concorda comigo? é triste não é ver alguém que ainda escolhe as pessoas só pelo corpo...

      Excluir
  14. Juro que se fosse comigo teria mandado ele ir bem para aquele lugar por me chamar de feio... rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Olha... aqui no pampa ainda tem alguns exemplares com "maiúsculas"... acho que deves mudar de ares e se arriscar no pampa... hahaha! Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Pungente: "Uma tristeza pela humanidade que ainda cria pessoas superficiais, incapazes de romper o ciclo que as prende numa roda de infortúnios, sofrendo pois não conseguem encontrar o amor porque esse nunca se localiza na superfície da pele."
    E verdadeiro.
    Felizmente, há exceções...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente estas exceções não moram em Natal...

      Excluir
  17. Superfície da pele, gostei dessa expressão para se referir à obrigação que temos em arranjar parceiros bonitos e "apresentáveis".

    Na verdade existe um monte de esteriótipo acerca do parceiro ideal à um relacionamento: temos que namorar pessoas bonitas, mas os bonitos em sua maioria são sem conteúdo intelectual, os feios são interessantes e inteligentes, mas os bonitos são para os bonitos e os feios para os feios... E ninguém sai feliz nessa história.

    Não quero parecer alienado, mas esses esteriótipos já estão a tanto tempo perpetuando, que devem ter um fundo de verdade, acredito... Mas, realmente, um sorriso branco plus peitoral suculento não substitui, uma conversa estimulante e duradoura. Com certeza não ...

    Fazer sexo com um cara inteligente é mais gostoso, do que fazer sexo com um "tanquinho"... Porque para o sexo ser bom , ele deve ser inteligente!

    Mas o parceiro ideal será que existe?
    Não, né gente...

    Existem fases, e eles passam... Até mesmo um casamento de 50 anos é uma fase, que pode findar com a morte, ou deslanchar, depois de 50 anos... Tudo é fase na vida... A vida é como um repolho, cheia de camadas!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway