Google+ Estórias Do Mundo: PRESENTE: Crônicas da Vida Cotidiana I

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

PRESENTE: Crônicas da Vida Cotidiana I

Se vocês não sabem o volante do São Paulo, Richarlyson, foi acusado pelo diretor do Palmeiras, José Cyrillo Jr., de ser gay (não vou dizer homossexual, duvido que ele tenha usado esta palavra) e no seu direito de parte ofendida entrou na justiça de São Paulo pedindo reparação por calúnia. Até aí, na minha opinião, ele estava no completo direito dele. Afinal sabemos todos que ser taxado de gay, viado, bicha, etc, é uma grave ofensa em nossa sociedade. Contudo, ao contrário do que se era de se esperar o juiz da comarca, Manoel Maximiano Junqueira Filho (gravem bem esse nome), arquivou a ação alegando tanta besteira, mas tanta besteira, que eu precisei comentar com vocês. É, o Foxx é antenado!
Primeiro ele diz que o caso é insignificante. Que este tipo de ofensa deve ser rebatida "tet-a-tet". Exato! Um juiz sugere que o jogador deveria ter ido bater boca com o diretor palmeirense. Caído na porrada. Agredido. E não gastado o tempo dele utilizando os meios legais e racionais da boa justiça, pois "trazer este episódio a justiça é dar uma dimensão exagerada a um fato insignificante, se comparado a grandeza do futebol brasileiro". Em seguida o senhor excelentíssimo juiz afirma que como os hinos dos times de futebol cantam que o jogo é um esporte viril e varonil, ele não pode ser praticado por homossexuais porque na cabeça de nosso excelentissimo nenhum homossexual pode em situação alguma ser viril (para quem não conhece a palavra quer dizer forte, saudável) ou varonil (que na acepção da palavra quer dizer 'ter um pênis'). Agora pensem vocês, nenhum homossexual então pode ser viril ou varonil?
Penso também: no hino brasileiro diz-se que o nosso belo país também é varonil, viril, se o Brasil é viril e varonil, tal qual o futebol, e o futebol não pode aceitar homossexuais, então o Brasil também não tem nenhum homossexual sobre sua terra, não é? Isso é lógica minha gente: se y é igual a x, e x é 0, então y é igual a 0. Agora me pergunto: mesmo? Tem certeza, senhor juiz?
Mas ele continua. Ele afirma que os grandes jogadores se tornam idolos de milhões, cita Pelé, Jairzinho, Gérson, Falcão, e outros e diz que nenhum outro homem "conceberia um ídolo seu homossexual". Então sou obrigado a pensar: ninguém admirou, em toda história, Oscar Wilde? Ninguém considera o escritor de De Profundis, o livro no qual ele declara o seu amor por Sir Alfred Douglas, um grande escritor? Senhor Juiz, ó senhor juiz...
Ai ele propõe, provavelmente considerando-se um grande humanitário, que se um homossexual quer jogar futebol, que jogue. "Mas forme seu time e inicie sua federaçao. Agende jogos com quem prefira pelejar contra si". O que é isso? Um time de leprosos? De doentes que não podem tocar em nada? Lembrei de uma cena do filme "Será que ele é", em que todos os alunos de uma escola se tornam gays porque um de seus professores era gay. "Ele me tocou, então eu virei gay?". Também estou imaginando o uniforme cor de rosa e I will survive como hino. Ó excelentissimo juiz...
Depois nosso grande juiz tem a audácia de comparar isso com os negros, dizendo que não há nada de parecido entre uma coisa e outra, talvez porque ele ingore completamente o motivo do Fluminense ser chamado de pó-de-arroz, e que o Vasco foi o primeiro time brasileiro a aceitar entre suas fileiras jogadores negros. Mas hoje, o preconceito não existe mais, porque os negros podem perfeitamente jogar futebol, pois fizeram muito pela história do Brasil. Isso mesmo, jogar futebol é o prêmio dos negros pelos anos de escravidão. Por isso o Brasil tem uma democracia racial, como dizia Gilberto Freyre, porque os brancos tem o dinheiro e os negros o futebol, todos saem ganhando. "Também o negro, se homossexual, deve evitar participar de equipes futebolísticas de heteros". Sem comentários.
Por fim nosso carissimo juiz não consegue entender a aceitação de homossexuais no futebol brasileiro "porque prejudicam a uniformidade de pensamento da equipe, o entrosamento, o equilibrio, o ideal". Então deixe-me ver se eu entendi bem: se algum dos jogadores for de esquerda todos terão que ser? se for evangélico, judeu ou cardecista todos terão que ser? se for argentino todos terão que ser? Senão vai atrabalhar o entrosamento? o ideal? Além disso, o torcedor (dos quais nenhum, em possibilidade alguma, pode ser homossexual) que leva seu filho ao estádio (o qual também nunca, em hipótese alguma, será homossexual) se sentiria desconfortável por saber detalhes tão íntimos da vida de um jogador, o mesmo aconteceria com a comissão técnica, os dirigentes de clubes e os outros colegas de equipe, porque a única pessoa que suporta uma bichinha é outra bichinha. Não é isso, meu caro juiz? Pois como ele conclue magnificamente "cada um na sua área, cada macaco em seu galho, cada galo em seu terreiro, cada rei em seu baralho". E ainda reclamam do sistema judiciário brasileiro.

24 comentários:

  1. Coisa séria, essa...

    Vou ser sincero... acho que esse juiz já foi abusado por algum primo mais velho, que tinha minducondismo!

    Agora... processar alguém por ter sido chamada do gay... não seria também um absurdo???

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... fiquei mto revoltado com com esse juiz...
    Mas cá para nós, ele afundou a carreira dele com esse caso ae... Vai ficar muito mal falado. Todos, homo e heteros ficaram revoltados. Agora eu pergunto: como é que um idiota desses conseguiu virar juiz?

    E eu acho que o jogador fez bem sim em processar o diretor do palmeiras. Nós devemos ser realistas... Vivemos numa sociedade preconceituosa, e o que o diretor disse poderia prejudicar e muito o futuro do jogador, infelizmente. Se fosse comigo eu tb teria processado.

    Bjo foxx =*

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau, sendo que inclusive o Juiz será processado! Não foi a primeira vez que ele "exagerou" nas senteças dele, tendo sido advertido em outra oportunidade pelo Conselho.

    Agora o que me deixou encafifado é que eu ouvi de um comentarista que dizia que o jogador também estava errado. Porque qual é a ofensa de ser chamado "gay", ser gay não deveria ser ofensa... Assim, se ele se sentiu "ofendido" ele também demonstrou preconceito. (Segundo o hominho lá, por favor não matem o mensageiro).

    Mas independente de qualquer coisa, eu acho que o episódio serve para mostrar quão hipocrita nossa sociedade é. Que afaga com um mão e bate com a outra... você duvida que teve gente acha que o juiz estava certo?!

    Adorei o post! Abração

    ResponderExcluir
  4. Se perdoar a deselegância...

    Pau no cu dos juízes escrotos!!

    É o ideal.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha achado que o exagero foi ele ter entrado com um ação...até que eu li a sentença...triste de doer...

    ResponderExcluir
  6. o meu querido alemão me falou isso huauha, mas eu achei que ra um juiz de futebol hahahah, ttem que rir disse, ahhh que morram todos :p odeio futebol, quer dizer, odeio assistir futebol, e tbm já estou cansado dessas coisas mew, mando tudo para aquele lugar ¬¬ desculpa, mas nem tenho o que falar, me revolta!!!!
    por isso escolhi viver em meu próprio mundo, onde esse tipo de coisa é lenada urbana, contos da carochinha, e rimos contando no nossa grande roda de "gente de verdade".

    ResponderExcluir
  7. Cara esses fatos sao realmente muito vergonhosos, mas infelizmente fazem parte de nosso cotiano. A sociedade � super preconceituosa e sexista, mas ainda acredito q isso ir� mudar. Acredito que nos poderemos amar e expressar esse amor sem medo de sofrer retalia�es, espero construir esse mundo.

    ResponderExcluir
  8. Amigooooooooooooo! Blz? Isso é sinal de qeu ainda nem tudo mudou de século nesse mundo, cherry...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, meu querido.
    Acredito que o caso sirva para mostrar a falta de senso e a hipocrisia que é a justiça e a sociedade de um modo geral. Espero que o barulho sirva para algo...
    Talvez a saia-justa ajude a aprovar pelo menos uma lei contra a homofobia... (Mesmo que ninguém respeite as leis deste país...). Ou pior, talvez não mudem nada. Aí eu espero que pelo menos alguns gays façam algum barulho, ao invés de paradas para ficar pelados e beijaços por causa de novela...

    ResponderExcluir
  10. PUXA VIDA ...

    VAMOS REFLETIR !!!!







    http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Chegou aqui a Portugal o eco desse episódio caricato. Nenhum dos envolvidos no processo fica bem no retrato, pois todos, de uma forma ou de outra, demonstraram tacanhez de espírito, mas, sem dúvida alguma, que se espera sempre que o melhor exemplo venha de cima. Ouvir um juíz proferir tamanhas barbaridades é, mais do que lamentável, preocupante e deveria levar-nos a pensar a quem, enquanto cidadãos, damos poder para regular as nossas vidas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade, esse juiz foi muito esperto, pis ele será afastado e continuará a receber seu mui grandioso salário, esperteza esta que não tira a carga de estupidez proferida na sentença

    ResponderExcluir
  13. Ei, quem sumiu foi vc, nunca mais publicou no meu blog. De msn eu troquei e coloquei isso no blog, agora to usando o meninog.ssa@hotmail.com me add.

    Quanto ao post, é tudo muito ridiculo pq muitos jogadores e principalmente dirigentes curtem e não são poucos. É claro que um assumido é dificil de ver.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  14. Não acredito que todo o sistema judiciário seja ruim. Esse juiz é péssimo, e já foi afastado. Temos que lutar por justiça sempre. Sempre existiram injustiças e erros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. E a pergunta permanece: Como diabos foi que deixaram um cara desse chegar a juiz?

    Gente pequena é foda.

    ResponderExcluir
  16. AFF

    Não tenho nada mais a dizer... tudo já foi dito por ti e por todos aqui! rs

    Agora, esse seu artigo, meu amigo, merecia estar na Veja! rs Muito bom! Parabéns!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. vamos todos então BOICOTAR a G Magazine quando sair na capa dela um jogador de futebol alto, moreno, sarado, com um peito que todo viado queria lamber o mamilo ate os labios ficarem brancos...

    sim, eu to revoltando

    quero que todos os juizes e jogadores de futebol vão tomar no cu...

    to mais afim de competir no 400 meedle das olimpiadas gays do que nos jogos de pequim... vou ser o Thiago Perereira gay, minha toca vai ser cor de rosa, e eu vou fazer questão de dar uns pegas nos americanos depois das provas...

    Atletas gays comandam!
    =*

    ResponderExcluir
  18. O bom é que vão afastar esse juiz e colocá-lo sob investigação. :)

    ResponderExcluir
  19. Me diz uma coisa: é possível um juiz ser processado por achismos e por falar arbitrariedades e barbaridades?

    ResponderExcluir
  20. realmente foi revoltante a atitude desse juiz... as coisas que ele proferiu em sentença.. nem parece ser uma pessoa esclarecida.. q estudou tanto para chegar onde chegou....

    lamentavel

    ResponderExcluir
  21. Que absurdo isso.
    Eu estava sobre o caso da ofensa do técnico ao jogador, mas sobre esse caso do juiz homofóbico ainda não.
    Isso é ridiculo, um juiz mandar uma pessoa resolver problemas não de forma racional, mas sim, de forma troglodita?
    Onde esse país vai parar.
    Ah, indignado com o resto do texto também, muita besteira acontecendo.
    Afinal, em que século nós vivemos?

    abração

    ResponderExcluir
  22. tudo bem...
    tem tempos que não venho visito o seu blog.
    mas que texto legal hein.
    fiquei revoltado com tudo isso.
    beijçai cara
    e ver se visita o meu blog....


    Ps: quem deixou vc tira o meu link?

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway