Google+ Estórias Do Mundo: TV FOXX

domingo, 23 de setembro de 2007

TV FOXX




Neste fim de semana, 22 de setembro, em Natal, Rio Grande do Norte, aconteceu a Paradise, a maior rave já realizada no estado. Sua principal atração foi o dj australiano, erradicado na Inglaterra há 40 anos, Raja Ram, "o vovô do trance", que com seus 65 anos, comandou as pick ups na Arena do Imirá, sobre as falésias vermelhas da Via Costeira, mirando o mar. Raja Ram é uma lenda da cena eletrônica mundial. Desde a década de 1970 tem trabalhado com música, incialmente voltando-se ao jazz e ao rock, mas a partir de 1990, ao aventurar-se no mundo das gravadoras com seu selo TIP WORLD, lançou a música eletrônica transformando-a no furor que invadiu as rádios e lojas de discos em todo mundo, saindo das boates. Dedicado ao trance e ao psytrance, as 6 horas da manhã, o "vovô" fez a vibe diante do sol nascendo.



Além do Raja Ram, completavam o set, Djs brasileiros que tocam em boates fora do país, como o DJ Lucas que toca na Inglaterra e João Loop, de Portugal, e outros djs de estados nordestinos, como Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Bahia, além de Espirito Santo e Brasília. Estes outros tocavam além do trance, muito house, mas a grande maioria, se voltava ao Psy. O house é um estilo de música desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1970, que envolve samplers, alguns instrumentos e um pouco de voz, com bastante influência do funk e rap americano e da cultura hip-hop, e hoje em dia se encontra bastante difundida dentro da música pop, com seus remixes.




Em Natal, as raves acontecem desde meados da década de 1990, normalmente no seu estilo private - versões para um público menor de 800 a 1000 presentes -, estas festas que duram de 12 a 24 horas são normalmente regadas a muito psy. O Psy é um estilo de musica que surgiu em Israel, em 1980, caracterizada por músicas com uma batida rápida e que evita o grave. Normalmente associado a natureza, e ao estilo mais zen-hiduísta (é comum ver os frequentadores e djs que se associam a esse estilo usando camisetas com deuses hindus - brahma, shiva e vishnu, mas comumente - ou o simbolo sânscrito para o "om" que significa "deus"), as festas psy costumam ocorrer ao ar livre, em chacaras e sítios, ou como em Natal a beira-mar.





Outro estilo que tem sido incluído nas maiores raves aqui no Estado é o Chill Out. O termo quer dizer relaxar, e são espaços onde uma música mais suave e mais hipnótica toca, e os frequentadores largados em almofadas, esteiras e tapetes, conversam e descansam da música mais agitada de outro ponto da festa. O dj, neste caso, toca num lounge normalmente decorado de uma forma futurista, com neon e luz negra, mas sem jogo de luz comum a pistas de dança, acrescente-se isso, as referências ao misticismo hindu também muito presente.


13 comentários:

  1. EITA, a farra foi tudo de bom hein?!

    Beijos amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, é uma coisa muito boa um a rave, aqui na bahia rolou uma no feriado do tia sete, numa praia onde tem remanescente de aldeia hippie!!!
    mas o bicho pegou né? rave é rave

    ResponderExcluir
  3. já fui em uma rave, gostei bastante :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro Natal, suas praias, a simpatia dos natalenses, só fico chateado com a prostituição e com o excesso de espanhois que quase compraram a cidade inteira!
    abs

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca fui em uma rave certo?

    Bom...mas acredito que o senhor ira comigo um dia... ¬¬


    Ahh gostei do novo modelo do Blog,muito bom.

    Parabens!

    Abraçao!!! o/

    ResponderExcluir
  6. natal e psy, pra mim, só me lembram uma pessoa: miss dany, uma grande amiga. mas ela me contou que nem foi pra essa festa...

    ResponderExcluir
  7. nossa cara.,..
    pelos videos deu para ver que a reven foi muito boa...
    sem nada para falar
    so queria estar ai com vc
    beijão

    ResponderExcluir
  8. Se eu não soubesse que vc é historiador, diria que é antropólogo! hauahauahuaha1

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Amigooooooooooo! Me conta tuuudo! A produção fez sucesso? Se jogou muito? Beijou?
    Beijos, cherry!

    ResponderExcluir
  10. O Que Dizer?

    Se Joga...

    Sorrisos...

    Amor.. Adorandoa nova cara do blog...

    Encantado³

    0//

    Bjus Sun

    ResponderExcluir
  11. O Que Dizer?

    Se Joga...

    Sorrisos...

    Amor.. Adorandoa nova cara do blog...

    Encantado³

    0//

    Bjus Sun

    ResponderExcluir
  12. Nunca fui em uma have..preciso ir ;D Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ao contrário do Sunshine, detestei a nova cara do blog, preto com com dourado não combina na minha opnião. Amei a tv Foxx! Apesar do audio não ter ficado muito bom.
    Beijos querido!!!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway