Google+ Estórias Do Mundo: Escolha Seu Lado

domingo, 13 de setembro de 2015

Escolha Seu Lado

, em Natal - RN, Brasil
A amiga loira fala como se ninguém estivesse ouvindo.
- Não entendo porque toda hora se reclama da direita. Como se todo mal viesse dela.
Eu arregalo os olhos.
- Não entendo essa lógica esquerdofrênica.
Eu respiro fundo, e falo:
- Mas não é lógica da esquerda, é a verdade. 
Ela então me olha assustada.
- 'Xeu te explicar: a direita e a esquerda são invenções da época da Revolução Francesa. Os "partidos" que eram contrários a revolução e as melhoras que o povo exigia sentavam-se a direita, aqueles que apoiavam o fim dos desmandos da nobreza sentavam-se a esquerda. 
Ela me olhava surpreendida.
- Então, os partidos de direita são aqueles que não apoiam o povo e sim as parcelas mais ricas da população, que querem manter seus privilégios sobre a exploração dos mais pobres; enquanto os partidos de esquerda são, por definição, aqueles que pretendem acabar com o sistema que cria miséria.
Ela não conseguia esconder a surpresa.
- Ai existem inúmeras formas de acabar com a miséria e, portanto, inúmeros tipos de esquerda: os anarquistas, os comunistas (como o PSTU e PSOL), os socialistas (como o PT e o PSB), o estado de bem estar social (que não acho que haja nenhum partido brasileiro que defenda diretamente estas ideias). Como existem também inúmeras formas de defender seus privilégios como a Social Democracia (PSDB), o Liberalismo (DEM, PL, PR), o Nazismo/Facismo e a Ditadura.
Ela estava calada do meu lado.
- Isso existe e é real, agora cabe a você decidir: de que lado você está?

10 comentários:

  1. Esta coisa de direita e esquerda acabou de há muito. A esquerda faliu com a queda do muro. A esquerda se mostrou tão reacionária, tão corrupta e tão incompetente qto à dita direita. Tudo farinha do mesmo saco. Mas a esquerda tem o agravante de ter pregado uma coisa e feito o mesmo q a direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Paulo, o comunismo/socialismo faliu com a queda do muro. Não a esquerda. Eles não são a mesma coisa. E principalmente a esquerda não é o PT.

      Excluir
  2. "Deleuze diz que o que difere a direita da esquerda é a forma que cada uma pensa o endereço postal. A direita diz: Gilles Deleuze. 12. Rue de Bizerte. Paris. França. Mundo. A esquerda diz: Mundo. França. Paris. Rue de Bizerte. 12. Gilles Deleuze. Ser de esquerda é perceber que os problemas do mundo vêm antes dos problemas do bairro que vêm antes dos meus problemas pessoais. Ali, Simba, tudo o que seus olhos podem ver, tudo isso é problema seu."

    O problema, meu amigo, é que ser humano nunca pode ser classificado em polaridades assim definitivas. Igual com héteros e homos: raros os 100%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Edu, mas é preciso saber a diferenças para saber quando estamos sendo mais de direita ou mais de esquerda, não é? É um problema quando as pessoas não sabem de que lugares querem falar, ou melhor, quando não conhecem o que estão defendendo...

      Excluir
  3. Excelente Edu! acho que esta é uma excelente definição do que nos coloca á esquerda!

    ResponderExcluir
  4. foxx, eu me considero uma pessoa de esquerda, que prefere pensar primeiro no coletivo queno individual, que se preocupa com as liberdadesmas eu tenho muita dificuldade de concordar com as posturas de algumas esquerdas, como o fim da liberdade de imprenssa, e principalmente de que "os fins justificam os meios" tais como prender e fuzilar ( no caso de cuba e da revolução russa) ou desviar recursos das elites ( no caso brasil)
    Me bate um desanimo e decepção a falta de modelos... de quem seguir ... de quem acreditar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HHP, desculpe, mas acho que vc está mal informado sobre o que é "esquerda". Ditaduras de esquerda, de fato, existem (como Cuba, o stalinismo soviético, mas não é o caso da China e Coreia do Norte, por ex), mas elas não são A esquerda, são exceções.
      Fiquei em dúvida sobre um trecho de seu comentário: o que significa "desviar recursos das elites"?

      Excluir
  5. "os comunistas (como o PSTU e PSOL), os socialistas (como o PT e o PSB), o estado de bem estar social (que não acho que haja nenhum partido brasileiro que defenda diretamente estas ideias)."

    É amigo, vou ter que discordar de vc. PSTU e PSOL não são comunistas. PSOL é tem propostas de uma Social Democracia (favor não confundir isso com o que o PSDB diz ser) e PSTU de um misto entre socialismo moderado e social democracia do PSOL (mas tendendo mais ao socialismo)... Comunista, no Brasil, TALVEZ só o PCB. PCdoB também faz uma linha de social democracia, mas frequentemente é bem neo-liberalista (pq acompanha o PT). PT, PSB e PSDB são todos iguais: de direita, neo-liberalistas, mas todos querem se dizer "de esquerda"... De resto, é tudo de direita mais ou menos radical...

    Na verdade, tenho uma péssima notícia: o Brasil não tem uma esquerda de verdade. Todos os partidos estão muito mais à direita do que se anunciam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo, amigo. Acho que sua ideia de esquerda que é utópica demais. Por isso nossa esquerda não se encaixaria. Nossa esquerda existe e tem suas particularidades, mas ela existe sim.

      Excluir
  6. A política e principalmente as esferas ideológicas NÃO começaram com a Revolução Francesa!! A esquerda sim,a revolucionária pelo menos,é que se fundou na revolução. Jacobinos,Girondinos não representavam nem sequer um esboço de liberalismo/conservadorismo,eram todos de ESQUERDA. O que era de direita e conservador foi a Revolução Gloriosa na Inglaterra um século antes!! Isso sim era de DIREITA. Os autores Iluministas franceses (Rosseau,Voltaire,Diderot,D'Alembert etc...) praticamente criaram o que viria a ser o pensamento esquerdista/progressista . Ao contrário de autores de autores como Edmund Burke,Alexis de Tocqueville,Leibniz,Spinoza etc... Que praticamente fundaram o que viria a ser o pensamento de direitista/conservador. Estes inclusive já criticavam a revolução francesa em si e suas consequências!! De direita/conservador também foi o Congresso de Viena em 1815,que ajudou a por um fim no alastramento dos ideais revolucionários franceses pela Europa. Portanto,muita coisa é de direita menos aquilo que foi criado pela Revolução Francesa;) Ficar dividindo o espectro político entre aqueles que são a "favor" ou "contra" o progresso do povo pobre é errado além de histórica e lógicamente impreciso,já que muitas vezes na história governos ditos de esquerda tomaram várias medidas que foram contra o progresso do povo pobre. Ex: Regimes como o da URSS,China de Mao Tsé,ditaduras como as de Cuba,Venezuela,Coreia do Norte,Camboja com Pohl Pott,centenas de países africanos governados por ditaduras socialistas durante os anos 60/70 etc... Ahh e também direitos trabalhistas cortados,concursos públicos sendo cancelados,investimentos em educação sendo reduzidos drasticamente,bolsas e benefícios estudantis sendo cortados parcial ou completamente,programas sociais minguando,2 trilhões de reais que simplesmente "sumiram" com pedaladas fiscais(dinheiro público infelizmente) etc... Tudo isso acontecendo bem em frente de nossos olhos!! Abraço amigo ;)

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway