Google+ Estórias Do Mundo: PASSADO: Se Eu Fosse...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

PASSADO: Se Eu Fosse...

Era um domingo, mais um domingo de sol em Natal, na tv, nada o que ver, vesti-me e decidi sair, sozinho, como eu sempre me senti, numa adolescência que se estendeu por tempo demais, que só terminou quando finalmente eu assumi para eu mesmo o que eu era e o que eu gostava. O destino: Natal Shopping Center, talvez uma sessão de cinema, sentar naquelas sofás macios e ver as pessoas passar, deveria me fazer bem ver pessoas, talvez ser visto, talvez conhecer alguém num conto de fadas muitas vezes sonhado. Por que não? Os filmes, as novelas, as músicas, todos falavam de encontros em locais que ninguém nunca espera, em encontros não programados, em estórias que começam do nada.
O caminho no shopping já havia sido muitas vezes traçado. Muitas vezes vivido, muitas vezes trilhado. Olhar as vitrines e parar na banca de revistas, ou descer pelas escadas rolantes, e cruzar a praça de alimentação até o cinema, depois, antes da sessão, uma parada obrigatória na Docelândia. Sempre preferi chocolate e salgadinhos, no cinema, a pipoca. Mas sempre sozinho. Naquele dia, não fora diferente. Segui entre as vitrines que distavam a Rio Center da banca de revistas, vasculhei os meus super-heróis preferidos, comprei aqueles que desejava, com uma sacola plática na mão e duas revistas lá dentro, desci as escadas e cruzei a praça de alimentação sendo observado pela foto de alguma campanha Dolce Gabanna, comprei o ingresso para algum filme desimportante e voltei-me aos doces. Lá eu estava, sozinho.
Era sozinho que eu era visto por outras pessoas sempre. Mas as outras pessoas nunca estavam sozinhas. Estavam sempre acompanhadas. Casais de namorados, ou grupos de amigos, olhando as vitrines, ou na banca de revistas, ou descendo as escadas rolantes, ou rindo na praça de alimentação, ou na fila do cinema, ou comprando doces na loja. E eu sentia inveja! Por que eu não podia também estar também acompanhado? Por que não tinha amigos ou estava namorando? A resposta para mim, naquela adolescência sem fim, era simples: eu era gay! Era por isso que não tinha amigos e era por isso que eu nunca encontraria ninguém para namorar comigo. Quantas noites, após o cinema, voltando para casa no onibus, eu chorei em silêncio na certeza que minha solidão duraria para sempre. As lágrimas caíam e eu tentava não soluçar para que ninguém percebesse. Agora repito o mesmo gesto, em Belo Horizonte, revivendo esses momentos, voltando de um shopping onde sozinho, também, fui ao cinema e agora volto para um apartamento vazio, e não consigo não me perguntar: se eu fosse hétero seria assim também?

24 comentários:

  1. Não te conheço tão bem pra apontar o dedo e dizer "é isto", mas tentando generalizar a resposta, acho que talvez "a pessoa" aí sozinha devesse mudar seus parâmetros de busca? Ah, sei lá... bem difícil dizer. A única coisa que dá pra falar com certeza é que se te deixam asssim, agora especificamente falando de você, tem algo errado de verdade com essa bicharada.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O problema não estar em ser hétero ou em ser gay.

    Questionar por estar só, esperar por alguém, procurar por alguém... Isso não dá certo. Paciência é virtude. Seja paciente. Sua hora vai chegar e vc vai ser feliz! Não desacredite.

    ResponderExcluir
  4. Não não seria assim, mas isso não quer dizer que seria melhor! Nos temos a vida que nos damos, consciente ou inconscientemente! Ótimo fim de semanaa Bjs

    ResponderExcluir
  5. Pros héteros, em regra, as coisas já começam mais fáceis. Sem todos aqueles questionamentos e traumas q a esmagadora maioria de nós passamos. Tudo é mais fácil quando se participa da maioria.
    Então, acho q, provavelmente, se vc fosse hétero, as coisas seriam, sim, diferentes, mais tranquilas. Talvez melhores.
    Mas o fato é q vc n é. Temos q viver da melhor forma possível com o q temos.
    Certa vez, ao ser questionado sobre a limitação de seu conceito de liberdade, vez q já nascemos com características q n escolhemos, Sartre respondeu q somos livres, a partir daí, a partir disso, para escolher o q somos.
    Acho q eh bem por aí. Somos livres para escolher como viver, como encarar essas características inatas, e como nos relacionar com o mundo a partir delas. Ou apesar delas.
    Se serve de consolo, tava namorando há mais de um ano, terminei esse mês, e confesso q tô até aliviado. Não tava mais dando certo. Pra vc ver q namorar n eh sinônimo de felicidade.

    De qq forma, sorte ae na fossa.

    ResponderExcluir
  6. "Posicionamento crítico" atiçou minha imaginação, hohoho... será mais difícil que "frango assado" ou "canguru perneta"? :-)

    O duro é saber até onde insistir, quando desistir, quando partir pra outra, né? "Auto-ajuda" funciona bem nos livros... falar é fácil. :-)

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito que não há problema com sua sexualidade! Nem com a minha, nem com a de ninguém! Você não acha que ainda tem pouco tempo que você chegou a BH? Você tem se dado chances de conhecer novas pessoas, fazer novas amizades? O que tem feito para poder estar acompanhado?


    As vezes se torna necessário tomar atitudes!

    ResponderExcluir
  8. Meu prezado! não te conheço mas pelo que vc escreveu entendo q o problema não está em ser ou não ser homo. Com toda certeza que esta questão pode afetar mais ou menos determinadas pessoas mas não é fator determinante de felicidade ou infelicidade, assim como, esta com alguém ou sem ninguém tb não é determinante. Sou de BH e aqui vivi e vivo até hoje, embora conheça muitos outros locais. Sou uma pessoa bastante tímida e que pagou um preço altíssimo por isto até meus 25/26 anos mas que, para não sofrer mais decidi mudar e buscar algo dentro de mim que me ajudasse e felizmente encontrei. Conheci um cara (o primeiro namorado) com quem me relaciono até hoje (e põe tempo nisto), fiz amigos, aprendi a me aceitar com meus limites e a superar vários deles... penso querido q o problema talvez esteja com dentro de vc... não sei... nem pretendo ser psicólogo ou ficar aqui dando conselhos pois não tenho capacidade para isto e vc tb não pediu... rs... mas enfim, busque se entender mais e buscar dentro de vc mesmo alternativas de mudanças... isto eu vivi e sei como é... já q consegui vc tb conseguirá...

    bjux

    bom fds...

    ;-)

    ResponderExcluir
  9. Parece com o meu final de semana passado, tirando que não foi nem em shopping e que também não houve nada de doces... e sim muitos cigarros!

    e não sei, acho que ser ht ou gay, pelo menos no meu caso não faria muita diferença =x

    ResponderExcluir
  10. Complexo... apesar não estar em muitas vezes sozinho me sinto sozinho... sinto a necessidade de ter alguém... mas a vida nos ensina e cada tem um caminho a seguir somado as escolhas que fizermos, e não será por sermos ou não gay...

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    está afim de parceria para troca de link
    entre em contato
    http://nacasadele.blogspot.com/
    abraços e sucesso!
    Bjocas
    A.

    ResponderExcluir
  12. Belo fragmento... também me sentia assim na adolescência...
    :-)

    ResponderExcluir
  13. tow m vendo quando era teen!!!!

    ResponderExcluir
  14. Te linkei...
    Bjocas
    A.

    Vc é de onde?

    ResponderExcluir
  15. Hum bem... refletindo pra escrever. Mas já adianto que o problema não é ser homo. Tenho uma amiga (hetero) numa perspectiva semelhante, e me incluo na lista... Então, não sei... Talvez possa falar por mim > "não dou muitas chances, fico muito na defensiva..." - bah! Eu não ando querendo pensar no assunto... não resolve (não pra mim...). Ando preferindo enfiar a cara num livro ou num filme, ou numa série de tv. Que horror! As pessoas vivem suas histórias por mim - I think.

    ResponderExcluir
  16. se vc fosse hetero seria muito desinteressante
    prefiro vc assim
    love you

    ResponderExcluir
  17. Ei, tudo bem?
    Eu nasci em Goiás mas no momento não sou de lugar nenhum... rs
    qual sua idade?
    vou criar um msn e te add.
    Bjocas
    A.

    ResponderExcluir
  18. Engraçado você dizer em adolescência que se demora por demais! Quinta lá estava eu sozinho assistindo a última sessão do Harry Potter naquele emaranhado de gente. A mente tendo as mesmas fantasias de companhia, de amizade e de afeto. No final das contas somente uma frase me vinha à mente: "No final nossos problemas são só nossos"! Em pé tive a oportunidade de pensar que a minha solidão era mais real do que a confortável inércia da maioria que vive e enxerga perspectivas já vistas e delimitadas. Sejamos gays e aproveitemos a diferença!

    ResponderExcluir
  19. Sejamos gays e aproveitemos a diferença²

    Acho q eh bem por aí. Dia desses tava pensando em como eu seria se fosse hétero...mais fácil, sim, mas tb mais limitado. Mais um na multidão. Talvez com os mesmos preconceitos.

    Melhor assim.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, até fui reler o post pra tentar achar o que você viu de lindo nele, amiguinho. Mas obrigado. :-) Beijoca.

    ResponderExcluir
  21. Sou casado ha 3 anos e faco exatamente o q vc descreveu sobre os casais heteros ...
    Pode ate ser mais dificil achar alguem pra ter um relacionamento decente, mas tambem tem uma serie de vantagens..
    Por exemplo, se voce tivesse nascide hetero, teria 60 % mais chances de ser um completo idiota ;)

    ResponderExcluir
  22. Acho que todo gay um dia pasosu por um momento assim... que bom que essa estória faz parte do passado... embora demoram demasiadamente... elas passam... são fases... podem deixar cicatrizes... mas é nos fudendo que aprendemos...

    Tb fui assim... Tb pensei assim...

    ***

    umBeijo!

    ResponderExcluir
  23. As vezes o destino é bondoso com alguns e mal com outros. Eu sei o que é solidão. E isso faz parte. Faz bem. Mas peraê, isso não é sempre. Tu tá dando brecha pro povo? Ou o povo que é não elengante? Como pode ficar sozinho naquele Natal?

    ResponderExcluir
  24. ^^

    héteros, homos,
    somos todos iguais no sofrer,
    no amar, no sentir-se.

    mas bom disso,
    são os encontros,
    assim,
    como cheguei e
    amei tudo isso.

    sinta-se abraçado

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway