Google+ Estórias Do Mundo: EXTRA, EXTRA, EXTRA: Onde Nenhuma Raposa Jamais Esteve 2

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

EXTRA, EXTRA, EXTRA: Onde Nenhuma Raposa Jamais Esteve 2



Todo mundo merece vir ao Rio. Falo isso aqui do Galeão. Não por que o Rio é a cidade maravilhosa, a cidade das pessoas bonitas e do sexo fácil (não achei nada disso por lá), mas porque sem conhecer o Rio, você não conhece o Brasil. É o mesmo que conhecer os Estados Unidos e ir para uma cidadezinha do Utah, você tem que ir para Nova Iorque. Se você vai a França, tem que conhecer Paris, não uma cidadezinha do Lague-doc. Estas cidades são a porta. A entrada dos países. E o Rio de Janeiro é a entrada do Brasil.
Notei isso andando com o Razi e o Lê pelos pontos históricos da cidade. Programa de historiador, eu sei, chamem de vício profissional. Mas passar a vida estudando, ou lendo sobre, o Passo Imperial, o Passeio público, Santa Tereza, Ipanema, Copacabana, Urca, Pão-de-açúcar, Cristo Redentor, e nunca vê-los, é como ser um enólogo abstêmico. É nunca apreciar as belezas daquilo que você entende.
Todos devem ir ao Rio. Faz bem, mesmo que seus planos não dêem certo como os meus não deram. Para quem não sabe, viajei ao Belo Horizonte e para o Rio para tentar doutorado. Tentei a seleção na UFMG, em BH, e a da UFF, em Niterói. E, bem, na ilha fluminense foi um fracasso mesmo antes de pisar nas terras cantadas por Vinícius de Morais. Fui reprovado (estranhamente) na primeira fase, com uma nota 3,2 (enquanto o mesmo trabalho ganhou 8 em Belo Horizonte), que sinceramente abalou minha confiança em toda empresa. Eu só pensava no dinheiro (que eu não tinha) gasto em tudo aquilo.
Mas uma voz cálida, a 7 horas de distância, me fez levantar o rosto e sorrir. O Razi, e por trás dele, o Lê, me fizeram acreditar que ainda havia chance. Que a UFF era uma máfia. E que meu trabalho não estava desmerecido, a despeito da opinião deles. Deram-me impulso para continuar. "E qualquer coisa venha p'ra cá, que tem ombro p'ra você chorar os 2 mil que gastou". E por isso fui. Mesmo sem ter um motivo, além de conhecer essas pessoas encantadoras, eu fui para o Rio.
Cheguei ao Rio de Janeiro antes do combinado. Dois dias antes para ser exato. E reconheci de longe, me recebendo de braços abertos, o Razi acompanhado do seu amor, o Lê. Estes, mesmo atarefados, me guiaram, me cuidaram, me mimaram, por aquela cidade grande. E apesar de eu me sentir o tempo todo atrapalhando, incomodando, achando-me intruso entre eles, eu fiquei encantado em conhecê-los: sr. Ricardo Razi e, seu marido, Lê. Obrigado por me receberem.


P.S.: Ah! Não passei no Rio. Não fui aceito naquela torre de marfim. Mas passei em BH, sim. Em 2008, o Foxx vai morar na capital mineira. Morar sozinho. Pois como diz o Sunshine, se mudar é tendência. E vou mudar, de ares, talvez me reinventar, então preparem-se, 2008 traz uma nova fase para mim e, consequentemente, uma nova fase para este blog. Brindemos! Ao futuro! Ao novo!

22 comentários:

  1. Sim brindemos o futuro.
    Creio que seu futuro como á imagino seja um sucesso.Quase mudo pro Paraná em 2008 mas num deu.Moraria sozinho e minha vida daria um guinada.
    Pena não dar certo,mas o que acontece não é por acaso.

    Muitos parabéns a você,pessoa interessante que um dia conhecerei.

    Tenho algo no meu blog pra vc.Postagem do dia 6 / 12.
    Prova de minha grande adimiração.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Para os paulistas eh mto dificial admitir gostar do rio, mas todos os cariocas que conheço pessoalmente são gente boa!
    Engraçado esses regionalismos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Foxx!

    Parabéns pela aprovação. Estou ansioso para conferir as suas novas aventuras numa nova terra. Em Minas tem tanto cara gato... Você vai se dar bem!

    O Rio é mto bacana, tb adorei conhecer.

    T+!

    ResponderExcluir
  4. não conheço o Rio, nem Nova Iorque :/

    ResponderExcluir
  5. Uhn...
    Me convidaram para ir a BH, quem sabe a gente se bate por lá.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha gostado.

    Sei que não pudemos ser os anfitriões que gostariamos, mas tentamos fazer o melhor...

    E ainda tinha o agravante que vc estava em crise de abstinência... de emoticons!!!

    HJauahauhauauahauahhauahauahua!

    Ai, eu quase te bloqueei um monte de vezes!!! :p

    E meu querido, Niterói não é uma ILHA!!!!! É o outro lado da Baía da Guanabara!!! VC acho que estava onde? Em Manhattan????

    Hauahauauahauahu!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Gatooo! blz? Olha, te desejo toda sorte do mundo nas terras mineiras, tá? Beijos!

    ResponderExcluir
  8. ok.

    Vou adicionar.

    Até.

    Grande abraço.

    :)

    ResponderExcluir
  9. Bom, vc conheceu minha cidade, mas eu nao pude conhecê-lo. Que pena.

    Bom, eu te digo com sinceridade vc vai ser muito feliz por morar em BH! Sou muito feliz por ter conhecido esse lugar e por ter amigo lá!

    Boa sorte pra vc!!!

    Bjs!! Bom Final de semana! ;)

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!! DOUTORADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! =D

    Fico feliz que tenha gostado do Rio e de sua estada aqui. Pena que não pudemos recebê-lo como gostaríamos. Sabe como é final de período, né?

    Olha, o Rio é, sim, a Cidade Maravilhosa. Por vários motivos, que não cabem aqui. Mas você conheceu muito pouco da cidade para ter uma verdadeira noção. Quanto a só ter pessoas bonitas, é mito. Temos muita gente bonita, mas muita gente feia também. Hehehe É mito como falar que paulistano se veste melhor (o fato de colocar uma calça jeans e uma camiseta de malha significa se vestir mais, não melhor) ou que Porto Alegre é uma capital limpa, como uma capital de primeiro mundo. Gramado e Canela, sim. Mas Porto Alegre é uma capital muito parecida com Rio ou São Paulo.

    Sexo fácil? Tem, sim. É só procurar que se acha. Não que eu particularmente me orgulhe disso. Para mim é indiferente! Hahahahahaha


    Espero que você aqui com mais calma para que possamos mostrar melhor a cidade. Não apenas os pontos mais visitados, mas para que você possa sentir melhor a energia da cidade.

    Beijos!
    =D

    ResponderExcluir
  11. Um brinde aos recomeços!

    Um brinde ao Rio, ao seu povo de corpos perfeitos e gente simpática.

    Ô saudade...

    ResponderExcluir
  12. Cara, antes de tudo quero dizer que fiquei muito lisongeado com a menção no post anterior. Pra mim, foi uma honra te conhecer. Obrigado mesmo!

    Infelizmente não puder ser um anfitrião de primeira, mas espero que tenha curtido. Agora, com sua mudança pra BH, vou poder te mostra locais mais bacanas na cidade.

    Sobre o Rio..
    Ah. o Rio....
    Sem comentários!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Lenin
    Todo o suceso do mundo para vc!
    E para que lamentar o Rio se há todo o resto do mundo para conquistar?
    Sem craitividade para escrever algo melhor

    abraços

    ResponderExcluir
  14. Hum... você gostou do Rio provavelmente por ser historiador: acredito que você fosse se cansar se vivesse aqui. Ou não.

    Em todo caso, BH deve ser bem melhor. Cachaça. Pão de queijo. Chá de cogumelo.


    =D

    ResponderExcluir
  15. hahahaahahaha...
    caraca.
    tu agora vai morar perto de mim.
    minha cidade fica perto de BH...
    abração
    espero que tenha sorte no Doutorado.
    abração

    ResponderExcluir
  16. Ah Foxx, eu tbém acho que o RIO é maravilhoso.
    Sabe que eu não tinha pensado nisso q vc escreveu: "tem q conhecer Rio pra conhecer o Brasil". Conheço varias cidades dos EUA mas não conheço Nova York, será q é por isso q eu não gosto de lá ? Tirando a Disney e Disneyland tudo é muito frio, povo diferente...
    bjão

    ResponderExcluir
  17. Parabéns e sucesso...começar é sempre tão bom!!!

    Eu ia passar férias em BH, e acabei decidindo pelo Rio. Não consigo explicar qual encanto tem aquela cidade. Não são as praias, as pessoas, os monumentos que pontuam nossa história, é algo na atmosfera, que só se vê no Rio de Janeiro.

    Qdo ficar velho, quero morar em Ipanema, caminhar na Visconde de Pirajá, e ir ao centro lanchar na Confeitaria Colombo...vou trabalhar pra isso..rs rs rs.

    abraço

    ResponderExcluir
  18. parabens de novo!
    eu vc sabe q serei seu hospede
    e nao sou ficar trancado em lugar nenhum heheheh
    bjos

    ResponderExcluir
  19. Como diria meu amigo Gil: o Rio de Janeiro continua lindo....

    Ja veio a sampa?

    ResponderExcluir
  20. Foxx, o Ricardo te levou no Saara?
    Aquilo é ótimo tb...e deveria ter esticado até o centro.

    se não conheceu, terá que voltar...

    abraço.

    ResponderExcluir
  21. Rio de Janeiro é essencial, de fato!!

    ResponderExcluir
  22. Queridooo...

    Meus parabééééns!!!

    Primeiramente pela aprovação, que foi mais que merecida.

    Segundo pelo artigo... simplesmente maravilhoso!

    Que talento hein bicho véi?

    Ah, quero conhecer o Rio em 2008. Vou me programar.

    BOA SORTE EM BH!!!!!!!!

    BEIJOS!!!!!!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway