Google+ Estórias Do Mundo: Epílogo

sábado, 22 de janeiro de 2011

Epílogo

, em Belo Horizonte - MG, Brasil
Hoje, dia 22 de janeiro de 2011, completo três anos vivendo em Belo Horizonte. E qual o balanço desses anos? Vim para BH com dois sonhos a realizar, além do meu doutoramento, é claro! Eu pretendi aqui ser independente financeira e emocionalmente de minha família; além disso, certo de que em Natal era impossível conhecer alguém capaz de se interessar por mim, achei que mudando de ares, de cidade, as coisas poderiam acontecer diferente. 
Bem, long story short, nenhum desses sonhos se realizou. No entanto, isso não foi necessariamente ruim. Sobre minha família, por exemplo, eu me tornei ainda mais dependente. Admito hoje que se as coisas tivessem acontecido como eu esperava quando vim para cá, agora três anos depois, eu já teria perdido o contato completamente com a minha família. Eu os encarava como pessoas com o qual eu não tinha a menor ligação, além de sanguínea, e acreditava que não tinha porquê manter algum relacionamento com eles. Mas os problemas financeiros que tive aqui provaram que apesar da falta de carinho que as relações entre eu e meus pais, e eu e meus irmãos, se realizam, eles estariam lá por mim.
Foi surpreendente. O afastamento, a mudança de cidade, fez com que eles percebesse que se não me tratassem de uma outra forma eu poderia simplesmente ganhar o mundo e nunca mais vê-los. Minha família é, na verdade, muito próxima, todos os tios, primos, avós, irmãos, moram todos no Rio Grande do Norte, sempre em cidades próximas, isto faz com que as pessoas não percebam que sentem falta uns dos outros, pois nunca estão verdadeiramente distantes. Meus irmãos e meu pai foram quem mudaram mais radicalmente. Meus irmãos agora me abraçam e, outro dia, meu pai falou: "Eu te amo, viu filho?", não sem reafirmar que era minha mãe que exigia que ele dissesse aquilo, mas ele disse. Mudanças radicais.
Já o sonho amoroso, bem, acho que nesse campo foi o que eu aprendi mais. Percebi que não era Natal, exatamente, que impedia alguém de gostar de mim, aprendi que não era a cidade o motivo para a minha infelicidade amorosa. Em Belo Horizonte, a mesma coisa aconteceu. Aqui também, apesar da cidade diferente,  nada fez com que alguém se interessasse por mim, verdadeiramente, e  ao ficar ciente disso, eu testei outros limites, explorei até onde eu sou capaz de ir no que se refere ao sexo, porém, não conheci o amor, além da tela do computador.
Exatamente como em Natal, a coincidência de uma distância também de exatamente 10h, o único namoro veio pela internet. Entre as cententas de pessoas que conheci na capital mineira, nenhuma foi capaz de se interessar por mim e isso me ensinou que o problema não está em mim ou na cidade em que eu estou. Não importa! Simplesmente não é para acontecer. Talve não seja para acontecer por agora, talvez nunca venha a a acontecer, isso eu ainda não sei responder. Mas essa é a verdade. 
Mas ente as centenas de pessoas (e não, não é exagero) eu fiz algunas amigos, alguns que provavelmente levarei para a vida toda; outros que no entanto não os verei nunca mais, passaram e o dia que, se por acaso, cruzar novamente com ele, provavelmente nem os reconheça mais. É o que dá conhecer tantas pessoas, não é?, nem todas ficam.
Meu período em Belo Horizonte está se encerrando, este é o último ano da temporada mineira deste blog, e não tenho novos planos para o futuro, quer dizer, eu preciso de um emprego agora, né?, depois de tanto estudo. Mas não espero mais tanto do meu futuro, não sei onde estarei em 2012, qual será a nova temporada a começar?

26 comentários:

  1. Ai, incerteza é uma coisa realmente angustiante...
    Quanto a sua familia, considero isso um grande avanço. Pelo menos eles estão te dando um pouquinho do valor que vc realmente merece...
    Agora, com relação ao namoro, consigo entender a sua frustação. Quando agente percebe o quão superficial é esse mundo em que agente vive, e que nem tudo é como as novelas da globo ou os contos de fada da Disney, bate aquele susto, aquela decepção, frustação... Pelo visto, vc está lidando bem com isso, já é um bom começo! :D
    Pelo menos, vc vai sair de BH com o título de Doutor... hehehe, e uma bagagem de vida muito boa!!!

    Um beijo Foxx... Até o próximo

    ResponderExcluir
  2. o futuro só tem sentido qdo se fizer presente ... enquanto isto vá vivendo intensa e plenamente ... o emprego surgirá, o amor [se vc realmente desejar] surgirá, enfim ... tudo no seu tempo e de acordo com o q buscamos e plantamos ... a vida funciona assim ... não existe a fatalidade, pelo menos neste campo ...

    bjão

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Uia Foxx vc e de Natal, morei 2 anos do outro lado do estado, em mossoro, tenho boas lembranças daquele lugar primeira vez que me apaixonei (e unica por enquanto) foi lá...

    Mano você realizou muita coisa, nesse seu periodo por minas...

    E pelo que eu toh vendo as coisas tão com cara que vão ficar boas...

    Quando ao amor paciência meu garoto paciência...

    PS: Sim sou de Sergipe/Aracaju/interior proximo se e que você me intende...

    ResponderExcluir
  4. Minha família é muito próxima. Não rola aquela coisa de comercial de margarina, mas neste ponto somos totalmente latinos... passamos por muitas dificuldades (inclusive financeiras) e isso só reforçou este lado. Minha mãe é a mãe judia por excelência (apesar do lado judeu ser do meu pai), se um filho espirrar ela estará lá com um chá milagroso... é legal ter sua independência, mas é ótimo saber que se tem uma base de apoio.

    Sobre o lado amoroso, a gente às vezes faz projeções exageradas, coloca muito peso no papel dos outros na nossa felicidade - e tem gente que se assusta e cai fora quando percebe isso.
    Quando eu entrei na USP, ainda na graduação, eu tinha certeza de que encontraria o amor da minha vida lá, coisa de intuição. Só não sabia ainda de que sexo seria...rs... estudamos juntos o tempo todo, moramos muito perto, mas só tivemos algo no último ano do curso, e porque ele tomou a iniciativa. Aconteceu por acaso, a amizade foi tomando outro rumo. E estamos juntos desde então.

    Sobre o lado profissional, aproveite a leva de concursos públicos que sempre aparecem. Eu também estou fazendo o doutorado, e no meu caso a pressão é para terminar logo, a vaga efetiva já é praticamente minha mesmo, são raros os doutorandos na minha área, tanto que já dou aula desde a época do mestrado. E, por mim, fico aqui na USP mesmo, já é minha segunda casa, adoro o ambiente, os alunos.
    Já pensou em tentar algo fora do país? (em todas as áreas...rs...)

    ResponderExcluir
  5. De tudo o que vejo ou leio por aí, nada me emociona mais do que a relação pai e filho. Quando cheguei na parte em que seu pai lhe disse aquilo, não aguentei e chorei (sem exageros, ok?). Achei linda a frase dita por ele. Certeza de que (falta de) carinho de pai é o meu maior trauma...Simplesmente desconheço. Só tive pai no sentido figurado. Sequer dialogamos sobre banalidades algum dia.
    Ao finalizar fiquei feliz por você; pela lucidez ao narrar as suas incertezas sobre o futuro, mas confortado pelo aconchego familiar.
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. E a vida é isto, né? Projetos, expectativas frustrações, realizações, mas que nenhuma nos defina absolutamente.

    Bj

    ResponderExcluir
  7. É sempre muito difícil, senão impossível prever o que nos acontecerá seja ano que vem, mês que vem ou amanhã.

    Adorei o blog, parabéns! seguindo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Rpz eu nos meus 17-18 anos tinha minha juventude toda planejada,,, antes de vir pra capital... Eu imaginava que com 24 anos eu ja estaria formado, bem empregado, independente, bem resolvido, assumido, e tudo mais... porém néh! cá estou, sem nada disso! Esse ano pra mim vai ser decisivo eu nem faço planos pros proximos anos, eu só vou me focar no que esta acontecendo agora e tentar conquistar o maximo que posso,,, o que vier depois, que venha! Eu cumprindo alguns objetivos nesse ano ja vou esta com um bom caminho andado!
    Eu tambem olho pro meu futuro e não consigo nem imaginar onde estarei ou em quais condições viverei, ja foi mais facil imaginar e sonhar .. atualmente só gasto minhas energias no que esta acontecendo e tento aumentar isso. Porque sonhar pra mim tá dificil...

    Abraços@, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. O futuro a Deus (no caso, eu) pertence. Podexá que tô te preparando um pacote especial mega vip. Mas enquanto isso curta muito seu 2011!

    ResponderExcluir
  10. Olha, discordo em um ponto principal: "o problema não está comigo". Já discutimos isso milhões de vezes e cada vez mais eu fico mais certo da minha posição.

    Nós só conseguimos mudar o que nos incomoda quando reconhecemos que a causa, em 99% das vezes, somos nós.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Bah, como sempre eu tenho que associar o que leio aki com algum filósofo. Desta vez será Heidegger; essa angústia que ocorre ao Dasein quando um estado de coisas escorre entre nossos dedos e nos revela que a existência é mais fluida e a nossa posição em relação ao 'mundo' tende a nos angustiar! Eu entendo o que tu diz, pois acabei a graduação agora e isso já muda muitas coisas, rs! Abraços, Lenin!

    p.s: Por que o texto está cheio de erros de português / digitação?

    ResponderExcluir
  12. Acredito muito em destino, portanto, deixe a vida lhe levar...
    O futuro é tão incerto...O que for pra ser será.... embora planejar o futuro é quase que fundamental...
    Sucessos....
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Morar longe da família, em outra cidade, é uma experiência e tanto. Sabe que também devo ter ficado mais próximo da minha família, talvez, no meu caso, por eles se preocuparem ainda mais comigo. Principalmente depois do fato que disse que estava fazendo terapia e tomando anti-depressivos.

    Enfim, não me arrependo de ter saído do ninho dos meus pais. Acho que um dia todos devem fazer isso, faz parte do amadurecimento.

    Beijo!

    E deixarei um selinho para vc hj em meu blog, só para avisar...

    ResponderExcluir
  14. I love soumundano.blogspot.com! Here I always find a lot of helpful information for myself. Thanks you for your work.
    Webmaster of http://loveepicentre.com and http://movieszone.eu
    Best regards

    ResponderExcluir
  15. quer seja onde for, a esperança eh de que seja melhor.
    eu tb meio q vivi essa coisa de sair de casa, mudar de ares radicalmente e consequentemente de vida. apesar de q as liçoes q aprendi foram um pouco diferentes...

    bjs do voy

    ResponderExcluir
  16. Primo!

    O que 2012 espera, sabe-se lá, quem sabe até o fim do mundo? hahaha

    Mas ainda há um ano inteiro ai cheio de coisas para acontecer. E o que vivemos é o presente, deixemos o futuro no seu devido lugar XD.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  17. Mudo de casa, mudo de cidade, mudo os amigos, mas há algo que permanece: eu, comigo.

    Em 2012, onde quer que esteja, sei que estarei comigo. Então, a melhor coisa a fezer, desde sempre, é cuidar dessa relação muito particular.

    ResponderExcluir
  18. espero que em minas mesmo!!! rsrsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  19. O futuro é hoje. E em 2012 o mundo vai mesmo acabar... portanto... hehehe!

    ResponderExcluir
  20. Lendo seu post,lembrei da minha irma.Ela sempre diz a seguinte frase pra mim:Vcs sao a unica familia que tenho.Entao tenho que telefonar,ne?
    kkkkkkk.

    O futuro?Acho tao incerto...

    ResponderExcluir
  21. Não é a cidade que arruma namorado para nós, nós é que temos que arrumar um namorado em qualquer cidade. Quando chegar a hora.
    Bjão

    ResponderExcluir
  22. Excelente semana pro senhor também. Hehehehe!

    ResponderExcluir
  23. Não. "Interessante" é: "e isso me ensinou que o problema não está em mim ou na cidade em que eu estou".

    ResponderExcluir
  24. É, Foxx! O tempo passa e a vida vai se revelando aos poucos... O futuro não é algo que temos totalmente sob nosso julgo, não é? Então o que temos que fazer é viver um presente que traga a possibilidade de um bom futuro, não? E, pelo visto, vc tem feito isso. Tomara que os bons ventos te tragam um futuro doce! Abração, meu caro!

    ResponderExcluir
  25. Novos caminhos irão se abrir certeza!! E essa temporada fora te ensinou muita coisa sobre o mundo e sobretudo sobre vc e isso foi o maior ganho!
    Abraçooooo!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway