Google+ Estórias Do Mundo: PASSADO: Quando eu não sabia amar

quinta-feira, 10 de maio de 2007

PASSADO: Quando eu não sabia amar

"Vamos cantar para essas pessoas que não sabem amar, que vivem esperando alguém que caiba no seu sonho"


Cazuza disse isso, e ele cantava pra mim. Eu não sabia amar. Ficava esperando alguém que coubesse no meu sonho. E vocês podem achar que essa pessoa não existisse, não... ela existe sim. Às vezes eu saía de casa e me deparava com ela, ficava apaixonado instantaneamente, mas nunca era correspondido. Numa viagem de casa até a universidade eu já me apaixonara milhões de vezes e milhões de vezes tive o coração partido. Normalmente, eu ficava olhando, admirando meu novo amor, que nem (é claro) percebia a minha existência. Eu sonhava sonhos inalcançáveis. Eu tinha certeza disso.

Todavia, se eu tinha esta certeza, por que não conseguia abandonar esse sonho? Por que insistia tanto nele? Por que acabava desistindo de outras pessoas que se interessavam por mim apenas para esperar este sonho se realizar? Alguém consegue me explicar? Acho que Cazuza está certo: eu não sabia amar. E ninguém conseguiria entender como eu queria aprender isso. Aprendi a ter amigos. Agora eu tinha que aprender a amar, e a fazer parte de minha família. Mas uma coisa de cada vez né? E amar é sempre algo que chama mais atenção. O mundo fala em amor o tempo todo. Em achar sua alma gêmea em algum lugar. Ai, novelas! Só eu que não achava (era o que eu pensava) e isso acontecia porque eu procurava meu sonho, não ela. O que fazer? Decidi: eu tinha que matar este sonho. Rápido. Ou nunca aprenderia a amar…

Dramático. Não. Foram 25 anos sem amar ninguém. Você se assusta quando chega nesses números. Um quarto de século. É muito tempo e pelo andar da carruagem eu não esperava mudanças muito cedo. Apesar do tarot ter dito que eu vou casar né? Que vou ter até filhos. Mas eu só encontrei essa pessoa quando eu amadureci o bastante para abandonar esse sonho. E não foi fácil. Mas eu queria este sonho morto. Ele me sufocava.

Larguei o sonho do homem perfeito: másculo, forte, bonito, inteligente, sarado, etc., etc., em resumo, espartano. E quando o fiz, ai me apaixonei. Apaixonei não, apaixonar vem de paixão e paixão como diz o poeta se apaga como a chama de uma vela, eu amei, e amor é para sempre. Beto era magrinho, infantil, mimado e efeminado, definitivamente coisas que se opunham ao (meu antigo) modelo ideal, mas eu decidi, foi uma escolha consciente em prestar atenção nas coisas bonitas que ele tinha. E aí, porque eu não queria ver, eu vi tudo o que estava por trás daquilo. Coisa que ninguém mais viu.

Eu aprendi a amar com Beto, e para Beto, será que vocês teriam coragem de fazer isso por alguém?

22 comentários:

  1. Quando eu crescer quero escrever assim... hehehehehe

    Um coração vazio e muito triste, mas só se encontra alguem quando se faz isso, tentar aprender a amar e enxergar o que cada um tem de especial...
    Se eu teria coragem... só Deus sabe! hehehhe Isso é imprevisível..

    Bjo!
    Ah! sabe aquele arquivo que te mandei hauhauhuah eu apaguei o meu, e acho que sou usar tb hauauauuahu manda pra mim, tá?! heehe

    ResponderExcluir
  2. Voce escreve muuito cara.. eu teria coragem se a pessoa me interessasse muito, acho que nao ia conseguir ver o que ela tem de bom, quer dizer conseguiria. so acontecendo pra eu te dar certeza.. abracao

    ResponderExcluir
  3. Ih...Quando a gente ama tem coragem é de tudo! Lindo texto. Sua fluência é de fazer raiva! Hehehehe. Passa lá em casa pra tomar um café, tem texto novo! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Pois é maninho, os ideais que buscamos só existem nos sonhos mesmo. A realidade é bem diferente. Mas não é feia não. Basta procurar a beleza que ela se manifesta.

    Agora, quem é esse Beto? Vc não me falou nada sobre ele, seu safado! Vou te pegar no MSN de jeito, me aguarde!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Cara, esse lance de amar é uma coisa complicada... ainda mais quando falamos da "pessoas dos sonhos". Eu tava pensando nisso esse dias e cheguei a conclusão que hoje em dia as pessoas não querem investir em um relacionamento e uma pessoa, querem pegar a "pessoa dos sonhos" pronta, ao invés de trabalhar essa pessoa e tentar aceitar os defeitos e substituí-los pelas qualidades, é difícil... mas te digo que hoje eu consegui! ;)

    ResponderExcluir
  6. Quem não Sofre Por amor, Não Amou Ainda..

    Não nego.. fugir é a melhor escolha.. Sorrisos..

    Eu Que o Diga!

    Beijos meu Amor..

    ResponderExcluir
  7. que passado hein cara.
    ah...
    pode deixar..
    quando conseguir fazer um...
    mando para vc.
    abração

    ResponderExcluir
  8. Foxxxx, porque tu não escreve um livro hein? e olha, ainda não nos conhecemos direito, hehe, mas claro que vou querer te ver na reunião, hehe.

    abração mulek

    ResponderExcluir
  9. Oi, Foxx!!!

    Profundo teu texto!! Concordo com Bi du, vc deveria escrever um livro.

    Quanto as tuas perguntas, há coisas que devemos estabelecer certos limites, ok?

    Abração.

    ResponderExcluir
  10. O Foxx como que faz pra conseguir seu msn? Me adiciona ai se voce estiver afim: paulo.hasse@hotmail.com

    Abracao

    ResponderExcluir
  11. No meu caso passaram os 25 e mais alguns anos e eu sem me apaixonar, mas agora sim, também eu decidi que tenho de aprender a amar.
    Valeu. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Foxx, eu acho que minha resposta é SIM.
    Na época que me vi envolvido com Dorival, resolvi passar por algumas coisas, mas a relação acabou antes de concretizá-las. Ainda bem!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Foxx,

    Considere-se desafiado a responder a famosa "Se você fosse...", minhas respostas estão no meu blog e estou desafiando você ;-)

    Bom final de semana, Latinha

    ResponderExcluir
  14. É, amar não é fácil. Apaixonar-se, fácil demais... e quando se aprende amar, esse aprendizado não é esquecido de maneira alguma, não tem como. Sempre há aquela pessoa a qual você treme as pernas cada vez que é citado.

    Concordo com o que Vitor disse acima... faço as palavras dele, as minhas. =)

    ResponderExcluir
  15. quanta dor e nostalgia em um texto so...
    vc esta visivelmente inconsolável!

    espero estar errado na minha interpretação
    abraços!

    ResponderExcluir
  16. bom, sei lá, eu nunca me prendi há algum tipo fisico em relação ao amor, isso sempre ficava em segundo plano pra mim, não sei se foi mais fácil ou dificil achar a pessoa certo, creio que foi mais dificil, pq pra mim poder se sentir feliz com outra pessoa eu levaria algum tempo para conhece-la, já fisicamente vc bate o olho e depois reza pras idéias baterem hahaha :)


    [ai! essas novelas..]²

    rsrsrs, abraços amigo

    ResponderExcluir
  17. Ai meu Deus!
    E os amores vão e vem e como vc disse as vezes a gente se pega e a gente precisa de alguém, e é necessário a gente estar aberto a tantas coisas..
    Amar..É preciso ousar né..
    boa semana caro!

    ResponderExcluir
  18. magrinho, infantil, mimado e efeminado...

    Puxa, eu não sei não. Não faz meu tipo.

    Mas, se te agrada

    :)

    ResponderExcluir
  19. ola como vai? Meu querido, qtos passam a vida inteira sem amar, mesmo sem ser correspondido?Ás vezes é melhor a gent se desfazer do sonhos do que passar a vida inteira atrás de uma ilusão perdida, não se esqueça o poeta: vamos pedir piedade pra essa gent careta e covarde ok??? abção ate mais

    ResponderExcluir
  20. Ei.....foxx...saudades suas!!!
    Bj e se cuida.

    ResponderExcluir
  21. Mais um post pra fazer a gente pensar... mas aí tá o ponto: acho que todo mundo só vê aquilo que salta aos olhos. Muita gente não tem coragem de fazer a análise profunda que eu acho que todo mundo merece. Se eu visse que ia valer a pena, eu faria.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway