Google+ Estórias Do Mundo: O Sonho E A Interpretação

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Sonho E A Interpretação



O Sonho


Tenho um sonho que costumeiramente se repete desde que vim morar em Belo Horizonte. Eu sonho com minhas antigas escolas, onde cursei o ensino fundamental ou médio. No sonho eu deveria voltar, apesar de já ter concluído a faculdade, voltar porque eu não havia sido aprovado em disciplinas como Física ou Biologia. E tinha que refazer os cursos ao lado de crianças. Em alguns casos, sonho com professores que tive na escola ministrando aulas para mim, também alguns colegas de escolas em que trabalhei, mas costumeiramente são os próprios professores que tive na faculdade, no mestrado ou no doutorado - ou seja, professores de história -, sendo todos eles gays, todos, os professores que me ensinam Física ou Biologia. No sonho, inclusive, eu tenho sempre que explicar a um destes professores, que me conhece, o que faço ali,  dizendo que falta uma disciplina apenas para eu me formar, para eu completar meus estudos, mesmo já estando formado na universidade, lembrando que sempre preciso assistir apenas às aulas daquela disciplina para finalmente me formar.


A Interpretação


Acredito que os sonhos repetidos expressam desejos que você mantém, não ncessariamente escondidos, mas um desejo ou crença profunda que se marca no seu subconsciente. No caso, meu desejo por amor. Mas não o desejo de ter uma pessoa ao meu lado, o desejo de sexo ou uma carência, isso meu subconsciente transforma em sonhos eróticos e bruxismo, respectivamente. Meu desejo de amor é a falta de uma experiência única que me tornaria completo, completo em minha existência. Que fique claro, no entanto, que não quero dizer com isso que sou um ser humano incompleto, que só achando minha alma gêmea, minha metade andrógina, eu ficarei inteiro novamente, não é isso. O que sinto falta é da experiência em minha existência, na minha formação como ser humano. Na escola da vida, sendo bem clichê, eu pulei algumas aulas. Aos quase trinta anos ainda me sinto uma criança que tem muito o que aprender ainda.



28 comentários:

  1. Não costumo dar valor ou significado aos sonhos. Prefiro achar que são brincadeiras que Morfeu gosta de fazer comigo. Principalmente porque, como toda interpretação, fica sujeita à subjetividade e passado e anseios e visões do intérprete.

    Via de regra, podemos condicionar a interpretação para aquilo que queremos ver.

    Na vida real, com meus sonhos, sou mais racional ;)

    Um xêro!

    ResponderExcluir
  2. Que ninguém nos ouça, principalmente a editora que me pagou, mas depois que eu traduzi um livro do Freud, deixei de levar a sério o que ele diz...kkk

    Com certeza você, eu, todos nós temos ainda muito a aprender, e posso te garantir que isso muito pouco tem a ver com idade... e isso é algo muito bom, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. vixi! que complexo!
    não sei se sua interpretação faz muito sentido. Eu diria que não...
    tbem, acho que não devemos nos preocupar muito com sonhos não é?

    bjo querido!

    ResponderExcluir
  4. Sou fascinado por sonhos...e na maioria das noites eu sonho, e ai vou em busco do significado, passo o dia todo só lembrando e tentando imaginar se vai acontecer ou não.


    abraços
    Hugo

    ResponderExcluir
  5. "Mas não o desejo de ter uma pessoa ao meu lado, o desejo de sexo ou uma carência, isso meu subconsciente transforma em sonhos eróticos e bruxismo, respectivamente."

    Não sei se foi a intenção, mas esse trecho eu achei muuuito engraçado... kkkk

    Agora, ao comentário: Você fala de um jeito engraçado... Como se você fosse muito velho... Vc nem chegou aos 30 rapaz, tem muita coisa pra ver e viver, inclusive tal experiencia quase-utópica que eu acredito que seja o amor... Mas eu to falando iddo pra você, né... Não para o seu subconsciente... Sendo assim, aproveito os sonhos (ou suporte-os)

    Abração, Foxx... Até o próximo

    ResponderExcluir
  6. Vou seguir o embalo do Júlio - também parei de interpretar meus sonhos, apenas os "vivo" e é muito divertido! :-) Mas isso não quer dizer que o aprendizado "acordado" não continue sempre.

    ResponderExcluir
  7. aham! uma criança q tem muito o q aprender ... #fato ... vem cá q o prof. ensina ... kkkkkkkkk

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  8. Parece que você interpreta bem os seus sonhos.
    Quando eu tiver um sonho, vou pedir pra você interpretar!

    ResponderExcluir
  9. Tocante sua história. Compartilho [de] sua experiência: sonhos recorrentes de volta ao passado. No meu caso, passado mais recente. De vez em quando ainda me pego na universidade [graduação], agoniado porque não conseguiria concluir meu curso. Não vou me extender aqui na interpretação do meu próprio sonho. Aqui importa conversar sobre o seu. Sei que tudo está relacionado com a sensação de que eu estava no lugar errado, no curso errado, enganando a mim e a todos, que jamais seria um profissional naquela área. Isso tudo, somado aos medos de mim mesmo. Concluí o curso há anos, mas ainda me pego nessa sensação, que volta em sonhos.

    Baseado na minha experiência e interpretação – veja lá, é minha opinião, sem nenhuma fundamentação teórica, que não tenho – me atrevo a dizer que a chave para sua interpretação você já colocou nesta passagem: “Na escola da vida, ... , eu pulei algumas aulas. Aos quase trinta anos ainda me sinto uma criança que tem muito o que aprender ainda.”.

    Quando encerramos definitivamente uma etapa, aprendemos tudo que poderíamos com os fatos e sentimentos da época, dificilmente a elas retornamos. Quando, entretanto, vivenciamos, experienciamos as coisas de uma forma que não foi aquela que gostaríamos e, principalmente, que poderíamos ter feito [com base no que somos e pensamos hoje, bem entendido; nossa criança fez o que poderia ter feito à época], fica como algo inacabado, que precisamos voltar e terminar. Algo, por exemplo, que você quisesse falar ou demonstrar aos seus amigos, colegas, professores.

    Sei, pode parecer bobeira, mas quem sente isso sabe do que estou falando.

    Acho que não tem muito a ver com a carência atual, no sentido da vontade de encontrar alguém. Tem mais a ver com um passado que, na sua memória afetiva, não ficou muito bem solucionado. Como se os espíritos de então, inclusive o seu, ainda estivessem por aí, tentando se encontrar, pra conversar e se colocarem sincera e verdadeiramente uns diante dos outros.

    Não sei se resolve no seu caso, mas uma coisa que costuma ajudar, muito, é voltar, conscientemente e não em sonhos quando dormindo, às situações, e, numa espécie de teatro, num monólogo ou mesmo escrevendo um texto, um conto, uma carta, imaginar e dizer tudo o que você gostaria de ter dito e feito à época, com as mesmas pessoas, se estivessem aqui e agora.

    Ah, claro, sempre teremos o que aprender. Feliz de quem, nesse sentido, se mantém criança, evoluindo eternamente. A questão não é o interesse no aprendizado atual e constante, mas sim em algo que não foi aprendido, apreendido, vivenciado, solucionado, encerrado, quando éramos fisicamente crianças.

    Vamos ver outras idéias a respeito. Sempre aprendemos muito com seu blog – seus textos e os comentaristas mais freqüentes.

    ResponderExcluir
  10. interpretação interessante e que faz todo o sentido...
    eu acredito muito nessa coisa de sonhos e suas interpretações!

    bjs do voy

    ResponderExcluir
  11. Ah não! Que história é essa de ficar doente por falta de alguém?
    Não tem que somatizar nada não (tom de bronca de mãe!).

    Querido! Não fique assim. Alguém ainda vai chegar na sua vida e virar tudo de cabeça pro ar. E isso vai acontecer na hora que tem que ser!
    Não fique trsite se está sozinho. Isso não é motivo de tristeza como já escrevi lá no blog.
    Você é diferente, um cara especial... e com certezxa tem alguém que vai ver isso!
    Fica bem viu?

    bjão!

    ResponderExcluir
  12. Tenho sonhos recorrentes, já escrevi sobre isso também. (http://eopedefeijao.blogspot.com/2010/07/sonhos-recorrentes.html)

    Acho que esse tipo de sonho tenta nos dizer alguma coisa, mas não sei se precisa ser levado muito a sério. Nossa cabeça é sempre um mistério!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Eu acredito também que o sonho recorrente é um reflexo do subconsciente. Algo que queremos ou sentimos muito (medos, esperanças, planos, etc), mas não externamos o que há por trás daquilo.
    No seu caso, eu interpretei como o desejo intenso e o medo de não conseguir concluir os seus estudos: a faculdade, o doutorado, etc, em paralelo a sua independência e ao 'status' social.
    Acho que tem mais a ver com a necessidade de provar à família (e pra vc, claro) que irá vencer na vida.
    Não há qualquer embasamento científico nisso que escrevi, ok? É só a uma interpretação muito pessoal. Me empolguei um pouco, rsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Foxx, obrigado pelo que vc comentou lá na última postagem, ok? Aquele editorial foi tão estressado que o seu elogio foi compensador.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu teria que chamar David Lynch para interpretar meus sonhos. Geralmente eu vôo, tenho poderes, metamorfoses e outras coisas bizarras.

    bjão!

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que preciso sonhar mais... mas tenho esse lance de sonhos/lugares antigos que se repetem e se repetem. Veremos! Hugz!

    ResponderExcluir
  17. Eu sonho sempre com coisas cotidianas, próximas, mas mal me lembro. Quanto ao seu sonho, eu acho que, ao menos 1 vez, todo mundo deveria poder experimentar esta coisa do amor por um parceiro, agora sem essa coisa de ter que acontecer atér os 35,40, sei lá quando. Bj

    ResponderExcluir
  18. Não me recordo de nenhum sonho recorrente que tenha tido ... mas achei mto boa a análise q vc faz do sonho ... me pareceu mto coerente.

    ResponderExcluir
  19. Olá menino
    Hoje eu vou ao Estação.
    Bjux

    ResponderExcluir
  20. Ah... Sei não... Sonhos são muito complexos pra se interpretar com tanta facilidade. Talvez esteja faltando uma peça por aí... Mas não faça dessa falta uma obssessão, hein? Ninguém vai ser um setr humano completo, por mais wque tenha experiências na vida, meu caro... Abração!

    ResponderExcluir
  21. Aprender mais... a vida é isso né?!
    Aprender e aprender e será q chega o dia de ensinar??
    abraçooo!

    ResponderExcluir
  22. eu sonhei que tinha aprendido..
    mas esqueci...

    ResponderExcluir
  23. todos nós temos mto ainda o q aprender... rs

    beijo!!!

    ResponderExcluir
  24. Os meus unicos sonhos em que acredito são os premonitórios. Não tenho paciência pra indiretas hahaha. Geralmente meus sonhos tem muitos assassinatos, sangue e morte.

    Mas enfim, aquele post não é um post de reclamação não. Sou apenas eu contando uma situação que aconteceu esses dias... e na embalagem não tinha tempo de microondas XD.

    ResponderExcluir
  25. Eu SOU ator pornô.
    Hahahahahahahahahahaha!!!!!!
    Eu namorava e vc?????
    Hugzzzzz!

    ResponderExcluir
  26. mto legal, eu sempre tenho que procurar no site sonhos.clickgratis.com.br

    ResponderExcluir
  27. Tudo na vida tem seu tempo...um dia talvez muitos mudem de idéia sobre sonhos, pois sonhar é viver...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  28. Ainda acho que você vai encontrar isso com o seu blog mesmo. Não é possível que não gostem de você já por aqui.
    Kissu!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway