Google+ Estórias Do Mundo: O Apartamento

terça-feira, 16 de abril de 2013

O Apartamento



- Foxx - falou minha mãe entrando no meu quarto pela manhã, eu acabara de tomar café da manhã e voltara ao quarto para pegar minha bolsa e ir trabalhar - então você decidiu mesmo, não é?
Eu havia deixado um bilhete pedindo que ela me devolvesse parte do dinheiro que eu deixei, guardado, para uma eventualidade, com ela. No bilhete eu explicava que era para pagar o calção do apartamento que eu ia alugar. Ela chegou com o dinheiro na mão. Eu não respondi a sua pergunta.
- Você decidiu mesmo que vai sair de casa? Você acha que tem dinheiro para se sustentar? Que esse salário mínimo que você ganha dá para se manter?
Eu tentei responder, mas eu sabia que ela estava certa, que seria sim muito difícil. Mantive-me calado. Ela, no entanto, continuava a falar.
- Você não paga água, nem luz, aqui. Muito menos precisa pagar aluguel. Mas você decidiu não foi?
Eu só confirmei com um aceno de cabeça.
- Você escolheu não foi?
Eu quis responder que eu escolhi o menor sofrimento. Para mim, para eles. Porque dentro daquela casa, eu não conseguiria manter o amor que sinto pelos meus pais, porque eu me afastava a cada tentativa deles de me curar usando a Bíblia, empreitada que se tornara extremamente comum, afinal todo dia que eu chegava em casa havia um trecho da Escritura transcrito por minha mãe numa folha de papel branco sobre a minha escrivaninha. Eu me tornara a alma que ela estava destinada a salvar, e sabia que agora quando perguntava se eu havia escolhido ela queria dizer que eu estava trocando minha família pelo pecado.
Ela continuou:
- Eu quero que você saiba que você está dando outra cabeçada. Cometendo um outro erro, como foi ir para Belo Horizonte. Mas não tem problema, quando você voltar, as portas estarão abertas para você. Estaremos aqui. Esperando para o momento que você precisar... e vai precisar.
Todas essas palavras me soaram como uma maldição, mas eu não respondi. Ela me entregou o dinheiro e saiu do quarto, eu peguei minha bolsa e sai de casa, estava a meio caminho da saída quando ouvi ela falar, chorosa.
- Você sabe o quanto está me fazendo sofrer com isso, não sabe? E outra coisa: cuidado com a AIDS!
Caminhei então para o ponto de ônibus, com meus óculos escuros no rosto.



47 comentários:

  1. Fico feliz por você... passei por isso quando tinha 17 anos. Sei que é uma empreitada difícil; são caminhos que escolhemos sem muita confiança de estarmos certos (pura tentativa erro e acerto), porém te garanto, a sensação é ótima e a experiência é de um valor imensurável!

    Boa sorte e pé na tábua!!!

    ResponderExcluir
  2. Você fez muito bem de ter saído de casa querido Foxx!

    ResponderExcluir
  3. difícil é ... mas vc é um cara novo, inteligente, saudável e guerreiro ... é encarar e ignorar o resto ... vc saberá fazer com q tudo dê certo ... parabéns ...

    ResponderExcluir
  4. Vá em frente Foxx.... vc precisa disso. Se não existir tentativas não existirão acertos.
    Abraços e força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelos votos do Peterson, do Ronaldo, do Paulo e da Margot. obrigado mesmo pelo apoio.

      Excluir
  5. Anônimo Fã Nº116 abril, 2013 14:30

    Que não será fácil você e todos nós já sabemos, mas convenhamos, passar umas dificuldades não mata ninguém.

    Aliás, acredito que no final das coisas isso tenha vindo para o seu crescimento. Sua mãe precisa assistir "orações para bobby", quem sabe com aquele exemplo ela não consiga repensar seus valores.

    Quanto a você, que consiga passar por essa barra de cabeça erguida. Se o lugar for esse aí da planta, deveria procurar alguém pra dividir despesas. Costuma ser bom nesse sentido e pela companhia, se você se identificar com a pessoa. Passo por isso, não é uma maravilha, mas chegar em casa e poder ficar em silêncio - sem palavras de acusação - não tem preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil é fazê-la assistir esse filme, sabe? Não dá pra dar o dvd e pedir para ela assitir, ela não é do tipo que assiste filmes.
      Sobre a planta, é sim do meu novo apartamento, e eu vou dividir com alguém sim, Anônimo, não seria possível, pelo pouco que ganho, de pagar sozinho um aluguel, infelizmente. Vou dividir com uma amiga.

      ps: o senhor é o fã do Gato né?

      Excluir
    2. Anônimo Fã Nº118 abril, 2013 00:35

      Gosto do Gato, ele me parece ser uma pessoa incrível, mas sou fã do Foxx. Conheço seu blog há um mês e gosto muito de tudo que leio. Por isso sou fã!

      Excluir
    3. own gente, mas que coisinha mais fofa!
      brigado mesmo pelo carinho, seu moço.

      Excluir
  6. Tá barra né meu amigo? mas não desista de você por ninguém, mesmo que sofra um dia isso passa. Não vai sr fácil mas não é impossível, só depende de você.
    Se cuide
    Bjux

    ResponderExcluir
  7. Estive ausente. Hoje vejo que as coisas evoluíram muito!
    Parabéns pela decisão. Será muito bom, sem dúvida. Como sabemos? Porque é a regra, com você não será diferente, não!

    "Procurei negar em mim a vontade, mas pensei um pouco e decidi: nada tenho a perder. [2]

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora é torcer para não ter sido a decisão errada né, Alex?

      Excluir
    2. Uma decisão não pode ser considerada certa ou errada só com base nos resultados futuros da mesma. Uma decisão, quando pretende nos trazer felicidade, é sempre correta.
      Nem tudo depende da gente, né!?
      Na torcida, então...

      Excluir
    3. o que responder para um comentário tão sábio quanto esse?

      Excluir
  8. Até que o conselho do final foi positivo, se vc descontextualizar, é claro!!!!!

    Eu sinto muito por isso tudo, de verdade... Acho uma lástima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema, Gato, de toda essa conversa é o contexto, não é? e nós dois sentimos muito.

      Excluir
  9. Dr, estou torcendo muito por ti aqui!

    Não sei se já viu este filme, mas acabai de achar uma versão dublada... baixe e deixe pra sua mãe assistir.

    http://www.youtube.com/watch?v=ja5qsfn283M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela torcida você também, Edu, e como eu disse antes, minha mãe não é uma pessoa que costuma assistir tv, então seria muito difícil coloca-la para assistir Orações Para Bobby. Não sei como criar uma situação em que ela sente para assistir este filme.

      Excluir
  10. Espero que você tenha feito as contas direitinho de quanto vai custar (monetariamente) esse seu “grito de independência”. Voltar porque não conseguiu é infinitamente pior do que se não tivesse saído. Apenas uma voz da moderação, tá certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, anônimo, eu levei isso em conta, eu obviamente viverei com dinheiro contado, mas é o jeito, não tenho outra opção.

      Excluir
    2. Outra opçao vc tem... e sabe que se precisar ainda poderá voltar, mesmo nao sendo o melhor. E isso é amor de mae... isto vc tem de dar valor.. apesar das óbvias dificuldades da sua mae em aceitar sua homossexualidade.

      Excluir
    3. otávio, a outra opção que funcionaria dentro do contexto da minha resposta para o anônimo seria eu ser rycah e não precisar me preocupar com dinheiro... como ganho salário mínimo então eu terei que viver com dinheiro contado mesmo... entendeu?
      mas sim, vc tem razão. felizmente eu não estou saindo brigado com meus pais, o que é bom, por isso me apressei a sair para evitar que essa briga acontecesse, porque caso algo dê errado eu ainda terei a ajuda deles.

      Excluir
  11. Oi Foxx, tudo bem?
    Eu torço muito para que vc seja imensamente feliz, que essa nova etapa de sua vida seja um sucesso que lhe traga um monte de coisas boas. E as palavras que sua mãe usou, não terá efeito, Deus não compactua com esse tipo de coisa.
    Um bjo menino

    ResponderExcluir
  12. Olá Foxx, que essa decisão lhe traga mais felicidade e sossego, pois todos merecem e ser julgado a todo momento é atormentador. Percebo que muitos ao ler essa postagem lembraram de Orações para Bobby, filme lindo que eu também lembrei na hora em que li sobre os bilhetes com mensagens bíblicas.
    Força e foco meu caro, bjus sucesso nessa nova etapa!

    ResponderExcluir
  13. Espero que de tudo certo e que vc busque o que procura tanto. Espero muito que esta mudança te traga muita felicidade.

    ResponderExcluir
  14. Sinto muito por você.

    Mas os pais criam os filhos para o mundo, uma hora você teria que sair de casa. É uma pena que seja nessas circunstâncias. É uma pena, mas acredito que com o tempo vocês possam se reconciliar, afinal, são uma família, e não se deve ter orgulho na família.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou saindo agora, Lucas, antes que eu me irrite com eles, exatamente para que haja alguma chance para que possamos nos reconciliar com o tempo, sabe? porque imagina se eu ficasse aqui mais tempo, meu pai que está estudando para ser pastor na Igreja Batista resolvesse me exorcizar? eu ia romper com eles de uma forma definitiva e ai sim, seria o fim da minha família.

      Excluir
  15. Pais não criam filhos para o mundo: eles os criam (supostamente) para si mesmos... Devolva a eles sua ambição.

    Sucesso nessa nova empreitada!


    p.s.: Saudades suas também.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que vc está achando seu lugar para morar, e no fundo acho que sua mãe se preocupa com vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não duvido que minha mãe se preocupe comigo, Frederico, ela com certeza se preocupa, o problema não é esse. Nunca foi. O que falta no entanto é ela me aceitar...

      Excluir
  17. Cara, que momento complicado, me veio a mente quando sai de casa, foi super complicado também, não pelos mesmos motivos, mas como a sua, pelo que entendi, super protetora à maneira dela.
    Mais do que eu sofreu minha mãe, e eu chorei quando um amigo me ajudou a pegar minha cama, meu aparelho de som e o fogareiro de camping, pra levar pra casa com o aluguel mais barato da cidade. E fiquei anos lá, me adaptei a falta de grana, a minha nova realidade, e cresci pra caramba em todos os sentidos. Um tempo depois, perdi o emprego, deu tudo errado e voltei pra casa, mas foi pior do que antes, eu não me encaixava lá, as portas estarão sempre abertas eu sei, ainda bem, mas no meu caso não foi legal voltar, a casa é dela, e ela é foda !
    Super desejo sorte pra vc na nova empreitada, pode ser difícil no começo, mas é uma aventura super legal !
    Boa sorte mesmo ! Acredite em vc, tudo dará certo!!
    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marcos, um dos problemas é, de fato, porque minha mãe é superprotetora, ela apesar de tudo não quer que eu saia de casa porque teme o que pode acontecer comigo longe da asa dela. Soma-se isso a ela não aceitar minha homossexualidade, então, imagina o pavor que está surgindo na cabeça dela, porque ela tinha certeza que se eu ficasse aqui, com o tempo, ela conseguiria controlar minha homossexualidade e me tornar heterossexual, eu sei que esse é o plano dela e por isso tenho que sair de casa...
      Obrigado pelos votos de sorte! Vou precisar.

      Excluir
  18. AdoreiMiami! E vai ser ótimo! Agora... ai de ti se não me convidar pro open-house, viu?! Hahahahaha!
    E "play the girl" foi o boy querendo me informar que ele era 100% passivo! E o "tipo de estreitamento" com o amigo hétero foi bem esse que vc pensou, ordináááário! Hahahahahah! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente, "play the girl" é broxante. kkkkk e vc pegando amigo hétero? temos que trocar técnicas.

      Excluir
  19. Tempos atrás vim aqui e comentei algo como: "meses sem vir ao blog, quando volto, é a mesma coisa... só lamentação... so boring..., etc."

    Bom, volto hoje e leio os últimos posts, e fico sabendo de sua atitude e das barras com sua mãe, agora que as coisas além de abertas estão verbalizadas. Fiquei surpreso e feliz.

    Vá à luta, rapaz. boa sorte no apê novo. Força e fé que as coisas se ajeitam.

    Ah, e tente perdoar sua mãe pelas crenças enraizadas nela, que pelo visto infelizmente não irão mudar.

    Fique com Deus. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, Anônimo, que bom que vc volta sempre, de verdade.
      pois é, agora tem essa estória da minha mãe, fiquei surpreso por vc me apoiar nessa... dado seus outros comentários.
      estou sim correndo atrás, no novo ap, e espero que as coisas comecem a se ajeitar. espero mesmo.
      e sobre minha mãe, eu já a perdoei, Anônimo, porque sei perfeitamente que é um problema de crenças enraizadas, meus pais são muito velhos para mudar facilmente. é preciso dar tempo ao tempo.

      Excluir
  20. FOXX, queridão. Se tudo no início é difícil, mais difícil ainda é ser feliz vivendo perto de pessoas que não nos aceitam. Siga em frente, confie. Você vai conseguir!!! Estamos todos torcendo pro você. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que eu penso, Anônimo, que não dá pra conseguir ser feliz nessa situação, por isso vou sair...

      Excluir
  21. Desejo-te as maiores felicidades, amigão.

    ResponderExcluir
  22. Muita força para você, querido. E pense que foi o melhor.

    A foto da xícara eu coloco depois com todas as outras juntas... Rs

    ResponderExcluir
  23. Vai dar tudo certo. Estou esperando o seu e-mail, viu? ;)
    aos poucos, esse exílio, pode ser saudável para uma reaproximação com sua mãe.

    bjao

    ResponderExcluir
  24. Cara, primeira ve por aqui e gostando demais do blog!!! Vou acompanhar!! Também estou na mesma luta pelo "meu canto", mas aluguel em SP está uma facada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que ótimo, Wagner, acompanhe mesmo.
      pois é, esses preços que são foda.

      Excluir
  25. querido, muitas coisas acontecendo, por isso não tenho vindo muito aqui (nem em outros blogs que gosto).

    mudanças são sempre boas. eu dou o maior apoio pra quem faz esforços pra sair da zona de conforto. é assim que a gente aprende, que a gente cresce.

    boa sorte e tudo de bom! =)

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway