Google+ Estórias Do Mundo: Música Popular Brasileira

domingo, 19 de julho de 2015

Música Popular Brasileira

, em Natal - RN, Brasil
Eu e meu irmão caçula sentados na frente da TV na casa dos meus pais.
Ele com o controle na mão muda para o TVZ e está passando uma música sertaneja chamada Moon Álcool, de Thiago Matheus. Intrigado, ele pára para ouvir.
Foxx: Que djabo é isso?
Caçula: ...
Na TV: "Eu tava na balada bebendo água mineral, mas meus amigos não acharam normal. Eles já botaram vodka para eu tomar e a partir daí eu quis zoar"...
Foxx: Sério?
Caçula: ...
Na TV: "DJ pôs Billy Jean e o povo ficou perplexo quando eu dancei igual o Michael Jackson, quando eu vi já tava dançando e gritando 'au', e o povo em volta dançando igual"
Foxx: Gente, mas porque isso? Sério? Que letra é essa?
Na TV: "Andando para trás, com o copo pro alto, tá todo mundo dançando o Moon Álcool".
Foxx: Qualquer música ruim americana tem uma letra melhor que essa? Porque aqui é isso?
Caçula: Mas existem músicas americanas tão ruins quanto esta.
Foxx: Claro que tem, obviamente que tem, mas porque tem sido cada vez mais comum este tipo de letra.
Caçula: Bem, 'tá na moda né? A onda da vez agora é fazer músicas celebrando as baladas porque é para tocar na balada. Para que esses cowboys urbanos que ouvem música sertaneja dentro de boates se divirtam.
Foxx: De fato, outra moda é dizer que não sofreu por amor também né?
Caçula: Verdade.
Foxx: São muitas músicas dizendo que foi ele que perdeu, foi ela que sofreu, e o fulano agora está bem e se divertindo. É o extremo oposto da Bossa Nova, em que a moda era sofrer por amor. Poeta de verdade era aquele que tinha um sofrimento amoroso para contar, já hoje quem sofre por amor é um otário.  



8 comentários:

  1. Verdade Fox, amar, e sofrer por amor virou babaquice, e muitas vezes motivos para um tiro na cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Eu que escuto bossa nova e fico ouvindo Vinicius dizer que nunca sofreu por amor não viveu, que nenhum conhecimento no mundo supera a experiência de sofrer por amor porque isso te faz se tornar uma pessoa melhor...
      Já hoje as pessoas fogem de qualquer sofrimento, querem viver uma vida de prazeres sem amadurecimento, é um edonismo misturado com síndrome de Peter Pan.

      Excluir
  2. Apresenta esta turma (http://osegundolivro.blogspot.com.br/2015/07/nesta-semana-curta-e-calma-abracei-com.html) pro caçula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, estes são bem diferentes mesmo...

      Excluir
  3. Respostas
    1. E, principalmente, cada tempo com suas formas de amar

      Excluir
  4. Parece que o tempo passou... Rs

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway