Google+ Estórias Do Mundo: Único

sábado, 23 de julho de 2011

Único

, em Belo Horizonte - MG, Brasil
Dedicado ao Tato


Ele terminara de gargalhar alto, de uma piada de gosto extremamente duvidoso, sentado no banco do motorista daquele carro e, meio sem ar, arrematou:
- Não sei como você me ama nesses momentos...
Um silêncio se instalou naquele instante. Aquele silêncio que sucede uma gargalhada. Em que as pessoas estão recuperando o ar. Foi quando o outro, sentado no banco do passageiro, que não tinha nem esboçado um sorriso por causa da piada, após olhar rapidamente para o namorado, voltou seu olhar fixamente para a estrada, e falou:
- Eu te amo porque você é único. "Porque no meio de tanta gente eu encontrei você", porque no meio de seis bilhões e meio de pessoas no mundo, você é a única que conseguiu me amar... e não... não pense que eu só te amo em retribuição ao amor que você me tem (o que, convenhamos!, já não seria pouca coisa), mas eu te amo porque você é único - nesta palavra notava-se a intensidade de sua voz -, não entende? Único, - falou de voz embargada - especial!  Tão especial que conseguiu ver através dos meus defeitos, ou melhor, viu meu defeitos e os amou também. Você me ama. E eu te amo porque você é essa pessoa única. A única... a única que eu poderia amar. A única capaz...
Só aí olhou novamente para o motorista, seu namorado, e o viu olhando fixamente para a estrada. Imóvel, praticamente. Viu, então, uma lágrima brotar e rolar pela pele castigada pelo aparelho de barbear, ele então esticou sua mão e pousou na do motorista que segurava, firme, a direção do carro. E eles não precisaram dizer mais nada.

17 comentários:

  1. Garotos de sorte, esses do seu conto. Acho muito difícil encontrar alguém que se dispunha a olhar pra mim, ainda mais qndo esse olhar tem o objetivo de ver para além do que é mostrado, um olhar que permita encontrar as nossas maravilhas, sejam elas os defeitos e as virtudes.

    ResponderExcluir
  2. Sensível e profundo, convida à reflexão.

    Amar é, antes de mais nada, ver, enxergar e aceitar. Quem não vê, jamais encontrará. Quem não aceita dificilmente conseguirá amar, construção que requer ainda capacidade de ver o único que há no outro.
    Não sei se amamos porque aceitamos, ou se aceitamos porque amamos. Talvez até as duas coisas possam acontecer separadamente. Mas uma relação verdadeira, eterna enquanto dure, cúmplice, não existirá nunca sem as duas coisas. Amor sem aceitação não sobrevive. Aceitação sem amor é submissão que, cedo ou tarde, pode se transformar em mágoa, rancor, sepultando o amor que um dia poderia ter sido. E, então, nunca será.
    Amar e estar com a pessoa amada, como no breve instante desse conto, é como ouvir uma música que te eleva. É desligar e voar. O verdadeiro amor é aquele que, como no conto, te traz a sensação de que nada mais importa... Pelo menos, naquele breve instante.

    Bonito escrever isso, Foxx. Nós, homens que gostamos de homens, precisamos, também, de referências romãnticas para que possamos construir nossas próprias referências que, se verá, em nada diferem daquelas da maioria...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dedicatória.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eterno romântico,seu post me fez lembrar do filme Do Começo ao Fim.
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Texto único, como os personagens...

    ResponderExcluir
  6. Que lindo isso, Foxx.
    Pena só que não existe. Na vida real pelo menos um dos dois vai trepar com um caminhoneiro no banheiro da Roselanches.

    ResponderExcluir
  7. Certos textos se bastam e não precisam de comentarios,FOXX...
    abração!

    ResponderExcluir
  8. Desculpa ser mais uma vez do contra (e talvez mais sincero que deveria), mas eu acho essa história triste. Eu te amo porque você me ama como eu sou. É um amor egoista, egocentrico. O outro não importa, só eu. Mesmo no outro, o importante sou eu. Eu me amo, e como consequência eu te amo por me amar. O que nos faz "únicos" é uma característica que somente nós temos. Uma característica nossa. E quando essa única característica nossa é totalmente referente a outrem, isso é triste. Ou um deles é egocêntrico, ou o outro não tem personalidade. Ou as duas coisas.

    Desculpa pela franqueza, vc me conhece...

    ResponderExcluir
  9. então... estou aqui a suspirar... belo texto, Foxx!!!

    A melhor coisa do mundo é amar e ser amado em retribuição. Não lembro quem disse isso e nem sei se concordo que é a melhor coisa do mundo... mas discordo um tantinho do b. Não acho a história triste por ser um amor egocêntrico. Quem, de fato, é capaz de amar sem esperar nada em troca? Sem esperar retribuição?

    Toda relação humana é baseada no interesse. Interesse, claro, não de forma pejorativa. Amizades baseadas em interesses culturais, em afinidades pessoais, nas risadas conjuntas, no carinho... Amor tbm.

    É meio Lulu Santos: "e ela me faz tão bem que eu também quero fazer isso por ela".

    Um xêro!

    ResponderExcluir
  10. lindo texto.

    tão bonito quando a gente encontra alguém que gosta da gente de verdade.

    tem que amar mesmo.

    lindo.

    ResponderExcluir
  11. Incrível como o amor é tão simples e, ao mesmo tempo, extraordinário! Mon renard, eu amei!

    ResponderExcluir
  12. Fox, to planejando uma entrevista com o Paulo Bratz no meu blog. Queria que vc participasse. Meu msn é raphael_martins_fy25@hotmail.com

    abraço!

    ResponderExcluir
  13. Sete. 7 milhões, já. Só o torna ainda mais único.
    E, de fato, tendo isso dito, não é preciso muitas palavras mais.
    Fiquei com vontade dessa mão.

    [j]

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway