Google+ Estórias Do Mundo: Perseu?

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Perseu?

, em Belo Horizonte - MG, Brasil
Caminho sozinho, sombras apenas me acompanham, como também são as únicas que me recebem quando avanço. Estou só. Caminho no escuro, e apesar dos passos firmes de quem avança sem medo de cair, não deixo de sentir a angústia análoga a que escapa da boca de um cardíaco. Sinto um angústia primeva ao caminhar sozinho, no escuro. Angústia essa que me comprime o coração. Apertado, a angústia sobe para minha garganta e falta-me o ar, junto as palavras. A sensação logo se espalha para meu corpo como uma dormência até que atinge a alma. Nela, tudo simplesmente congela, petrifica e morre, como se a própria Medusa tivesse deitado seus olhos outrora dignos de uma deusa no meu próprio coração e ele tivesse, simplesmente, parado de bater. 
Sinto que quando caminho, sozinho, no escuro, acompanhado apenas de sombras - caminhada esta que refaço todos os dias, porque não existe mais nenhuma luz em minha vida, esta é a verdade - eu perco um pedacinho a mais da minha alma. Algo em mim simplesmente morre. Petrificado pelo olhar da Górgona, assassinado pela filha de Fócis e Ceto. Cada vez que a Medusa desliza seus dedos para acariciar meu coração, vinda das sombras, e o paralisa por alguns segundos, sem sangue, sem ar, eu caminho mais próximo, de braços quase dados, com a minha própria morte.
Como evitar a Medusa a fitar-me o coração? Paro de caminhar pelas trevas de minha vida, caminho único, e conservo-me distante dos olhares petrificantes da irmã mortal de Esteno e Euríale mantendo o pouco de alma que ainda me resta? Ou me arrisco, pelo caminho tenebroso, em busca de uma luz ao fim da caminhada, correndo o risco de definitivamente ver minha alma e meu coração sepultados em pedra? Fujo ou enfrento o mostro que me envenena o coração com sua simples presença? Serei eu um simples mortal ou Perseu?



PS: Ao Anônimo do post anterior: como eu queria que todas aquelas estórias fossem apenas um sonho, querido. Como eu queria! Teria me evitado o prejuízo de ter um celular roubado. E de verdade, você, "anônimo", ter inveja de uma estória que termina comigo sendo assaltado é realmente muita falta de vida, não é? Cuidado com a sua Medusa, pessoa!

24 comentários:

  1. a visão da medusa me fez pensar em besteira... deixa quieto.

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Seja Perseu e acabe com essa medusa que o quer transformar em pedra. Vc é muito mais que isso.

    bj, Foxx

    ResponderExcluir
  3. Pois é... problema é que eu viro pedra se não olhar nos olhos... hehehe! Bacanérrimo+mitológico!!!!

    ResponderExcluir
  4. Quanta autocomiseração.
    prontofalei
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. é díficil querido. como é. mas temos que ser Perseu, sempre.

    ResponderExcluir
  6. Perseu, sempre. Brilhe com sua própria luz e cegue essa medusa feia e boba!

    ResponderExcluir
  7. Ah, não é fácil, mas caminhar e ser pperseu sempre é o caminho!

    ResponderExcluir
  8. Numa terra em que, nas suas palavras, são todos falsos moralistas, sem exceção, dentre outros aspectos pouco elogiosos, talvez seja melhor andar sozinho mesmo.

    Aliás, ainda falta muito tempo pra você ir embora? Você será obrigado a conviver com tanta falsidade até quando? Pois se você encontrou em Belo Horizonte a mesma rejeição que teve na sua terra Natal (e também no Rio), já deve ter percebido que sua presença não agrada nesses locais. (Agrada em algum?)

    Até porque não há autocomiseração ou pseudo intelectualismo que angarie um pingo de simpatia.

    Se for por falta de adeus, digo que já vai tarde.

    O site em que você publicou isto (http://mundobafao.blogspot.com/2011/04/blogando-com-foxx-sera-que-tem-como.html)não disponibiliza comentários, então minhas palavras vêm por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Difícil palpitar...O importante é nao ficar parado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho para mim q todos devem incorporar em si o mito de Perseu! Pelo menos é o aprendi na vida ...

    ResponderExcluir
  11. nossa. "anônimo" chegando agora e julgando sem saber.
    ai. que confusão, hein?

    ResponderExcluir
  12. BRUNO
    É que o anônimo (que não está "julgando", mas apenas desabafando) não gostou do que foi escrito sobre as pessoas de Belo Horizonte pelo autor do blog. Mas como o site em que o artigo foi publicado não tem espaço pra comentários, o anônimo resolveu se expressar por aqui.

    A propósito, a visão manifestada sobre as pessoas do Rio de Janeiro não foi lá muito boa também. Se não teve oportunidade de ler, dê uma olhada:

    http://mundobafao.blogspot.com/2011/04/blogando-com-foxx-sera-que-tem-como.html

    ResponderExcluir
  13. ah, entendi, Anônimo, vc é mineiro então? Fico feliz que você tenha manifestado a sua opinião por aqui, de verdade, espero que continue fazendo isso. Contudo realmente é como eu vejo os mineiros, não mudo minha opinião.
    Respondendo sua pergunta anterior, devo ficar até o segundo semestre, ainda, aqui em Belo Horizonte, depois volto para Natal. E também, como vc notou, eu reconheço que minha presença não agrada em lugar nenhum, PORÉM isso não tem, em absoluto, nada a ver com a minha opinião exposta no texto, os mineiros não deixariam de ser falsos moralistas por eu ter namorado alguém aqui; eu peguei quase vinte caras no último carnaval no Rio, mas nem por isso o Rio deixou de ser cheio de homens escrotos. Uma coisa é o meu relacionamento com a cidade outra é como ela é. Não misture os dois.
    Nem vou comentar isso de autocomiseração, qm me conhece de verdade não pensaria isso, mas encerro aqui dizendo, não estou em BH por falta de adeus não, estou terminando um doutorado, quando eu terminar pode deixar que vou embora, ok?

    Abraços e volte sempre.

    ResponderExcluir
  14. Talvez a pergunta não seja exatamente o que vc é agora... mas sim quem vc deve ser... Extravase o Perseu que está dentro de vc e mande a medusa pras cucuias!!!

    Ah, sobre BH, vc só foi mais rápido com as desculpas... eu tbm pretendia vir aqui para isto... acabou que não te ligamos. Só saímos na sexta pra jantar e no sábado fomos passear de manhã e a noite só jantar tbm...

    Xêrinho!

    ResponderExcluir
  15. pois é. ontem a terapia me ajudou.
    rs
    amigos são tudo nessa vida.
    to bem melhor hj!

    bjo querido!

    ResponderExcluir
  16. olha, não vou por lenha na 'rusga' sua com o anônimo.

    venho aqui e leio, quando acho necessário, comento, às vezes simplesmente leio mas não tenho o que opinar e como silêncio é dourado..

    li os dois links que o A pôs aqui, ofensivos? talvez mas são opiniões e sou fortemente a favor de que estas sejam expressas e quem se sente ofendido ou atacado deve sim também se expressar.

    acho mesmo que às vezes você exagera mas quem sou eu em tudo isso aqui para ditar o que deve ser feito?

    prefiro apenas ler as coisas que você põe aqui...

    ResponderExcluir
  17. Eu fiquei com a nítida impressão de que o repórter curtiu os corpos musculosos... não achazzzzzz???? Hahahahahaha!

    ResponderExcluir
  18. Opa!! Sobre essa polêmica do Foxx e do Anônimo eu vou por lenha na fogueira, sim... rs

    O Foxx tem a opinião dele sobre as pessoas das cidades citadas e é a forma como ele enxerga o mundo. A opinião dele é apenas a opinião dele. Não é uma sentença de condenação.

    É claro que eu penso que ele foi infeliz em dizer que a totalidade da população das cidades citadas tem esses traços, pois ele cai em contradição com o que ele mesmo afirma no início do texto lá do blog: o meio NÃO age como um fator do qual não há como escapar na formação da personalidade.

    Há pessoas e pessoas e não dá pra afirmar que alguém vá se comportar de maneira "x" porque foi criada em tal ambiente. Se fosse assim, não haveria diversidade, pensaríamos todos de forma igual e não haveria conflitos.

    Isso do que falamos se chama esteriótipo. Tem gente que segue o esteriótipo e tem gente que é muito diverso daquilo. É o mesmo caso em relação aos gays. Existe um esteriótipo sobre o que é ser gay, mas a gente sabe bem que ele representa uma parcela da realizade que salta aos olhos de quem vê de fora e não conhece com profundidade. E quem está dentro percebe mais nuances e cria outros esteriótipos (as barbies, os ursos, etc.). Mas tem gays que também não se encaixam neles...

    Esteriótipos existem como ferramentas que utilizamos para a gente lidar com o que não conhece. Se prender a ele é que é perigoso.

    E adianta eu brigar com o Foxx, ser agressivo com ele pra que ele mude de opinião? Claro que não. usar de uma postura agressiva nunca foi a melhor solução para resolver conflitos.

    No fundo, com todo bom senso, intelçigência e sensibilidade que o Foxx tem, ele sabe que uma coisa é a cidade como ela é. Outra coisa é a cidade COMO ELE A PERCEBE. E outra coisa é o relacionamento dele com a cidade...

    Enfim, não façam uma III Guerra Mundial por essas bobagens... É isso!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  19. eu não tinha lido o tal texto polêmico e aproveito p dizer que, depois de ter lido, não gostei da colocação do "ixcroto" no comentário la no meu blog.

    e isso de todos... tão supervalorizado. claro q não são todos. eu conheci mineiros ótimos aí em bh, o Paulo e o Wanderley.

    sobre Perseu?... fiquei encantado com a Medusa. Acho que é isso mesmo que ela faz. encanta e paralisa. melhor é se conservar, melhor é não se encantar. só por tempo, vai. melhor é ser Perseu.

    ResponderExcluir
  20. sempre Perseu! Mas tenha sempre muito cuidado com a astúcia da Medusa.

    ResponderExcluir
  21. Bom, eu já sou Perseu mesmo... rsrsrs
    Não há muito como fugir da Medusa!!!

    ResponderExcluir
  22. Sentir a vida, mesmo que em caminhada noturna, faz parte do encontro com o novo amanhecer... lutar e não se deixar vencer pelo efeito da medusa em seu olhar petrificante é uma constante na vida. A deixe que a esperança da caixa de pandora pelo menos alumie um cadinho esse tempo...

    ResponderExcluir
  23. Atendendo ao convite do Foxx de convite de "volte sempre"...

    Vi que algumas pessoas se manifestaram sobre meu comentário, então esclareço.

    1 - O que o Foxx escreveu foi apenas a opinião dele sobre as cidades citadas. Ou sua visão sobre elas. Ele tem opinião formada sobre o tema e em nenhum momento pretendi fazer com que que ele a mudasse.

    2 - Óbvio que o Foxx tem direito de expressar a opinião dele, por mais imbecil que seja (pois se até Sua Excelência Dep. Bolsonaro tem direito de falar suas asneiras...).

    3 - De meu lado, expressei meu desabafo de quem não concorda e se sentiu, sim, ofendido e agredido. Especialmente porque ele fez questão de dizer que TODOS eram como ele narrava, sem exceção. Colocação infeliz.

    4 - Não pretendo criar guerra nenhuma, mas assim como o Foxx tem uma visão negativa de minha cidade e de seus habitantes, também tenho uma visão negativa dele, que se alicerça sim numa elevada auto-piedade e num pseudo-intelectualismo irritante. Taí o "Homo Academus" pra, mais uma vez, reforçar o personagem.

    4 - Falando diretamente a você, Foxx, cuidado com as amizades que te adulam pela frente e riem de você pelas costas. Desejo uma boa defesa no seu doutorado, que é onde você parece se realizar de verdade. E preste um pouco mais de atenção às suas contradições. Elas são muito evidentes para passarem incólumes nos discursos de um acadêmico tão abalizado.

    Fiquem bem!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway