Google+ Estórias Do Mundo: PRESENTE: Reflexões preconceituosas

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

PRESENTE: Reflexões preconceituosas

Uma música de Madonna diz que não tem problema para um mulher ser parecida com um homem, porque ser homem é bom, mas como ser mulher é degradante, um homem se parecer com uma mulher é uma situação degradante. E acho que aí está a origem de toda homofobia neste lado do mundo. Outro dia, eu estava num bar com o Peter e o Andarilho, e ouvi em outra mesa um rapaz sacar a pérola: "Eu entendo duas mulheres, porque mulher é muito bom, mas dois homens?". A frase dele na verdade diz exatamente o contrário. Ele entende que duas mulheres queiram ocupar o lugar de um homem, mas nunca, ele conseguirá entender o que faz um homem querer se colocar na posição de uma mulher. Uma posição inferior. Sem palavra. De objeto falante, mas não pensante. Quem gostaria, em sã consciência, de abandonar o próprio trono e se tornar um pobre e desgraçado plebeu?
Então, o preconceito contra os gays, não passa de um preconceito disfarçado contra a mulher? Eu acho que sim. Historicamente, o apoio ao homoerotismo, e depois sua recriminação sob a alcunha de homossexualismo, se ligam sempre a situação social da mulher. Quando a mulher estava excluída das relações sociais, elas eram uma exclusividade masculina, neste caso, o homoerotismo era aceito, como na Grécia Antiga, no teatro medieval, renascentista e japonês com seus meninos castratti, a corte francesa nos séculos XVII e XVIII. Conforme as mulheres tomaram atitudes masculinas dentro da sociedade, elas ocuparam o lugar que antes era do homossexual. As mulheres se tornaram homens efeminados, e o homossexual foi jogado num gueto. Um gueto que por mais q ele tente, ele não pode sair, porque não há mais um lugar social para o gay. Agora, cabe os gays tornarem-se novamente homens, e assim tomarem o papel de homens numa sociedade em que você apenas pode ser homem ou mulher. Nada de meio termo. Enxergam onde nasce um novo preconceito?
O preconceito contra os efeminados é o preconceito contra um ser social sem lugar. Sem espaço. Sem área de atuação. Ele é aceito quando se encaixa. Quando é o cabelereiro da sua mãe. A manicure de sua irmã. Mas não quando é o amigo de seu primo, o professor do seu sobrinho, o colega de trabalho do seu cunhado, o seu filho. Porque estes lugares são exclusivos para homens. E isso se reflete no mundo gay. Por isso, os efeminados são excluídos. Por isso ninguém quer na novela um casal de "bixinhas". Querem ver gays que são "homens de verdade". Por isso eu não comemoro Carlos Casagrande e Sérgio Abreu. Eles reforçam um preconceito dentro de um grupo que sofre preconceito por todos os lados. E isso eu não suporto. Sinceramente não suporto. Negros com preconceito? Mulheres com preconceito? Gays com preconceito? Gente, se toca né?

18 comentários:

  1. O problema todo, meu caro, é que vivemos numa sociedade hipócrita que esconde seus preconceitos disfarçando-os com o nome de "moral"...

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu nunca tinha imaginado que poderia haver preconceito entre gays nesse sentido. Imaginava que havia entre homens gays e lésbicas, em alguns casos, mas não entre homens.

    O problema disso, como você disse, nasce do preconceito contra a mulher. Eu li certa vez que [se eu falar alguma besteira por favor me corrija, você é que é o especialista em história!] em antigas cvilizações matriarcais não havia preconceito nenhum, e não haviam guerras também. As civilizações "machistas" teriam conquistado essas civilizações e espalhado essa praga pelo resto do mundo, perpetuada pelo cristianismo.



    Falou, abraço!

    ResponderExcluir
  3. otima analogia...

    gostei mto...

    mais eu discordo quando vc diz q naum devemos comemorar o casal gay da novela...

    sinceramente? acho q a homossexualidade naum requer nenhuma postura...e em nada tem q mudar seu cotidiano, nem sua forma de agir...

    por isso eu sou um q acha q td a atuaçao caricata que eu vejo nos meus "colegas" eh totalmente dispensavel...e ate derrepente...condenavel...

    mais a analogia foi realmente mtu boa...nunca parei pra pensar nisso...

    parabens...

    abçs

    ResponderExcluir
  4. Caro Fox,
    Gostei do seu ponto-de-vista. Coisas interessantes. Já pensou? Gordos com preconceito? É foda. Mas tô com mais ou menos com o comentário do jayme neto.

    abração, meu velho

    ResponderExcluir
  5. uau.
    clap clap clap!
    salvei o texto aqui. muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Por isso sou se fã!!!

    Queria muito ter um artigo seu pra divulgar na minha facul, tenho sofrido um pouco com homofobia!!

    ResponderExcluir
  7. O maior problema que eu vejo com o homem hetero nessa nossa sociedade tupiniquim é que ele se preocupa muito em ser macho e acaba não aprendendo o que tem que fazer pra ser homem.

    E nessa "guerra de torcidas", em que o conjunto infeliz desses heteros compete desesperadamente pra se diferenciar do estereótipo do homem gay, - estereótipo esse criado pelo próprio hetero e, portanto, tão limitado quanto seu preconceito - o machão desorientado deixa de enxergar - e, portanto, de entender e aprender - que tem muito homem feminino (hetero ou bissexual) que sabe realmente como satisfazer uma mulher. Enquanto o machão só dá bola fora.

    E continua cego pro fato que o único problema com o homossexualismo é que ele floresce numa sociedade de maioria heterossexual descerebrada.

    É o que eu acho.

    ResponderExcluir
  8. O que dizer depois de tudo isso? Só me resta aplaudir e assinar embaixo, grande texto e uma bela reflexão!

    E é claro que vc merece os louros também, só não cito nominalmente todo mundo que admiro porque não iria fazer outra coisa senão atualizar essa postagem! Aliás, estou linkando suas Estórias, tudo bem?

    "Pidão"? Tá certo, quem não chora... Não é à toa este seu nick, hehehe!

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Não existe preconceito contra os gays ao meu ver, existe preconceito contra o novo, o diferente, ao que quebra as regras. E até agora ser gay está nesse patamar.Bjs

    ResponderExcluir
  10. melhor começarmos a discutir o CONCEITO, porque de preconceito o mundo esta lotado.

    ResponderExcluir
  11. Já te disse que quando você lançar um livro, eu vou comprar e pedir uma dedicatória? =)

    ResponderExcluir
  12. Nossa... Eu orgulhosamente apresento o teu blog pras pessoas e digo: "Olha o blog do meu amigo. É o melhor de todos."
    Foxx, tirei o chapéu pra esse texto cara... Meus parábéns!
    Se todos pensassem e agissem como vc a nossa sociedade não seria da forma que ela é.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. O problema é que as pessoas não se tocam mesmo. Sabe qual é a ideia delas? É tipo assim: "Ah! O povo me exclui por ai, então porque eu não vou fazer o mesmo? Fazem comigo, então farei com outros"
    É bem por aí, pensamentos egoístas e vingativos.

    ResponderExcluir
  14. Foxxx meu bro. penso da seguinte forma: não curto ver homens com jeito de mulher nem mulher com jeito de homem. Pra nossa sociedade é agressivo, pode parecer preconceito, mas é a verdade, ngm gosta de ver isso pelas ruas, e pra isso mudar... vai demorar muito.

    abração

    ResponderExcluir
  15. tem surpresa (premiação) dah uma passada lá no blogue!

    ResponderExcluir
  16. Não sei nem seu nome...
    Não sei quantos anos tem...
    Não tenho idéia de onde você esta...

    Mas... Conheci seu blog hoje e me apaixonei por você !!!

    Um grande abraço...

    André Luís
    alcoelho05@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Vc estava indo tão bem...

    Me diga, e esse finalzinho que vc colocou ai, não foi um grito esbravejante de preconceito???

    Vc não aceita, na novela, um casal gay que não seja efeminado?

    Então vc não me aceita? Não aceita o Lê? Não aceita a vida que eu e ele levamos? Porque, tirando que eles estão na novela e nós não, temos uma vida muito parecida com a deles.

    Será que se fosse um casal de gays efeminados, vc não estaria reclamando que a novela estava reforçando a discriminação pelo uso do estereótipo dos viadinhos requenguelas?

    Ai, sinceramente, preconceito existe! Não vai deixar de existir se não fizerem novelas com gays!

    Eu sim, comemoro! Comemoro a minha representatividade!!!

    Comemoro, porque se uma pessoa que se veja gay tem um exemplo de uma vida alternativa! Não precisa se enfiar em guetos e boates como única forma de conviver socialmente! Boate tem que ser opção, não fuga, nunco o último recurso!

    Deixa de ser preconceituoso, seu puto!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. adorei o post. como alguns acima não concordo com essa questão da novela, pq ela tem de mostrar um pouco de td e o afeminado sempre foi usado, mas como motivo de chacota, esteriotipado.
    um casal gay com "homens de verdade" ajuda a tirar o preconceito das pessoas q pensam q gays são apenas os afeminados, q vão acabar trabalhando em um salão de beleza, vistindo blusinha e rebolando pra lá e pra cá. pelo menos esse era o pensamento de mtos adultos q conheço com relação a gays. sim, eles ficavam espantados qdo souberam da existência de médicos, executivos, advogados, todos renomados e mto bem de vida.
    mas é foda esse preconceito interno, de gays contra gays, com relação aos afeminados. e isso tb acontece com heteros. eles até levam na boa um amigo gay "homem". continuam saindo pra jantar, viajar, td normal (claro os q n são homofóbicos), mas já com as ploc-ploc, aí a coisa muda e bastante.
    mas sinto q a coisa vem melhorando, pelo menos entre os jovens.
    abs,

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway