Google+ Estórias Do Mundo: PRESENTE: De Volta

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PRESENTE: De Volta

Um incenso de absinto perfuma o quarto, queimando do lado da minha cama. O computador toca sem parar I'm Yours de Jason Mraz, eu estou na janela com um cigarro crema aceso. Belo Horizonte está silenciosa a essa hora. O céu, coberto de nuvens, está rosa. Um vento levemente frio entra pela janela e tenta empurrar a fumaça do cigarro para dentro. A luz do monitor, a única acesa em todo apartamento, reflete no chão de madeira recentemente encerado. Meus travesseiros estão amassados sobre a cama, o lençol e o edredom não sabem o que é companhia há meses. Minto. Sabem sim. Crime e Castigo de Dostoiévski está largado na mesa de cabeceira há mais tempo do que consigo lembrar. Lido pela metade, como também está O Anel de Átila de Albert Salvadó, não consigo terminá-los, Dostoiévski porque seria mais fácil lembrar do nome dos personagens de uma lista telefônica do que dos que compõe este livro, Salvadó porque ele é chato mesmo. Que bom que os dois livros foram baratos.
Meu AMSN reclama atenção com seu clique distintivo. Amigos de Natal, amigos oriundos do blog, todavia ninguém de Belo Horizonte. Ninguém de perto. Sinto-me só, aqui nesta janela que dá para o pátio do condôminio. Um rapaz com a namorada cruzam o estacionamento abraçados. Não o conheço, nem a ela. Uma única estrela aparece, cercada por nuvens cor-de-rosa (por que esse céu é rosa?), sozinha também, solitária. Será que ela se sente como eu? Ou será que ela sabe que só está sozinha porque as nuvens esconderam suas companheiras de constelação? Será que é assim comigo também? Estou cercado de nuvens e não consigo enxergar as outras estrelas? Agito os braços e tento soprar as nuvens ao meu redor, mas nada muda e resignado, dou a última tragada no cigarro. Sua fumaça acaricia minha boca com gosto de baunilha. No cinzeiro de vidro, no parapeito da janela, eu o apago. O céu continua rosa. Ao longe, o bosque do campus universitário farfalha com o vento e as luzes de mercúrio da cidade bruxuleiam. Entre nós, um carro passa na avenida rapidamente rompendo a paz. Ouço risadas. Estou de volta a Belo Horizonte. Sozinho de novo.


23 comentários:

  1. Nunca estamos realmentes sós. A solidão e algo que só cabe a nós mesmos alimentá-la. É uma companheira indigesta muitas vezes, mas em revés, pode ser um aliado poderoso que nos dá força para seguir em frente a despeito das intempéries diárias. Já fui muito só, mas até o momento em que decidi ser.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. .oi...td certo?

    ..mil desculpas por te add e não avisar...estava meio por fora dessa etiqueta blogueira...rs

    ...sobre o post....solidão sempre nos passa pela vida...e parece que ela escolhe os piores momentos para se acomodar e permanecer...

    ...entretanto, a mudança é certa. cedo ou tarde, todos nós estamos sofrendo evoluções. e logo, outras visitas tomam lugar de velhos e dolorosos vizinhos. e se não melhora, alivia aos poucos.

    ...quem sabe um outro dia, aprendemos a viver sozinhos sim, mas nunca com um isolamento tristonho....

    .abraço.

    ResponderExcluir
  3. são tnts nuvens

    na vida d td mundo

    são tnts nuvens...

    xx

    ResponderExcluir
  4. Bom. Depende de onde você está olhando a estrela.
    Vendo daqui de baixo ela pode estar solitária, mas olhando de cima talvez tenha junto de sí outras que a completem.
    É só olhar de outro ângulo, se quiser.

    bjo, amigo

    ResponderExcluir
  5. Realmente o comentario do cara daqui de cima faz bastante sentido, talvez voce so esta olhando do angulo errado.

    beijo posao

    ResponderExcluir
  6. Incenso de absinto... Adoro as essências de absinto! Mas as vezes estar só é tão bom...

    ResponderExcluir
  7. Vc até pode estar só, mas nunca estará solitário...

    E como disseram acima...estar só é uma opção...e ja discutimos isso muito pelo msn...

    Sei que tu é cabeça dura para entender...mas eu sou mais ainda para desistir....hehe.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Será que é você que não está se fechando para BH?

    Lembro que nos posts iniciais da sua chegada em BH você saia muito e morava com uma galera...

    O que aconteceu?

    ResponderExcluir
  9. Estou viciado em Jason Mraz. Por causa de I'm yours, peguei o cd dele inteiro e me viciei (se não escutou, ouça Lucky, dele com a Colbie Caillat, perfeita).

    Quanto a esse sentimento, espero que vc perceba que é alguém maravilhoso e com inúmeras possibilidades.
    EM BH ou em qualquer lugar do mundo.

    Bjo, amigo

    ResponderExcluir
  10. Tenhos problemas com Dostoievski tambem! :(

    Cedo ou tarde chega um vento e leva as nuvens embora, deixando entrar o sol.
    Mas elas sempre voltam eventualmente. E temos que estar preparados para elas...

    ResponderExcluir
  11. BH... BH...
    Que BH abra os braços para você novamente.
    Essa sensação de solidão as vezes faz bem, lembrar que os livros ainda estão a sua espera e que você tbm os deixou solitarios.

    Mas não esquente a cabeça, solidão é apenas algo que vemos por simplesmente estarmos sozinhos, mas pode ter certeza que sozinho mesmo, ninguém está.

    Avante em BH, é carnaval, dê risadas e aproveite seja sozinho, acompanhado ou simplesmente dormindo.


    Bjundá

    ResponderExcluir
  12. Solidão é uma coisa da vid, nem todo mundo gosta, mas claroq eu tem aqueles momentos qeu preferimos ficar sozinhos.

    ResponderExcluir
  13. Acho que vc precisa se mostrar ainda mais pra essa cidade. Se fechar aí no quarto nao resolve nada.

    Vc não está só!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Foxxx... logo responderei o questionário... me aguarda viu...
    Vc viu a Ypioca? lembra muito bem da tua cidade né? De vez enquanto é bom uma Ypioca... desentope as veias...

    ResponderExcluir
  15. Foxx, as vezes a solidão é mais por opção do que por condição.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Rapaz, se joga nas baladas de BH e acaba com essa solidão!! E rápido!! ;-)

    ResponderExcluir
  17. Crime e Castigo, eu gostei sabia? Com o tempo me acostumei com os nomes.

    E nem me fale em solidão... é melhor nem pensar se não entro em crise.

    ResponderExcluir
  18. Poo, Dostoievski eh um dos meus autores favoritos =P

    No mais, eu acredito que sozinhos, sempre estamos. Por mais que se tenha alguém ao lado, no fim das contas, nas grandes decisões, anseios, etc etc, não temos com quem contar pq, em ultima instancia, cabe somente a nós mesmos vivenciar e decidir o que fazer de nossas vidas.

    Nesse sentido, sim, estamos sempre sós. O que não necessariamente é bom ou ruim, simplesmente é assim.

    E esse post foi bem depressivo rs. Tá precisando dar uma animada, rpz.

    Thiago

    ResponderExcluir
  19. Num tenho mais o que argumentar, tu sabe que eu super concordo com o que todos dizem acima, e tb ja emiti minha opinião para você sobre isso!

    Abção!

    ResponderExcluir
  20. Welcome back!

    Saia, homem, saia. Não fique em casa trancado. Vá dar a cara a tapa.

    Beijão.

    Ah! E lembre-se daqueles versículos de Jó.

    ResponderExcluir
  21. Texto lindo.. fiquei com vontade de essência de absinto. Pô quanto a solidão, tem certeza que vc está aberto às possibilidades? Cidade Grande, faculdade, baladas, internet... o quanto depende de vc ? Ah.. parece mesmo que vou a Bh na Páscoa, quero te ver! Bj

    ResponderExcluir
  22. Adoro incenso, mas ficar só é bom! Eu adoro minha companhia! Bjs

    ResponderExcluir
  23. O homem se torna autêntico quando aceita a solidão como o preço da sua própria liberdade. E se torna inautêntico quando interpreta a solidão como abandono, como uma espécie de desconsideração de Deus ou da vida em relação a ele. Desse modo não assume responsabilidade sobre as suas escolhas. Não aceita correr riscos para atingir seus objetivos, nem se sente responsável por sua existência, passando a buscar amparo e segurança nos outros. Com isso abre mão de sua própria existência, tornando-se um estranho para si mesmo, colocando-se a serviço dos outros e diluindo-se no impessoal. Permanece na vida sendo um coadjuvante em sua própria história. Muitas pessoas sentem dificuldade de estarem a sós consigo mesmas. Não conseguem viver intensamente a sua própria vida. Muitas vezes elas acreditam que o brilho e o encantamento da vida se encontram no outro e não nelas mesmas. Sua vida tem um encantamento, um brilho, algo de especial porque é sua, apenas sua. Independentemente do que você esteja fazendo, sua vida pode ser intensa, prazerosa, simplesmente pelo fato de ser sua e por você ser único. Cada um de nós pode ser uma pessoa especial para si mesmo Jadir Lessa

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway