Google+ Estórias Do Mundo: Gelo Fino

terça-feira, 23 de abril de 2013

Gelo Fino

, em Natal - RN, Brasil



Não, eu sei que todos se irritarão com este comentário, mas não estou feliz. Estou bem melhor, sem dúvida. Mas feliz ainda não dá para dizer porque parece ainda que caminho sobre gelo fino. As coisas têm melhorado. Conhecer o Mr. Creepie tem sido interessante, é realmente surpreendente ver alguém tão dedicado a demonstrar interesse por mim, é estranho todo o excesso dele, principalmente porque todo mundo sempre me ensinou que isso é interesse demais para alguém que me conhece tão pouco, mas não vou negar que me faz um bem danado ver que alguém nutre algum sentimento por mim. Eu estava há tanto tempo acostumado a ser considerado ou o passatempo para sexo ou o amigo assexuado que é refrescante, a palavra é bem essa mesmo, é refrescante esta situação nova. É como um sopro de ar novo na minha vida sentimental toda, e não por acaso, ao mesmo tempo que isso tem acontecido, outras pessoas também começaram a aparecer, principalmente através do Facebook em que nunca na estória deste país fui tão cutucado por pessoas completamente estranhas e, na maioria dos casos, bem interessantes. Outro dia um menino até me parou na rua e não foi para me convidar para fazer sexo em uma rua escura. É chocante ver tudo isso acontecer. Alguma coisa mudou.
Ao mesmo tempo, também, consegui sair de casa. Ainda não fiz minha mudança completa, mas o apartamento já está alugado. Estarei dividindo o apartamento com uma amiga do templo que frequento. Já levei para o apartamento metade das minhas coisas (principalmente livros), falta as outras que estou levando aos poucos, além de que estou comprando coisas para minha casa, escolhendo bobagens como copos e panelas e poder fazer isso me dá uma sensação ótima. Estou pesquisando, por exemplo, caixas plásticas para guardar minhas revistas em quadrinhos (quero aquelas de frutas, vazadas, sabem?), e o procurar isso para a minha casa é extremamente prazeiroso. São essas pequenas coisas que sempre me fizeram falta. Quando eu falava aqui que eu me sentia infeliz é porque eu não tinha essas coisas: eu não tinha um convite para almoçar com alguém durante a semana, eu não passava diante de lojas e comprava uma conha para sorvete vermelha porque combina com minha cozinha. Repito, as coisas têm melhorado. Estou bem melhor, sem dúvida. Mas não estou feliz, eu prefiro esperar para anunciar a minha felicidade quando ela estiver mais sedimentada, quando ela não possa ainda se desfazer como pó de um dia para o outro, porque ainda parece que caminho sobre gelo fino. Em resumo, eu tenho ainda medo que essas conquistas sejam apenas uma ilusão e que derretam na minha mão como gelo sob o calor escaldante de Natal.


50 comentários:

  1. Mas as pessoas que se irritarem com esse post por esperar outra coisa são muito tolas, hein... Elas realmente acreditam (que nem vc) que a felicidade se da com conquistas pontuais como casamento, emprego e etc???? Elas não param pra pensar que tem uma pá de gente que tem isso tudo e continuam infelizes???

    Isso é de dentro pra fora, Brasil...Acham que um sopro de amor, uma conquista de independência vai ser o suficiente pra vc chegar aqui e dizer que está feliz???? Pessoa inocentes essas!!!

    Eu n tenho essa expectativa nem que vc ganhe o acumulado da loto. O que realmente me deixou surpreso foi vc reconhecer ganhos, mas tb sei que n vai demorar muito pra poder a conha para sorvete vire apenas um detalhe bobo, que faça vc dizer "eu acreditava estar sendo mais feliz por comprar uma conha de sorvete que combinava com a cozinha'.. Vc fez da sua faculdade um conquista trivial, uma bobagem que n tem nenhum representação concreta, o que dirá uma conha para sorvete.

    A minha esperança é que vc conquiste de fato essas coisas um dia pra que ai sim, comece a perceber que a direção n é essa... Antes disso vai continuar acreditando que a felicidade da vida tah no casamento, no emprego público ou em qq outra coisa que todo mundo que tah fora almeja e todo mundo que tah dentro acha enfadonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. er... não sei o que comentar... não que eu não tenha entendido o que vc quis dizer, mas é porque eu tava pensando sobre outro aspecto... quando escrevi o texto pensava em como nossa vida pode ter pequenas alegrias, era disso que eu estava falando e que finalmente eu estava tendo algumas pequenas alegrias... mas vc enxergou outra coisa, sobre que a felicidade surge dentro de vc mesmo, mas eu sempre vou perguntar isso: é possível alguém ser feliz se vc não tem nem pequenas alegrias a comemorar?

      (ps: Eu transformei a minha faculdade/doutorado numa conquista trivial porque ela não foi uma conquista, Gato, foi uma derrota. Este título de doutor não me serve de nada, ele só seria uma conquista se hoje eu recebesse um salário maior do que eu recebia antes de começar, eu recebo menos, MUITO MENOS, do que eu recebia quando era graduado. Eu não fiz doutorado para ter o título, para me exibir nos círculos intelectuais de Natal como "professor doutor", eu fiz esse curso para ser professor - coisa que gosto de fazer - e receber bem por isso. Considero uma derrota porque o objetivo não foi alcançado)

      e é pq eu não sabia o que comentar...

      Excluir
    2. Nossa, acho que o gato falou tudo!! Nem sei o que mais falar.. Na verdade lá vou eu...

      Felicidade sao momentos. Voce sempre caminhará sobre gelo fino. E se nao fosse assim nao seria possível ter felicidades, já que vc tb nao teria tristezas.. se encontraria SEMPRE num estado letárgico, nao ia sentir nada... Felicidade sao momentos. Em um segundo pode acontecer tanta coisa, nós somos humanos, nao controlamos nada.. Um acidente, morte de uma pessoa querida, perdas e perdas...

      Em contrapartida temos as "pequenas alegrias" que também surgem de sei lá onde.. de um encontro Creepy e se sentir valorizado, de tomar a atitude de sair de casa, de comprar um pegador de sorvete ou achar uma caixa vazada pra colocar as revistas em quadrinho..

      Excluir
    3. Gato, tu é 10. Quero ser teu amigo.

      Excluir
    4. Gostaria de levantar dois pontos. Primeiro: costumamos tomar, como guia de nossas aspirações, imagens que mais se assemelham a fantasias. Melhor explicando: nossa “meta” de felicidade fixa-se em nossa mente por imagens que, na maior parte do tempo não correspondem ao “real” do qual se compõe a realidade. Porém, no momento em que concretizamos (no real) essas imagens, elas, enquanto imagens, desfazem-se no nada, e vemos que não cumprem nada daquilo que sempre pareceu nos prometer. A isso eu chamo de “armadilha do imediato”. Não sei se me fiz entender.

      Segundo ponto... acho que foi Aristóteles quem disse algo mais ou menos assim: a felicidade pertence aos que se bastam a si próprios. Eu diria que isso é condição sine qua non, ponto de partida, sei lá, para que tenhamos algo como a felicidade a ser encontrada no outro. Não quero dizer que a felicidade prescinde do outro... muito pelo contrário. Mas, se não encontramos em nós mesmos a fonte de nossas aspirações, tanto mais se torna difícil que sejamos felizes em (relativa... sempre é assim!) felicidade com o outro.

      De resto, eu sinto que o Gato, de outra forma, disse o que eu penso... sábio o rapaz!

      Anônimo Fã do Gato (assim tá bom?... rsrsrs)

      Excluir
    5. Esse anônimo só n é melhor pk é anônimo.. Vou te contar, hein....

      Foxx eu n acho que da pra ser feliz sem pequenas alegrias, mas tb n acho que vc n tenha pequenas alegrias... Todo mundo tem, até um mendigo tem... Vc sempre teve, só n contabiliza...

      Uma saída com os amigos, uma ida ao show da Tulipa Ruiz no parque da cidade, uma conversa agradável e divertida ao telefone, a aquisição de um livro que vc queria... Jesus, a publicação de um livro...

      Mas claro que todas essas pequenas coisas n atendem ao seu teenage dream, o show n foi 100% pk n tinha companhia, a conversa n foi tão legal pk as pessoas estavam longe, o livro n vendeu na proporção que vc queria... Enfim.. Não atendem e então vc n contabiliza....

      Vc me deu explicações do pk a faculdade n foi uma conquista e sim uma derrota, mas vou te contar um negocio agora... Te prepara que vai doer... Respira fundo e saiba que:

      A CUNHA DE SORVETE UM DIA VAI QUEBRAR.

      Beijos!!!

      Excluir
    6. OTÁVIO: eu acho que vc concorda muito mais comigo do que com o Gato, mas tudo bem...

      ANÔNIMO FÃ DO GATO: a pessoa cita Aristóteles e eu me torno seu fã, digo logo. Eu repito as perguntas que faço ao Gato: eu entendo e concordo que para ser feliz é necessário que a felicidade surja primeiro dentro de mim, mas é possível ser feliz sem ter nada que te traga felicidade/prazer do exterior?

      GATO: Meu querido amigo, nosso amigo anônimo é foda! E tenho uma pergunta: se EU não me senti feliz após o show, pq não tinha companhia, o que define que isso é uma pequena alegria, se eu não a senti? Ter diversão eu tive, me diverti com o show, me diverti com a conversa, mas não as sinto com conquistas exatamente porque não fica nada, a cunha do sorvete pode quebrar, mas ela vai estar do meu lado um tempo até quebrar. Seu discurso nesta postagem tem sido bastante sobre a eternização desta felicidade, enquanto eu só queria dizer que preciso de uma felicidade mais firme, enraizada, não efêmera. Usemos esta metáfora: não me considero feliz fazendo sexo com caras aleatórios e anônimos, eu me considero feliz tendo um namoro; mesmo que este namoro dure somente alguns meses, eu prefiro um namoro do que uma noite apenas. Será que minha definição de felicidade ficou clara agora?

      Excluir
    7. N vejo menor dissonância entre a fala do Otavio e a minha e vc enxergar isso só me fortalece a certeza da visão equivocada que eu acredito que vc realmente tem desse processo.

      A ideia de que sempre caminharemos sobre gelo fino, na minha opinião, está ligada exatamente a instabilidade que faz parte da natureza dos sentimentos de uma forma geral, em especial da felicidade. Por tanto não se dizer feliz agora por parecer efêmero e buscar raízes pra se sentir seguro pra depois ser feliz me parece um grande equivoco.

      Ok... Se vc n se sentiu feliz no show pela falta de compania então n foi uma pequena felicidade, ainda que tenha se divertido... Mas volto ao meu palpite do meu primeiro comentário... Nunca vai se sentir.. Sempre vai achar que falta algo.. Ainda que se divirta (como vc assumiu que se divertiu), mas n vai bastra... Nunca vai bastar.. Por isso n me espanta seu post..
      É um saco sem fundo... Vc tah super-perto da possibilidade real do namoro, mas vai ter "n" motivos pra ainda n se sentir bem depois que ele começar.. E por isso que eu disse.. N se sentiria nem que ganhasse na loto...

      Enqto vc entender que a felicidade está ligada a coisas absolutamente externas a vc, sempre vai se frustrar, pk internamente vc n está disposto a aceita-las como felicidade.... Ainda que te traga prazer. Foi como disse: "se eu n me senti feliz... O que define isso como uma pequena alegria??"...

      Pra ser feliz precisa passar pela sua percepção, pelo seu sentimento... E na minha opinião é onde o bicho pega... Eqto n resolver ai, os mais desavisados vão continuar irritados achando que alguma coisa pode tapar esse buraco.

      Excluir
    8. Ah, sempre esqueço de esclarecer: não comento no blog do Gato porque não dá pra comentar como anônimo. E hoje o post dele é justamente sobre esse assunto.

      Excluir
    9. genteeee, vou começar a fazer igual o gato, comentar com muito mais atencao, com cuidado nas coisas que escrevo... a coisa pega fogo aqui!!!

      Foxx, concordo mais com o gato e com o Anonimo, a felicidade é uma coisa nossa.. Se a gente nao tem, ou se nao percebemos assim, como estes pequenos momentos de alegria (que para mim é exatamente a danada da felicidade), nada que fizermos vai nos dar felicidade, nós sempre teremos uma meta depois da última realizada. A felicidade plena, isto nao existe.

      Precisamos da tristeza pra saber o que é felicidade.. precisamos de comparaçoes para saber o que sentimos, o que vivemos, pq tomamos as escolhas que tomamos. Nao sei se ficou mais claro agora..

      (Continuo com preguiça de reler tudo e colocar mais sentido nos meus pensamentos...)

      Excluir
    10. GATO E OTÁVIO: Então, eu pretendia falar exatamente que estava me sentindo bem, por causa dessas pequenas felicidades, mas que não era feliz, que não podia assumir que era feliz, como muita gente aqui no blog sempre me força para dizer...
      Eu acho que não consegui ser claro o suficiente neste post...

      GATO: Mas, Gato, eu não acho que a felicidade esteja ligada a coisas externas a mim, mas eu repito e vc tem fugido da minha pergunta: é possível alguém ter a vida toda cagada e ser feliz? pq uma coisa é vc ter coisas boas e ruins na sua vida, que se alternam, mas os três últimos anos na minha vida foram só de perdas, eu não sei como eu poderia ser feliz naquela vida que eu estava vivendo, porque era porrada atrás de porrada... e não é uma situação de ser feliz somente pelas coisas externas, é ser feliz comigo mesmo em um ambiente totalmente inóspito, acho que isso só seria possível se eu tivesse passado 3 anos dentro de uma bolha sem contato com o mundo exterior... é algo desse tipo, digamos, vai que meu pai morra, depois de alguns meses, minha mãe, depois minha avó, depois meu irmão, ai outro, e outro, digamos que em 3 anos toda minha família fosse morrendo um atrás do outro, alguém NORMAL seria capaz de ainda ser feliz enfrentando situações EXTERNAS ruins como essas?
      Gato, vc entende minha dúvida?

      Excluir
    11. Ai gente.. N sou o oráculo do universo, sei lá se alguém que perdeu toda família em 3 anos pode ser feliz... Deve ter alguém que consiga, talvez a grande maioria não.. EU realmente n sei...

      Se é possível alguém com a vida toda cagada ser feliz??? N fugi dessa pergunta em momento algum.. No momento em que eu listo algumas pequenas alegrias quis dizer que elas n estiveram ausentes da sua vida, mas opa... Vc pode até se divertir com elas, mas não as vê dessa forma. Da mesma forma que está tendo agora, mas mesmo com a intenção de escrever sobre elas os dementadores que vivem a sua volta subtraem elas de vc e daí vc começa a deixar bem claro que tem tido pequenos êxitos, mas ainda sim esta infeliz.

      A felicidade não é existência, ela coexiste, ela depende de alguém percebe-la e senti-la como tal pra existir... Se eu n consigo codificar nada como motivo pra me fazer feliz talvez o problema na estejas nas coisas, mas no botão de codificação.

      A pergunta do Fox:
      É possível alguém ter a vida cagada e ser feliz?
      A resposta do Gato: Talvez... Cada caso é um caso.

      A pergunta do Gato:
      É possível alguém com um pul de dementadores em cima da cabeça ler alguma coisa como felicidade???

      Seu problema são os dementadores, baby... Pk as coisas são as coisas, louco é quem delira diante delas.

      Excluir
    12. Eita, porra, Gato... preciso digerir essa...

      Excluir
    13. “A felicidade não é existência, ela coexiste, ela depende de alguém percebe-la e senti-la como tal pra existir...”

      Essa tinha que ser escrita na cabeceira da cama de todos os mortais!

      Nem preciso dizer quem sou, né?! (rsrsrs)

      Excluir
    14. Ah, só pra completar... aquele seu raciocínio “hipotético” de se em 3 anos morre o pai, a mãe, o cachorro, o papagaio... desculpe, mas ficou tão infantil! Talvez essa seja uma faceta sua, defender seu ponto de vista, mesmo quando não existe defesa. E, nesses momentos, a única postura que resta é a do “padrão criança birrenta”, né!

      O mesmo anônimo acima...

      Excluir
    15. Não, meu querido anônimo fã do Gato, eu não faço o "padrão criança birrenta", eu apenas dei um exemplo de uma situação negativa, uma situação simples, para poder fazer uma pergunta sincera ao Gato de uma dúvida real que eu tinha. Eu não estava, em momento algum, defendendo meu ponto de vista neste último comentário, eu estava fazendo uma pergunta.

      Excluir
  2. Independentemente estar feliz ou não, vc está trilhando seu caminho com seus próprios pés. Isso é motivo de orgulho.

    Ps: Entendo esta sensação da qual vc é tomado ao comprar suas próprias coisas, quando saí de casa com 17 anos, eu também a tive. PARABÉNS E CONTINUO TORCENDO POR VC.

    ResponderExcluir
  3. Oi menino
    Não faça da felicidade um ideal mirabolante, curta a felicidade que você tem, mas não se acomode com ela. Muitas conquistas ainda virão. Foi muito bom saber que as coisas começaram a acontecer.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Dizem que a felicidade é o caminho Foxx...eu acredito nisso também. Talvez daqui a algum tempo, vc já se sentindo realizado, olhe para trás e veja que a compra de uma concha de sorvete foi sim um momento feliz.
    Em todo caso, que ela venha como vc quer.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Margot, mas o que eu disse foi exatamente que me senti feliz com a compra da concha de sorvete.

      Excluir
  5. Que bom Foxx está se sentindo esses prazeres que o faz feliz.
    Bjus e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. eu planejava sair de casa esse ano e já comprei algumas coisinhas, isso me deixou muito feliz. Infelizmente esse ano não vai dar, mas ver minhas coisinhas esperando o momento delas serem parte da minha casa me deixa feliz demais. Tenho uma pasta no meu computador com o nome "Minha Casa", lá guardo as referências de tudo o que gosto. Faz isso também, sonhar não custa nada. :)

    ResponderExcluir
  7. Não troque o certo pelo duvidoso. Continue no seu caminho, comprando as coisas para sua casa e conhecendo (e sendo valorizado) pelo Mr. Creepie. Uma hora vai cair a sua ficha que você é feliz, e que esse caminho todo serviu pra você valorizar ainda mais suas conquistas. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que isso é o mais sábio a fazer, Anônimo, ir com calma, e não trocando o certo pelo duvidoso, #fato.

      Excluir
  8. Foxx, tudo bem?
    Que legal menino, tô super feliz por vc e espero que essa se solidifique cada vez mais tudo isso. Agora comprar as coisas pra nossa casa é tão gostoso né? Quando eu me mudei, tudo que via me dava vontade de comprar, rs
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dil, é verdade, é muito gostoso ter essa chance de comprar coisas para sua casa. =)

      Excluir
  9. Parabéns, querido! Realmente, coisas novas, por mais simples que sejam, como comprar uma concha p/ sorvete, realmente dão um up em nossas vidas. ^__^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu tô sentindo, querido, é exatamente isso que tenho sentido.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Aquela tartaruga era definitivamente a mais sábia.

      Excluir
  11. vai com calma que as coisas vão se arranjar, você vai ver. tudo a seu tempo. parabéns pela mudança de casa e sucesso nessa nova fase!

    ah, valeu pelo elogio no blog do serginho! ;-)

    ResponderExcluir
  12. Vc ta aberto a essa nova pespectiva e com isso vai dar tudo certo,sua felicidade so depende de vc so em vc esta trankilo e tendo um relacionamento saudavel ja e o inicio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Murilo, só da pra responder isso para vc: Amém.

      Excluir
  13. Gostei de saber que a vida está a melhorar FOXX! É assim mesmo! Coisas boas vão continuar surgindo na tua vida, é só manter esse alto astral! ^^

    ResponderExcluir
  14. Espero q melhore ainda mais, e apreciar os pequenos momentos e a unica maneira msm. Vamos sorrir tbm p tempo ruim heheheh, q assim vai q melhora tbm uai.
    Casa nova e bom, agora e so melhorar ainda mais hehehe. Bjao e tudo de bom

    ResponderExcluir
  15. É oq digo sempre, aproveite a felicidade proporcionada por cada acontecimento em nossa vida.
    Abraços!

    senhordoseculo.com
    Beleza para Homens

    ResponderExcluir
  16. cara... felicidade é algo tão simples e complexo ao mesmo tempo..
    Faz um ano que sai da casa de minha mãe, mudei de cidade, de estado por causa do trabalho.. Aluguei meu canto num condomínio e cheguei aqui com 3 malas dentro do carro... 1 mês de hotel... depois comprar as coisas pra casa... cama... armários, tudo... Mas sinceramente não me vi tão feliz quanto sábado passado que passei na Rihappy e comprei um carrinho de controle remoto, igual ao meu carro...

    Sou apaixonado pelo novo uno desde o lançamento... Quando comprei o meu pretinho em 2011, me senti realizado... mas passa... Vi o carrinho idêntico na loja e fui satisfazer meu desejo (fiquei 2 meses querendo comprar) e quando o fiz, senti uma felicidade tão boa e boba, que até agora não passou!

    Infância perdida? Nem... tenho 27 anos e perdi as contas dos brinquedos que nunca me faltaram... Simplesmente como a tua concha de sorvete meu carrinho me deixou no ar...

    Curta a felicidade dos pequenos atos... mas nunca deixe de correr atrás dela, pq se vc se acomoda, ela raramente vai te procurar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, foi como eu me senti mesmo com a concha de sorvete. =) exatamente como vc e o carrinho...

      Excluir
  17. Fio... acredite... essa "tal" felicidade é maxi-valorizada... se a coisa já tá melhor, que bom! Aproveita e depois resolve o resto, nzé? Agora... quente como o senhor melhor ter cuidado com esse gelo fino ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é exatamente assim que penso, Fred, estou tentando aproveitar estes pequenos momentos.

      Excluir
    2. POUTZZZZZZZZZ! Ainda vou ter que pagar com o corpo pro conta desses X-Men que nunca aparecem, nzé? Hahahahahaha!

      Excluir
  18. Foxx:

    Acho sua postagem de uma franqueza absoluta e as pessoas que se constrangem com tanta sinceridade devem repensar seus próprios conceitos...rs

    Megaaaaaa feliz com estas mudanças em sua vida e torcendo muitoooooo que esta seja uma fase de coisas maravilhosas em sua vida.

    Beijoooo.

    ResponderExcluir
  19. Bom, sabe quando as pessoas falavam da sua auto-estima, da sua escolha demasiada, etc? Eu vejo uma coisa interessante aí: o que você julga ser a fonte da sua felicidade. Eu te conheço e sei que você tem uma grande auto-estima. Então eu posso traçar duas análises: 1- você é feliz com você mesmo, sempre foi e sempre será. então essa auto-felicidade já virou aquela droga muitas vezes tomada, que não faz mais efeito. Você então busca a felicidade fora de você, porque a sua auto-felicidade já não te basta como combustível, como droga. E quando, apesar de você ter certeza que é sensacional, você não consegue sucesso no amor, no trabalho, etc, você questiona o fato de que talvez as pessoas não conseguem ver o quão foda você é. E isso te deixa triste. Não o fato de não ter alguém ou não ter uma boa carreira, mas o fato de as pessoas não conseguirem ver suas qualidades. 2- Você nasceu para escolher, não para ser escolhido. Ser escolhido vai contra a sua natureza. Provavelmente o que te da mais prazer hoje é a sua casa, não o seu relacionamento. Porque na sua nova casa, você pode escolher as colheres de sorvete. Com a relação você não pode (ou não pôde) escolher. Você aceitou se relacionar com alguém que se interessa por você. Te faz bem ter alguém assim, faz bem pro seu ego, mas não é o suficiente para ter uma relação. E, talvez para criar a ilusão de escolha, você se questiona se quer ou não levar isso a diante, como se você precisasse dizer a si mesmo que a escolha final é sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo plenamente com as duas análises, e acho que elas se complementam. E acho que é a melhor explicação sobre mim mesmo que eu já vi. Obrigado, vou imprimir e ler sempre.

      Excluir
  20. Sobre a conversa do doutorado e de isso ser uma derrota: Eu tenho um mestrado em Microbiologia e trabalho como comissário de bordo aqui em Berlin. Porém eu não considero meu mestrado como uma derrota - apesar de eu não estar trabalhando na minha área. Eu poderia estar ganhando 3x mais que ganho hoje como comissário. Eu poderia estar desenvolvendo técnicas que mudariam o mundo. Mas eu adoro o trabalho como comissário. E o mais importante: eu adoro o conhecimento que eu tenho em Microbiologia. Eu adoro o fato de que eu posso ler uma revista técnica e saber do que eles estão falando, adoro responder perguntas sobre virus às pessoas... Meu Mestrado foi uma vitória. Porque conhecimento é algo que fica pra sempre. O que vc sabe em história, apesar de não colocar em prática, é algo que pra sempre você vai ter e ninguém além do Alzheimer vai te tirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bernardo, eu entendo seu ponto de vista. Mas meu doutorado não teve como objetivo aprender algo novo. Meu doutorado teve o objetivo claro e específico de aumentar meu salário, eu o considero uma derrota porque o resultado final foi o oposto, ele diminuiu. Entende?

      Excluir
  21. lembre-se: viver com medo é não viver. Bjs e sorte.

    ResponderExcluir
  22. Todo mundo tem medo de ser feliz, a gente sofre tanto na vida que nem consegue acreditar quando as coisas estão dando certo. Eu só acho que é melhor você se acalmar e aceitar que coisas boas podem acontecer com você também, não fique trancando alegrias.

    Ao menos, não as suas próprias.

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway